A violeta, ou como também é chamada senpolia, é uma planta muito delicada e sensível que requer atenção especial. Sua saúde depende diretamente de muitas circunstâncias e o não cumprimento das regras para cuidar de uma flor pode prejudicá-lo. Um componente importante do cuidado adequado das violetas é um recipiente corretamente selecionado no qual essa planta se desenvolverá. Isso será discutido mais adiante.
As regras básicas para o cultivo de violetas
A partir do momento em que a senpólia aparece em casa, surge imediatamente a questão de como cuidar dessa flor. Não há dificuldade específica em cultivar e cuidar de violetas; no entanto, você deve conhecer e observar rigorosamente certos requisitos essenciais:
- Escolhendo o local onde a flor será localizada. A violeta é boa em um local claro, onde a luz solar direta não cai sobre ela e não há correntes de ar. O horário de verão da flor deve ser de 10 a 14 horas.
- Conformidade com o regime de temperatura. Faixa de temperatura ideal durante todo o ano: +18 ... + 24 ° C.
- Umidade De 50-60% e acima. Recomenda-se colocar o vaso de flores em uma bandeja com pedras molhadas ou argila expandida.
- Rega. Regular: duas vezes por semana ou uma vez por semana e meia. Torneira sedimentada ou água fervida em temperatura ambiente.
- Solo. Solto, leve, respirável com uma acidez de 6,0 a 6,5.
- Top vestir. Durante o crescimento ativo uma vez por década.
Você sabe A primeira menção à violeta remonta a 500 aC. e na Grécia antiga.
Em quais vasos você precisa plantar violetas
Os vasos para violetas, devido às características da própria flor, devem atender a certos requisitos, cuja observância terá um efeito benéfico no seu desenvolvimento.Considere os principais requisitos de capacidade da senpolia:
- A panela não deve ser grande. A própria violeta é uma flor compacta e de tamanho pequeno e, portanto, não requer uma grande capacidade.
- O pote deve estar agachado. Essa forma de capacidade é determinada pela peculiaridade do sistema radicular da planta. As raízes das violetas não crescem em profundidade, mas, pelo contrário, tendem para fora. Com o crescimento da flor, as raízes morrem por baixo, novas crescem em seu lugar. O sistema radicular está constantemente localizado na superfície - desta forma, a água e os nutrientes são mais facilmente absorvidos.
Características de escolher um pote
Ao escolher um pote adequado para violetas, você precisa saber quais recipientes são necessários para a senpolia. Caso contrário, em um vaso de flores desconfortável, uma planta pode adoecer, parar de florescer e até morrer.
Importante! A regra fundamental para selecionar um pote para violetas é a seguinte: o diâmetro da borda superior do recipiente deve ser três vezes menor que o diâmetro da roseta das folhas.
Portanto, ao escolher um pote, os principais parâmetros do recipiente, no qual o violeta será confortável, devem ser considerados. Estas são as dimensões e o material do qual é feito. Vamos nos debruçar sobre isso em detalhes.
Vídeo: o pote perfeito para violetas
Profundidade e dimensões
A profundidade e o tamanho necessários do vaso são determinados com base no tamanho da própria flor. Mas existem recomendações gerais para parâmetros de capacidade.
Aqui estão elas:
- Para amostras grandes e espalhadas, é necessário um recipiente com um diâmetro de 9 cm e um volume de 300 ml.
- Para flores de tamanho médio - com um diâmetro de 7 cm e um volume de 200 ml.
- Para flores em miniatura - com um diâmetro de 5 cm e um volume de 75-100 ml.
Material de produção
Juntamente com o tamanho do contêiner, o material a partir do qual ele é fabricado desempenha um papel igualmente importante no cultivo bem-sucedido de violetas. Afinal, a matéria-prima da qual é feita a panela ou a plantadeira afeta a planta de uma certa maneira.
Entre as diversas matérias-primas, prestaremos atenção ao seguinte:
- Cerâmica. Uma opção muito comum. Violet se sente bem em tal panela. Potes de cerâmica são vitrificados e não revestidos com esmalte. No primeiro caso, a estética externa permanece mais longa, no segundo - existe o risco de que com o tempo a panela comece a desmoronar. No entanto, esse vaso possui boa respirabilidade, o que afeta mais benéficamente a planta.
