No verão, é hora dos seus tomates favoritos. O pudovichok de açúcar pode ser perfeitamente consumido em sua forma natural ou usado como ingrediente para saladas e aperitivos frios. As características do cultivo dessa variedade serão consideradas no artigo.
Descrição e características da variedade
Pudovichok de açúcar de tomate carnudo e muito saboroso. Ideal para fazer pastas de tomate, sucos, ketchups e molhos. Para o inverno, vários petiscos enlatados são preparados com eles, lecho. Os frutos são bastante grandes, em forma semelhante a uma bola, apenas levemente achatada, vermelho-rosa.
Por suculência são caracterizadas como médias, com um meio carnoso e granular. O mato cresce para 1,5 m se for cultivado em estufa. Diretamente no jardim, a altura é um pouco menor - cerca de 1 M. Os frutos crescem com borlas, 5-6 peças em cada ramo. Uma planta geralmente tem de 5 a 6 ramos. A produtividade de um arbusto é de 30 a 35 peças.
O tronco do mato geralmente tem duas hastes densas. Rizoma de tamanho pequeno, essencial. A folhagem é comum, com pontas afiadas, tons claros e escuros de verde. O peso médio da colheita está na faixa de 6 a 8 kg. Cientistas da empresa Sibéria Garden Novosibirsk selecionaram os tomates da variedade Sugar Pudovich no final do século XX e se registraram em 1999. A atividade da empresa visa o cultivo de variedades de várias plantas que podem crescer e dar frutos em um clima frio da Sibéria.
Vantagens e desvantagens da variedade
Como todas as plantas cultivadas, o tomate desta variedade não deixa de ter suas vantagens e desvantagens.
- Vantagens:
- tolere bem o tempo frio;
- as plantas não são exigentes nos cuidados;
- alta produtividade;
- frutas grandes;
- bom gosto;
- ótimo para transporte;
- universalidade de aplicação, pode ser usado cru e na forma de espaços em branco.
Você sabe O cultivo do tomate começou pelas tribos dos índios locais na América do Sul, cerca de 8 a 9 mil anos atrás.
- Desvantagens:
- a variedade é semi-determinante, da qual se conclui que os arbustos devem ser amarrados;
- enteados são formados que precisam ser limpos;
- devido ao fato de os tomates serem bastante grandes e pesados, os galhos podem quebrar com o peso;
- em caso de rega inadequada, pode haver problemas;
- o tomate não é adequado para decapagem e decapagem completa;
- fracamente resistente a insetos e doenças prejudiciais.
Momento ideal para semear variedades
A espécie pertence às culturas no meio da temporada. O tempo de plantio adequado é o final de março - o início de abril. A semeadura para obter mudas é necessária aproximadamente dois meses após o plantio planejado em solo aberto. O tempo de amadurecimento completo do tomate a partir do momento da emergência das mudas depende das condições climáticas. Geralmente é de 110 a 120 dias.
As regras básicas do crescimento
Para obter uma colheita rica, você precisa seguir as regras e recomendações de especialistas em todas as etapas do processo de crescimento das plantas. Para uma aterrissagem em tempo hábil, você precisa examinar a previsão do tempo a longo prazo e descobrir quando o gelo pára. Depois de fazer uma contagem regressiva de 55 a 65 dias a partir desta data, é possível determinar quase com precisão o dia da semeadura. Se você planeja plantar em casa de vegetação, pode plantar as sementes mais cedo por 2-3 semanas.
Cultivo de mudas
Etapa 1. Realização de tratamento anti-séptico de sementes e solo.
As sementes compradas em sacolas nos pontos de venda não precisam ser descontaminadas. No entanto, se essas são as sementes que você mesmo adquiriu, elas precisam de processamento preliminar. Podem ser detectadas infecções fúngicas, bacterianas ou virais.
Para fazer isso, você pode fazer uma das soluções propostas que matam a infecção:
- Uma solução de permanganato de potássio a 1%, numa proporção de 1 g por 100 ml de água. Na solução preparada, coloque as sementes embrulhadas em gaze e deixe por 15-20 minutos. É necessário observar o tempo, é impossível superexpor. Se superexposta - a germinação das sementes pode diminuir.
