Árvores sempre-verdes são frequentemente plantadas no jardim, pois não perdem a decoratividade em nenhuma época do ano. Eles não são caprichosos, mas requerem solo fértil e bem permeável e poda periódica. O artigo é dedicado ao Fir Compact, aqui serão fornecidas recomendações para o plantio e cuidados com a planta, bem como uma descrição e características da variedade.
Descrição botânica
O abeto anão compacto (Abies lasiocarpa Compacta), ou abeto da montanha, pertence à família Pinaceae. Foi introduzido na Europa no início do século XXI da América do Norte, onde cresce em condições naturais nas altas montanhas do Arizona, Novo México e Colorado. Esta espécie subalpina de coníferas também é conhecida como Arizona, em conexão com a área onde essas árvores foram descobertas.
A variedade é caracterizada por crescimento lento, coroa regular e uma cor prateada muito bonita das folhas da agulha. Em amostras mais antigas, como resultado da inibição do crescimento, o ápice assume uma forma arredondada ou plana. O anão Compact é ideal para plantar em pequenas hortas.
É uma árvore cônica baixa, de crescimento lento, após 30 anos de cultivo, atingindo apenas três metros de altura. Ele tem um contorno claro, após atingir 15 anos, a largura da coroa na parte inferior costuma exceder 2,5 a 3 m.Um belo tronco reto é coberto com uma casca de cortiça branca-cinza, característica que é difícil de ver devido ao arranjo denso das brotações.
Os galhos são bastante curtos, rígidos, pubescentes com agulhas de prata. A planta é um pouco semelhante ao abeto espinhoso, mas, ao contrário, as agulhas de abeto são macias e agradáveis ao toque. Após a modelagem ou a limpeza sanitária, aparece um aroma intenso, balsâmico e agradável.
Importante! O óleo de abeto tem um efeito expectorante, diurético e anti-séptico nas pessoas, por isso é usado para inalação no tratamento de doenças respiratórias.
A variedade cresce bem em solos férteis e úmidos com pH ácido. Ele também gosta de estar localizado em locais com alta umidade, perto de corpos d'água. Para manter um tom azul brilhante de agulhas, é melhor plantá-las em locais ensolarados. O Abies Compacta é completamente resistente ao gelo, embora os brotos mais jovens que aparecem no lado sul da árvore às vezes sejam danificados pelas geadas da primavera. O abeto da montanha responde bem à cobertura da superfície com casca de pinheiro, previamente compostada.
Aterragem
O abeto subalpino adora terras bem cultivadas, soltas e férteis. Na natureza, a árvore cresce em solos arenosos. A cultura não tolera seca, calor e flutuações repentinas de temperatura. É muito sensível à poluição do ar. A Compacta possui um sistema radicular desenvolvido verticalmente e é necessário um furo profundo para o plantio. A variedade gosta de sua localização ao sol, mas em tenra idade normalmente tolera a sombra, embora muitas vezes perca seus galhos mais baixos. Nesse caso, é necessário aparar as peças mortas.
Você sabe Os proprietários de cavalos precisam garantir cuidadosamente que seus animais de estimação não comam ao redor dos ramos de abeto. As agulhas e resinas dessa cultura secretam pineno e limoneno - óleos essenciais que irritam a membrana mucosa do trato gastrointestinal dos animais e também causam sérios danos aos rins.
Os abetos plantados na primavera e no verão têm maior probabilidade de secar e precisam de rega regular. A data de plantio recomendada para as coníferas é no final de agosto ou outubro. As plantas cultivadas em vasos ou recipientes podem ser movidas para um local permanente em qualquer parte da estação quente, pois isso é feito por um método simples de transbordo, sem danificar o sistema radicular. Se o trabalho for realizado no início da primavera, o jardineiro deve se certificar de que o solo já descongelou.
