Existem vários tipos de abetos que podem suportar condições urbanas difíceis: ar poluído, solo artificial e cuidados instáveis. Um deles é o abeto vermelho Belobok - com agulhas azuis exuberantes e uma coroa cônica. No artigo, você aprenderá como plantar e executar adequadamente os procedimentos básicos da tecnologia agrícola para o uso da madeira no projeto paisagístico.
Descrição da árvore botânica
O abeto pertence ao gênero de coníferas sempre-verdes da família Pine. No total, existem cerca de 40 de suas espécies com diferentes alturas, cores e formas de copas. Variedade Belobok, ou Bialobok (Picea pungens Bialobok) é uma árvore decorativa de crescimento lento com agulhas azuis.
Em média, aos dez anos de idade, a largura do abeto atinge 2 m e a altura é de 2,5 m.
A árvore recebe um efeito decorativo especial no início da primavera, quando jovens dicas de luz aparecem em cima dos brotos escuros antigos. Os brotos jovens adquirem primeiro uma cor cremosa, depois uma cremosa brilhante, e após 5 semanas eles “alinham” as cores com os ramos do ano passado.
É o contraste de azul e luz que é o "trunfo" da variedade. A forma da coroa pode mudar durante o crescimento, de hemisférica para cônica. Os cones com início masculino são grandes marrom escuro e com uma fêmea - marrom ou marrom-avermelhada com até 10 cm de comprimento.
As agulhas são densas e espinhosas, atingindo um tamanho de 3 cm e a árvore possui um amplo sistema radicular com seu arranjo superficial. O Spruce Belobok é despretensioso em manutenção e é paciente com as condições urbanas; portanto, os designers preferem o tamanho compacto, uma combinação espetacular de cor azul com outras plantas e resistência ao gelo.
Origem do nome
Há uma opinião errada de que o nome "Belobok" vem da palavra "belobok" em conexão com a cor incomum da árvore. No entanto, os fatos indicam o contrário. Quase um século atrás, nos anos 30 do século passado, o jardineiro polonês Jan Bialobok descobriu um espécime mutado de agulhas.
A aparência decorativa e o tamanho compacto cobraram seu preço, então o jardineiro decidiu manter a variedade para uso no projeto paisagístico, após o que passou a ser chamado de nome do criador. Mais pesquisas e propagação de abetos espinhosos foram realizadas na área da cidade polonesa de Kournik.
Você sabe O Spruce é o principal fornecedor de produção volátil - substâncias biologicamente ativas que podem destruir bactérias patogênicas no ar, incluindo o bacilo dos tubérculos. É por isso que sanatórios especializados são construídos cercados por coníferas.
Aterragem
Para plantar uma planta jovem, você deve escolher áreas ensolaradas ou de sombra média com pouca água subterrânea. Apesar de a árvore ser tolerante à sombra, com iluminação constantemente recebida, a cor de suas agulhas se torna mais brilhante. No entanto, durante o abundante sol da primavera, a árvore jovem precisa ser protegida, pois ainda é sensível à abundância de luz brilhante.
O melhor solo seria argiloso ou argiloso com uma reação ácida.
Recomenda-se que o desembarque seja realizado na primavera, no início do verão ou no outono, pois nesse momento o sistema radicular se desenvolve de maneira especialmente ativa, mas, se necessário, o procedimento também é possível no inverno. Ao plantar em grupo, a distância entre as árvores deve ser de pelo menos 2 m.
Uma descrição passo a passo do procedimento para plantar o abeto vermelho Belobok:
- Preparação de drenagem, para o qual você pode levar areia, tijolo rachado, argila expandida, carvão vegetal.
- Preparação da mistura do solo a partir de folhas, turfa e terra.
- Cavar um buraco com um diâmetro de tamanho de raiz e uma profundidade de 50-60 cm.
- Aterro de drenagem com 20 cm de espessura.
- Irrigação do local de pouso com 5 litros de água.
- A árvore é colocada em um poço para que o pescoço da raiz fique no nível do solo e o tronco seja direcionado verticalmente.
- Preencher a mistura do solo e compactá-la livremente.
- Cavar uma lâmina de água ao longo do diâmetro da raiz com uma largura de 10 cm.
- Molhar 40 litros de água, o que equivale a 5-6 baldes.
- Fertilização sob a forma de 100 g de Nitroammofoski ou 10 g de Kornevin diluídos em 10 litros de água.
Um depósito de água é construído para que a água seja mantida o maior tempo possível na camada superior da terra. Isso ajudará o solo a preencher todos os vazios no sistema radicular da árvore.
Importante! O círculo próximo ao tronco deve ser coberto com composto em uma camada densa ao longo do tempo. Isso não apenas enriquecerá a terra e a preencherá com elementos úteis, mas também permitirá que ela absorva totalmente a umidade e mantenha a temperatura ideal.
