A aparência desagradável da folhagem nos ficuses indica uma clara desvantagem para a planta, mas muitas vezes as causas do problema devido à sua diversidade são difíceis de identificar. Sobre por que as folhas do ficus estão enroladas, será descrito mais adiante.
Por que as folhas de ficus enrolam
A torção da folhagem do ficus para dentro pode ser causada por erros de cálculo agrotécnicos do produtor, além de doenças ou pragas.
Você sabe O ficus mais famoso, conhecido como figueira, figueira ou figueira, segundo os historiadores, é, aparentemente, a planta mais antiga cultivada pelo homem.
Cuidados inadequados
Falhas no cuidado das plantas, levando a problemas com a folhagem, são mais frequentemente expressas em:
- rega excessiva, causando alagamento do solo e provocando podridão do sistema radicular e do tronco;
- deficiência de nutrientes no solo, dos quais o ficus precisa de pelo menos uma dúzia para o pleno crescimento e desenvolvimento da massa verde;
- iluminação insuficiente;
- excesso de luz solar direta, o que leva a queimaduras de folhas e sua deformação;
- baixa temperatura ambiente, que a um índice abaixo de +12 ° C tem um efeito prejudicial sobre a planta e sua massa verde;
- umidade do ar insuficiente, ideal para ficuses na faixa de 60 a 70% e não deve cair abaixo de 50%;
- necessidades para transplantar em um vaso de maior diâmetro.
Importante! Você não deve reorganizar recipientes com ficus de um lugar para outro, pois essas plantas realmente não gostam disso.
Exposição a pragas
Muitas vezes, a torção da folhagem de ficus causa um ataque de pragas na forma de:
- pulgõessugar o suco das folhas, que são combatidas com a ajuda do tratamento com piretro;
- escudo de escala, pequenos insetos marrons que parasitam nas costas de uma placa foliar, controlados pela remoção mecânica de pragas da planta;
- ácarosmanifestando sua presença com manchas marrom-acinzentadas na parte frontal das chapas e uma fina teia, elas lutam para lavar a massa verde com água e sabão, tratando-a com tintura líquida ou alho de Bordeaux;
- mealybugfacilmente reconhecível pelo revestimento branco semelhante a algodão na folhagem. Para se livrar dela, você deve tratar a folhagem com uma solução quente e com sabão e aplicar a preparação inseticida Confidor;
- tripes, perigoso por sua invisibilidade na fase inicial, que deve ser combatida quando veias escuras aparecem em placas decíduas com a ajuda de "Actellik".
Doenças
As folhas de ficus também colapsam em caso de doenças na forma de:
- fungo de fuligem;
- antracnose;
- cercosporose;
- botritsa.
Você sabe O ficus que cresce na casa com a ajuda de sua folhagem não apenas liberta o ar do formaldeído, amônia, tolueno e xileno, mas também libera substâncias bioativas que melhoram a composição do ar.
Cogumelo fuligem
Esta doença manifesta-se por um revestimento parecido com fuligem nas placas foliares, emitindo um odor podre. Aparece como resultado da derrota da planta por um fungo que utiliza resíduos de insetos para nutrição. Para combater o fungo da fuligem, é utilizada uma solução de sabão, as folhas infectadas são removidas e o arbusto é tratado com fungicidas.
Cercosporose
Com umidade excessiva na sala com uma planta, um fungo aparece em sua massa verde na forma de pontos marrons escuros ou pretos na parte de trás da folhagem, aumentando gradualmente de tamanho. Agentes fungicidas são usados para combater fungos.
Antracnose
Esta doença é caracterizada pelo aparecimento de manchas vermelhas nas folhas, que após um curto período de tempo se transformam em orifícios, o que leva à morte da massa verde. Para tratar a doença, as áreas afetadas são cortadas e todo o arbusto é pulverizado com cloreto de cobre ou fungicida.
Botrite
Em temperaturas e umidade extremamente altas, a planta pode ser afetada por um fungo que deixa um revestimento cinza na folhagem e forma manchas marrons com uma borda escura. As folhas se enrolam para dentro, escurecem e caem. Eles combatem a doença introduzindo agentes antifúngicos no solo, assim como removendo a folhagem afetada e tratando o arbusto com fungicidas.
O que fazer e como salvar ficus
Se a tempo de estabelecer a causa da coagulação das folhas e tomar medidas eficazes para eliminá-la, na maioria dos casos a planta consegue salvar e restaurar sua condição normal:
- Primeiro de tudo, você precisa ajustar o algoritmo para a rega adequada. Quando a camada superior do substrato é seca em 3 centímetros, o ficus deve ser regado. Geralmente no verão, essa planta sofre uma única rega por uma semana, e no inverno é suficiente para regar o ficus a cada 3 semanas.
- No caso de rega excessiva, o que muitas vezes leva a torcer a folhagem, é necessário remover todo o excesso de água do palete e colocar o pote em uma pilha de toalhas de papel, para remover o excesso de líquido do coma de terra pelo orifício de drenagem.
- Se o problema é a falta de nutrientes no solo, ele deve ser enriquecido com fertilizantes. O adubo contendo nitrogênio é melhor utilizado como auxílio emergencial, contribuindo para o crescimento ativo da massa verde, bem como fertilizantes ricos em fósforo e potássio, fortalecendo o sistema radicular.
- Também é necessário verificar a otimização da temperatura, umidade e condições de luz. No caso em que os culpados dos problemas com a massa verde de ficus são pragas e doenças, é necessário o uso imediato dos fundos mencionados acima.
Importante! Em nenhum caso você deve derramar ficus com água fria, especialmente água da torneira, para evitar hipotermia do sistema radicular, o que pode levar à morte de toda a planta.
Medidas preventivas
Para evitar situações em que as folhas estão girando para dentro, é necessário executar medidas preventivas, que incluem:
- borrifar o mato ficus com água não apenas no verão, mas também no inverno;
- encher a panela na qual há uma panela com uma planta, argila expandida ou seixos molhados para aumentar a umidade do ar circundante;
- transplante anual de um arbusto jovem em um vaso mais amplo e uma planta adulta a cada 3 anos;
- revisão sistemática da cobertura decídua do ficus, a fim de identificar pragas e vestígios da doença;
- a proibição de poda e transplante de plantas no inverno ou no início da primavera;
- remoção de folhas retorcidas apenas com sinais evidentes de doença ou presença de pragas, uma vez que o restante da folhagem, com normalização das condições de cultivo, é capaz de restaurar sua condição anterior.
A observação escrupulosa de regras agrotécnicas não tão complicadas para o cultivo de ficus, bem como um exame sistemático do estado da massa verde da planta, garante que nada aconteça com suas folhas elegantes.