- Refrigerante 0,5% solução, na proporção de 0,5 g de refrigerante para 100 ml de água. Mergulhe as sementes com a solução preparada por um dia. A solução de refrigerante, além das propriedades anti-sépticas, também contribui para a frutificação mais rápida.
- A droga "Fitosporin". É oferecido na forma líquida e solta. Uma preparação líquida deve ser tomada 1 gota e misturada com 100 ml de água. Usando o pó, faça uma solução na proporção de 0,5 colher de chá de pó para 100 ml de água. Mergulhe as sementes por 1-2 horas.
Existem várias maneiras:
- Despeje a terra em uma assadeira e frite no forno por 10-15 minutos a uma temperatura de +180 ... + 200 ° C.
- Mantenha no microondas por 1-2 minutos a 850 watts.
- Processamento com água fervente: para isso, o solo deve ser colocado em um recipiente com furos e despeje uma pequena quantidade de água fervente.
- Despeje uma solução íngreme de permanganato de potássio.
Importante! O solo desinfetado deve ser umedecido e deixado em repouso à temperatura ambiente por 10 a 12 dias. Durante esse período, o solo será preenchido com organismos benéficos que afetarão beneficamente as plantas plantadas.
Etapa 2. Semeando mudas.
Despeje o solo umedecido no recipiente, faça sulcos a uma profundidade de cerca de 1 cm, a uma distância de 3-4 cm um do outro. Para espalhar as sementes aproximadamente a uma distância de 1-2 cm uma da outra: quanto maior a distância entre as sementes, mais tempo as mudas não podem ser plantadas. Polvilhe as sementes semeadas com terra.
Por cima, é necessário cobrir com um filme ou vidro para garantir um microclima constante, cuja umidade deve ser de 80 a 90%. É melhor colocar recipientes com mudas semeadas perto de um radiador ou aquecedor. Para uma germinação bem sucedida, as sementes precisam de uma temperatura de +25 ... + 30 ° C. Todos os dias você precisa monitorar a condição do solo.
Se a terra estiver seca, ela deve ser umedecida com uma pistola de pintura e, se houver umidade excessiva, você deve drenar o solo abrindo o vidro. Quando o mofo aparecer como resultado da alta umidade, é necessário remover cuidadosamente a camada superior, despejar o solo com uma solução de permanganato de potássio ou usar um medicamento antifúngico para regar. Pode ser Fundazole ou Fitosporin.
Dependendo da temperatura do ar ao redor das mudas, as primeiras mudas após a semeadura aparecerão através de:
- +25 ... + 28 ° C - 3-4 dias;
- +20 ... + 25 ° C - 5-6 dias;
- +10 ... + 12 ° C - 12-15 dias.
Você sabe O naturalista sueco Karl Linney, que deu o nome a muitas plantas, nomeou os tomates Solanum lycopersicum, que significa pêssegos-lobo.
Etapa 3. Cuidados adequados
Os tomates adoram a luz. Portanto, as mudas precisam ser colocadas no lugar mais brilhante. Se houver pouca luz natural, recomenda-se iluminação adicional com lâmpadas fluorescentes. Atira como um clima úmido. Portanto, você precisa ensinar as mudas à umidade normal gradualmente. Todos os dias, por pequenos períodos, você pode abrir o filme ou o copo. As colheitas podem ser totalmente reveladas somente após 1-2 semanas.
A rega deve ser feita com cuidado, sob o próprio caule. Para fazer isso, é melhor usar uma pipeta ou seringa sem agulha. O solo não deve estar molhado ou seco. Quanto mais altas as mudas, mais água é necessária. É necessário regar de manhã ou à tarde. Para obter brotos saudáveis, as plantas precisam ser alimentadas com fertilizantes especiais, 2-3 semanas após o aparecimento dos primeiros brotos.
Etapa 4. Transplante
Uma coleta (transplante) em um recipiente grande é realizada pela primeira vez após o aparecimento das primeiras folhas. É necessário transplantar as plantas com cuidado e certifique-se de fazer isso para que um monte de terra permaneça nas raízes. Na segunda vez, são colhidas 2 a 3 semanas após a primeira em um recipiente ainda maior de pelo menos 0,5 litros.