Plantação de abetos compacta:
- É necessário limpar o local da futura localização da árvore a partir de ervas daninhas perenes (glória da manhã, bétula, rabo de cavalo, grama de trigo). Se o método de tratamento químico do solo for escolhido, o evento deve ser realizado aproximadamente 4 semanas antes da data prevista para o plantio. Você pode usar herbicidas ("Ziemovit Agrosar 360 SL", "Hurricane Forte", "Agritox", "Zenkor") para ajudar a combater ervas daninhas simples e dicotiledôneas. A remoção de ervas daninhas pode ser realizada mecanicamente, usando forcados comuns de jardim.
- No futuro local do abeto, você precisa verificar o tipo de solo. Se não for adequado, você pode melhorar a estrutura do substrato ou enriquecê-lo com matéria orgânica.
- Em seguida, com a ajuda de uma pá, é feito um poço de aterrissagem que é adequado em tamanho à raiz da planta. Normalmente, o diâmetro do buraco no chão é cerca de 1,5 vezes o volume das raízes. O solo na base e nas paredes do recesso do solo deve ser ligeiramente afrouxado com a ponta da ferramenta. Isso contribuirá para o crescimento da parte subterrânea do Compact em largura e interior.
- Se a terra for densa, argilosa e impermeável, você poderá adicionar areia grossa ou argila expandida ao substrato no local de plantio. O restante do poço é preenchido com solo superficial misturado com turfa ácida do jardim. Se o solo é arenoso, é misturado com argila ou turfa.
- Para melhorar o enraizamento de uma muda, recomenda-se que uma planta comprada em uma panela de molho antes de plantar por 10 a 30 minutos em água. O substrato absorve bem a umidade, e isso facilita a remoção da bola do solo do recipiente. Antes de mover o abeto, bata levemente no fundo do tanque para que o solo esfolie das paredes e seja fácil de remover. Se perceber que as raízes estão bem seladas e entrelaçadas, elas precisam ser aparadas com uma faca ou tesoura de jardim.
- Não se deve esquecer que uma árvore cultivada em um recipiente é plantada abaixo da altura do vaso. A raiz do pescoço (pode ser vista pela marca mais escura no tronco no ponto em que estava em contato com o solo na panela) não pode ser coberta com o solo. Caso contrário, o crescimento do abeto irá parar.
- A árvore deve estar localizada verticalmente, por isso é recomendável plantá-la com a ajuda de duas pessoas. O recobrimento necessário, por exemplo, fertilizantes minerais acabados para coníferas, é adicionado ao recesso do solo. Você pode preparar uma mistura de chernozem e turfa moída (na proporção de 1: 1), é desejável que o pH do substrato resultante tenha um valor abaixo de 6, o que melhorará significativamente as condições para o desenvolvimento do abeto.
- O fundo do poço é preenchido com parte da mistura de solo preparada. Um rebento é colocado em um recesso, suas raízes são cobertas com o restante solo nutriente e derramado nivelado com a superfície do solo comum do jardim. O local de pouso é bem compactado e uma pequena “tigela” é formada, cujo diâmetro é o dobro do tamanho do círculo do tronco.
- A primeira rega abundante é realizada imediatamente após a mudança da planta, especialmente na primavera ou no verão. Se o jardineiro perceber que as mudas têm brotos secos ou danificados, deve ser realizado um corte de cabelo nas áreas problemáticas após o plantio.
Fir Care
Para anão abeto realmente decorou o jardim, o proprietário deve cuidar dele com cuidado. A planta requer não apenas o plantio adequado, mas também atenção constante no futuro: rega, fertilização, afrouxamento e cobertura do solo, poda de galhos, proteção contra queimaduras solares no inverno. Também é necessário realizar tratamento preventivo e medicinal da coroa contra doenças virais e fúngicas. É importante examinar as agulhas quanto à presença de pragas e, se necessário, usar preparações especiais para combatê-las.
Você sabe O abeto é um bem conhecido de vida longa entre o mundo das plantas; uma árvore pode existir de 300 a 700 anos, dependendo das espécies e condições climáticas.
