O tomate é uma das culturas de jardim mais comuns. Cada jardineiro está procurando a melhor variedade em termos de rendimento e sabor, e não cuidados caprichosos. Uma dessas variedades é o tomate gin.
Descrição da nota
Gina é o resultado do trabalho de criadores holandeses. A variedade foi criada recentemente, mas graças aos indicadores de produtividade e outras vantagens, conseguiu ganhar popularidade entre os produtores de vegetais. Principais recursos:
- altura da colheita - até 60 cm, variedade determinante;
- o arbusto cresce em três hastes, folha média. Chapas de tamanho médio, esculpidas, verde claro;
- os frutos são grandes, de forma arredondada, com costelas fracamente pronunciadas, de cor vermelha brilhante, contendo de 6 a 8 câmaras com sementes. Com muito cuidado, eles podem pesar até 400 g;
- a polpa tem sabor suculento e agridoce, coberta por uma pele densa;
- as inflorescências formam mais de 8 a 9 folhas;
- amadurecimento ocorre em 110-120 dias, na estufa pode ser cultivada durante todo o ano;
- alta produtividade, é possível coletar mais de 20 kg por metro quadrado com bom atendimento;
- métodos de cultivo - em estufa, em campo aberto, é possível um método de mudas em regiões com clima quente e ameno;
- a cultura é resistente a doenças virais, podridão radicular, verticilose, ferrugem tardia, fusariose;
- as sementes coletadas dos frutos são adequadas para a semeadura;
- as frutas são consumidas frescas, enlatadas para o inverno principalmente em saladas, fermentadas em barris, a decapagem inteira em frascos não é conveniente devido ao grande tamanho.
Prós e contras
Gina Tomato tem muitas características positivas.
- Entre as vantagens da variedade:
- alta produtividade;
- longo período de frutificação;
- resistência às principais doenças das culturas solanáceas;
- boa transportabilidade;
- a cultura não requer beliscar, formação de arbustos;
- excelente sabor;
- tomate varietal: suas sementes são usadas para o plantio.
- Alguns contras da variedade também são observados:
- cultura termofílica: reage fortemente às mudanças de temperatura;
- tamanhos grandes nem sempre são adequados para enlatar;
- Apesar da boa imunidade, é atacado por insetos.
Como cultivar mudas de tomate
Em regiões com clima quente e invernos amenos, a planta pode ser cultivada ignorando o estágio das mudas, semeando diretamente no solo. Para outras condições climáticas, é dada preferência ao método de cultivo de mudas.
Você sabe O tomate selvagem ainda é encontrado nas florestas da América do Sul, cujos frutos pesam cerca de 1 grama.
Momento ideal para a semeadura
Se você planeja crescer em uma estufa, a semeadura é realizada no final de fevereiro. Para o cultivo ao ar livre, recomenda-se a semeadura de mudas no início de abril.
Solo
Para germinar mudas, é necessário preparar um solo leve, com boa permeabilidade à umidade e friabilidade. Para a composição, vários componentes são utilizados:
- relva - 2 partes;
- turfa - 1 parte;
- húmus - 0, 5 partes;
- areia - 1 parte.
Importante! Observe que, durante a calcinação, o solo deve ser peneirado e umedecido, a temperatura no forno não deve exceder +90 ° C e o tempo deve ser de 30 minutos.
Capacidade de crescimento
Para a germinação de mudas, caixas de madeira e recipientes retangulares alongados são adequados. No fundo, você deve definitivamente fazer furos para a drenagem da umidade e estabelecer a drenagem (cascalho fino).
Preparação de sementes
Antes do processo, as sementes são embebidas em uma solução rosa fraca de permanganato de potássio por 2 horas. Bonecos pop-up são removidos. O restante material é tratado com Epin para melhor germinação.
Semeando sementes
A semeadura é realizada em solo levemente umedecido. Esquema de semeadura:
- distância um do outro - 2-3 cm;
- profundidade - 0,5 cm;
- o solo deve ficar 2 cm abaixo da borda superior da caixa;
- a colheita é pulverizada da pistola;
- cubra com um filme.
Cuidados com mudas
Imediatamente após a semeadura, é fornecida uma alta temperatura de +25 ... + 28 ° С. Após a emergência, o filme é removido. A luz do dia pode não ser suficiente, então você precisa fornecer mais (phytolamps). O horário de verão para as culturas deve durar até 14 horas.
Os brotos são irrigados quando a terra seca em uma caixa. A cada duas vezes alimentado com compostos contendo nitrogênio. O primeiro fertilizante - 14 dias após a semeadura, o segundo - outro 14 dias depois. Um bom complexo adequado para o tomate é o Agricola, você pode usar uma solução de uréia na proporção de 1 colher de sopa. eu substâncias por 10 litros de água. Em recipientes individuais, os arbustos são transplantados na presença de 5-6 folhas.
Importante! Maus predecessores para a cultura são outras plantas da família da erva-moura, pois são suscetíveis às mesmas doenças.
Endurecimento de mudas
Uma semana e meia antes do transplante de mudas deve ser submetido a um procedimento de endurecimento. Uma caixa com plantas é levada para o ar fresco por 1-2 horas. Gradualmente, o tempo de “caminhada” aumenta, 2-3 dias antes do transplante, as mudas devem “sentir” calmamente no ar e à noite.
