Uma flor incomum chamada "dezembrista" dificilmente pode ser chamada de mal-humorada, embora, como todas as plantas, tenha suas próprias regras de tratamento, incluindo o transplante. Se você transplantar a flor incorretamente, poderá prejudicar seriamente a planta e interromper o processo de floração. Este artigo descreve como determinar corretamente o tempo do transplante, descreve a preparação e as instruções passo a passo para o transplante de dezembristas, bem como os recursos para cuidar da planta e os erros típicos durante este procedimento.
Como determinar se uma flor precisa de um transplante
O dezembrista recebeu esse nome em homenagem ao seu período de floração - do início de dezembro ao final de janeiro. No entanto, este não é o seu único nome. É oficialmente aceito chamar uma planta de zigocacto ou schlumberger. As pessoas costumam chamá-lo de cacto de Natal, apesar de esta flor ter pouco em comum com as plantas espinhosas habituais - embora pertença a cactos epífitos, não possui espinhos, não gosta de sol e não precisa de umidade constante.Se você cuidar adequadamente do dezembrista, poderá obter uma aparência muito atraente e uma floração abundante agradável aos olhos. No entanto, para iniciantes, você ainda deve determinar quando exatamente precisa transplantar a flor.
Existem vários sinais de que um transplante é necessário:
- O sinal mais importante e simples - Esta é uma aquisição recente de uma flor, após a qual deve haver um transplante. Na loja, eles são mantidos em turfa, o que é completamente inadequado para o cultivo constante de uma flor, mas apenas em condições de estufa, por isso precisam ser transplantados para um solo mais adequado. Isto é especialmente verdade para os dezembristas, cujo gênero se origina na Holanda.
- As raízes começam a surgir visivelmente - Esta é uma evidência clara de que, nessas condições, a planta já dominou e cresceu totalmente, por isso precisa urgentemente ser transplantada para um vaso maior.
Quando posso transplantar um Natal
É melhor realizar esse procedimento na primavera, quando a planta estiver ganhando massa decídua ativamente e, portanto, sobreviverá facilmente ao transplante. O solo empobrecido nesse período precisará ser atualizado, o que também será útil para o próprio zigocacto. Em outras épocas do ano, ou seja, no verão e no outono, a substituição de uma árvore de Natal também é possível, no entanto, ainda não é recomendada.
O processo de transplante em si é, de qualquer forma, um estresse para a planta, portanto, para sua adaptação bem-sucedida no novo ambiente, é necessário um complexo inteiro de fatores que influenciam benéficamente. Se você transplantar na primavera, o Decembrist terá cerca de 6 a 7 meses de reserva para obter a quantidade necessária de calor e luz, o que significa recuperar-se para um novo período de floração.
Preparação para transplantes
A preparação de um zigocacto para transplante inclui várias etapas: a escolha da capacidade, o preparo do solo e a própria planta. É importante cuidar de tudo isso com antecedência para garantir as condições mais confortáveis para a flor. Para fazer isso, você deve primeiro se familiarizar com os requisitos para a panela e o solo. Vamos nos concentrar em cada item com mais detalhes.
Seleção do pote
A capacidade de crescimento da árvore de Natal é um componente importante de seu crescimento e desenvolvimento. Para um dezembrista, um recipiente ideal seria um vaso não muito alto e profundo, já que o sistema radicular da flor é superficial e não atinge o fundo. Ao mesmo tempo, um vaso muito espaçoso provocará um acúmulo intenso de raízes e massa verde de zigocactus, o que impedirá a formação e o desenvolvimento de brotos e implicará a ausência de floração.
Você sabe Sob o habitat natural da Schlumberger polinizado pelas menores aves do planeta — beija-flor.
Se você transplantar a planta em um recipiente muito fundo, isso levará à estagnação da água no fundo e subsequentemente à inundação do solo. A melhor opção é pegar um vaso de flores apenas 2-3 cm maior que o anterior, enquanto o material do qual é feito não desempenha um papel especial. O mais importante é ter pelo menos 1 orifício de drenagem no fundo da panela.
Preparação do solo
- O Zigocactus também tem suas próprias preferências em relação ao solo:
- o solo deve estar solto e passar bem a água;
- o solo deve ser selecionado levemente ácido - o pH não deve exceder 6,0;
- a terra deve estar saturada com matéria orgânica.
