Um presente para Stepanov é um novo tipo de cereja doce, que apareceu devido ao trabalho de seleção do Bryansk Research Institute e foi registrada no Registro Estadual em 2015. Considere as principais características da variedade, especialmente o cultivo e os cuidados na parcela.
Descrição e características da variedade
A cereja doce presente em Stepanov pertence às variedades de maturação média-tardia e é dividida em zonas na região Central.
Você sabe Segundo os registros do historiador Plínio, o berço das cerejas é a Turquia, a cidade de Giresun, e o comandante romano Lucullus trouxe a baga para a Europa em 680 aC. e
Descrição da árvore
Uma árvore da variedade mencionada é caracterizada por uma força média de crescimento - a planta geralmente não excede 3 m de altura, mas às vezes pode crescer até 5 m. O tronco é plano, com brotos retos e espessados, com uma casca densa, que adquire um tom de azeitona nas bordas dos galhos. Com o início do outono, a casca muda de cor e se torna prateada. A copa da árvore tem uma forma piramidal, a camada superior dos galhos cresce muito rapidamente. É densamente repleto de grandes folhas ovais verdes opacas, cujas bordas têm pequenos entalhes. A variedade floresce em flores brancas de tamanho médio, coletadas em 3 peças em uma inflorescência.A variedade floresce em flores brancas de tamanho médio, coletadas em 3 peças em uma inflorescência.
Descrição da fruta
Bagas de cereja presentes para Stepanov - tamanho médio, formato arredondado em forma de coração. As frutas - brilhantes, ricos em tons de vermelho escuro, com menos frequência - com uma tonalidade roxa. Carne suculenta, crocante e vermelho-sangue é coberta por uma pele densa, mas bastante fina. Cada baga pesa, em média, 5 a 7 g, o que corresponde ao peso usual das cerejas para sobremesas. A pedra dentro da baga é pequena, redonda e bem separada da polpa.
Resistência ao gelo
Variedade de cerejas Presente Stepanov tolera bem baixas temperaturasPor isso, é frequentemente escolhido para cultivo nas regiões frias do norte, nos Urais e na Sibéria. Uma árvore adulta é capaz de passar o inverno sem perdas a temperaturas de até -35 ° C, mas desde que o tronco esteja coberto, que é o "ponto fraco" da árvore e pode congelar em geadas severas. As mudas jovens hibernam pior, mas se fornecerem um bom abrigo, também tolerarão o inverno gelado.As mudas jovens hibernam pior, mas se fornecerem um bom abrigo, também tolerarão o inverno gelado.
Produtividade
Grau - alto rendimento, portanto, de uma árvore adulta, quando cultivada em uma cabana de verão, você pode coletar cerca de 60 kg de frutas por estação. Em escala industrial, eles alcançam uma produtividade ainda maior - até 85 centavos por 1 hectare de plantações. O início da frutificação na árvore cai 4-5 anos após o plantio. Uma fábrica de frutas produz uma colheita a cada ano, aumentando o número de frutas colhidas.Uma fábrica de frutas produz uma colheita a cada ano, aumentando o número de frutas colhidas.
Polinizadores
Um presente para Stepanov é uma variedade auto-infértil; portanto, ele só dará frutos no local se houver árvores polinizadoras vizinhas.
Considere qual variedade é melhor escolher para plantar no jardim, perto do doce de cereja presente para Stepanov, para garantir uma colheita abundante:Importante! Nem todas as variedades de cereja doce serão bons polinizadores para o presente para Stepanov, pois diferem em termos de floração.
- Teremoshka - floresce em meados de maio, o período de frutificação começa no final de julho;
- Amado Astakhov - o período de floração cai em meados de maio, os frutos estão prontos para a colheita em meados do verão;
- Rosa de Bryansk - a floração ocorre no final de maio, a colheita ocorre no final de julho.
Vantagens e desvantagens
- Doce de cereja presente para Stepanov tem um grande número de vantagens, que são apresentadas:
- aumento do nível de resistência a mudanças nas condições climáticas;
- alta resistência ao inverno e tolerância à seca;
- produtividade estável;
- a universalidade do uso de frutas;
- imunidade aumentada a doenças comuns de árvores de fruto.
- No entanto, a variedade apresenta várias desvantagens, dentre as quais vale destacar:
- fertilidade própria e necessidade de colocar a árvore ao lado de variedades polinizadoras;
- período de frutificação tardio - 4-5 anos após o plantio;
- pequeno tamanho e peso da fruta.
Características do plantio de mudas
Para cultivar uma árvore frutífera saudável, é necessário escolher a muda correta e plantá-la, observando as sutilezas básicas do procedimento e levando em consideração o esquema recomendado.
Primeiro de tudo, escolha o período apropriado para o plantio de mudas jovens: se a região for sul, o melhor momento para plantar em campo aberto será o outono, se o plantio central ou norte for realizado exclusivamente na primavera. O plantio no outono é bom porque, na primavera, a árvore jovem já estará forte o suficiente e começará a cultivar ativamente galhos de frutos, mas o plantio na primavera permite que a árvore desenvolva um sistema radicular forte e não morra por fortes geadas nas regiões mais frias.
