Entre as muitas variedades e híbridos de pepino, você pode escolher o caminho certo para qualquer conjunto de requisitos. As primeiras variedades começam a dar frutos rapidamente, outras são mais adequadas para a salga, algumas têm excelente palatabilidade fresca. Considere os recursos e os benefícios do híbrido Libelle F1.
Caracterização e descrição da variedade
Difundida e amada há muito tempo, Libelle ainda não perde sua popularidade, embora tenha sido criada pelo criador alemão F. Kampe na segunda metade do século passado. É atraente em grande parte devido ao sabor rico que o distingue de outras variedades e à sua versatilidade - desde o uso na forma de pepinos até o uso em decapagem e decapagem.
Você sabe Traduzido do grego antigo "pepino" significa "imaturo". Ao contrário da maioria das frutas, é adequado para comer na forma verde verde, e os pepinos amarelos amadurecidos são jogados fora.
As características valiosas do Libelle F1 também aumentam o rendimento ao final da frutificação e resistência a muitas doenças.
Galeria de Fotos
Prós e contras
Considere as vantagens e desvantagens do híbrido.
- Prós:
- excelente sabor;
- alta produtividade;
- frutificação prolongada;
- resistência às principais doenças;
- apresentação precisa;
- boa transportabilidade;
- Adequado para cultivo em qualquer tipo de solo.
- Contras:
- rugosidade da pele durante a colheita prematura;
- aumento da amargura com a falta de umidade;
- deterioração da aparência devido a manchas brancas aparecendo nas folhas verdes;
- a necessidade de polinização adicional com a falta de flores masculinas.
Graças às suas características positivas, o Libelle F1 compete com sucesso com muitos híbridos modernos.
Tempos de aterrissagem ideais
Em um clima quente, sementes dessa variedade podem ser plantadas em campo aberto quando a ameaça de geada passa e o solo se aquece para +10 ... + 12 ° C. Nas áreas mais ao norte, a semeadura deve ser feita em estufas e estufas. O cultivo de mudas pode começar no final de abril. O método de mudas proporciona um início mais rápido de frutificação do que a semeadura.
Você sabe Nas ilhas do Pacífico, um dos sinais de bem-estar material é considerado o maior suprimento possível de pepinos, que, por segurança, são enterrados no chão, envoltos em folhas de bananeira.
Variedades de plantio e cultivo
Para garantir uma polinização estável, é necessário plantar pepinos varietais com um grande número de flores masculinas ao lado deste híbrido. E ao crescer em terreno fechado para acesso aos polinizadores por um dia, você precisa remover parte das seções da estrutura. A planta se desenvolverá com sucesso a uma temperatura do ar de +26 ... + 27 ° C, solo - pelo menos + 20 ° C, bem como com rega regular.Devido ao fraco sistema radicular, o híbrido precisa de solo fértil. As camas são preparadas no outono, para as quais são desenterradas e fertilizadas com húmus ou estrume. Se o solo for ácido, deve-se fazer calagem.
Semente diretamente no chão
Para aumentar a resistência à germinação e à doença, as sementes de 2 ou 3 anos de idade podem ser embebidas por 48 horas na solução Epina. A semeadura deve ser realizada em local calmo, calmo e ensolarado. 4 furos devem ser feitos. 1 m² a uma distância de cerca de 30 cm um do outro e derramar bem com água. Se o solo não for fertilizado no outono, vale a pena adicionar 1 punhado de composto ou húmus a cada buraco, e o estrume fresco não poderá ser usado.As sementes precisam ser plantadas em 4-5 peças. a uma profundidade de 3-4 cm. Em terreno aberto em climas frios, a cama deve ser coberta com papel alumínio. Regue as culturas uma vez a cada 2-3 dias com água aquecida a + 22 ° C. Após o aparecimento de duas folhas reais nas mudas, vale a pena deixar 2-3 brotos mais desenvolvidos no buraco e cortar o restante no nível do solo.
Cultivo de mudas
O método de mudas permite acelerar a frutificação por até 2 semanas. É melhor plantar sementes em vasos de turfa com um volume de 0,5 l por 2-3 peças. a uma profundidade de 2-3 cm.
Não é recomendável escolher um recipiente menor, pois o pequeno sistema radicular frágil do híbrido não tolera o mergulho e os arbustos se enraízam em um local constante, lenta e com relutância.
Antes que as mudas apareçam, os recipientes cobertos com um filme devem ser mantidos a uma temperatura de +23 ... + 25 ° C, umedecendo o solo da pistola de pulverização e, após a germinação, a temperatura deve ser reduzida para +15 ... + 17 ° C para impedir que as mudas se estiquem. Em cada vaso, você deve deixar um dos brotos mais fortes e cortar o restante.Uma semana antes do plantio, os arbustos jovens devem ser endurecidos, levando-os ao ar livre. O tempo gasto na rua no primeiro dia não passa de 2 horas; no futuro, o tempo de endurecimento deve ser aumentado.
