Cogumelos de mel são cogumelos saborosos e despretensiosos que podem crescer em qualquer solo. Conhecendo algumas das nuances do cultivo, você pode obter um produto de qualidade em casa. Como os cogumelos são cultivados em casa ou no jardim, bem como possíveis dificuldades e pequenos segredos, serão discutidos mais adiante.
Cogumelos: que tipo de cogumelos
O próprio nome “agáricos de mel” fala do local onde o fungo cresce (toras, tocos, galhos grandes). Muitas vezes, são considerados organismos parasitas que infectam e destroem lentamente a madeira. Sob condições naturais, os cogumelos crescem em grandes colônias em árvores e tocos velhos e danificados.
O micélio começa a dar frutos no outono e o resultado pode ser obtido antes da geada.
Cogumelos de mel - uma variedade comestível de cogumelos, caracterizada por altas características nutricionais. Além disso, eles contêm muitos elementos biologicamente ativos, vitaminas e aminoácidos, o que lhes permite serem utilizados na medicina científica e na farmacologia.
Criar cogumelos de mel artificialmente não requer nenhuma preparação ou conhecimento profundo - qualquer iniciante pode lidar com isso. Basta seguir as recomendações e seguir as instruções.
Você sabe Os cogumelos com mel começaram a ser cultivados artificialmente há vários séculos no Japão. Essa cultura foi chamada de "enokitake" - um cogumelo japonês de inverno.
Visualizações semelhantes
Várias variedades de agáricos de mel crescem na natureza, mas apenas duas podem crescer em condições artificiais sem perda de sabor:
- verão;
- inverno (a chamada flammulina).
Na verdade, o visual do inverno atrai com seu sabor suave e único.
Eles são usados frescos e secos, e chapéus e pernas são levados para processamento (ao contrário de parentes selvagens). Os chapéus Flammulin são de cor vermelho-amarelo, crescem até 9 cm de diâmetro. A carne é amarelada, com um agradável sabor de cogumelo. Em condições naturais, os cogumelos amadurecem no outono e podem permanecer até dezembro e com degelos freqüentes - até fevereiro.
Importante! Os cogumelos de inverno contêm substâncias tóxicas leves que são destruídas 20 minutos após o cozimento.
Verão a variedade é um pouco menor - um chapéu de até 6 cm, sua carne é aquosa e o sabor é suave, não pronunciado. Os catadores de cogumelos argumentam que podem ser comidos crus, apenas arrancando o cânhamo. No ambiente natural, essa espécie cresce em colônias em madeira podre.
Se o clima estiver ameno, você poderá coletar esses cogumelos o ano todo.
Espécie rara - agaric de mel de álamo. O local de crescimento pode ser não apenas o tronco de álamo, mas também um tronco de bordo. Esta variedade se distingue pelo sabor de nozes e estrutura friável.
Mas o mel de álamo tem uma grande desvantagem: ele é armazenado por não mais que um dia e em forma congelada - não mais que uma semana.
Talvez a forma mais rara seja o mármore. Tais cogumelos são classificados como iguarias. Eles têm um sabor adocicado, noz, crocante. Esta variedade também é valorizada por sua falta de gordura e alta concentração de nutrientes. No frio, armazenado não mais de 1-1,5 semanas.
Qualquer dona de casa, mesmo iniciante, sabe que os cogumelos precisam ser embebidos em água. Mas apenas não o mármore - eles absorvem a umidade e se tornam frágeis.
Por que vale a pena cultivar cogumelos
O agaric de mel artificial é um cogumelo apetitoso que mesmo um coletor de cogumelos novato pode cultivar no jardim e em casa. O mais importante é manter a tecnologia. Os cogumelos caseiros distinguem-se pela carne tenra e suculenta. Eles são usados para fazer sopas, molhos, assados.
De fato, um aroma único é preservado mesmo durante o tratamento térmico. Além disso, um jardim de cogumelos pode trazer dinheiro decente. Na Europa, muitos estão envolvidos nesse tipo de negócio.
Você sabe Disputas de cientistas sobre como são os cogumelos — fauna ou flora — terminou em 1960. Então um reino especial de Cogumelos foi escolhido. Em termos de concentração de proteínas, eles estão próximos do reino animal e, em termos de conteúdo (composição mineral e carboidratos), devem ser atribuídos às plantas.
Condições para o cultivo de cogumelos com mel
Se o cultivo for realizado em uma sala fechada, deve ser bem ventilado. Esses organismos não precisam de luz brilhante - basta cultivá-los na penumbra. É verdade que, em tal situação, as tampas dos cogumelos ficarão desbotadas. Mas as características de sabor disso não mudam.
