Séculos de experiência comprovaram a eficácia do armazenamento de vegetais na adega, possibilitando a preservação de muitas frutas vegetais até uma nova safra. As características do armazenamento de repolho no inverno na adega serão descritas no artigo.
É possível armazenar repolho na adega no inverno
Para a questão de como manter o repolho fresco até a primavera em casa e onde é melhor fazê-lo, a resposta mais clara é a experiência nacional, que indica claramente as condições ideais de armazenamento para o repolho criado na adega. As cabeças de repolho são mantidas no subsolo de uma casa de madeira e, em geral, em qualquer subsolo, no porão, no poço de areia e no caixão.
Você sabe Os cientistas ainda não conseguiram estabelecer um parente selvagem do repolho de jardim de hoje, bem como a região onde ele começou a ser cultivado.
Algumas pessoas tentam manter o vegetal em um porão quente, mas, no final, concluem que é mais correto armazenar repolho na adega, onde são criadas a temperatura e a umidade ideais para o armazenamento. As condições acima são verdadeiras se não se trata do cultivo industrial de repolho.
Quais variedades são mais adequadas
As melhores condições criadas para o armazenamento a longo prazo de garfos de repolho não garantem sua segurança a longo prazo se uma variedade de repolho adequada para isso não for selecionada. O repolho precoce em qualquer condição não é capaz de manter suas qualidades de consumidor por mais de 2,5 meses. Mas as variedades de maturação intermediária e tardia, como a variedade Zastolny, podem fazer isso perfeitamente.
Você sabe Na Grécia antiga, o repolho era considerado um símbolo de sobriedade, porque as pessoas tinham certeza de que era capaz de combater a intoxicação por álcool.
Na maioria das vezes, o repolho das variedades de maturação média e tardia é enviado para armazenamento no inverno na adega, entre as quais:
- Agressor F1, que pode ser armazenado no porão por seis meses;
- Frost, deitado para uma nova colheita;
- Mara, armazenada até abril;
- Amager F11, preservando as qualidades do consumidor em até 8 meses;
- Garante F1, válido até junho;
- Branca de Neve, bem preservada por seis meses;
- Valentine F1, capaz de ser armazenado por até 8 meses;
- Homem-biscoito F1, mantendo a condição até abril;
- Cabeça de pedra com prazo de validade de até 8 meses;
- Invernada, estendendo-se à colheita de repolho precoce;
- Moscou atrasada, capaz de manter excelentes condições por até 8 meses;
- Blizzard, caracterizada por um prazo de validade de até 8 meses;
- Inverno de Kharkov, cuja vida útil chega a seis meses.
Adega e preparação de vegetais
As variedades de repolho selecionadas com sucesso não poderão ser armazenadas por muito tempo se a adega e as próprias cabeças de repolho não estiverem preparadas adequadamente. Na adega, suas paredes e teto devem ser tratados com agentes anti-sépticos. Para isso, a fumigação de cal rápida e enxofre é mais utilizada na taxa de 35 g por m². A adega deve ser liberada de coisas velhas e lixo e, principalmente, cuidar da falta de acesso a roedores que podem estragar e até destruir toda a colheita.
De importância decisiva é a temperatura em que o repolho será armazenado e o nível de umidade na adega, que pode ser controlado por uma boa ventilação, também desempenha um papel importante. A colheita dos garfos de repolho é melhor realizada em um dia ensolarado. Não é recomendável cortá-las - é melhor cavar com uma pá, deixando raízes nelas juntamente com a terra que foi preservada. Folhas tegumentares excessivas, especialmente estragadas, devem ser removidas, mas 2-3 delas devem ser deixadas, porque sem elas a vida útil das cabeças é reduzida drasticamente.Ao colocar vegetais para armazenamento a longo prazo, você deve se livrar de:
- garfos ocos;
- cabeça de repolho com sinais de podridão;
- frutas rachadas;
- garfos de geada;
- estragado por insetos cabeça para fora.
Importante! Cabeças enviadas para armazenamento a longo prazo nunca devem ser lavadas.
Como economizar repolho para o inverno na adega
Cabeças de repolho devem ser colocadas em uma adega para que não se toquem. A melhor opção é pendurar os garfos pelo toco no teto.
Além disso, são praticados os seguintes métodos:
- cabeças de embalagem com película aderente;
- armazenamento de frutas em sacos plásticos;
- embrulhar os garfos em papel para alimentos, o que permite que sejam dobrados em caixas;
- Revestindo as cabeças com uma camada de argila, o que garante excelente preservação.
Tempo de armazenamento
Sobre quais cabeças de variedades de repolho e quantas podem ser armazenadas na adega, isso já foi mencionado acima. Em média, os garfos de repolho têm prazo de validade entre 3 e 6 meses. Os híbridos de repolho branco demonstram uma qualidade de manutenção particularmente boa e geralmente persistem por mais de seis meses.
Condições ideais
Tentando manter o repolho tardio o melhor possível até a nova colheita, você deve criar as condições mais favoráveis para ele na adega. Eles consistem na temperatura ideal, que fica entre –0,8 ° С e + 2 ° С, e umidade no nível de 97%. Uma temperatura mais baixa pode levar ao congelamento dos garfos e, a uma temperatura mais alta, podem iniciar processos de putrefação nas cabeças de repolho.
Além disso, a composição correta de gás do ar no porão, que é regulada pela ventilação, é importante. Até 8% de oxigênio e não mais de 3% de dióxido de carbono devem estar presentes na atmosfera do armazenamento.
Que vegetais podem ser armazenados na vizinhança
Geralmente na mesma adega com repolho, você pode encontrar:
- batatas
- beterraba;
- abóbora;
- cenouras;
- abobrinha.
O repolho pode se dar bem com todos esses vegetais, no entanto, os especialistas recomendam mantê-los o mais longe possível dos garfos de repolho, o que contribuirá para sua melhor preservação. E nesse sentido, pendurar repolhos no teto, idealmente, ajuda a manter uma distância entre eles e outros vegetais.
Importante! Em nenhum caso você deve misturar garfos de repolho com batatas, beterrabas ou outros vegetais de raiz em uma caixa.
Dicas úteis
Cultivadores experientes aconselham:
- Com um início inesperado de geada, você não precisa cortar imediatamente os garfos. É melhor esperar até que as folhas de cobertura congeladas sejam descongeladas, após o que podem ser removidas e enviadas para armazenamento a longo prazo.
- Se, por falta de espaço livre, o repolho tiver que ser depositado a granel na adega, é recomendável colocar grades de madeira pré-tratadas com bicarbonato de sódio no chão ou cobrir o chão com uma camada de palha. Mas, em qualquer caso, esse método de armazenamento não garante a longa vida útil do produto.
- Por outro lado, a preservação a longo prazo é garantida pelo método pelo qual cada cabeça de repolho é mergulhada em uma massa de barro, após a qual é seca e suspensa pelo toco sob o teto.