As cebolas são amplamente utilizadas não apenas na culinária, mas também na medicina tradicional e na cosmetologia caseira, e mais frequentemente nos dois últimos casos não é o próprio vegetal que é usado, mas o suco espremido. Dada a propriedade das cebolas de causar irritação na mucosa dos olhos e lacrimação abundante ao cortar a cebola, espremer o suco de uma planta assim se torna um problema real para muitos. A revisão fornece algumas das maneiras mais simples de obter suco de cebola, além de dicas sobre o uso prático desse ingrediente no tratamento e como cosmético.
Preparação do produto
Um passo obrigatório na preparação de cebolas para espremer suco é descascar a fruta da casca (se houver danos ou pontos fracos na cabeça, eles devem ser cuidadosamente cortados).
Outras atividades podem ser realizadas a critério da anfitriã para minimizar as sensações desagradáveis com as quais o processo de cortar esse vegetal está inevitavelmente associado.
Existem vários métodos padrão para reduzir a sensação de queimação nos olhos ao trabalhar com cebolas. Estes incluem:Você sabe O óxido de enxofre, uma substância volátil que protege a planta de doenças e pragas, causa lágrimas e queimação nos olhos ao cortar cebolas. Em caso de violação da integridade do feto, o óxido S reage com o líquido que cobre a membrana mucosa do olho, liberando ácido sulfúrico.
- trabalhe com uma faca muito afiada (a eficácia do método é explicada pelo fato de que o processo de corte será muito mais rápido);
- molhamento constante da faca em água fria (com ela é possível processar periodicamente a tábua de corte);
- pré-resfriar o próprio vegetal (alguns chefs colocam as cabeças descascadas no freezer por alguns minutos antes de cortar, outros mergulham as cebolas em água fria);
- arejar a sala (fatiar um vegetal na frente de uma janela aberta reduzirá a concentração de substâncias corrosivas voláteis na sala).
Obtendo suco de cebola em casa
As cebolas têm uma estrutura densa e, portanto, espremer o suco usando força muscular (como é feito frequentemente, por exemplo, com limões) é uma tarefa insolúvel. Portanto, é necessário usar métodos mecânicos de espremer suco.
Sem espremedor
Em todos os casos, exceto no uso de um espremedor, a mesma tecnologia deve ser usada para espremer o suco: primeiro moa o vegetal para um estado de pasta e depois, usando gaze ou uma peneira fina, esprema o líquido da massa resultante. Você pode fazer mingau de cebola usando um ralador, um liquidificador ou um moedor de carne.
Com um ralador
Para obter a quantidade máxima de suco, as cebolas devem ser esfregadas apenas no ralador menor, enquanto é importante que seja afiado. Nesse caso, é melhor não cortar a cabeça limpa do vegetal, mas esfregá-lo inteiro, para que seja mais conveniente segurá-lo em suas mãos.Algumas donas de casa aconselham a não cortar o “nariz” do vegetal - quanto maior a área em que você pode agarrar, mais o produto acabará sendo usado para a finalidade a que se destina.
Este método de cortar cebolas não é muito conveniente por vários motivos:
- A necessidade de aplicar força mecânica a um vegetal (sem a participação da automação), durante todo o período de trabalho, é mantido um contato aberto entre o produto esfregado e os olhos da anfitriã. O problema é agravado pela incapacidade de se afastar ou se distrair sem interromper o processo, pois nesse caso existe imediatamente o risco de ferimentos nos dedos com partes afiadas do ralador.
- Presença inevitável de saldos não utilizados, que precisará ser picado ainda mais com uma faca ou descartado: uma característica da estrutura da cabeça da cebola e sua dureza insuficiente não permite moer todo o vegetal em um ralador manual.
Apesar de o ralador fornecer um excelente produto semi-acabado para a subsequente compressão de suco (um mingau de cebola quase uniforme), esse método parece menos preferível a muitas donas de casa em comparação ao uso de um liquidificador ou moedor de carne. Para processar grandes volumes de cebola, certamente não se encaixa bem.