Plantio de mudas em local permanente
O transplante é realizado aproximadamente 45-50 dias após a semeadura. O local é desenterrado e saturado com fertilizantes de fósforo e potássio com a adição de cinzas de madeira. O local para o tomate deve ser protegido de correntes de ar, aceso.
Eles cavam buracos para o plantio, focando no tamanho do sistema radicular. Antes do plantio, eles são derramados com água assentada. Padrão de aterrissagem:
- a distância entre os arbustos é de até 50 cm;
- distância entre linhas - até 70 cm;
- profundidade - para folhas de cotilédone.
Como cuidar em campo aberto
Cuidar de uma colheita não é difícil. É aconselhável cortar as folhas inferiores à medida que o arbusto cresce, que, quando em contato com o solo, pode apodrecer ou ser afetado por bactérias.
Rega
As plantas são regadas sob a raiz 2 vezes por semana a 2 litros por arbusto. Use água à temperatura ambiente, defenda-a e colete-a melhor. Em forte calor, a rega é realizada com mais frequência, lembrando que a umidade da folhagem evapora e deixa uma queimadura. É melhor regar à noite quando o sol não é tão ativo.
Importante! Excrementos ou estrume de tomate fresco não são feitos sob o tomate. Tal terra é saturada demais com nitrogênio, todo o poder da planta irá para o crescimento da folhagem, restringindo a frutificação.
Top vestir
Durante o período de crescimento ativo, as plantas são alimentadas com fertilizantes nitrogenados. Mais comumente usado:
- nitrato de amônio;
- uréia
- infusão de ervas.
Basta derramar 0,5 l de fertilizante sob a raiz, diluir a substância ativa com água 10-20 g por 10 l. Com o início da formação dos ovários e durante a floração e frutificação, as plantas precisam de potássio e fósforo. Durante a floração, recomenda-se a alimentação com azofos e durante a frutificação - com uma mistura de 10 litros de água:
- sulfato de potássio - 15 g;
- superfosfato - 15 g;
- uréia - 10 g.
a) período vegetativo:
- a primeira - 2 semanas após o plantio;
- o segundo - após 10 dias;
- o terceiro - depois de 2 semanas;
- o primeiro - durante a formação de ovários;
- o segundo - depois de 2 semanas.
Stepson
A cultura não precisa ser beliscada, a única coisa que pode ser feita para evitar doenças é colher regularmente as folhas inferiores. Também não há necessidade de formar um tronco, uma vez que a planta se forma em três hastes de forma independente.
Você sabe O tomate é usado não apenas para alimentos. Na produção de alguns perfumes, o aroma da folhagem das plantas é adicionado aos buquês.
Cuidado do solo
As raízes precisam de acesso ao oxigênio, para que cultivem regularmente o solo. Para que as plantas obtenham umidade e nutrientes suficientes, as ervas daninhas devem ser removidas. Se o jardineiro não tiver tempo suficiente para regar regularmente, você pode cobrir o solo com cobertura morta. Os benefícios deste procedimento:
- mantenha a umidade;
- inibe o crescimento de plantas daninhas;
- evitar o superaquecimento das raízes.
- turfa;
- serragem;
- o canudo.
Bush amarrando
O tomate Gina é uma colheita de frutos grandes; as hastes podem quebrar sob o peso da fruta. Para evitar isso, as plantas estão amarradas. Como a variedade é subdimensionada, a liga é realizada na fase de formação dos frutos, sob o ramo de frutificação. Para fazer isso, estabeleça um suporte individual (estaca de madeira) e amarre-o com barbante fino.
Tratamento preventivo
A cultura é resistente a muitas doenças, incluindo as virais. Mas ainda existem casos de danos, bem como ataques de pragas de insetos. Medidas preventivas básicas:
- Conformidade com a rotação de culturas.
- Limpando o local antes do pouso.
- Desinfecção de sementes para mudas e tratamento de sementes.
- 3 semanas após o transplante em campo aberto, a cultura é regada com infusão de alho.
- Durante o período de floração, eles são tratados com infusão de nitrato de cálcio - 1 colher de sopa. 10 l de água.
- Após a colheita, o solo é pulverizado com uma solução aquosa de sulfato de cobre na proporção de 10 l / 200 g.
- Os insetos são frequentemente atraídos pelo solo ácido, a fim de evitar isso, o solo é cal.
- Para espantar as pragas e suas larvas, o solo é coberto com cobertura morta, misturando Bazudin em sua composição.
- Na borda do terreno e entre as fileiras, são plantadas plantas repelentes que repelem insetos. Quando as pragas aparecem, os arbustos são pulverizados com uma decocção dessas plantas.
Repelentes de plantas:
- malmequeres;
- chagas;
- tansy;
- absinto;
- tabaco.
Colheita
A frutificação de Gina é esticada, os frutos podem ser colhidos até o final do outono. Colete a cada 3-5 dias. Se houver um longo transporte, os frutos são removidos em um estado de maturação. Nas caixas, empilhe o talo. Durante uma semana em local escuro e seco à temperatura ambiente, eles amadurecerão totalmente.
Para armazenamento a longo prazo, o feto é removido junto com o caule. A caixa é empilhada por camadas com serragem seca. Guarde os legumes em um porão ou porão fresco e seco. Gina é considerada a melhor variedade de seleção européia. A variedade tem muitas vantagens, incluindo resistência a doenças. O tomate é versátil em aplicações culinárias.