Cuidado Spruce
O Spruce Belobok não pertence a árvores exigentes, no entanto, também precisa de cuidados oportunos, que devem aderir às regras da tecnologia agrícola (por exemplo, com rega excessiva, as agulhas podem se tornar vítimas de podridão radicular, que depois se espalham para as plantas vizinhas, e se as vitaminas forem insuficientemente recebidas, enfraquecem e perdem imunidade contra pragas).
É importante monitorar constantemente as condições do coma de terra, que não deve estar molhado e seco. É por isso que, ao planejar o uso do abeto azul no projeto paisagístico de um local residencial, é melhor comprar mudas em um centro de jardinagem ou em lojas especializadas onde é realizado um atendimento atento e oportuno das plantas.
Nas condições urbanas, o cuidado com uma árvore e a criação de um regime de irrigação é realizado com antecedência e, no caso de um desvio do estado das plantas da norma, as recomendações para sua ressuscitação são transmitidas aos trabalhadores do serviço.
Rega e alimentação
O abeto azul prefere uma rega moderada, que não forma estagnação da água no sistema radicular e não cria uma pedra de barro com falta de umidade. Durante os períodos de seca, é importante regar a árvore uma vez por semana, adicionando cerca de 10 litros de água. A rega é feita não sob a raiz, mas em torno do coma radicular, a uma distância de 30 cm do tronco.
Para determinar a necessidade de umidade, pegue um punhado de terra debaixo da árvore e aperte-o com um punho, se estiver seco e solto - você precisa de água, molhado - deve ser adiado até secar. A água deve estar quente., uma vez que abaixo de +12 ° C afeta adversamente os microrganismos do solo e, com o tempo, é melhor escolher a manhã ou a noite. Em condições urbanas, as agulhas precisam de lavagem periódica.
Spruce Belobok tem medo de um excesso de fertilizantes, o que pode levar a:
- rápido crescimento acima da norma;
- lignificação dos ramos inferiores;
- o desenvolvimento não está pronto, mas em amplitude.
Portanto, os fertilizantes são aplicados apenas nos primeiros 5 anos no período de "crescimento". Depois disso, a cobertura superior para junto com o crescimento da árvore, como resultado do qual um abeto compacto decorativo permanece na trama. Fertilize a planta duas vezes por temporada (no início da primavera e no meio do verão), sem usar componentes de esterco e nitrogênio. Fertilizantes minerais e complexos, o superfosfato terá o efeito mais favorável.
Importante! Escolha a cobertura com teor de magnésio, pois é esse componente responsável pela fotossíntese das agulhas e sua cor saturada.
Orgânico também é útil para uma árvore jovem, que é introduzida na forma de composto, biohumus. Eles nutrem o solo com componentes úteis e contribuem para sua melhor absorção pelas raízes da planta. Nos plantios urbanos, é difícil prestar atenção a cada árvore, introduzindo fertilização orgânica, portanto, para o tratamento de plantios em grande escala ou em grupo, é utilizado um aditivo complexo especializado na forma de "Kalimagnésia".
Afrouxamento e cobertura do solo
Afrouxar é um item indispensável no cuidado de qualquer abeto. Devido ao fato de possuir um sistema radicular superficial, a umidade e as vitaminas não ficam nas raízes e vão para o solo. Para que a árvore receba o máximo de substâncias úteis, nos primeiros 2 a 3 anos, duas vezes por estação, é realizada uma escavação de superfície ao longo do diâmetro do coma radicular com uma profundidade de 10 cm.
Confira
Esse tipo de tratamento aumenta o fluxo de ar no solo sem virar o solo e destrói a crosta do solo que contém as raízes das ervas daninhas. Independentemente da idade, é realizada anualmente a cobertura da superfície radicular do tronco com uma camada espessa a uma distância de 50 a 80 cm.
O procedimento criará uma temperatura ideal para as raízes, enriquecerá o solo com minerais, reterá a umidade e criará um ambiente favorável ao desenvolvimento de microrganismos benéficos.
A cobertura morta, colocada no início da primavera, é preparada a partir de:
- turfa - melhora a estrutura do solo, permitindo que os fertilizantes minerais não sejam lavados por muito tempo;
- compostagem - suporta a microflora do solo, aumenta a atividade de enzimas;
- casca de árvore picada - reduz a taxa de evaporação da água, inibe o crescimento de ervas daninhas.
A última opção é frequentemente usada em desembarques urbanos, porque também tem um efeito de design. No caso do uso de turfa, seus remanescentes não são removidos no próximo ano, mas misturados à terra e aos frescos.
Poda
Sob condições naturais, o abeto vermelho Belobok não precisa de poda, mas se estamos falando de canteiros, terraços, plantações urbanas e sebes, é necessário observar a formação da coroa e realizar cuidados sanitários oportunos.
Confira
É recomendável fazer isso nos primeiros 8 anos, para que a árvore “lembre-se” da forma e precise ser podada apenas em caso de invasão de pragas.
O procedimento é realizado com ferramentas processadas em Bacillol ou Farmayode no final da primavera ou início do verão, após um período de fluxo ativo de seiva.
