Muitos viram essas palmeiras, misturando-se organicamente a qualquer interior e decorando espaços públicos de vários perfis e residências particulares. Mas nem todo mundo sabe que essas belezas vêm da América do Sul e são chamadas butia. Este artigo discutirá o capitate capitate mais popular e difundido, sobre a manutenção e os cuidados em casa.
Descrição botânica da planta
Na família do palm-butium, ocupa um lugar de destaque, com 20 representantes sul-americanos em forma de cirros, cujo crescimento varia de 0,4 a 10 metros. O mais famoso deles é o capitate butia (butia capitata), atingindo seis metros de altura e meio metro de diâmetro.A capa butia floresce no final da primavera - no início do verão, lançando uma panícula na forma de uma espiga grande, com pouco menos de um metro e meio de comprimento a partir do seio da folha superior. Esta inflorescência é decorada com uma massa de flores vermelhas. Em mais detalhes no plano botânico, esta planta pode ser julgada pela tabela:
Sistema raiz | Desenvolvido |
Caule | Poderosa, cor cinza na parte inferior, espessamento na base, com um único ponto de crescimento na parte superior |
Forma de folha | Arqueado longo, arqueado |
Cor da folha | Verde-acinzentado |
Forma da flor | Flores pequenas e simples |
Cor da flor | Vermelho |
Forma de frutas | Drupa Oval |
Cor da fruta | Laranja |
Sabor a fruta | Agridoce |
Você sabe Desde os tempos antigos, uma palmeira era considerada um símbolo de paz e vitória. Não é de admirar que a pomba da paz segure o ramo de palma no bico, e os vencedores do esporte sempre receberam a "palma".
Tipos principais
Como mencionado acima, o butio possui 20 espécies. Entre os quais os mais famosos são:
- já mencionado capitar, que, além das propriedades decorativas exigidas, possui altas qualidades culinárias de seus frutos, que são utilizados com sucesso na preparação de vinho e geléia;
- cobertura do couro cabeludo, cujo nome intrincado esconde uma palmeira, semelhante ao capitate, mas menos alta e com frutos menores e não tão suculentos;
- Paraguaio cujo crescimento mal atinge 2 m, e o diâmetro do tronco é 0,12 m. Parece elegante com sua exuberante coroa de folhas de cirro arqueadas. Produz frutas em forma de ovo de 4 centímetros que não são tão saborosas quanto a capitate butia, mas ainda são usadas na culinária;
- yatay nativo da Argentina. Muito parecido com o capitado, mas com frutos comestíveis menores, de forma alongada.
Condições de cultivo da casa
O capitate butia é cultivado em casa de forma bastante ativa, não apenas por causa do ambiente externo atraente, mas também devido a uma certa despretensão, que o distingue da maioria dos parceiros de palmeiras.
Localização
A despretensiosidade desta planta se manifesta especialmente em sua exigente iluminação brilhante, ou seja, com uma tolerância de sombra bastante alta (embora, como qualquer outra palma, capitar sob boa luz pareça mais confortável e cresça mais intensamente). No verão, recomenda-se que esta planta seja levada para o ar fresco e, na ausência de tal oportunidade, deve ser realizada ventilação regular da sala em que a palmeira cresce.
Você sabe As palmeiras pertencem a plantas que, por um lado, são muito reconhecíveis e, por outro lado, são extremamente variadas tanto na aparência quanto na produtividade. Atualmente, existem 3400 tipos de palmeiras apenas no nosso planeta.
Temperatura
A temperatura mais confortável para esta planta varia entre + 20 ° C e + 25 ° C, e no inverno pode ser reduzida para palmeiras adultas para + 10 ° e para palmeiras jovens para + 15 ° C.
Humidade do ar
A natureza pouco exigente da butia para as condições de detenção também se manifesta na umidade do ar, à qual é bastante indiferente. No entanto, durante o calor do verão, se as pontas das folhas começarem a secar na planta, é útil borrifá-la com água macia.
Home Care
Não é difícil cuidar do capilar capitular, mas alguns esforços ainda serão necessários.
Rega
Isto é especialmente verdade para a irrigação, que deve ser feita regularmente e em volume suficiente. É possível regar a palmeira capitate apenas com água mole e bem defendida à temperatura ambiente. Este requisito se deve ao fato de que esta planta não tolera a presença excessiva de cal no solo.
