O gênero das íris tem cerca de 800 espécies, com várias formas e tons de flores e crescendo em todos os continentes. Essa cultura é amplamente plantada em chalés, lotes pessoais, em parques da cidade, jardins. Sua popularidade é explicada pela despretensão e alta decoratividade. Dicas para plantar esta flor em campo aberto no verão estão contidas no artigo.
Datas das íris
Recomenda-se que a planta descrita seja plantada em 2 períodos:
- na primavera;
- do final do verão ao início do outono.
Se os invernos na região onde esta cultura decorativa é cultivada são frios, é aconselhável plantar em agosto. Em áreas onde o clima é quente por um longo período no outono e o inverno é ameno, você pode plantar a planta em setembro. A variedade siberiana pode até ser plantada em outubro. A principal regra do plantio é que a planta termine o período de floração. É necessário cortar os caules das flores e esperar mais 2-3 semanas.
Você sabe Imagens de íris são colocadas em um afresco encontrado na parede do Palácio de Knossos. Creta Segundo os cientistas, ela tem cerca de 4 mil anos.
O plantio de verão tem várias vantagens sobre a primavera. As plantas plantadas durante esse período, antes de estabelecerem temperaturas baixas, têm tempo para dar brotos e arrancar novas raízes. O risco de congelamento é mínimo. Para colocar o material de plantio no solo, selecione um bom dia. É melhor pousar antes do almoço.
Preparando o local de desembarque
Para íris, as áreas iluminadas a maior parte do dia pelo sol são adequadas. É com iluminação suficiente que você pode contar com uma floração longa.
O melhor solo para a cultura descrita é solto, nutritivo, com um nível neutro de acidez. 3-4 semanas antes do plantio, é necessário cavar e fazer adubo e fertilizantes com potássio e fósforo na composição. Também é aconselhável tratá-lo com fungicidas contra doenças fúngicas. Se o solo for muito ácido, a acidez pode ser reduzida adicionando cinzas, giz e limão. Em solo pesado, turfa com areia deve ser adicionada aos orifícios de plantio.
Quanto à umidade, cada espécie e variedade tem seus próprios requisitos para esse indicador. Assim, por exemplo, uma íris barbada não tolera a estagnação da água, por isso é melhor ele escolher um lugar em uma colina, onde há um bom fluxo de umidade. As espécies do pântano e da Sibéria preferem alta umidade, gostam de crescer perto de corpos d'água.Importante! Ao plantar íris no solo, você não pode fazer estrume fresco. Pode queimar os rizomas de plantas jovens.
Etapas de pouso
As íris têm rizoma e espécies bulbosas. A tecnologia de sua aterrissagem é diferente. Ambas as espécies podem ser cultivadas a partir de sementes. Ao escolher mudas, você deve escolher aquelas em que 2 brotos jovens são formados ao lado do caule principal. Tais plantas florescerão no próximo ano após o plantio. Se uma muda com um broto for colocada no chão, a floração será esperada somente após um ano.
Rizomas
O rizoma deve ser inspecionado e removido de todas as raízes estragadas. Os processos radiculares saudáveis devem ser encurtados, deixando de 5 a 8 cm cada.Os locais das seções devem ser mergulhados em uma solução de permanganato de potássio para evitar o desenvolvimento de doenças ou polvilhados com carvão em pó. Se o material de plantio acaba de ser removido do solo, ele deve ser seco por um a três dias e depois cortar 1/3 do comprimento das folhas em forma de leque.
Em seguida, proceda da seguinte maneira:
- Cavar os orifícios de aterrissagem, mantendo a distância entre eles de 20 a 40 cm.
- Para o fundo despeje uma colina de uma mistura de solo solto com areia.
- Coloque o rizoma de forma que a metade superior se projete acima do solo.
- Espalhe as raízes.
- Polvilhe com solo fértil.
- Rega.
- Cubra os corredores com cobertura morta.
Lâmpadas
As lâmpadas devem ser bem formadas, densas, resistentes e de cor uniforme. Eles devem ser cuidadosamente inspecionados para evitar o plantio podre, doente e danificado.
Para plantar as lâmpadas em campo aberto, é necessário seguir os seguintes passos:
- Cavar os buracos de aterrissagem de 5 a 8 cm de profundidade, mantendo uma distância de 6 a 10 cm entre eles.
- Coloque a drenagem de areia no fundo.
- Coloque a lâmpada no centro do furo e empurre-a suavemente no chão.
- Polvilhe com terra.
- Hidratar.
- Coloque uma camada de cobertura de composto ou turfa.
Sêmen
As sementes de íris podem ser plantadas de duas maneiras:
- imediatamente após a colheita no final do verão ou no outono;
- após a estratificação na geladeira em fevereiro em uma panela e depois em maio em campo aberto.
Você sabe Traduzido do grego, a palavra "íris" significa "arco-íris". Este nome foi dado à flor pelo médico e filósofo grego antigo Hipócrates em homenagem à deusa Irida, que desceu do céu à terra em um arco-íris.