Para fazer isso, use uma poda, uma tesoura (para sebes) ou um cortador de escova. Primeiro, as peças secas e amareladas são removidas e os galhos vivos são cortados para formar uma coroa.
É aconselhável evitar vincos de agulhas, que após danos ficam marrons, afetando a aparência da árvore. As fatias são tratadas com uma solução de carbono, var de jardim, permanganato de potássio ou outras preparações pretendidas. O procedimento ativa a ramificação lateral, torna a coroa exuberante e densa, aumentando sua decoratividade.
Mesmo a poda insignificante é um estresse para a árvore, porque após o procedimento ela enfraquece e perde imunidade. Por esse motivo, após alguns dias, é aconselhável borrifar medicamentos de pragas e doenças, bem como meios complexos com alto conteúdo de oligoelementos para a saúde das plantas.
Importante! Poda profunda e remoção de mais de um terço do crescimento de galhos jovens podem ser dolorosamente toleradas pelo abeto vermelho Belobok.
Possíveis doenças e pragas
O suco das agulhas é saboroso e doce, tornando-se um habitat desejável para insetos, muitos dos quais prejudicam. O abeto vermelho Belobok pode facilmente perder sua aparência atraente quando derrotado por pragas, que devem ser combatidas imediatamente.
Todos os parasitas podem ser divididos em vários tipos:
- sucção;
- roer;
- caule.
Os primeiros, como o nome indica, se alimentam do suco das agulhas, sugando a umidade e as substâncias úteis que dão vida. Estes incluem ácaros, escudos, hermes, pulgões e vermes. Você pode reconhecer a derrota sugando pragas pela pequena teia pegajosa que circunda os galhos, a tonalidade amarela das agulhas e seu derramamento, dobra de agulhas, espessamento de brotos, crescimentos anormais.
O segundo grupo de parasitas é distribuído por locais roídos, rins comidos, pintados na cor marrom escuro do lado. Representa ela mosca roxa, lagartas, borboletas, toupeira. Se uma rede de pequenos orifícios é vista no tronco do abeto Belobok, esse é o primeiro sinal de dano ao parasita do caule. Eles podem ser barbela, besouros de casca, bolachas. Eles se multiplicam rapidamente e, como resultado de sua atividade, as agulhas ficam maçantes, ficam amarelas e rapidamente caem.
Inseticidas são usados para controlar insetos. ("Actofit", "Entocide"), agentes fungicidas são usados para infecções fúngicas ("Topázio", "Fital"), e contra os ácaros deve escolher soluções acaricidas ("Blaster", "Vertimek"). No caso de pragas roedoras, é necessário desenterrar a área ao redor do tronco, removendo os ninhos das larvas.
O uso da madeira no paisagismo
No design urbano, o abeto vermelho Belobok é usado em canteiros de flores, composições alpinas, sebes em combinação com pedras e lagoas. Essa variedade parece espetacular em qualquer época do ano e contrasta com outras plantas.. Na primavera, os pincéis brancos ficam lindos contra o fundo do primeiro verde, e os galhos azuis no inverno estão interessante em harmonia com a neve.
A árvore é popular entre designers e jardineiros, devido à sua compacidade, à capacidade de controlar o crescimento, à formação de copas e a uma combinação de diferentes tons de coníferas ao criar bordas mistas. Nos jardins e jardins ornamentais, as agulhas azuis são frequentemente combinadas com cores brilhantes: golfinhos, íris, peônias, ciclâmen, pervinca e armeria.
No contexto de Belobok enfeitado, sinos, snowdrops, lírios do vale, tulipas e açafrões parecem vantajosos. Das plantas decíduas decorativas, escolha volzhanka, hosta, coleus e outros. Na composição da paisagem, o abeto é a base da idéia, para a qual uma posição é selecionada e depois sombrear as plantas.
A posição da árvore pode ser:
- na frente - combine com plantas perenes altas;
- no meio - para suportes mistos de tamanho menor;
- atrás - ao lado de plantar flores de cebola, tecer arbustos e plantas com uma cor brilhante.
Os cereais estão maravilhosamente em harmonia com as agulhas azuis, e os lírios ou nenúfares podem ser colocados em um reservatório. De outras árvores, é preferível plantar abetos de outras tonalidades, bordo, castanha. Plantas que não toleram a alta acidez resultante de agulhas caídas não são recomendadas para serem plantadas nas proximidades.
Você sabe A América do Norte é considerada o berço do abeto azul, onde cresce nas encostas das montanhas. De lá, foi trazido para o Império Russo em meados do século 19, após o qual os cones masculinos e femininos foram transportados para diferentes partes do estado.
Além de as coníferas possuírem propriedades únicas, sendo os principais geradores de ar limpo, tão necessário nas condições urbanas, graças à sua aparência espetacular, ocupam um lugar central nos arboretos da paisagem. O abeto vermelho azul, incluindo a variedade Belobok, é especialmente apreciado por seu despretensioso cuidado e pela capacidade de criar composições coloridas originais.