Hoje, nas lojas agrícolas, há uma enorme variedade de misturas de solo já prontas. A opção mais ideal será rotulada como "Para cactos". Recomenda-se a presença de várias inclusões grandes no solo - pode ser lascas de tijolo, areia ou pedaços de carvão. A mistura de nutrientes mais adequada para o Decembrist é geralmente a relva.
Importante! Regar o zigocacto a princípio é necessário apenas em solo úmido, para não expor a planta a mais estresse.
Para desinfetar o solo, é necessário adicionar carvão moído e aumentar a impermeabilidade - argila expandida. No entanto, você também pode preparar o solo selecionando os ingredientes necessários.A composição ideal para a árvore de Natal é a seguinte:
- relva - 5 partes;
- húmus - 3 partes;
- terreno de folha - 2 partes;
- turfa - 2 partes;
- carvão moído - 20%;
- lascas de tijolo - 20%.
Processamento de flores
Antes de transplantar uma árvore de Natal para um novo local, você deve cuidar de sua aparência - coloque o arbusto em ordem, lave e limpe bem. Primeiro você precisa aparar a planta para dar ao arbusto uma forma mais atraente. No entanto, é importante não cortar os segmentos em excesso nos brotos, mas desparafusá-los manualmente. Isso formará um arbusto mais exuberante e abundante, com flores grandes e saudáveis.
Em seguida, a flor deve ser cuidadosamente limpa com um pincel e lavada com água morna sob o chuveiro. Além disso, recomenda-se processar o peitoril da janela, no qual o Decembrist crescerá, desinfetando-o de fungos e bactérias nocivos. Agora a planta pode ser transplantada com segurança.
Como transplantar Decembrist em casa: instruções passo a passo
O esquema de transplante de Natal é bastante simples e não leva muito tempo; no entanto, para iniciantes, pela primeira vez, ainda vale a pena aderir às regras prescritas para não ferir a planta. Com instruções passo a passo para transplantar zigocactus, sugerimos que você leia abaixo.
Vídeo: Transplante dezembrista
Após a compra
Para o transplante obrigatório de dezembristas imediatamente após a compra, você precisará de:
- recipiente limpo e seco para transplante;
- solo adequado e pré-preparado;
- drenagem;
- um revestimento para proteção contra sujeira, que deve ser colocado em torno do local de trabalho;
- uma ferramenta estéril para remover áreas danificadas do sistema radicular;
- espátula especial para lavrar o solo.
Você sabe Decembrista refere-se a flores de vida longa e com cuidados de qualidade pode viver até 30 anos.
Tendo preparado tudo o que você precisa, você pode prosseguir com segurança para o transplante:
- Primeiro, encha 1/4 da panela preparada para o dezembrista com uma camada de drenagem. Para que seja distribuído de maneira mais uniforme, bata suavemente nas laterais e agite-o levemente.
- Preencha o espaço restante com uma nova camada de solo para que não tenha mais de 1 cm de altura.
- Ao longo das bordas do recipiente em que os dezembristas estão atualmente crescendo, afrouxe o solo finamente.
- Tire a árvore de Natal da panela e sacuda-a cuidadosamente da terra antiga.
- Em caso de danos ao sistema radicular, use uma ferramenta pré-preparada para corrigir as áreas problemáticas.
- As raízes devem ser lavadas cuidadosamente com água e deixadas secar.
- Mova a planta para uma panela nova, colocando-a no centro.
- Segurando o dezembrista na base do caule, encha o vaso com solo fresco. Depois disso, tente ajustar a planta uniformemente para que a coroa se forme uniformemente.
- Compacte suavemente o solo. Especialmente, não é recomendado condensar, pois existe uma alta probabilidade de lesões delicadas nas raízes.
- Durante o processo, estritamente proibido empurrar a planta para o solo. Nesta fase, a panela não precisa ser completamente preenchida com o substrato - é melhor fazer isso somente após a primeira rega, quando o solo se estabilizar um pouco.
Durante a floração
O zigocacto em flor não pode ser transplantado e, durante esse período, é proibido que o recipiente com a planta se volte para a luz. O fato é que, por si só, essa planta reage de maneira bastante sensível a estímulos externos, e mesmo uma mudança tão leve quanto mover o vaso para um novo local pode levar à queda de brotos.
Da mesma forma, é indesejável transplantar um zigocacto antes da floração e, em caso de emergência, é melhor fazer isso um mês antes da formação das flores. Se a planta precisar de resgate urgente, por exemplo, de uma doença, o transplante ainda é permitido, mesmo levando em consideração a perda de gemas.
