As orquídeas encantam muitas pessoas ao redor do mundo com sua beleza e aroma. Criadores que anualmente criam novas variedades e formas não perdem o interesse nelas. Você pode obter sua própria orquídea cultivando-a a partir de sementes. Os meandros de cultivar esta flor de maneira semeada em casa serão discutidos no artigo.
Descrição curta da flor
A orquídea é justamente chamada de aristocrata entre as plantas com flores, é tão elegante, graciosa e única. Esta flor é considerada uma família de orquídeas ou orquídeas, uma das mais antigas e mais numerosas da Terra. Hoje se sabe que existem cerca de 25 mil espécies naturais e 100 mil híbridos criados artificialmente.
Uma orquídea forma um rizoma com brotos laterais fortemente desenvolvidos e raízes aéreas. A altura, tamanho, forma e cor das folhas e flores das hastes dependem da espécie e variedade. Existem arbustos compactos com até 30 cm de altura e amostras com alto crescimento - até 1 m.
Existem 2 tipos de inflorescências: uma escova no caule, composta por várias flores, e uma espigueta, localizada isoladamente.
As flores podem atingir diâmetros de alguns milímetros a 25 cm.A cor das pétalas é branca, rosa, roxa, lilás, amarela e preta.
Entre as orquídeas de interior, por tipo de crescimento, são distinguidas 2 espécies:
- Monopodial. Crescendo. As folhas da camada superior são sempre maiores que as inferiores. Forma raízes anexas no caule.
- Simpodial. O rizoma é horizontal. A flor cresce em um arbusto com vários ramos. Tem um pseudobulbo ou bulbo, do qual uma flecha de flor pode se formar.
Entre as espécies indoor mais populares:
Termos e condições ideais para pousar em casa
Antes de abordarmos a questão de como cultivar uma orquídea a partir de sementes, queremos alertar que esse processo é demorado e demorado. As sementes da flor são muito pequenas e leves, semelhantes ao pó. Eles são difíceis de montar. Eles são formados em frutas em caixas.
Na natureza, nem todos brotam, mas apenas aqueles em que existe um micélio. A propósito, essa foi a razão pela qual os criadores não puderam usar o método de sementes para propagação de orquídeas por um longo tempo.
Somente em 1903, um micologista francês Noel Bernard descobriu que as sementes não contêm nutrientes e que a germinação por fungos microscópicos é necessária para a germinação. Aplicando esse método, o francês recebeu as primeiras mudas de orquídeas.Você sabe Existem espécies de orquídeas que não são capazes de fotossíntese. Eles se instalam em outras culturas ou tocos e se alimentam de cogumelos localizados nas raízes, que penetram nos órgãos de outras plantas ou raízes aéreas.
Semeando sementes produzidas na primavera. Para a germinação, você precisa de uma sala onde possa manter a temperatura do ar em +25 ... + 28 ° C, umidade 70% e luz do dia por 14 horas. Tais condições podem ser organizadas em uma mini-estufa ou em uma estufa.
Preparação preliminar
Primeiro, você precisa comprar sementes, substrato e recipientes para germinação e colheita de mudas, além de pensar em onde colocar as culturas para fornecer as condições necessárias.
Como regra, hoje o principal fornecedor de sementes de orquídea é a China. As sementes são encomendadas online.
Como frascos para germinação, são utilizados frascos especiais (vendidos em lojas especializadas) ou frascos de vidro com tampas trancáveis. Como substrato - um ágar-ágar nutriente do tipo gel, um meio nutritivo de Lewis Knudson.As sementes de orquídea não crescerão no chão ou na areia. O musgo esfagno também é adequado, no entanto, nem sempre é possível obter sua esterilidade e uma certa acidez.
O processo preparatório consiste nas seguintes etapas:
- Desinfecte os recipientes para o plantio - ferva, vaporize por mais de uma hora ou calcine no forno por meia hora a uma temperatura de +130 ... + 150 ° С.
- Despeje 10-15 g de ágar-ágar com água, deixando até o inchaço.
- Ferva 200 ml de água destilada.
- Adicione ágar-ágar-ágar, 10 g de glicose, 10 g de frutose, sem parar de mexer.
- Aguarde a dissolução.
- Adicione gota a gota uma solução de carbonato de potássio ou potassa, ácido fosfórico, até que o nível de acidez esteja entre 4,8 e 5,2 pH (verificado usando papel de tornassol).
- Despeje a solução quente em frascos. O substrato deve encher um terço do tanque.
- Feche os frascos com tampas e coloque em uma panela de pressão ou panela com água por meia hora.
- Verifique os recipientes e o substrato quanto à esterilidade, deixando-os cobertos com algodão por 5 dias.
- Após esse período, se o molde não se formar, 10 minutos antes do plantio, coloque as sementes em uma solução de cloro (10 g de CaCl² / 100 ml de água).