Rega e alimentação
A frequência e abundância da irrigação depende de muitos fatores, por exemplo, estação do ano, clima atual, condições do solo e necessidades das plantas. A umidade do substrato deve ser controlada e regulada por irrigação.
Regras de rega:
- As coníferas jovens precisam de mais água, portanto devem ser irrigadas pelo menos 3 vezes por semana nos primeiros 14 a 20 dias após o plantio. A melhor hora é a tarde ou a manhã, mas você não deve realizar esse trabalho durante o dia, principalmente no calor.
- Árvores sempre-verdes também devem ser regadas no final do outono ou mesmo no inverno, especialmente se não houver neve e geada. O mesmo deve ser feito no início da primavera, pois nesse momento as plantações estão sujeitas a secas fisiológicas. Graças à boa hidratação, as chances de um inverno bem-sucedido aumentam significativamente.
- A irrigação regular é recomendada em solos leves e arenosos, especialmente com crescimento intensivo (primavera, verão) e em clima quente. De 1 a 4 anos a partir do momento do plantio: em tempo chuvoso, a rega é realizada a cada 7-15 dias, em períodos secos - a cada 5-7 dias. Dependendo do tamanho da árvore, a água é servida em grandes porções, 15 a 40 l de cada vez.
- Em nenhum caso, você deve molhar as coníferas com frequência com uma pequena quantidade de água, porque apenas o solo superficial está úmido. Essa irrigação irregular levará ao crescimento horizontal das raízes, que se espalharão diretamente abaixo da superfície do solo, o que aumentará sua suscetibilidade à seca.
- É importante não molhar diretamente no tronco, porque as raízes ativas vão muito além dele. 3-4 anos após o plantio, quando as mudas se enraízam, a água é fornecida com muito menos frequência, aproximadamente a cada 7 a 10 dias nos períodos em que não há chuva e a cada 10 a 21 dias em caso de tempo chuvoso. No caso de irrigação de coníferas cultivadas em recipientes, recomenda-se o uso de 5 a 20 litros por abeto, dependendo do tamanho.
Recomenda-se fertilizar a planta durante o plantio ou 4-6 semanas após o plantio. Se as mudas foram movidas no outono, a cobertura não deve ser realizada até a primavera.
Importante! Para instalações de rega, é recomendável instalar um sistema de irrigação por gotejamento. Isso permitirá que você mantenha a camada basal do solo úmida e forneça oportunamente medicamentos e medicamentos preventivos.
Recomendações de fertilizantes:
- Somente os abetos plantados precisam de alimentação de liberação lenta, por exemplo, “Fertilizante de ação prolongada Ziemovit para coníferas”. Dependendo do tamanho da planta, 10-30 g da mistura de nutrientes são misturados com 10 l de solo, que cobrem a superfície do círculo do tronco.
- É necessário fazer periodicamente preparações para melhorar a intensidade da cor das agulhas e prevenir a ocorrência de doenças fúngicas. Estes produtos podem ser adquiridos em lojas de jardinagem. Geralmente são aplicadas sob a raiz na forma de soluções, duas vezes de abril a junho e uma vez no início do outono, ou como spray nas folhas 2-3 vezes durante a estação quente (10 g / 1 litro de água), a partir de abril. O jardineiro não deve esquecer os intervalos de 10 dias entre os procedimentos.
- 2-3 anos após o plantio, o desenvolvimento de abetos-montanhosos precisa de um curativo na primavera, eles são realizados uma vez, no final de março ou no início de abril. Adubo de ação prolongada “Ziemovit para fertilizante conífero” pode ser usado. Dependendo da idade do abeto, o medicamento é distribuído em uma dose de 100 a 200 g / 1 m² acima do solo, por todo o diâmetro do volume do tronco. Além disso, é recomendável regar abundantemente a árvore com água limpa, para que os nutrientes que caíram no chão se dissolvam e vazem para as raízes.