Ao escolher um local para plantar uma muda, eles prestam atenção ao fato de o território ser bem iluminado, não inundado no início da primavera durante o degelo e, na estação de chuvas fortes, a água não se acumulou no círculo próximo ao tronco. Se a água subterrânea em uma cabana de verão se aproximar da superfície da camada do solo, é recomendável plantar a cereja em uma colina. O barro ou a areia com boa aeração e permeabilidade à água são considerados o melhor solo para o cultivo.
O material de plantio de alta qualidade selecionado corretamente é metade do sucesso ao cultivar qualquer planta; portanto, consideraremos como escolher uma muda adequada em uma loja ou viveiro. Para que a árvore jovem cresça bem e cresça rapidamente, escolha uma muda de acordo com as seguintes recomendações:Importante! Não é recomendável plantar uma árvore ao lado de groselhas, uma pera e uma macieira - as cerejas não crescem bem e dão frutos nas proximidades dessas plantas.
- mudas de 1 a 2 anos de idade;
- possui até 5 processos raiz;
- altura - de 1,5 a 2 m;
- no tronco há vestígios de vacinação e apenas um condutor;
- o sistema radicular é saudável, sem danos mecânicos, vestígios de doenças e atividade vital de pragas.
Considere a tecnologia de plantar cerejas no jardim:
- O plantio de uma muda deve ser realizado em um buraco pré-preparado, dimensões: 60 cm de profundidade, 80 cm de largura.
- Húmus (1 balde) e cinzas (200 g) são misturados no fundo do poço, misturados com 1/3 da camada fértil do solo.
- Antes do plantio, as raízes da árvore são imersas por 2 horas em água, para que sejam bem nutridas e não sofram falta de umidade a princípio.
- Uma estaca de madeira, com pelo menos 1,5 m de altura, é empurrada para o fundo do poço, que servirá de suporte para a planta jovem.
- O sistema radicular das cerejas é colocado no caroço, endireitando as raízes em diferentes direções, com cuidado, para não danificá-las.
- Polvilhe o rizoma, enchendo 2/3 do poço com solo fértil, tampe um pouco e preencha o espaço livre restante do poço com a camada superior de solo escavado. Eles garantem que o colo da raiz se sobressaia 4-5 cm acima da superfície.
- Bata levemente no círculo do tronco, amarre o tronco ao suporte com um pano natural macio.
- 20 l de água são irrigados no círculo próximo ao tronco, de modo que a umidade “condensa” as áreas soltas e minimiza a possibilidade de subsidência do solo.
Sutilezas de cuidados adicionais
Após o plantio, inicialmente, não é necessário um cuidado especial com a árvore, principalmente se o plantio for realizado no outono. No futuro, é necessário executar certos procedimentos para manter a planta em boas condições e contribuir para a alta produtividade.
Rega
Regar a árvore é recomendado regularmente para floração normal e formação de frutos.. A norma é a introdução de água no círculo do tronco uma vez por mês, ensinando a regar até uma vez em duas semanas durante o clima quente do verão. A quantidade de fluido utilizada é de 20 a 50 l, dependendo da idade da árvore.
Após a rega, o solo deve ser bem solto e polvilhado com cobertura morta, para que a umidade seja mantida por mais tempo. Além disso, a cobertura morta ajuda a proteger a planta das ervas daninhas, o que esgota o solo e interfere na nutrição normal das raízes.
Importante! A rega é completamente interrompida 2 semanas antes da colheita - se isso não for feito, os frutos racharão e serão mal armazenados.
Fertilizante do solo
Aplicação de fertilizantes - Um ponto importante que você não deve esquecer se deseja manter o rendimento em um nível alto. A introdução de nutrientes adicionais no solo começa no próximo ano após o plantio, desde a primeira vez em que a árvore possui fertilizantes suficientes que são aplicados ao solo durante o plantio.
Nos primeiros três anos, antes da frutificação, a árvore é alimentada com uma solução de uréia. De maio a junho, uma solução é aplicada ao solo - 30 g de uréia por 10 litros de água, o círculo do caule é regado com um litro de nutriente. No quarto ano de cultivo, a árvore é alimentada 2 vezes - na primavera e no outono. Na primavera, uréia (150 g) por 1 m² é adicionada ao solo para escavação e, no outono, superfosfato (300 g) e sulfato de potássio (100 g) por 1 planta. No futuro, a cada ano, uma solução de uréia (200 g por 10 l de água) é adicionada ao solo na primavera. No outono, deve ser fertilizado com uma solução de ammofoski (30 g por 10 litros de água) sob uma planta.
