As pessoas envolvidas na agricultura geralmente se deparam com recomendações para não plantar plantas relacionadas de ano para ano nos mesmos canteiros, além de escolher o predecessor ideal ao plantar uma planta em particular. Por que seguir esse conselho, qual é a rotação de culturas e qual o seu papel no cultivo de rabanetes, você aprenderá com este artigo.
Regras básicas de rotação de culturas
A rotação de culturas é uma alternância baseada em pesquisas científicas de plantas no jardim, levando em consideração a hora e o local ou apenas o tempo. Isso significa que a cada 2 anos na mesma área devem ser plantadas plantas diferentes.
Isso é necessário para alcançar vários objetivos:
- Para que patógenos e insetos nocivos não se acumulem no solo e para impedir sua reprodução em massa.
- Para que as toxinas que deixam certas culturas vegetais não se depositem no chão.
- Para evitar a depleção do solo.
- Para rendimentos estáveis e altos.
Você pode atingir as metas acima se cultivar vegetais de acordo com as seguintes regras de rotação de culturas:
- Não plante as mesmas plantas ou culturas relacionadas todos os anos no mesmo terreno.
- Para devolver as plantas em nenhum lugar anterior antes de 3-4 anos.
- Não produza semeadura anual de vegetais que sofrem das mesmas doenças e são afetados pelos mesmos insetos nocivos.
- Ao plantar, leve em consideração a exigência da planta pelo conteúdo de certos nutrientes no solo.
- Após as culturas terem um sistema radicular superficial, semeie as que têm raízes profundas e vice-versa.
Você sabe O maior rabanete do mundo, com 10 kg, foi capaz de cultivar o agricultor israelense Nissan Tamir. O detentor do registro está listado no Guinness Book of Records.
O que plantar após rabanete
Rabanete pertence à família Cruciferous (repolho), é uma cultura de raiz, exigindo fertilidade e esgotando fracamente o solo. Eles geralmente tentam plantá-lo um dos primeiros no jardim a obter uma colheita até o final da primavera - início do verão. E isso significa que os canteiros ficam vazios após a colheita precoce e podem ser levados para o cultivo de qualquer outro vegetal para obter frutas no outono. Escolha a próxima planta para o plantio é necessário corretamente.
De acordo com as recomendações de rotação de culturas, os rabanetes são um bom precursor para tais culturas:
- beterraba;
- Tomate
- cenouras;
- pimenta;
- berinjela;
- melancia;
- melão;
- Espinafre
- acelga;
- uvas;
- morangos silvestres.
O plantio de pepino, abobrinha, abóbora, abóbora, batata, legumes e verduras também é permitido.
Importante! Para aderir às regras de rotação de culturas, o morador do verão deve elaborar um plano gráfico do local no qual anotar anualmente quais culturas são cultivadas nos canteiros e elaborar um plano aproximado para os plantios subsequentes.
É possível plantar endro e alho após um rabanete
Na maioria das vezes, na cabana de verão, depois de liberar um lugar por baixo do rabanete, são cultivados verduras e ervas. Aneto, salsa, alface têm diferentes doenças e pragas com a cultura descrita, para que possam ser plantadas com segurança nos mesmos canteiros. Assim, você pode ter verduras frescas em sua mesa desde julho e durante o verão.
Mas para o alho, o rabanete é um antecessor inaceitável. Pode ser infectado com doenças e insetos nocivos deixados no solo. Para plantar essa planta, é melhor escolher os canteiros onde crescem legumes, pepinos, abobrinha, abóbora e siderata.
O que não deve ser plantado após o rabanete
O principal requisito da rotação de culturas não é plantar plantas da família Cruciferous após rabanetes, que produzem raízes e são afetados por doenças comuns e insetos nocivos. Portanto, para plantar na área onde a planta descrita anteriormente cresceu, elas não são adequadas:
- repolho;
- cebolas;
- alho
- nabo;
- aipo;
- Salada de agrião.
E não devemos esquecer que os rabanetes só podem ser devolvidos no mesmo local após 3 anos.
Você sabe Rabanete é um dos vegetais cultivados no espaço para estudar suas características genéticas. Os cientistas concluíram que ele pode ser usado pelo homem durante longos voos interplanetários.
Preparação de canteiros para semeadura
Para plantar rabanetes com sucesso, você precisa preparar um local no outono. A área de semeadura deve ser escolhida suave, bem iluminada e protegida de correntes de ar.
Os fertilizantes devem ser aplicados sob escavação a uma profundidade de 30 cm.É melhor usar produtos orgânicos. Para 1 m², serão necessários 2-3 kg de húmus ou composto. Na primavera, várias semanas antes da semeadura, fertilizantes de fósforo-potássio devem ser aplicados. Outra opção para se vestir no outono: meio balde de húmus + 20-30 g de sal de potássio + 40-50 g de superfosfato.
O melhor solo para esta planta é solto, fértil, argiloso ou argiloso, com acidez neutra ou baixa.
Após a remoção do rabanete, se outro plantio for planejado nesta temporada, o local deve ser limpo de detritos de plantas e raízes restantes e escavado. Se necessário, fertilize os canteiros com uréia e adubo. Também é necessário produzir hidratação. Em seguida, deixe o solo descansar por alguns dias e, de preferência, semanas.
Então plante rabanete
As culturas mais bem-sucedidas serão em rabanetes plantados após essas culturas:
- leguminosas (ervilhas, lentilhas, feijões);
- melões;
- batatas;
- pepinos
- Tomates
- Morangos
- Abóboras
- pimenta;
- berinjela;
- aipo.
Semear depois de beterraba, cebola, alho, ervas, morangos também é permitido.
Importante! Os piores precursores de rabanete são couve, cenoura e espinafre.
Assim, para evitar o desenvolvimento de doenças e a propagação de pragas, a depleção do solo e obter altos rendimentos, os rabanetes devem ser semeados no local, aderindo a uma determinada sequência e levando em consideração predecessores favoráveis. Após o rabanete, você não deve plantar raízes. É permitido o cultivo de culturas de folhas, frutas e feijões.