Importante! Antes da semeadura, para selecionar as sementes mais viáveis, elas devem ser derramadas com solução salina a 3%. Para o plantio, as sementes que afundaram até o fundo são adequadas e os pop-ups devem ser descartados.
A aterrissagem em local permanente é realizada nos dias 20 a 25 após a emergência, de acordo com o esquema 50 × 30 cm, na mesma profundidade que nos vasos. Os canteiros devem ser preparados da mesma maneira que para semear em campo aberto. Nos primeiros 5-6 dias, as mudas devem ser cobertas com um filme de baixa temperatura ou sombreadas pela luz solar muito quente.
Cuidados com o pepino após o plantio
O cumprimento das recomendações para o cuidado dos pepinos Libelle F1 garantirá o crescimento saudável dos arbustos e a abundante frutificação a longo prazo. O híbrido responde com gratidão a rega oportuna, cobertura e remoção de ervas daninhas.
Rega e alimentação
Na ausência de precipitação, as plantas devem ser regadas a cada 2-3 dias com água aquecida a + 22 ° C pela manhã ou à noite. Com o início do calor, a frequência da irrigação é aumentada.
Se possível, você deve usar o método de gotejamento e, com o método usual, evite espirrar nas folhas para reduzir o risco de doenças.Durante a frutificação ativa, a quantidade de água deve ser dobrada. Se pontos brancos de novas raízes aparecerem na parte inferior do caule, devem ser aspergidos com terra, criando montes. Com uma diminuição da temperatura e a incidência de intempéries, a rega é reduzida.Os cílios de crescimento rápido devem ser alimentados regularmente: faça a primeira aplicação de fertilizante no início da floração e depois a cada 2-3 semanas, geralmente alternando a alimentação orgânica e mineral para as culturas de abóbora.
Importante! O uso de esterco de cavalo para fertilizar pepinos não é categoricamente recomendado, pois reduz drasticamente o sabor da fruta.
Formação de ligas e arbustos
Longos cílios de Libella F1 precisam ser amarrados a treliças com um método de cultivo vertical. Isso aumenta a resistência da cultura às doenças e facilita os cuidados. Não há necessidade de beliscar o híbrido, pois ele forma um número suficiente de brotos laterais. Excesso de processos laterais, exceto alguns iniciais, deve ser removido para que a colheita não seja esmagada.
Capina e afrouxamento do solo
Após cada rega, o solo deve ser coberto com feno ou turfa. A cada 1-2 semanas, é necessário afrouxar o solo a uma profundidade de 5-7 cm e fazer isso com extrema cautela, tomando cuidado para não danificar as raízes frágeis do híbrido.A capina oportuna das ervas daninhas protegerá a colheita da perda de umidade e infecção por fungos e bactérias. Ao expor as raízes, os arbustos precisam ser aterrados.
Controle de Pragas
Apesar da estabilidade do híbrido, devem ser tomadas medidas preventivas para proteger os pepinos de pragas e doenças e observar as condições de crescimento necessárias. Se as plantas ainda estiverem infectadas com podridão ou bolor, é necessário pulverizar com soluções de líquido Bordeaux, sulfato de cobre ou fungicidas sistêmicos e remova regularmente os topos afetados. Durante a frutificação, você pode usar remédios caseiros menos prejudiciais: trate folhas e chicotes com uma decocção de cascas de cebola, soro de leite ou uma solução de 20 g de sabão em pó e 30 gotas de iodo por 1 litro de leite.
Para se proteger contra ataques, os pulgões devem destruir os formigueiros que aparecem no site. O ácaro também causa grandes danos aos arbustos de pepino. Para identificá-lo, você deve inspecionar periodicamente a parte inferior das folhas. Para evitar infecções, você pode plantar plantas florescendo ou endro ao lado de pepinos, atraindo joaninhas que comem com sucesso pragas.
Recursos de colheita e armazenamento
Para remover os pepinos amadurecidos deve ser regular e oportuno, isso estimula a formação de novos ovários. A Libelle F1 fornece a colheita até setembro, o que permite coletar uma grande quantidade para transporte e processamento. Adequados para armazenamento, são jovens fortes e fortes, sem danos e manchas. Em caixas de madeira forradas com papel, elas mantêm a frescura por até 2 semanas em uma sala com temperatura do ar de +1 ... + 5 ° C e umidade de 80%. O conteúdo da colheita em recipientes fechados ou filme é indesejável, de modo que os pepinos não poderão "respirar" e começar a apodrecer. No processo de transporte, a apresentação e a qualidade das frutas são bem preservadas.
Devido à sua produtividade, aparência atraente, sabor rico e aplicação universal, o híbrido Libelle F1 é cultivado com sucesso tanto em jardins particulares quanto em grandes fazendas para fins comerciais.