Após a floração, uma caixa com material de plantio deve ser embrulhada com gaze para não perder o momento de sua rachadura. Depois de aberta, as sementes podem ser plantadas em um canteiro aberto. A profundidade de embutimento recomendada é de 2 cm. A distância entre os orifícios é de 10 cm. Você pode proteger as plantações de íris contra geadas cobrindo-as com um winterizer sintético ou material não tecido.
Após o pouso
As íris são uma das flores mais fáceis de cuidar. É importante que eles escolham o modo certo de hidratação, porque, por um lado, essa cultura adora a umidade e, por outro, não responde bem à estagnação da água.
No verão, as íris devem ser regadas regularmente, impedindo a secagem do solo. A partir de agosto, a irrigação deve ser interrompida para não provocar o desenvolvimento da podridão das raízes e preparar as plantas para o inverno.É correto regar apenas sob a raiz. Íris não gostam de aspersão. A melhor hora para regar é a noite.
Quando as íris passam 2 anos em campo aberto, elas podem começar a se alimentar. O número recomendado de curativos é de 3 por estação. Durante a primeira aplicação, no início da primavera, use misturas contendo nitrogênio necessárias para a construção de massa verde. A cinza de madeira também é adequada. Na segunda vez, após 2 a 4 semanas, eles são alimentados com fertilizantes minerais complexos. O terceiro curativo é realizado durante a floração. Durante este período, misturas de potássio e fósforo são adicionadas.
Um procedimento muito importante para as íris é a poda. Após a floração, o pedúnculo deve ser removido. Em agosto e durante o transplante, deve ser cortado 1/3 do comprimento das folhas e o transplante deve ser realizado a cada 3-4 anos.
Antes do inverno, o solo da área é coberto com uma camada de turfa de 10 centímetros para isolar os rizomas. Se a região é caracterizada por fortes geadas e uma pequena quantidade de neve, é necessário cobrir as plantas com ramos de abeto.
Importante! Se as plantações foram infectadas com uma doença fúngica, você pode devolver as íris ao mesmo local antes de 4-5 anos. Leva muito tempo para o patógeno morrer no solo.
Possíveis doenças e pragas
Sujeitas às recomendações para plantio e manutenção regular, as plantas serão fortes e as doenças com pragas as contornarão.
As flores enfraquecidas podem ser afetadas pelas seguintes doenças:
- Podridão bacteriana. As principais razões para o desenvolvimento da doença são a introdução de muitos fertilizantes nitrogenados, plantações espessadas e aumento da umidade do solo. Sintomas de danos: amolecimento das bases das folhas, amarelecimento, secagem, alojamento, um odor desagradável da planta. Curar esta doença é possível apenas nos estágios iniciais de desenvolvimento. É melhor recorrer à sua prevenção: plantar mudas nas colinas, em buracos bem drenados. O tratamento pode ser feito espanando com doxiciclina, lincomicina, penicilina.
- Fusarium Sinais do desenvolvimento da doença são a formação de manchas afundadas e a deterioração do rizoma. Posteriormente, a raiz fica marrom escura e seca. As plantas doentes devem ser removidas imediatamente do local e despejar o óxido de cloro do cobre sob o solo sob elas. Pulverize arbustos saudáveis com os produtos Previkur, Topsin-M.
- Mancha de folhas. As causas da propagação da doença: plantio denso, aumento da umidade do solo, falta de fósforo. A doença se manifesta com a formação de manchas marrons com bordas escuras nas folhas. Após o início dos sintomas, é necessário tratar o local com preparações contendo cobre, fungicidas sistêmicos, por exemplo, Strobi, Ordan e cobertura com nitrato de cálcio usando o método foliar.
- Podridão cinzenta. Pode afetar o rizoma e o caule. Desenvolve-se ativamente durante períodos de alta umidade. Sinais de infecção: escurecimento e revestimento do caule com revestimento mofado, atraso no crescimento das plantas, morte da parte do solo. A luta é realizada por tratamentos com os preparativos "Oksikhom", "Topázio".
- A ferrugem. Você pode suspeitar de infecção se listras marrons aparecerem na folhagem. As íris podem ser curadas desta doença usando as preparações "Strobi", "Topaz", mistura Bordeaux.
Das pragas de íris, os seguintes insetos são mais perigosos:
Nome do inseto | Sintomas da lesão | Prevenção e tratamento |
Colher de peixe-gato |
| Tratamento duplo no início da primavera com karbofos (10%). O intervalo entre as pulverizações é de uma semana. |
Tripes de gladíolo |
|
|
Medvedka |
|
|
Slug |
|
|
Wireworm |
|
|
Portanto, é recomendável plantar íris desde o final do verão até o meio do outono, dependendo das condições climáticas da região. O principal é que eles terminaram o período de floração. Para que as plantas cresçam com sucesso e encantem os olhos com sua beleza, é necessário escolher um local de sucesso, observar a tecnologia de plantio e cuidar regularmente delas.