Usando um liquidificador
Um liquidificador, ao contrário de um ralador, é uma maneira simples e conveniente de cortar produtos. No entanto, nem todos os tipos de liquidificador são adequados para polpa instantânea de cebola.
Existem três tipos de liquidificador - estacionário (também chamado de shaker), submersível e chopper.
Somente a primeira das máquinas acima pode lidar com a tarefa, e estamos falando apenas de modelos caros com uma grande variedade de velocidades.No entanto, você pode obter suco de cebola usando um liquidificador, além disso, esse método parece ser um dos mais simples, se não em termos de tempo, é exatamente do ponto de vista de proteger seus próprios olhos.
Importante! Um liquidificador doméstico não picará a cebola para um estado de mingau. O dispositivo desintegra o vegetal ao estado de pratos individuais de diferentes formas e tamanhos, que não são muito adequados não apenas para espremer suco, mas também para preparar a maioria dos pratos culinários.
O segredo é simples: antes de colocar a cebola no liquidificador, o vegetal deve ser picado com uma faca e, quanto menor, melhor. Para atingir esse objetivo, é usado um método padrão que é familiar a muitos chefs: a cebola deve ser cortada em duas partes e, em seguida, enxaguando cada uma em água fria, coloque a metade da cabeça em uma tábua com a fatia para baixo e com uma faca afiada, faça o número máximo possível de cortes longitudinais, deixando todo o conjunto cerca de uma parte do final em que o feto tinha uma raiz.Nesse caso, durante o corte transversal subsequente, a metade da lâmpada permanecerá intacta e não se desfaz em pétalas separadas, e todo o fragmento restante após a moagem da parte principal da fruta pode ser facilmente cortado em qualquer forma.
Cortando manualmente a cebola o mais rápido e finamente possível, você pode carregá-la no liquidificador e, após alguns segundos, tem à sua disposição um produto semi-acabado pronto para cozinhar para espremer suco. Além disso, o principal processo de moagem ocorre nesse caso em uma “câmara” fechada do liquidificador, portanto, substâncias tóxicas voláteis não irritam os olhos da anfitriã, como é o caso de um ralador.
Usando um moedor de carne
Um moedor de carne é outra maneira de cortar cebolas rapidamente, no entanto, como no caso de um liquidificador, no estado normal, ele não pode fornecer totalmente a fração de moagem desejada.. O mingau de cebola, misturado ao suco, passa pelo moedor, mas, ao mesmo tempo, a maior parte do vegetal permanece na máquina em um estado semi-triturado. Picar cebolas preliminarmente com uma faca ajuda a minimizar as perdas em parte, de acordo com o método descrito acima., embora um liquidificador dê objetivamente um resultado mais uniforme e controlado (a quantidade de cebola que não foi moída, no caso de um moedor de carne, só pode ser estimada após a desmontagem no final do trabalho, o que é inconveniente).
A maioria dos moedores de carne elétricos domésticos modernos, além das facas convencionais para moer carne, tem apenas uma “opção” adicional - o chamado “acessório de kebbe” para cozinhar pratos com carne pronta, como salsichas caseiras.
No entanto, existem modelos que combinam um moedor de carne e um espremedor, sua funcionalidade é mais pensada, pois apenas algumas donas de casa cozinham kebbe e salsichas caseiras, enquanto espremer suco, não apenas cebola, é uma tarefa que surge com mais frequência. Por outro lado, bocais especiais para espremedores de sumos estão disponíveis para muitos modelos de moedores de carne; eles só precisam ser pedidos e comprados separadamente.
Você sabe O kebbe é um prato tradicional da culinária oriental (principalmente libanesa), que é um tubo de carne picada com recheio no interior, e a carne na camada superior é misturada com bulgur ou outros cereais e, na parte inferior - com nozes, queijo, cogumelos. Literalmente, "kebbe" é traduzido como "cúpula".
Havia bicos para espremer suco para os antigos moedores de carne mecânicos "soviéticos"; portanto, mesmo aquelas donas de casa que não tiveram tempo de adquirir uma máquina elétrica moderna podem precisar procurar uma peça esquecida em seus mezaninos.