- Argila Também muito popular entre os jardineiros. Suas vantagens: boa capacidade de passagem do ar, o que permite que a flor cresça com força total, evitando o aparecimento de pragas ou a ocorrência de doenças de plantas.
- Plástico. É caracterizada pela durabilidade, leveza e flexibilidade, a capacidade de manter a cor por um longo tempo. Ao mesmo tempo, não é capaz de passar ar. É necessário procurar recipientes com orifícios de drenagem prontos ou fazê-los você mesmo.
Como fazer um pote para violetas com suas próprias mãos
Para aqueles que gostam de fazer algo sozinhos, bem como para aqueles que, por um motivo ou outro, não querem comprar capacidade nas lojas, mostraremos uma maneira simples de fazer um pote para São Petersburgo.
Você sabe Violeta não é apenas bonita, mas também uma flor útil — liberando fitonídeos no ar, mata bactérias patogênicas.
Para fazer isso, você precisará de:
- Tesoura.
- Faca de papelaria.
- Marcador (caneta com ponta de feltro).
- Grampeador.
- Régua.
- Copo de plástico com creme de leite.
Procedimento
- Usando uma faca de escritório, limpe a parte externa do copo. Os adesivos podem ser facilmente removidos, a etiqueta impressa é cuidadosamente raspada. O resultado deve ser um tanque completamente branco.
- Usando uma régua, meça 6 cm do fundo do copo e marque com um marcador na circunferência externa com uma tira uniforme. Parece dividir a capacidade em duas metades.
- Corte o copo com uma faca em uma tira e, em seguida, com uma tesoura, corte em duas partes.
- Corte a parte anular de corte superior com uma tesoura, como se estivesse quebrando um anel.
- Insira a parte cortada para dentro no copo restante até parar. As bordas do “anel” dentro do copo entrarão em uma pequena “sobreposição”. Marque o tamanho da “sobreposição” e, depois de remover a parte anular do recipiente, corte o excesso.
- Para controle, coloque o “meio anel” no vidro - a peça deve ficar plana.
- Prenda a estrutura com um grampeador. As nuances da fixação: grampos com bordas afiadas dentro do copo; prenda o primeiro suporte ao lado do vidro oposto ao corte, o segundo e o terceiro grampos à esquerda e à direita do corte. O resultado é um pote durável que você pode levar com as mãos sem medo de esmagá-lo.
- Faça um orifício de drenagem no fundo da panela.
- Use um pano úmido para remover os traços do marcador.
A vida de tal panela é de cerca de seis meses.
Como plantar violetas em uma panela?
Tendo contado em detalhes sobre vasos de flores para violetas, falaremos sobre como plantar essas lindas flores em vasos. Como material de partida para o plantio, você pode comprar uma planta enraizada em uma loja especializada. É melhor comprar na primavera, quando a planta tem raízes saudáveis e é mais fácil criar raízes.O algoritmo adicional de ações é o seguinte:
- Cubra o fundo da panela correspondente com uma camada de argila expandida. Assim, a drenagem será criada.
- Remova com cuidado a flor do recipiente em que está enraizada. Nesse caso, o solo das raízes não pode ser retirado - isso pode prejudicar o sistema radicular da planta.
- Inspecione cuidadosamente a planta, remova as folhas inferiores e, além disso, as folhas secas, estragadas ou doentes.
- Despeje o substrato preparado ou pré-adquirido (o que é desejável) na panela selecionada e faça um pequeno buraco no centro.
- Coloque a flor no recesso, mas para que as raízes não fiquem muito profundas, polvilhe com o solo e pressione-a suavemente contra as raízes.
- Para regar.
Mais cuidados com as flores
O cuidado subsequente de uma flor plantada dessa maneira não é particularmente difícil.
Importante! A principal coisa ao plantar uma violeta é encontrar o ponto ideal de seu aprofundamento.
No entanto, os pontos principais para cuidar de uma flor muito jovem devem ser observados:
- A flor deve estar em um local bem iluminado, mas sem luz solar direta.
- Para um bom crescimento violeta, recomenda-se a iluminação com uma lâmpada fluorescente. A lâmpada deve estar localizada de forma que, do fundo ao topo do recipiente com uma flor, 15 a 25 cm.
- Para que a flor forme uma roseta simétrica, você deve girar a planta 90 ° em círculo 2-3 vezes por semana.
- Os fertilizantes são aplicados durante a formação dos brotos e no final da floração.