Um sério problema do cultivo em estufa de tomates é, além de doenças e pragas, a quebra de frutas. Esse processo causa danos significativos aos agricultores, porque os tomates danificados se tornam inadequados para venda. O artigo discute as causas desse fenômeno, bem como os métodos para lidar com ele.
Por que o tomate racha quando amadurece em uma estufa?
Para evitar deterioração, você deve primeiro entender o que isso pode causar. Existem várias razões para quebrar.
Microclima
Na maioria das vezes, os tomates são plantados em estufas de policarbonato ou em salas de vidro ou filme. Pode ser excessivamente quente neles - geralmente a temperatura atinge 50 ° C e a umidade cai, causando a interrupção do crescimento dos tomates, a pele endurecendo e quebrando.
Você sabe Tomates apareceram na Europa no meio O século 16, no entanto, foi considerado venenoso, motivo pelo qual foram cultivados por muito tempo apenas como planta ornamental. A primeira receita para comer tomates apareceu em 1692 em Nápoles.
Aplicação incorreta de fertilizante
A condição da fruta também depende desse fator. Fertilize os tomates de acordo com as instruções. O excesso de qualquer substância, bem como a sua falta, afeta a aparência do tomate.
Rega errada
Os tomates podem rebentar devido à forte rega no calor. Então a terra seca muito rapidamente. Se os tomates são derramados pesadamente, eles absorvem rapidamente a água; Como resultado, os frutos aumentam acentuadamente e sua pele começa a rachar. Além disso, não apenas tomates maduros e vermelhos racham, mas também verdes.
O tomate também racha devido à falta de umidade, por isso a rega regular é muito importante.
Arrancar excessivo
Você não pode se empolgar demais ao beliscar arbustos: também pode causar rachaduras no fruto. Quando uma planta é mal exposta, ela direciona toda a umidade e nutrientes que chegam até a fruta. Eles, por sua vez, não estão prontos para esse volume de substâncias, portanto sua pele está rasgada.
Usando a nota errada
Muitas vezes, os jardineiros cultivam variedades que são facilmente quebradas pela natureza. Primeiro de tudo, estes são tomates no início e no meio da temporada. Variedades de pele fina, carnuda e macia também são propensas a rachaduras.
Importante! De acordo com as observações de jardineiros experientes, as variedades amarelas claras são mais propensas a danos à pele.
Variedades com cascas grossas não surgem no mato: “Harlequin”, “Centaur”, “Favorite”, etc.
Doenças e pragas
Os tomates raramente são danificados dessa maneira por doenças, mas ainda acontece. Na maioria das vezes, o murchamento do fusário causa rachaduras. Meios eficazes de combate à infecção são os preparados “Alirin B” ou “Gamair”, que são usados para regar os arbustos de acordo com as instruções. Pragas geralmente não causam rachaduras na fruta.
Como lidar com isso
Em seguida, considere o que fazer para evitar rachaduras.
Recuperação climática
Primeiro de tudo, o microclima é restaurado na estufa. A temperatura ideal é de 25 ° C. No calor, a sala está coberta com um pano branco. Estufas de vidro e policarbonato são derramadas com leite de limão em vez de usar tecido - assim uma sombra se forma na sala.
É muito importante observar o nível de umidade permitido - 65-70%.
Fornecer acesso aéreo
A sala é ventilada regularmente, abrindo portas e janelas. Ao mesmo tempo, os rascunhos devem ser evitados. Se houver ar fresco suficiente, os frutos se desenvolvem mais ativamente e amadurecem mais rapidamente.
Stepson
As folhas precisam ser removidas gradualmente. É permitido colher apenas 2-3 folhas por semana do mato.
Molho superior e rega adequada
Use fertilizante de acordo com as instruções. Por exemplo, fertilizantes com nitrato de amônio, potássio e fósforo contribuem com a quantidade de 1 colher de sopa. colheres em um balde de água. Quando as frutas são formadas, é melhor não usar fósforo, e a quantidade de potássio, pelo contrário, deve ser aumentada.Ajuste a aplicação correta de fertilização. Potassa, fertilizantes nitrogenados e superfosfato são usados na forma diluída com água. Os tomates são regados diretamente sob as raízes - nos buracos, enquanto usam apenas água morna. No calor, a rega deve ser feita uma vez a cada 3-4 dias. Em clima frio - uma vez a cada 6-7 dias.
Importante! É permitido usar no máximo 20 g de qualquer fertilizante em um balde de água.
A rega pode ser facilitada com a ajuda de uma garrafa de plástico cortada: ela está meio enterrada no chão, perto do mato, com o pescoço para baixo.
O regime hídrico pode ser normalizado através da cobertura do solo. É melhor fazer isso com palha ou serragem. Para que a água seja entregue uniformemente a cada arbusto, você pode equipar um sistema de irrigação por gotejamento na estufa.
O perigo de quebrar tomates
O craqueamento do tomate é muito perigoso porque causa várias doenças - muitos patógenos se instalam no lugar das rachaduras, e é por isso que ficam marrons. Para evitar que os arbustos se infectem com várias doenças infecciosas, trate a estufa com desinfetantes.
Essa prevenção é especialmente útil no outono, após o amadurecimento das frutas. Depois de processar a estufa no final da temporada, você protegerá a colheita futura.
Prevenção
Para evitar rachaduras no tomate, observe as seguintes medidas preventivas:
- escolha variedades despretensiosas nos cuidados, que toleram facilmente a secura e o alagamento do solo (“Perfect Ice”, “Our Masha”, “Applein”, Stracay, “Favorit”, “Remover” e outros);
- proteger a estufa do sol escaldante usando os métodos descritos acima;
- molhe os tomates conforme recomendado;
- certifique-se de ventilar a estufa.
Importante! Para os seres humanos, as frutas afetadas são seguras. Eles podem Sinta-se livre para usá-lo para a finalidade a que se destina, cortando lugares inutilizáveis.
Quebrar tomates causa danos significativos às fazendas. Porém, com o monitoramento constante das plantações e a observância de todas as regras para cuidar do tomate, você pode salvar suas plantas da morte.