Poda
A poda das árvores é realizada imediatamente após o plantio da primavera, removendo o topo da árvore, deixando um comprimento de tronco de 80 cm. Após o plantio no outono, essa poda não é realizada, mas é adiada até a primavera, para que a árvore não morra devido ao estresse resultante durante as primeiras geadas. Na primavera, a poda é feita antes do fluxo de seiva e do despertar dos rins - em meados de março - início de abril, dependendo da região de cultivo. No segundo ano, na primavera, eles começam a formar o primeiro nível da coroa, pois deixam até 4 os galhos inferiores mais fortes e bem desenvolvidos, encurta-os para um comprimento de 30 cm, retira os brotos restantes e também encurta o condutor central medindo 1 m do ponto de crescimento do galho inferior.Para a poda da árvore, são utilizadas ferramentas limpas e bem afiadas, para não ferir gravemente a árvore.As fatias com mais de 2 cm de diâmetro são cobertas por variedades de jardins para proteger a planta da penetração de bactérias e vírus na ferida.
No terceiro ano faça a colocação do segundo nível da coroa, deixando até 3 galhos, removendo todos os fracos e doentes. Todos os galhos restantes são encurtados em 20 cm, o condutor central é cortado, medindo 1 m do ponto de crescimento dos galhos do segundo nível. Por 4 anos, a cereja entra em frutificação, portanto, a poda não é realizada e a árvore é higienizada, removendo todos os galhos secos e doentes, brotos e brotos que crescem dentro da coroa.
Controle de Pragas e Doenças
Apesar da alta resistência a doenças comuns, as cerejas da variedade descrita podem afetar:
- moniliose - uma doença fúngica que provoca a secagem de flores, o desprendimento do ovário, o enrolamento das folhas, a deterioração e a secagem dos frutos durante o período de maturação. Para o tratamento da doença, são utilizados os medicamentos "Sentinel", "Coro", de acordo com as instruções;
- coccomicose - doença fúngica, que causa o aparecimento de manchas e pontos multicoloridos nas folhas, em tempo chuvoso, a folhagem afetada apodrece e cai. A morte das plantas pode ser evitada mediante tratamento oportuno com Hórus, Topázio, levando em consideração as recomendações sobre o uso de drogas;
- oídio - provocado por cepas de fungos que afetam folhas e brotos. Partes doentes da planta ficam cobertas com revestimento branco e logo morrem. Para o tratamento de plantas utilizadas "Strobi", "Topaz", de acordo com as instruções para as preparações;
- bacteriose - Uma doença bacteriana chamada câncer de cereja doce. Manchas escuras e aguadas aparecem nos brotos, os caules estão cobertos de úlceras. Os medicamentos que podem curar esta doença ainda não foram inventados; portanto, para prevenir o câncer, as cerejas são alimentadas regularmente com fertilizantes nitrogenados e aderem ao regime de irrigação.
Entre as pragas comuns de cerejas são:
- pulgões de cereja preta - pequenos insetos que se depositam na parte de trás das folhas, se alimentam de sucos de plantas, levam à queda maciça de folhas, a árvore para de crescer, não dá bons frutos. Para combater a praga, use a droga "Call", de acordo com as instruções da embalagem;
- mosca cereja - um inseto que pode infectar até 90% da fruta cereja. A mosca põe ovos nas bagas, que rapidamente se transformam em larvas e comem a fruta por dentro. Os frutos afetados apodrecem rapidamente, tornam-se inutilizáveis. Para a luta, são utilizadas armadilhas de cola, penduradas na planta, quando mais de 5 insetos aparecem nas armadilhas durante a noite, é necessário pulverizar as cerejas com os preparados Calypso, Fufanon ou Operkot, de acordo com as instruções;
- folheto - as lagartas das minhocas são capazes de exercer um efeito negativo sobre os brotos, folhas, brotos da planta, reduzindo o rendimento e enfraquecendo a imunidade da árvore. É necessário lidar com as minhocas tratando a planta com Nurell D, Actofit, Ulicid, de acordo com as instruções.
Colheita e armazenamento
É necessário coletar cerejas no estágio de maturidade técnica para maior armazenamento. Presente da variedade Stepanova amadurece no final de julho - neste momento e colheita. A cereja é colhida sem separar necessariamente as bagas do caule - prolongando significativamente o prazo de validade. É necessário colher as cerejas cuidadosamente de uma árvore, você não pode levar as bagas com os dedos, para não prendê-las; caso contrário, o processo de decomposição começará.É necessário colher as cerejas cuidadosamente de uma árvore, você não pode levar as bagas com os dedos, para não prendê-las; caso contrário, o processo de decomposição começará.
Ao colher bagas, elas são imediatamente colocadas em caixas de frutas nas quais o armazenamento será realizado. A duração do armazenamento enquanto fornece cerejas com condições ideais é de 2 semanas a 1 mês. As bagas devem ser armazenadas em geladeiras industriais (salas) ou geladeiras domésticas, ajustando a temperatura em + 1 ... + 2 ° C, mantendo a umidade do ar entre 70 e 80%.
Você sabe Para escolher uma deliciosa cereja doce na loja, preste atenção nos caules - bagas frescas e colhidas oportunamente; os caules são elásticos e verdes saturados. Evite comprar frutas com caules secos, quebradiços e cinza - eles foram arrancados por um longo tempo e em um estado maduro demais.
Assim, não é difícil cultivar as cerejas da variedade Podarok Stepanov, o principal é seguir as recomendações para escolher um local adequado, plantar e cuidar da planta durante o período de crescimento ativo para obter uma colheita abundante de alta qualidade.