A céu aberto, é melhor escolher uma área sombreada para manter um nível suficiente de umidade e o micélio não secar. A umidade deve ser alta (pelo menos 70%) e uniforme - Isso afeta favoravelmente o crescimento de cogumelos. Além disso, o trabalho preventivo contra o aparecimento de doenças deve ser realizado periodicamente.
Importante! Em diferentes fases do crescimento, deve ser fornecida uma temperatura dentro de + 10 ... + 25 ° C.
Locais onde você pode cultivar cogumelos
Cogumelos caseiros podem ser plantados no apartamento e na casa de verão. O plantio ao ar livre deve começar em meados da primavera ou em agosto. Em áreas fechadas, os cogumelos são plantados o ano todo.
Métodos e tecnologias para o cultivo
O plantio por qualquer tecnologia permitirá que você cultive cogumelos perfumados, de qualidade não inferior à de suas contrapartes florestais. As colheitas podem ser tomadas generosamente, e o processo de cultivo será lucrativo e emocionante.
Nos tocos
É melhor cultivar cogumelos nos restos de árvores ao ar livre no período quente (abril - setembro). Na sala usando esse método, os cogumelos podem ser cultivados durante todo o ano. No jardim, um local para plantio é escolhido em sombra parcial.
Importante! A árvore deve ser cortada no máximo 30 dias antes do plantio do micélio.
Ao mesmo tempo, os tocos dessas culturas são usados para o plantio:
- acácia;
- vidoeiro;
- faia;
- hornbeam;
- pêra;
- aspen;
- álamo;
- macieira
O coto não deve apresentar sinais de cárie, deve estar bem umedecido e não deve ter galhos. A presença de casca é permitida. Se o tronco ou o tronco estiverem secos, eles podem ser embebidos em água pura por 2-3 dias. Em seguida, são deixados em sombra parcial por vários dias, para que o coto seja arejado e o excesso de umidade seja removido.
No cânhamo preparado, são feitos orifícios com 0,8 a 1 cm de largura e 5 a 6 cm de profundidade, e o micélio será colocado nesses recessos. Após a colocação do micélio, os recessos são cobertos com agulhas ou musgo. Para manter um grau suficiente de umidade, de tempos em tempos o solo próximo ao toco precisa ser umedecido.
Os resultados do plantio podem ser esperados para o próximo verão, e os cogumelos podem ser colhidos de 5 a 7 anos, desde o momento do plantio até o toco desmoronar completamente. Nos primeiros anos, a colheita não será muito abundante, mas com o tempo aumentará 2 a 4 vezes.
Método para a colocação de micélio à base de madeira:1 - Faça 20 furos no tronco preparado com diâmetro de 10 mm e profundidade de 5 a 6 cm em padrão quadriculado sem afetar o núcleo; 2, 3 - Insira os paus com micélio nos orifícios até que parem e cubram com plasticina ou cera. Verifique se não há detritos na madeira; 4 - Na superfície, em locais de infecção, traços de micélio são visíveis; 5 - Os toros completamente cobertos com placa de micélio são plantados em um local constante de frutificação.A principal desvantagem desse método é o fato de o micélio brotar lentamentePortanto, recomenda-se cobrir o cânhamo com um filme para manter e melhorar seu crescimento. O ponto positivo é que esse método não requer injeções financeiras sérias e o processo em si é fácil de implementar para qualquer iniciante.
Você sabe O agaric de mel é considerado um fungo parasita. Pode afetar cerca de 200 espécies de árvores e arbustos. Pode até parasitar plantas herbáceas.
Na palha
A palha é um excelente substrato para o cultivo de cogumelos com mel.. É permitido o uso de qualquer palha de cereal (cevada, aveia, centeio, etc.). Antes de usar, é melhor moer (passar por um moedor) ou simplesmente moer. Quanto menores as partículas, maior a capacidade de umidade do substrato.
Palha picada é colocada em um recipiente. 12 horas antes do plantio do micélio, o canudo é cozido no vapor em água quente. Você pode adicionar um suplemento mineral combinado ao líquido. Após o resfriamento da palha, o micélio é adicionado e bem misturado.
O substrato infectado é disposto em sacos plásticos, colocados em prateleiras ou suspensos. Após 3-4 dias, são cortadas fendas de 5-6 cm de comprimento nos sacos.De 14 a 20 dias, os agáricos de mel germinam.1 - hidratação e mistura do substrato; 2 - mistura de substrato pasteurizado com micélio; 3 - desenhar cortes em uma bolsa cheia de substrato semeado; 4 - colocação de blocos para cultivo de cogumelos em prateleiras com suspensão vertical.
- Contras deste método:
- método de trabalho intensivo;
- precisa de uma sala separada.
- Entre as vantagens desse método, observe:
- sacos com micélio obsoleto são mais fáceis de trocar;
- se os agáricos de mel são afetados por podridão ou infecção, os sacos podem ser removidos rapidamente, evitando a infecção de toda a plantação;
- a capacidade de colocar pacotes em camadas, economizando espaço.
