O junípero é uma planta ornamental de coníferas usada pelos jardineiros para criar composições espetaculares nas cabanas de verão. A planta é despretensiosa às condições de cultivo e cuidado. Ele tolera temperaturas extremas. Mas às vezes se presta a vários fatores negativos que causam amarelecimento das agulhas e seu derramamento. Em mais detalhes sobre as principais causas da doença do zimbro e os métodos de tratamento - mais adiante no artigo.
Por que o zimbro fica amarelo e o que devo fazer
Existem várias razões pelas quais o zimbro fica amarelo.
Estes incluem:
- Modo de rega errado. É que o solo está muito úmido ou muito seco. É necessário monitorar constantemente o estado da umidade do solo. É suficiente regar os arbustos uma vez por mês - 10 litros de água por 1 planta. Em dias quentes, na ausência de chuva, a rega deve ser aumentada para 25 a 30 litros de água e borrifada semanalmente.
- Composição inadequada do solo e área de cultivo. A maioria das variedades de zimbro prefere a acidez neutra do solo. No caso de um aumento ou diminuição do pH, as plantas perdem a aparência decorativa, as agulhas ficam amarelas e se desfazem. Para evitar isso, você pode comprar testes em lojas especializadas que determinam o nível de acidez do solo e arbustos de plantas em locais adequados.
- Falta de nutrientes. O zimbro responde amarelando as agulhas ou caindo para a falta de qualquer elemento útil. Assim, por exemplo, com deficiência de ferro, as agulhas ficam amarelas ou brancas, com falta de fósforo - as agulhas ficam vermelhas, com a presença de uma abundância de nitrogênio - a planta fica em desenvolvimento. Portanto, recomenda-se alimentar plantas jovens anualmente na primavera e adultos - uma vez a cada 2-3 anos, com superfosfato, estrume podre, nitrato de amônio e fertilizantes complexos.
- O tempo de plantio de mudas. O período ideal para plantar arbustos em um local permanente é a segunda metade da primavera e início do outono. Se você plantar mudas no verão, elas podem ficar amarelas e secas.
- Doenças e Pragas. Devido ao cuidado inadequado do zimbro, os arbustos podem ser expostos a doenças e ataques de insetos que podem destruir plantas inteiras. É melhor prevenir antecipadamente as consequências negativas, realizando a prevenção e aderindo às regras da tecnologia agrícola. Medidas preventivas devem ser realizadas no início e no final da temporada, usando uma solução de líquido Bordeaux (1%), medicamentos "Quadris", "Fitosporin", etc.
- Queima no inverno. Aparecem em agulhas em dias ensolarados e gelados. Na primavera, os arbustos ficam amarelos e secos. Nesses casos, os jardineiros recomendam, em regiões com clima frio, plantar variedades de zimbro resistentes ao gelo, para abrigar plantas jovens durante o inverno.
O zimbro pode ser reanimado eliminando primeiro a causa raiz e depois executando uma série de procedimentos de restauração da coroa.
Importante! Ciclicamente, a cada quatro anos, no outono, as velhas agulhas de zimbro ficam amarelas e se desfazem, sendo substituídas por uma nova. Esse processo é a norma.
Eles são os seguintes:
- trate as agulhas com a preparação Epin-Extra (2 ml por 10 l de água);
- após 10 dias, pulverize a coroa e a zona do tronco próximo com zircão (1 ml por 10 litros de água);
- para melhorar o crescimento das raízes, use "Kornevin";
- reprocessamento de arbustos "Epin-Extra".
Se ficar amarelo dentro da coroa
O aparecimento de amarelecimento nas agulhas de zimbro é provocado pelos seguintes motivos:
- iluminação insuficiente;
- aterragem densa de arbustos;
- pulverizar a coroa em um dia quente;
- exposição a pragas de insetos;
- definhamento natural das agulhas velhas;
- danos mecânicos nos galhos;
- mudanças sazonais na cor das agulhas.
É possível restaurar a aparência decorativa anterior de uma planta de coníferas, eliminando as fontes que causam a aparência amarela da coroa, bem como ajustando racionalmente os cuidados agrotécnicos.
Você sabe O zimbro rochoso, com suas raízes, impede o colapso de pedras e terra das montanhas onde cresce.
Se ficar amarelo abaixo
O amarelecimento do zimbro na parte inferior do mato ocorre devido a esses fatores:
- os animais domésticos defecam na planta;
- doenças fúngicas;
- ambiente atmosférico poluído.
Nesses casos, recomenda-se cercar plantas com redes ou treliças, bem como medidas preventivas contra doenças. Ainda os especialistas aconselham a processar agulhas com as preparações Epin e Zircon (5 ml de cada meio em 4-6 l de água).
Doença Amarga de Zimbro
Além do descumprimento das regras de cuidado e cultivo do zimbro, diversas pragas e doenças podem causar amarelecimento da coroa.Para prevenir doenças fúngicas, recomenda-se a compra de mudas saudáveis nos viveiros. Qualquer agente químico deve ser utilizado seguindo rigorosamente as instruções anexadas.
Importante! O zimbro mais vulnerável a infecções por fungos são os cortes frescos que devem ser lubrificados com variedades de jardins.