- Até julho ou meados de agosto, o fertilizante nitrogenado deve ser aplicado, esse curativo será o último da temporada atual, pois posteriormente poderá causar estímulo ao crescimento do abeto. Isso é muito indesejável, porque o jovem abeto da montanha não tem tempo para se preparar para o inverno e pode congelar.
Afrouxamento e cobertura do solo
O espaço ao redor do abeto é coberto com casca triturada. Para isso, os melhores resíduos de pinus, pré-compostados, sem detritos e galhos, os fragmentos individuais devem ter uma fração não superior a 20–80 mm. A espessura da camada de cobertura morta não deve exceder 5 a 8 cm. Assim, a planta de coníferas será capaz de manter um nível de pH apropriado. Na zona basal, você pode colocar uma camada de pedras decorativas. Qualquer um desses métodos de cobertura protege a jovem árvore de secar, crescer demais de ervas daninhas e congelar o solo.
Como cobertura no círculo próximo ao caule, recomenda-se colocar adubo com pelo menos três anos de idade. O fertilizante deve ser espalhado de forma que uma distância de pelo menos 2,5 a 5 cm seja observada, da orgânica até a base do tronco, servindo os alimentos no máximo uma vez a cada 3-5 anos.
Poda
Em árvores jovens, você pode corrigir o crescimento ou a curvatura inadequados, amarrando-os para apoiar estacas em vários lugares. A ponta danificada deve ser cortada e substituída por um dos processos laterais. Servirá no futuro como o pico de um abeto da montanha, que o jardineiro será guiado cortando os galhos laterais. Se os tiros competitivos aparecerem lá, eles são cortados para não estragar os contornos claros e cônicos.
Vídeo: Corte de abeto
Preparações de inverno
Como o abeto é uma árvore muito resistente ao gelo, não precisa de isolamento adicional para não sofrer durante o frio do inverno. Será suficiente para o dono do jardim sacudir os galhos um pouco depois de fortes nevascas, para que não quebrem sob muita carga.No final do inverno, a atividade do sol aumenta significativamente e seus raios podem causar queimaduras de sempre-vivas coníferas.
Você sabe A farmacologia moderna utiliza o óleo de abeto como matéria-prima para a fabricação de cânfora sintética, usada para facilitar processos inflamatórios no organismo e tratar todos os tipos de doenças infecciosas.
As folhas nos galhos afetados ficarão marrons e cairão com o tempo, o que reduzirá significativamente a decoratividade do abeto anão. Para evitar que isso aconteça, a árvore é embrulhada em papel ou fibra agrícola é jogada na coroa. Como os dois materiais passam bem no ar, a embalagem pode ser feita no final de novembro ou no início de dezembro. Não será tarde demais para estabelecer proteção imediatamente antes do início de um período perigoso, na segunda quinzena de fevereiro. O abrigo do sol é removido no final de março, quando a temperatura média diária positiva do ar é estabelecida.
Possíveis doenças e pragas
As pragas de Abies lasiocarpa Compacta causam amarelecimento e queda de agulhas, o que faz as árvores parecerem feias, perdendo significativamente sua beleza.
Os insetos nocivos mais comuns:
- Pulgões do abeto- come na parte inferior das agulhas, sugando o conteúdo das células vegetais. Como resultado do dano às agulhas, grandes manchas amarelas aparecem, com o tempo elas caem e os galhos ficam marrons e morrem. As larvas hibernam nas folhas. Em maio, elas começam a se alimentar, retomando a atividade e botando ovos, dos quais novos indivíduos eclodem após duas semanas. Em julho, os parasitas não comem mais, mas se contentam com o inverno. Alguns se transformam em formas aladas e migram para outras árvores. Para combatê-los, é recomendável aplicar pulgões por um longo período, por exemplo, “Decis Garden 015 EW”. No início da primavera, a pulverização preventiva com os produtos a óleo Promanal 60 EC ou Emulpar 940 EC também deve ser realizada. Esses agentes cobrem os insetos durante o inverno com um filme que dificulta a respiração, como resultado do qual eles morrem.