Na presença de um bico especial para um moedor de carne, o processo de preparação do suco de cebola é facilitado ao mínimo. Nesse caso, a necessidade de moer o vegetal antes de carregá-lo na máquina não desaparece simplesmente (basta cortar a cebola em 2 a 4 partes, dependendo do tamanho inicial), não é necessário espremer o líquido da polpa de cebola usando gaze ou peneira: usar um espremedor de bicos envolve "dispensar" uma máquina de suco já espremido separadamente e bolo de óleo praticamente desidratado.
Usando um espremedor
O Juicer é uma máquina projetada especificamente para extrair suco de frutas e legumes, portanto, é uma solução ideal para o problema. No entanto, há uma reserva importante aqui.
Existem vários tipos de espremedores, dependendo de sua finalidade: para produtos sólidos, frutas cítricas, frutas de caroço, sementes de pomóideas e tomates, além de dispositivos universais que são os mais caros.
É melhor girar o suco de cebola usando um espremedor de parafusos para frutas e legumes macios. Um dispositivo centrífugo que opera com o princípio de uma centrífuga é menos adequado para esse fim, pois o calor ao qual as matérias-primas processadas na máquina são expostas destrói a maioria das vitaminas e outras substâncias úteis.
Descasque a cebola e corte em quatro para obter mais suco. Lâmpadas inteiras estão mal torcidas. Coloque a cebola no espremedor e ligue-o. O suco fluirá da bica do dispositivo para um recipiente previamente preparado.
Os benefícios e malefícios do suco de cebola
As propriedades benéficas do suco de cebola são determinadas pelas substâncias biologicamente ativas que compõem o vegetal. Assim, devido ao alto teor de ácido ascórbico, várias vitaminas do complexo B, tocoferol, muitos minerais importantes, incluindo potássio, cálcio, magnésio, enxofre, fósforo, ácidos orgânicos, aminoácidos, óleos essenciais, voláteis e flavonóides, cebolas.
- O suco espremido fornece:
- fortalecimento da imunidade, principalmente em relação às doenças respiratórias;
- proteção contra infecções causadas por vírus, bactérias e fungos patogênicos (poderoso efeito bactericida);
- estimulação de processos metabólicos, melhora do apetite, normalização da digestão e aumento da motilidade intestinal;
- abaixando a pressão sanguínea;
- aliviar a tensão nervosa, livrar-se da depressão, estimular a memória e melhorar a função cerebral;
- alívio de processos inflamatórios;
- rápida cicatrização de feridas, prevenção de sua supuração;
- aliviar ataques de dor aguda, incluindo dor de cabeça e dor de dente;
- estimulação da função reprodutiva;
- efeito diurético leve (permite remover a areia dos dutos urinários);
- efeitos antioxidantes, anti-envelhecimento e anti-câncer pronunciados.
No entanto, como qualquer produto biologicamente ativo, o suco de cebola pode ser prejudicial se usado incorretamente. Isto é principalmente devido ao efeito irritante que algumas plantas constituintes têm nas membranas mucosas, bem como na pele.
- A ingestão interna desse líquido pode causar:
- azia;
- náusea
- desenvolvimento ou exacerbação de doenças do trato gastrointestinal, como úlceras, gastrite, pancreatite, colite;
- arritmia e outros problemas com o sistema cardiovascular.
A violação das recomendações para uso externo do produto está repleta de queimaduras ou reação alérgica grave.
Usando suco de cebola
Desde os tempos antigos, a humanidade prestou atenção às propriedades mais valiosas das cebolas, devido às quais o próprio vegetal e o suco espremido são amplamente utilizados pelos curandeiros tradicionais das escolas européias e orientais.
Em cosmetologia
Na cosmetologia, o suco de cebola é mais frequentemente usado como componente para a preparação de produtos para os cabelos, e propriedades quase mágicas para combater a calvície são atribuídas a esta droga.Infelizmente, deve-se notar que, na realidade, a capacidade deste ingrediente para estimular o crescimento do cabelo é exagerada.
De fato, a parte do cabelo humano localizada no exterior é inanimada e nenhum meio externo pode atuar no bulbo responsável pelo crescimento do cabelo, uma vez que a pele fornece uma barreira natural confiável a essa penetração.