Você sabe O maior organismo da Terra é o agaric de mel, que cresce em Oregon (EUA), no Refúgio Nacional da Vida Selvagem de Malur. O tamanho do corpo é de 890 ha. Não foi possível estabelecer a idade exata, mas, segundo os cientistas, o fungo tem de 2000 a 8000 anos. Inicialmente, acreditava-se que a área fosse preenchida por diferentes aglomerados. Mas um estudo mais detalhado revelou que este é um organismo único.
Serragem
A principal vantagem deste método: você pode usar uma casa ou um apartamento na cidade para o cultivo. E isso significa que é possível cultivar cogumelos não apenas no verão, mas também no inverno. A principal desvantagem é o fato de que a serragem deve ser desinfetada.
Você pode cortar cogumelos após 45 dias. Um frasco de três litros produz cerca de 1.500 g de cogumelos.
O processo em si é o seguinte:
- Duas partes da serragem triturada (3-4 mm de tamanho) e parte das aparas finas são misturadas e fervidas. Então deixe a umidade escorrer.
- Quando a mistura esfria, os componentes nutricionais são misturados. Para 1 kg, tome: 8 g de amido, 25 g de aveia e farinha de milho.
- Em recipientes de vidro (podem ser frascos de 1, 2 e 3 litros) para 2/3, coloque a mistura e tampe levemente. Em seguida, os frascos são colocados em um recipiente grande e fervidos por duas horas.
- Quando a serragem tiver esfriado a + 25 ° C, são feitos furos de 5 a 7 cm de profundidade com uma haste estéril.O micélio deve ser plantado lá.
- Depois de preencher todas as aberturas, os recipientes são enviados para um local escuro com indicadores de temperatura constantes + 24 ° C e umidade de 80 a 85%.
Para manter a umidade no substrato, o jardim de cogumelos em casa é coberto com tampas com fendas e algodão por cima. Após o brotamento do micélio, a temperatura é reduzida para + 14 ... + 16 ° C.
No micélio
Para obter cogumelos frescos em casa, você pode plantar um micélio. É removido no habitat natural dos cogumelos - a floresta. Você pode encontrá-lo em tocos obsoletos e deteriorados.
O micélio é um corpo filamentoso de cor creme.
Pegue o micélio junto com pedaços de madeira e amarre-o em pedaços pequenos (cerca de 2 cm²) nos recessos previamente preparados no toco. Em seguida, o coto é umedecido, lascas de madeira ou musgo são colocadas por cima e depois o filme.
No início de junho, o abrigo é removido e a primeira colheita é cortada. A principal vantagem é o fato de que, diferentemente de outros métodos, o resultado nesse caso não será em um ano, mas em 8 a 10 meses. Entre as deficiências, nota-se o risco de micélio de baixa qualidade e o fato de a colheita depender do clima.
Importante! No inverno, o convés é isolado com galhos de coníferas.
Características, nuances e segredos ao crescer
Os apanhadores de cogumelos experientes afirmam que, por mais simples que seja o método de cultivo escolhido, certas regras devem ser seguidas.
Basicamente, as recomendações se resumem a estas dicas:
- A sala deve estar equipada para que seja possível regular os indicadores de temperatura em cada estágio da estação de crescimento. Para fazer isso, construa um sistema de ventilação, aquecimento e umidificação. A deficiência de ar fresco é repleta de baixo crescimento de cogumelos.
- O solo pode ser escolhido diferente. A regra principal: não deve conter sinais de mofo ou podridão.
- Os tanques com cogumelos cultivados são melhor colocados nas prateleiras. A principal condição - eles devem ser de metal, madeira apodrecer rapidamente.
- É melhor comprar cogumelos prontos a fornecedores confiáveis. Somente neste caso, você pode garantir que não está infectado por bactérias patogênicas.
- Antes de colher o micélio, ele deve ser desinfetado: trate com água fervente ou vapor.
- O armazenamento e o processamento das culturas devem ser realizados em áreas isoladas. Também é aconselhável fornecer um local para o processamento do substrato produzido. Deve estar a uma distância da plantação de cogumelos.
A principal dificuldade no cultivo de cogumelos domésticos é a rápida dispersão dos esporos. Se o local de cultivo é uma casa de veraneio e a plantação está localizada na rua, basta cavar uma vala. Uma sala especial é alocada na sala.
Como você pode ver, o cultivo de agáricos por conta própria não pode ser chamado de produção fácil. Como em qualquer negócio, certas regras devem ser seguidas. Mas o conselho de catadores experientes ajudará nesta lição, que com o tempo pode se transformar em um negócio emocionante. A colheita resultante irá encantar você e seus entes queridos e, possivelmente, crescerá em um negócio lucrativo.