Preparação do local de desembarque
Os tomates precisam de solo solto e fértil para uma fertilidade rica. É necessário cozinhá-lo no outono. Cavar o solo, polvilhe com cinza - um copo por m². As cinzas desoxidam o solo e atuam como fertilizantes minerais. A próxima camada é de serragem, com 3-5 cm de espessura, para tornar a terra mais leve e mais porosa. Todo o solo está bem assentado até a primavera.
Na primavera, alimente o solo com fertilizantes à base de potássio e fosfato. Uma mistura de chernozem e solo de turfa na proporção de 1: 1 é adequada para tomates. Poucos dias antes do plantio, o solo deve ser tratado com uma solução de permanganato de potássio.
Tecnologia de plantio de mudas
Recomenda-se o transplante de arbustos de tomate no solo, antes dos dias 20 e 25 de março. O dia para isso é melhor escolher não ensolarado, mas fresco, nublado e calmo.
Fase:
- Primeiro, você precisa fazer furos a uma distância de cerca de 40 a 60 cm um do outro na mesma linha. Adicione um quarto de um balde de composto, 1 copo de cinza de madeira ao buraco, adicione fertilizantes e algumas pás de terra e misture tudo.
- Plante nos buracos, aprofundando o caule em 2-3 cm.
- Em um regador, você pode diluir um fertilizante saturado com microorganismos para obter melhor fertilidade e regar as mudas plantadas.
- Encha a haste com terra para que haja um orifício para regar.
- Despeje abundantemente com água comum de cima e polvilhe com terra seca.
Recursos de cuidados com o tomate
Tomates, como qualquer outra planta, respondem bem aos cuidados. Considere os procedimentos mais necessários, realizando os quais você pode obter uma rica colheita de tomates.
Taxas de rega
Em tempo seco, o tomate pode ser regado abundantemente. Em um clima normal, a rega deve ser realizada a cada 1-2 dias, desde que sejam derramados 6-7 litros de água em cada orifício.
Com o aparecimento dos primeiros frutos avermelhados, não é necessário regar abundantemente para evitar a aguada dos frutos. Água para irrigação de tomate é recomendado não frio.Importante! Quando os tomates sobem, a taxa de irrigação pode ser aumentada.
Top vestir
Os tomates precisam de nutrição extra. Mudas naturais são usadas para mudas. Por exemplo, uma mistura de estrume e grama é perfeita. Você pode comprar fertilizantes à base de guano, vermicomposto, húmico. Ao nutrir as mudas com fertilizantes, a dose deve ser reduzida pela metade da quantidade recomendada para um determinado remédio.
Pasynkovka e formação de um arbusto
Tomate precisa ser enteado. As hastes cortam as que crescem acima do primeiro ramo. Após a formação do ovário, é recomendável retirar as folhas localizadas abaixo do primeiro pincel.
Cultivo do solo e capina
Antes de plantar, certifique-se de cavar e soltar o solo. As ervas daninhas ao redor dos arbustos devem ser removidas.
Doenças e pragas de pudovichok de açúcar
Embora a variedade em questão tolere o clima hostil, ela não é resistente a muitas doenças e pragas. Os inimigos mais comuns dessa cultura são o ataque de fitófagos e a infecção pelo mosaico do tabaco. Em condições de estufa, o tomate geralmente sofre de manchas marrons. Dos insetos que prejudicam as plantas - são lagartas de conchas de jardim, ácaros, aranhas.
Para evitar esses problemas, é necessário:
- tratamento anti-séptico de sementes e solo;
- processamento de arbustos com meios especiais destinados a proteger contra doenças e pragas.
Colheita e armazenamento
A colheita dos tomates é necessária quando as frutas começam a ficar marrons. No calor, amadurecem em uma semana, no sabor não diferem de forma alguma dos tomates colhidos em um arbusto.
Caixas de madeira são melhores para armazenar tomates. Eles precisam ser bem secos, frutos inteiros e saudáveis. Coloque essas caixas em um local fresco, de preferência não residencial e ventilado. Usando este método, os tomates serão armazenados por 2 meses. Assim, para que as camas possam agradar uma rica colheita de tomate, é preciso aderir às regras básicas. Cresça com prazer e desfrute de deliciosas frutas.