A possibilidade de cultivar legumes durante a maior parte do ano é uma perspectiva interessante para muitos moradores de verão, para que eles semeiem as mesmas plantas várias vezes. Isso também se aplica ao plantio de rabanetes, o principal é escolher a variedade mais adequada. Vale a pena plantá-lo no outono, como preparar adequadamente o local e o que você deve saber sobre as nuances de cuidados adicionais com a cultura nesse caso - agora você descobrirá.
É possível plantar rabanetes em agosto
Ao escolher plantas adequadas para o plantio, você decide: semear variedades ou culturas maduras precoces com amadurecimento tardio. Para regiões com clima temperado, a opção de uma colheita de duas vezes é possível, porque se você semear variedades maduras de rabanete em abril, em agosto será possível plantar a colheita novamente na mesma área.
O plantio no inverno da colheita de raízes nem sempre garante uma colheita abundante, mas com a variedade certa e os cuidados adequados, as chances de um cultivo bem sucedido de rabanete são muito maiores. Simplificando, não há motivo para se recusar a plantar variedades individuais de rabanetes em agosto, exceto que, com o advento do outono, há uma alta probabilidade de geadas precoces (mais típicas para as regiões da Sibéria).
Você sabe O primeiro rabanete apareceu durante a Idade Média, e antes disso, não apenas na Europa, mas também em outras partes do mundo, seu parente direto era cultivado - rabanete. Aparentemente, esta planta foi cultivada em solo egípcio antes de nossa era, como mencionado na pirâmide de Quéops.
Seleção das melhores variedades para agosto
Uma grande variedade de variedades de rabanete existentes facilita a escolha não apenas de uma, mas de várias opções para plantio em agosto, cada uma das quais pode ser semeada em diferentes épocas do mês. Por exemplo, essas grandes variedades de rabanete serão variedades adequadas para a primeira década do último mês de verão:
Na última década de agosto ou no primeiro mês do outono quente, é preferível plantar variedades resistentes à brotação: todas elas são adequadas para o cultivo na zona climática central, mas para o cultivo nas regiões do norte, será necessário um abrigo adicional para o cultivo de raízes em caso de geadas precoces.Características do rabanete crescente
O processo de cultivo de rabanetes consiste em vários estágios importantes, mas antes de tudo você terá que cuidar da organização adequada da sede e da preparação do material da semente antes da implantação.
Preparação do solo
Para qualquer tipo de rabanete, os solos argilosos leves com uma reação levemente ácida (pH 5,5-7,0) serão preferíveis. Em áreas com alta acidez do solo, a probabilidade de infecção do fruto por uma doença fúngica da quilha é significativamente aumentada. Para variedades com culturas de raízes alongadas, a espessura da camada arável, que deve ser de cerca de 18 a 20 cm, não é menos importante.
Quanto às plantas precursoras mais adequadas para o rabanete, ao escolher um local, você deve primeiro prestar atenção aos canteiros com pepinos, tomates, variedades precoces de batatas e legumes. Mas depois do qual você não deve plantar rabanetes, é depois do rabanete, repolho, agrião e outros representantes dos crucíferos. Todos eles têm doenças semelhantes e sofrem das mesmas pragas, que, preservadas no solo, podem prejudicar muito os brotos emergentes de plantas jovens.Após a colheita das plantas precursoras, é necessário cavar o solo no local, removendo toda a vegetação das ervas daninhas e os rizomas remanescentes de quaisquer plantas. Para aumentar a fertilidade do solo, é útil adicionar ao substrato 25 a 35 g de nitrato de amônio e superfosfato, 35 g de sulfato de potássio, o que deve ser suficiente para 1 m² de território. Para solos altamente empobrecidos, será útil fertilizar com substâncias orgânicas (húmus ou composto apodrecido), à taxa de 1 balde por 1 m² de terra.
Depois de cavar e fertilizar o substrato, o leito deve ser cuidadosamente nivelado e afrouxado a uma profundidade de 18 a 22 cm (para variedades de frutos longos, a profundidade pode ser ligeiramente aumentada). Depois de terminar a preparação mecânica do substrato, resta apenas umedecer o solo borrifando a área.
Importante! Molhar o solo de uma mangueira ou, além disso, deixá-lo no local sem controle é extremamente indesejável, porque, com umidade excessiva, o solo compacta e os rabanetes não gostam. Além disso, um forte jato de água pode lavar uma parte substancial dos nutrientes do substrato, sem os quais a formação de grandes frutos de rabanete não pode ser alcançada.
Seleção e preparação de sementes
Para não se enganar com a escolha do material de plantio e comprar apenas sementes de alta qualidade, compre-as apenas em lojas confiáveis, cujos funcionários poderão confirmar sua qualidade com documentos relevantes a qualquer momento.
Um dia antes da semeadura proposta, todas as sementes devem ser cuidadosamente classificadas e classificadas por tamanho. Acredita-se que brotos amigáveis possam ser alcançados apenas em espécimes com cerca de 3 cm de comprimento, embora neste caso dependa demais da preparação adequada do material de plantio.24 horas antes da colocação no canteiro do jardim, ele deve ser mantido em água ou em um pano úmido por pelo menos um dia e, algumas horas antes do procedimento, mergulhe adicionalmente em água quente para protegê-los de várias doenças.
Após o aquecimento, não se esqueça de esfriar as sementes e tratá-las em um estimulador de crescimento (por exemplo, Epin-Extra).
Técnica e normas de semeadura
Para entender quando é melhor plantar rabanetes pela segunda vez, vale a pena considerar essa possibilidade no início ou no final de agosto. Para realizar o procedimento, é aconselhável selecionar um dia úmido e fresco, para que a umidade natural acelere a germinação do material de plantio. Comparado às culturas de rabanete da primavera, no verão, esse processo prevê a organização de plantações esparsas, especialmente se você escolher uma variedade com frutas grandes.