A frequência da irrigação é afetada pelo grau de iluminação da planta e pela temperatura ambiente. Sob luz intensa, estimulando o desenvolvimento ativo da planta, e em alta temperatura, acelerando a secagem do solo, deve ser regada com frequência. No inverno, isso é feito com muito menos frequência, mas o solo não deve secar completamente.
Importante! São os erros de irrigação que podem causar danos máximos à palma, pois um excesso de umidade pode levar à deterioração das raízes e sua falta causa danos a todo o sistema radicular da planta.
Top vestir
Durante o crescimento ativo da planta várias vezes a cada meio mês, ela deve ser fertilizada com curativos complexos de palmeiras, bem como fertilizantes destinados a plantas decorativas e decíduas. É útil entregar uma pequena parte do fertilizante para a palmeira pulverizando com uma solução de baixa porcentagem. No inverno, a cobertura é desnecessária.
Poda
Como todas as outras palmeiras, o capitate butia não é cortado.
Transplante
Leitura Recomendada
Como essa palmeira não gosta de transplante, essa operação deve ser realizada apenas se a necessidade urgente for necessária não mais que uma vez a cada 4 anos.
Isso é feito no início da primavera, usando uma panela que é um terço maior que o diâmetro anterior e solo levemente ácido com um pH de 5,0-6,0.
É melhor usar um solo de palma especial para isso, mas você pode prepará-lo misturando 3 partes de terreno arborizado com 3 partes de grama e adicionando 1 parte de areia do rio.
Antes de plantar na panela, as raízes do butia que criam a camada de feltro devem ser aparadas. Uma camada de cascalho fino deve ser colocada no fundo da panela para drenagem.
Ao transplantar, você não pode enterrar a planta, você deve deixar o nível do solo no mesmo nível. Para um crescimento confortável, basta substituir o solo superficial com 5 cm de profundidade uma vez por ano.
Cultivo de sementes
O Butia é capaz de se reproduzir exclusivamente por sementes, que possuem uma germinação fraca e prolongada no tempo, que pode ser prolongada até um ano. Para cultivar uma palmeira a partir de sementes, você deve:
- Mergulhe as sementes em água ou usando estimulantes especiais por alguns dias.
- Pique delicadamente a semente de um lado, em nenhum caso indo mais fundo em seu núcleo.
- Plante a semente no chão, com o lado picado para baixo, sem imergir muito no solo.
- Cubra o tanque com vidro ou filme e coloque-o em um local com iluminação moderada e temperatura de + 27- + 28 ° de calor.
- Aguarde a germinação das sementes, que pode ocorrer após 4 meses e após 6 e até 12 anos. Quando os brotos atingem uma altura de 4 cm, são plantados em recipientes separados.
Dificuldades crescentes
Por toda a sua despretensiosidade suficiente, o capitate butia às vezes pode causar aos seus proprietários alguns problemas, que são mais frequentemente associados à sua própria supervisão. Esses problemas são expressos em:
- O aparecimento de manchas marrons nas folhas, que ocorre devido ao alagamento do solo ou, inversamente, à sua secagem. Para eliminar o problema associado ao alagamento, é necessário remover o caroço de terra da panela, eliminar raízes podres, polvilhar o corte com carvão picado e secar o caroço. Ao secar, regue o solo adequadamente, sem removê-lo da panela, e ao mesmo tempo as folhas de palmeira são abundantemente pulverizadas com água assentada. É útil usar o zircão para regar e pulverizar.
- O aparecimento de um tom esbranquiçado nas folhas, associado à atividade de um ácaro ou tripes. Antes de tudo, é necessário enxaguar cada folha cuidadosamente de ambos os lados com água morna. É útil usar inseticidas para controlar carrapatos e acaricidas para eliminar tripes.
- Fraco crescimento de folhas ou sua completa ausência, o que geralmente é explicado por pouca iluminação.
- Manchas amarelas ou marrons nas folhas no verão, que, pelo contrário, são causadas por iluminação excessiva.
- Amarelecimento e secagem das pontas das folhas, provocadas por lacrimejamento insuficiente.
Importante! As folhas de palmeira secas não são restauradas.
A palmeira capitate, que requer uma sala espaçosa e bem ventilada para seu desenvolvimento completo, não apresenta exigências excessivas de manutenção, pelas quais é apreciada pelo círculo cada vez maior de seus ventiladores.