Você sabe A grande maioria dos casos de calvície em homens e uma porcentagem significativa da ocorrência de tais problemas em mulheres são de natureza genética e são causados por uma sensibilidade inata a um hormônio chamado di-hidrotestosterona.
Assim, qualquer máscara capilar na realidade só pode melhorar a condição do couro cabeludo, o que, no entanto, não significa a futilidade de tais procedimentos cosméticosporque a pele doentia (oleosa, ressecada, com vestígios de caspa) inevitavelmente tem um efeito negativo na aparência dos cabelos na cabeça.
No entanto, ao usar suco de cebola em receitas domésticas de cosmetologia, não se deve esquecer que este produto cáustico pode ter um efeito irritante sobre a pele, portanto, é necessário adicioná-lo em pequenas quantidades e, como base para máscaras e enxágües, use componentes mais suaves e suaves - mel, infusão de camomila, ovo de galinha, óleo vegetal (melhor bardana).
Enxágüe com água com a adição de suco de limão, kefir, cacau em pó, mostarda ou hena incolor também ajudará a neutralizar o cheiro característico de cebola no cabelo.Importante! Recomenda-se adicionar suco de cebola às máscaras capilares, e não a polpa deste vegetal, pois dessa forma é possível minimizar o odor desagradável que permanece no cabelo por um longo tempo após o uso da cebola.
Muitos fashionistas costumam acrescentar suco de cebola às máscaras. As propriedades bactericidas e anti-inflamatórias desse componente proporcionam uma melhora nas condições gerais da pele, eliminando acne, erupções cutâneas e outros fenômenos dermatológicos desagradáveis. Em pequenas quantidades, o suco de cebola tonifica, aperta a pele, suaviza as rugas e deixa o rosto mais fresco.Mais frequentemente, o ingrediente é usado em combinação com mel, leite, fermento e batatas raladas.
Na medicina popular
Ao contrário da cosmetologia, a medicina tradicional costuma usar cebolas na forma de mingau, em vez de suco. No entanto, existem exceções. Assim, por exemplo, uma receita folclórica antiga para se livrar da dor no ouvido é o suco de cebola recém-assada (antes de assar em um vegetal descascado, corte um funil por cima, onde são enchidas 1 colher de chá de sementes de cominho preto). O medicamento resultante é instilado no ouvido dolorido duas vezes por dia.
A medicina moderna é contra tais experimentos, portanto, recomenda: em caso de dor no ouvido, é necessário um diagnóstico preciso, após o qual o médico pode prescrever um medicamento para instilação, mas o medicamento deve ser pingado não no ouvido, mas no nariz.
Às vezes é usada tintura com suco de cebola para o tratamento sintomático da hipertensão. Para preparar o medicamento, os seguintes ingredientes são usados:
- cebolas - 3 kg;
- mel - 0,5 kg;
- nozes - 25 unid .;
- vodka - 0,5 l.
Esprema o suco do vegetal, misture com mel, adicione os jumpers internos obtidos no processo de limpeza com nozes, despeje a mistura em vodka e coloque em um local escuro por 10 dias. Antes de usar, coe, tome 1 colher de sopa. três vezes por dia.
A aterosclerose é outra doença que nossos ancestrais trataram com suco de cebola.. Para preparar o remédio, misture o suco de cebola com mel em partes iguais e tome 1 colher de sopa Antes das refeições, duas vezes ao dia. O mesmo medicamento foi considerado um remédio comprovado para a prevenção de resfriados e seu tratamento.
As cebolas são legitimamente consideradas um dos vegetais mais úteis e, portanto, não é surpreendente que na medicina tradicional e na cosmetologia seja usada de diferentes maneiras, inclusive na forma de suco. A preparação desse ingrediente em casa pode ser feita sem muita dificuldade e, além de um espremedor, isso pode ser feito usando um moedor de carne, liquidificador ou ralador. Deve-se sempre lembrar que, com todas as propriedades curativas do suco de cebola, pode causar séria irritação à mucosa ou à pele. Além disso, esse produto não pode ser usado para tratar condições de saúde que exijam um diagnóstico preciso e atenção médica profissional.