Além disso, tente garantir que todas as plantações sejam bem iluminadas pela luz solar. A taxa de semeadura é de 110 a 130 unidades por 1 m² de território, mantendo o espaço livre entre linhas de 40 a 50 cm e pelo menos 5 a 7 cm entre plantas adjacentes.A técnica do procedimento (independentemente de cronogramas específicos) fornece o seguinte conjunto de ações:
- A organização de sulcos nos locais designados, com profundidade não superior a 2,5–3 cm (com base na variedade).
- Sela o fundo dos sulcos e a rega.
- Colocação no interior dos poços de sementes, observando a distância entre as amostras adjacentes (aproximadamente 5-7 cm). Semeadura de sementes com solo solto (sem compactação excessiva).
Importante! Sempre evite plantar sementes de rabanete muito profundas. Não apenas complica a germinação, mas também contribui para a formação de frutos feios de forma irregular.
Sementes do mesmo tamanho devem ser colocadas em uma fileira, o que garantirá o surgimento de brotos amigáveis de plantas jovens, apesar de exatamente quando você decidiu plantá-las.
Recursos de Cuidados
O cuidado com rabanetes plantados em agosto prevê a implementação de medidas padrão: rega oportuna e cobertura, cultivo de espaçamentos de linhas para troca de ar e controle de pragas e doenças.
Rega e alimentação
Até que os primeiros brotos de rabanete jovens apareçam na superfície do solo, você deverá monitorar a ausência de crosta na cama. Freqüentemente, sua aparência está associada a uma quantidade excessiva de chuvas líquidas ou prolongadas introduzidas.
Pela primeira vez, o solo sob o rabanete é umedecido imediatamente após a semeadura, após o que os corredores são cobertos com serragem, agulhas e grama cortada, o que ajuda a preservar a umidade e evitar o aparecimento de crostas. A frequência ideal de irrigação de rabanete (se não houver chuvas naturais) é de 1 vez em 2-3 dias. Se na preparação do poço de aterragem já foram utilizados minerais nutrientes, não se preocupe em adubar ainda mais a cultura. É verdade que, em solos altamente empobrecidos, ainda é útil o uso de fertilizantes, cuja função também é adequada para chorume diluído em água na proporção de 1:10.
Além disso, 20 a 25 g de superfosfato e 10 a 15 g de sulfato de potássio podem ser adicionados, o que será suficiente para 2-3 m² de plantações. Se depois de um mês parecer que o rabanete está pior do que o normal, você poderá usar uma pequena quantidade de nitrato de amônio (1 g por balde de água) para alimentar.
Afrouxamento do solo
O afrouxamento do solo nos espaçamentos das fileiras proporciona melhor fluxo de ar para o sistema radicular das plantas, sem o qual seu desenvolvimento total é impossível. É melhor executar esse procedimento um dia após a rega, quando o substrato absorve o fluido de irrigação o máximo possível e se torna mais maleável. De qualquer forma, não afunde a ferramenta usada com muita profundidade; caso contrário, há uma alta probabilidade de arrancar plantas jovens e imaturas.
Controle de Pragas e Doenças
Quando o rabanete de inverno é cultivado, a pulga crucífera, que é mais frequentemente encontrada nas plantações, se torna o maior problema para o jardineiro. Para proteger sua colheita deste inseto, é mais fácil cobri-la com um abrigo úmido e respirável, que deve ser removido apenas durante a rega e a ventilação. Isso deve ser feito até que as mudas fiquem mais fortes e seus topos não fiquem grosseiros. Partes densas da planta não são tão atraentes para a praga, então você não pode se preocupar com a segurança delas. Usar produtos químicos na luta contra pulgas crucíferas não vale a pena. Um pó de mostarda comum pode ajudar a lidar com a praga, que deve ser espalhada em pequenas quantidades entre as linhas. Para os mesmos fins, você pode usar pimenta moída quente e sua mistura com mostarda em pó (por 1 m², basta tomar 1 colher de chá de cada substância). No final do procedimento, é útil cobrir as plantações com material de cobertura, criando assim algo como uma pequena estufa.
Você sabe A primeira menção de receitas de mostarda remonta a 42 aC. e
Regras de coleta e armazenamento
Como você pode plantar mudas ou semear rabanetes é provavelmente conhecido por muitos, mas para aproveitar a colheita o maior tempo possível, é igualmente importante conhecer as regras para seu armazenamento. A colheita das raízes é organizada à medida que amadurecem, até as próprias geadas. É melhor executar este procedimento pela manhã, um dia após a noite, umedecendo o substrato.
Todas as plantas coletadas devem ser cortadas imediatamente, e as próprias raízes devem ser armazenadas em um porão com temperatura do ar não superior a + 1 ° C. É útil polvilhar cada camada da cultura com areia, o que limitará o contato dos frutos e evitará que apodreçam sob a influência da umidade. Com um pequeno número de colheitas de raízes, elas podem ser armazenadas na geladeira, mas antes disso, certifique-se de enxaguar cada uma delas em água fria, secar e colocar apenas no compartimento de vegetais. Em tais condições, os rabanetes são armazenados por mais de um mês. Em geral, não é necessário se apressar para colher os frutos plantados em agosto, no primeiro mês de outono. São perfeitamente preservados no solo, sem perda de paladar, quase até o inverno.
As regras gerais para cuidar de rabanetes não dependem do horário específico do plantio; portanto, se você decidir plantar na primavera ou seguir este procedimento em agosto, em qualquer caso, será necessário seguir os requisitos para regar, fertilizar e cuidar do solo. Somente neste caso, você pode obter uma colheita abundante de frutas grandes e de alta qualidade.