Os mais comuns incluem:
- shute - uma doença de natureza fúngica que ocorre em plantações espessadas se as coníferas forem cultivadas à sombra ou em solo alagado. Aparece principalmente no verão. Um sintoma característico da doença é a coloração das agulhas nas cores marrom, amarelo ou marrom, que secam com o tempo, mas não caem dos galhos. No caso de pequenos danos, os galhos doentes precisam ser cortados, o arbusto inteiro tratado com meios como Rokor, Kvadris, KhOM, fluido de Bordeaux, etc. No caso de infecção em larga escala, as plantas devem ser descartadas queimando;
- alternariose - Uma doença infecciosa, manifestada pelo aparecimento de agulhas marrons, eventualmente coberta por um revestimento preto. Após um curto período de tempo, as agulhas se desfazem e os galhos secam. Você pode lutar com a ajuda de aparar as áreas afetadas, tratamento com uma solução de sulfato de cobre (1%) ou "HOMA";
- câncer biorell - penetra através de rachaduras na crosta, formando manchas marrons na superfície, levando à secagem e rachaduras da crosta. Posteriormente, as agulhas ficam amarelas e caem. Esta doença é tratada com uma solução de sulfato de cobre, a droga "HOM";
- necrose do córtex - Forma manchas vermelhas no córtex, que são uma fonte de bactérias. A doença se espalha para a coroa, causando amarelecimento e secagem. A causa mais provável é a proximidade dos arbustos em relação um ao outro. É necessário processar as plantas com Caesar, Quadrice, Skor, humate de sódio, etc;
- ferrugem - Uma doença fúngica muito perigosa que se espalha pelo vento, infectando o zimbro em larga escala. É caracterizada pelo aparecimento de crescimentos alaranjados, queda de galhos, amarelecimento e derramamento de agulhas. Logo as plantas morrem. O zimbro pode ser curado apenas no estágio inicial do desenvolvimento da doença, bem como por profilaxia com as preparações “Vectra”, “Bayleton”, “Ridomil Gold MC”;
- secagem de galhos - É quase impossível reconhecer desde o início e, consequentemente, salvar os arbustos. Nesse caso, as amostras infectadas devem ser desenterradas e queimadas;
- fusarium - Uma doença que afeta o rizoma do representante conífero. Devido à falta de nutrição, as pontas dos galhos começam a escurecer e secar, o processo se move da coroa para a base do tronco. Isso pode ser evitado pulverizando a terra ao redor dos troncos com os produtos químicos "Gamair", "Fitosporin-M", "Fundazol".
Além de infecções, insetos, como:
- pulgão zimbro - suga sucos de brotos jovens, como resultado de que são deformados, as agulhas ficam amarelas e caem. Para combater, é necessário destruir os formigueiros próximos, borrifar os galhos danificados com água e sabão (impedindo que o sabão caia no chão ao redor dos arbustos), repetindo o procedimento após 1 semana. Com uma derrota em larga escala, os galhos precisam ser cortados e queimados;
- escudo de zimbro - um inseto que aparece no início do verão em cones e agulhas. Suga sucos, impedindo o crescimento anual de brotos jovens. Para prevenção, é recomendável usar cola de lagarta no início da primavera, aplicando-a ao redor do tronco no nível do pescoço basal. Você também pode usar cintos de palha ou tecido. Em casos avançados, você precisa usar os medicamentos "Aktara", "Confidor", "Enzhio" e outros;
- mariposa zimbro - As lagartas jovens causam grandes danos, atingindo o meio da coroa, roendo orifícios nas agulhas. Com uma derrota maciça, eles podem destruir quase todas as agulhas. Para evitar esse resultado, você pode usar os produtos químicos Calypso, Confidor, Angio;
- mosquitos da vesícula - lagartas de laranja desses insetos secretam uma substância específica nas agulhas de zimbro, sob a influência de que as galhas se formam nas plantas. Larvas hibernam nelas. O tratamento consiste em pulverizar arbustos com inseticidas "Actellik", "Fufanon", poda e destruição de partes doentes;
- ácaro da aranha - forma uma teia fina nas agulhas, pelo que as agulhas escurecem, secam e caem. É necessário lidar com esta praga, fornecendo às plantas jovens os devidos cuidados, pulverizando com uma solução de enxofre coloidal, extratos de dentes de leão ou alho.
O que fazer se o bonsai do zimbro ficar amarelo
Cada vez mais popular entre os jardineiros, cresce o bonsai do zimbro.
Você sabe O zimbro mais antigo tem mais de 2000 anos, que ainda cresce na Crimeia.
Mesmo o fato de as plantas serem cultivadas em vasos separados sob condições suaves, as “mini coníferas” também podem ficar amarelas pelas seguintes razões:
- Humidade insuficiente. Por estarem constantemente na sala (especialmente aquecidos), os arbustos ornamentais sofrem com a secagem do solo em recipientes. Portanto, eles precisam ser regados regularmente, evitando o excesso de umidade do solo e pulverizando a coroa.
- Estresse. As culturas de coníferas podem ficar amarelas e desintegrar-se devido a mudanças frequentes no local ou transplante. Nesse caso, é necessário escolher o melhor local para um bonsai, não movê-lo para permitir que ele se aclimate às novas condições.
- Falta de minerais na terra leva ao amarelecimento e derramamento de agulhas. Os fertilizantes devem ser aplicados regularmente, dependendo da deficiência de um elemento químico específico.
Existem muitas razões diferentes para amarelar a coroa do zimbro. Para evitar esse processo negativo, é necessário fornecer aos arbustos os devidos cuidados, inspecionar regularmente a cultura de coníferas quanto ao aparecimento dos primeiros sinais de amarelecimento e a tempo de evitar isso.