Características dos cuidados pós-transplante
O procedimento de transplante para a planta a princípio terá uma conseqüência negativa na forma de estresse, por isso é muito importante fornecer ao dezembrista as condições mais confortáveis e, antes de tudo, a paz. Os recursos de atendimento ao zigocacto nesse período são os seguintes:
- Nos primeiros 5 dias após o transplante, a árvore de Natal é proibida de regar. Somente a pulverização regular e abundante com água morna é permitida.
- Como o Decembrist precisa descansar, o recipiente com a planta deve ser movido para uma sala com temperatura não superior a +13 ° C e não deve ser trazido à fonte de calor e luz pela primeira vez.
- A alimentação também é necessária por algum tempo para parar. Como a rega, este procedimento também retorna gradualmente.
- Depois que a árvore de Natal se adapta mais ou menos à nova situação, recomenda-se beliscar as mudas para formar galhos adicionais, que no futuro contribuirão para uma criação mais intensa de brotos.
Propagação de flores
Depois de descansar a planta, você pode tentar propagá-la. Este procedimento não é absolutamente difícil e pode ser realizado de duas maneiras: na água ou no solo. Depois de desaparafusar as estacas com vários locais novos, elas precisam ser colocadas na água por 2-3 dias, monitorando a condição da água - se ela ficar imediatamente com um tom turvo, é substituída por uma nova e é adicionado um comprimido de carvão ativado.
Ao propagar a planta no solo, as estacas secas devem ser colocadas em recipientes levemente aprofundados no centro com o solo com 2-3 cm de profundidade.Em uma sala quente, as estacas não são cobertas com nada, mas se a temperatura subir para 20 ° C, cubra-as com uma jarra e ventile periodicamente para evitar a aparência do fungo.
Erros comuns de transplante
Infelizmente, os cultivadores iniciantes, por não terem recebido informações suficientes sobre essa planta exótica, cometem muitos erros ao transplantá-la, o que muitas vezes acaba sendo fatal para o dezembrista. Para evitar isso, você deve ter um conhecimento confiável sobre como manter e cuidar adequadamente da árvore de Natal, para que ele sempre agrade aos olhos com uma flor exuberante e uma forma atraente.
Considere os erros mais comuns cometidos durante um transplante de planta:
- O erro mais comum é o container selecionado incorretamente para o conteúdo do Decembrist - não deve ser muito espaçoso, porque plantas deste tipo com um sistema radicular mal desenvolvido não precisam dele. Se você negligenciar esta regra e transplantar o zigocacto em um vaso espaçoso, seu desenvolvimento e, consequentemente, a floração serão interrompidos, pois direcionarão todas as forças para o desenvolvimento das raízes.
- Erro não menos frequente - Este é um transplante decembrista durante o período de floração. Se o transplante não levar a algo fatal no verão e no outono, na fase de brotamento a planta nunca deve ser estressada, caso contrário, o risco de sua morte é provável.
- Um dos maiores equívocos também é considerado a versão em que a flor periodicamente precisa ser girada em torno de seu eixo, mas não é assim. É estritamente proibido alterar a orientação fitossanitária da planta, caso contrário, todos os brotos cairão imediatamente. Isso também acontecerá se o dezembrista formou um número exorbitante de flores com as quais a planta não consegue lidar. Então parte dos brotos terá que ser eliminada para garantir o desenvolvimento normal da árvore de Natal.
- Em nenhum caso você deve colocar a planta sob luz solar diretamas a luz dispersa contribui para o seu desenvolvimento mais produtivo. Por esse motivo, no verão, recomenda-se pendurar um tecido de dispersão especial na janela onde o dezembrista cresce.
- Outra regra que os novatos costumam esquecer, - é uma completa falta de rega nos primeiros dias após o transplante. Como a planta durante esse período requer descanso completo, esses procedimentos ativos terão consequências negativas, portanto, cuidados cuidadosos devem ser abandonados pela primeira vez e tocar a flor apenas quando necessário.
Importante! O decembrista não tolera a luz solar, portanto deve ser cultivado no lado leste do parapeito da janela. Caso contrário, há uma alta probabilidade de morte dos segmentos da planta.
Uma planta exótica como a dezembrista, embora pareça à primeira vista bastante caprichosa e exigente, mas na verdade requer cuidados muito simples e, com a abordagem adequada, certamente agradará aos proprietários com uma excelente aparência e belas flores.Um transplante realizado corretamente ajudará a alcançar esses resultados e fornecerá um bom incentivo ao zigocacto para o crescimento e a floração.