Importante! Não coloque sementes no chão em que o molde se formou. É necessário re-preparar um novo substrato, observando a esterilidade.
Como plantar e cultivar sementes: um guia passo a passo
O plantio de material de sementes também é realizado em condições estéreis:
- Coloque os frascos em uma gradinha, colocada acima do tanque de água fervente.
- Pegue as sementes com uma pinça estéril e coloque em frascos.
- Agite os frascos para distribuição uniforme das sementes.
- Feche com tampas estéreis.
- Coloque em condições preparadas.
As mudas são transplantadas para solo não estéril após 12 meses. Copos de plástico transparente são adequados para a colheita. Utiliza-se como substrato o musgo esfagno misturado com raízes de samambaia e pinheiro em proporções iguais.
Também carvão ativado triturado (10 comprimidos / 1 litro de substrato) é misturado ao substrato. Antes do plantio, a mistura do solo é vertida com água fervente e incubada por 30 minutos. Em seguida, despeje a mistura em recipientes.
Uma seleção é produzida da seguinte maneira:
- Os brotos são puxados com uma pinça em um movimento circular. Você também pode enchê-los com água morna e deixar o agar derreter.
- Plante brotos em um recipiente com substrato preparado.
- Coloque em um lugar quente.
- O cuidado com as mudas consiste na pulverização regular com água morna e macia. Seis meses depois, eles podem ser transplantados para o solo comum e para um vaso permanente.
Você sabe No néctar de algumas espécies de orquídeas, como o coriantes, o anão do pântano, existe uma substância narcótica que intoxica os insetos. Após o pouso, o animal pode não conseguir voar por 40 minutos.
Transplantar mudas em uma panela
As orquídeas podem ser cultivadas em recipientes de cerâmica ou plástico. O tamanho do vaso deve ser selecionado com base no comprimento e largura do sistema radicular.
O solo para o cultivo de flores é adquirido na loja. Também pode ser feito com suas próprias mãos. Sua composição dependerá do tipo de flor cultivada.
Damos várias opções para a fabricação do substrato:
- Misture carvão e casca de pinheiro na proporção de 1: 5.
- Combine 5 partes de casca de pinheiro, 2 partes de musgo esfagno e 1 parte de carvão.
- Faça uma mistura de 3 partes de húmus, 1 parte de turfa, 1 parte de carvão, 1 parte de casca de coníferas.
Ao transplantar mudas para um local permanente, você deve:
- Despeje na panela uma camada de drenagem de cascalho ou tijolo quebrado. Deve ocupar um quarto de toda a capacidade.
- Polvilhe a drenagem do solo.
- Coloque o broto no centro do recipiente.
- Espalhe as raízes uniformemente no chão.
- Polvilhe as raízes por todos os lados, adicionando solo ao topo da panela.
- Bata levemente no chão com as mãos.
- Para regar.
Plantas cultivadas a partir de sementes, os primeiros pedúnculos produzidos após 4-5 anos.
Mais cuidados com as flores
Orquídea é uma flor temperamental. O efeito decorativo máximo pode ser alcançado a partir das plantas que crescem com iluminação adequada, rega e fluxo regular de ar fresco. Uma orquídea precisa de um dia claro de 12 a 14 horas.
A luz do dia deve ser difusa. Os raios solares são prejudiciais à planta. No período outono-inverno, será necessária a instalação de iluminação artificial a partir de lâmpadas fluorescentes.
Quanto à melhor localização do apartamento, os peitoris das janelas orientais e ocidentais são perfeitamente adequados para orquídeas. Quando colocado nas janelas sul, você precisa de uma sombra. A capacidade de crescer nos peitoris da janela norte dependerá do tipo de orquídea. A maioria deles em tal lugar morrerá ou não florescerá. Para um crescimento, desenvolvimento e floração bem-sucedidos de uma orquídea, é necessário criar os seguintes parâmetros de microclima:
- temperatura: +20 ... + 25 ° C no verão, +16 ... + 18 ° C no inverno;
- umidade: 60-70%.
Importante! O florescimento de muitas espécies de orquídeas para se a temperatura do ar subir acima de + 25 ° C.
Para manter o nível necessário de umidade do solo e do ar, a planta precisa ser regada e pulverizada regularmente. Regue a flor com moderação, à medida que a camada superior do solo seca, 2-3 vezes por semana. No inverno, o volume e a frequência da umidificação são reduzidos. Deve-se lembrar que a orquídea pode tolerar secas de curto prazo, mas mesmo uma curta estagnação da água é destrutiva.
Para irrigação, use exclusivamente água morna, sedimentada, chuva ou água filtrada. Ao pulverizar, você precisa controlar se a água não cai nas flores. Se a umidade estiver em contato estável com os gomos, eles cairão mais rapidamente e ficarão cobertos de manchas não estéticas.