- Ácaro aranha - põe ovos no inverno na casca de abeto; no final de abril, as larvas eclodem a partir deles, migrando posteriormente para as agulhas. Lá eles comem até atingirem a idade adulta. No verão, uma teia clara aparece nos galhos, o que é um sinal claro de um parasita povoando uma árvore. É também uma barreira protetora através da qual os produtos fitofarmacêuticos não penetram bem. É difícil lidar com um ácaro, é muito mais eficaz tomar medidas preventivas apropriadas contra ele. Como no caso dos pulgões, é importante no início da primavera tratar pragas de abetos da montanha com preparações com óleo.Esses produtos químicos destruirão os ovos de inverno do ácaro e protegerão o abeto de infecções no verão. Se a pulverização não foi realizada no início da primavera, o jardineiro deve inspecionar a árvore em maio e realizar um teste rápido. Um lençol branco é colocado no chão e os galhos são sacudidos bruscamente, após o que examinam os insetos banhados. Se um parasita for encontrado, é necessário borrifar a copa da árvore com Karate Zeon 050 SC ou Ortus 05 SC.
Como outras coníferas, os abetos são suscetíveis a doenças fúngicas e bacterianas. Para prevenir e tratar, os jardineiros tratam o caule e a coroa com preparações especiais, pulverizando-os na forma de poeira de água fina de um pulverizador de bomba.
Reprodução
Flores masculinas são formadas na parte inferior dos galhos nas extremidades das agulhas e têm a forma de rolos. A luz, em relação à cor principal, inflorescências femininas em forma de cone são agrupadas no topo de uma árvore.
Importante! Como os abetos vermelhos das montanhas são muito caros, e o preço de uma muda de 2-3 anos em uma panela pode chegar a 1000 rublos, e o custo de uma muda pequena com sistema de raízes abertas é geralmente de várias centenas de rublos, um jardineiro deve cultivá-las independentemente. Para isso, basta plantar sementes dos cones da variedade desejada no solo e, após as mudas, cuidar das mudas, assim como das mudas comuns.
Em brotos alongados crescem agulhas macias e planas, com até 3 cm de comprimento. Lá fora, são brilhantes, azul escuro, a parte inferior é decorada com duas listras prateadas. Nos brotos laterais superiores e bem iluminados, as agulhas são menos achatadas e direcionadas para cima, enquanto nos galhos sombreados são perpendiculares ao eixo do broto. A Compacta floresce em abril ou maio, dependendo da região de cultivo, após a qual se formam testículos verdes (brotos) na árvore.
No final de setembro, elas ficam marrons, o que indica maturidade e logo, enquanto ainda estão nos galhos, se desintegram junto com as sementes em escalas separadas. “Asas” são presas às sementes do abeto lasiokarp, devido ao qual a cultura é dispersa por uma distância considerável (usando o vento).
Na maioria das vezes, o abeto é propagado semeando sementes coletadas de cones de agosto a outubro. A semeadura é realizada na primavera, entre meados de abril e o final de maio.
O uso da madeira no paisagismo
O abeto compacto, é claro, pertence às mais belas sempre-vivas anãs com agulhas azuis. Ideal para crescer perto de edifícios ou em jardins ornamentais, bem como para plantar sozinho ou em grupo. As árvores parecem especialmente impressionantes na primavera, quando produzem novos rebentos. No inverno, especialmente no Ano Novo e no Natal, eles são decorados com guirlandas multicoloridas.
Depois de plantar o abeto Compacta em seu jardim, o proprietário da propriedade poderá admirar as elegantes agulhas cinza-azuladas ao longo de sua vida. A planta não requer muita atenção, cuidados moderados e proteção contra pragas serão suficientes para isso.