Um componente importante dos cuidados com o quarto é a aplicação de fertilizantes. A orquídea é fertilizada durante a estação de crescimento a cada 2-3 semanas. Aplique adubo universal "Agricola", ácido succínico.
Orquídea transplantada apenas em caso de emergência. Ela não tolera esse procedimento. Portanto, é melhor atualizar anualmente apenas a camada superior do solo. Se, no entanto, for necessário, o transplante é realizado por transbordo sem destruir o coma de terra.
Como lidar com doenças e pragas
Ignorar conselhos sobre a criação das condições necessárias e a realização de medidas regulares de cuidado leva ao fato de que a planta começa a doer e a ser afetada por insetos nocivos. Infecções fúngicas e bacterianas podem afetar a orquídea. Frequentemente, com rega excessiva e em baixas temperaturas, a podridão das raízes se desenvolve. Para o seu tratamento, aplique:
- Poda de raízes afetadas.
- Embeber raízes saudáveis em uma solução de permanganato de potássio ou qualquer fungicida.
- Processamento de pontos de corte com carvão ativado ou.
- Transplante de plantas em um novo substrato e um vaso com a adição de grânulos "Gliokladina", "Trichodermin".
- Molhando com Alirin-B, Maxima significa em uma dosagem reduzida em 2 vezes.
Uma flor pode sofrer desses parasitas:
- Ácaro aranha. Sintomas de infecção - teia de aranha nas folhas e caule, ressecamento e deformação das folhas. O tratamento consiste no tratamento com acaricidas ou inseticidas: Fitoverm, Bi-58, Karate, Iskra-M, Actellik. Um bom efeito é obtido pulverizando a planta e colocando um saco plástico por alguns dias.
- Mealybug. O parasita deixa um sintoma característico - corrimento branco solto, semelhante ao algodão. Eles lutam com toalhetes de sabão, polvilha com uma solução de sabão verde, infusões de tabaco, alho, uma decocção de ciclâmen, tintura de calêndula, álcool, preparações de Aktara, Biotlin, Calypso, Confidor, Fitoverm.
- Escudo. Este é um pequeno inseto coberto com uma casca dura. Alimenta-se dos sucos de flores. Os primeiros sintomas da aparência da balança são líquidos pegajosos no tronco. Destrua-o mecanicamente - raspando com um pincel. Toalhetes acéticos também são eficazes, esfregando com tintura de alho, pimenta vermelha. Em caso de infecção grave, eles recorrem ao tratamento químico usando Fitoverm, Actellik, Metafos.
- Tripes. O fato de esses parasitas escolherem uma planta é indicado por pequenos orifícios nas folhas, manchas marrons, deformação das hastes. Sua reprodução é facilitada pelo ar seco. Eles tratam a flor pulverizando com os inseticidas Actellik, Inta-Vir, Fitoverm, Aktara e outros.
- Pulgões. Este é um parasita sugador que se alimenta dos sucos da planta e, como resultado, murcha, suas folhas ficam amarelas, enrolam e caem. Esfregar os órgãos das flores com água e sabão e pulverizar com os inseticidas mencionados acima ajudam a combater os pulgões.
- Mosca branca. O perigo não são as mariposas brancas, que podem ser vistas periodicamente flutuando sobre a planta, mas suas larvas que se alimentam de folhas. Você pode combater a mosca-branca com decocções e infusões de ervas, infusão de tabaco. Com infecção grave, será necessário pulverizar produtos químicos (o mesmo que no tratamento de tripes).
- As folhas ficaram verde escuro. Essa mudança indica falta de luz. Você precisa aumentar a duração do horário de verão ou reorganizar o pote em um local mais iluminado.
- As folhas ficam amarelas com manchas marrons.. Isso indica excesso de luz, exposição à luz solar direta e ocorrência de queimaduras. É necessário corrigir a iluminação da flor, sombreando-a ou movendo-a para outro parapeito da janela.
- Uma borda marrom apareceu nas bordas das folhas. Então a planta reage ao crescimento em uma sala muito seca. O problema pode ser resolvido instalando um umidificador ou pulverizando regularmente a flor.
- Hastes de flores, botões estão secando. A razão está na rega excessiva. É necessário estabelecer o modo recomendado de hidratação.
- Sem flor. Esse problema pode provocar muitos fatores. Na maioria das vezes, isso ocorre devido à iluminação insuficiente.
- Folhas caídas. É provável que a planta esteja recebendo muita umidade ou tenha desenvolvido uma doença fúngica. É necessário permitir que o solo seque, reduza a quantidade de rega e trate com o fungicida permitido para plantas de interior.
Então, agora você sabe como cultivar uma orquídea a partir de sementes e pode tentar fazer isso sozinho. Ao plantar esta planta em sua casa e fornecê-la com os devidos cuidados, você receberá uma decoração maravilhosa do interior e poderá desfrutar de uma floração longa e exuberante.