No planeta, existe um número impensável de espécies de cogumelos, que até agora não foram capazes de calcular pelos cientistas. Entre eles, as variedades comestíveis ocupam uma parcela significativa - preparam deliciosos pratos e remédios. Entre estas está a subespécie - um cogumelo da família Syroezhkov. Nos países ocidentais, é considerado uma verdadeira iguaria e, na Rússia, é pouco conhecido, embora definitivamente mereça a atenção dos catadores de cogumelos.
Descrição do cogumelo
Se você é um coletor de cogumelos iniciante, antes de fazer uma “caça” por uma vegetação rasteira, deve ler atentamente a descrição e as fotos para não confundir acidentalmente com outros representantes perigosos. À primeira vista, parece bastante comum, mas, com uma análise cuidadosa, alguns recursos podem ser distinguidos.
Como é isso?
A vegetação rasteira é um cogumelo relativamente pequeno, atingindo uma altura máxima de cerca de 12 cm. Não é tão fácil encontrar na floresta, pois a cor geralmente se funde com a área circundante. Observando a foto, percebe-se que o cogumelo tem um chapéu seco e carnudo de 5 a 15 cm de diâmetro, cuja forma difere entre os representantes de jovens e adultos: inicialmente é convexo, possui um pequeno tubérculo no meio e, para cogumelos velhos, é aberto com um centro amassado.
As bordas da tampa são inicialmente viradas para cima, mas endireitam e diminuem com a idade. A cor varia de vermelho-amarelo a vermelho-marrom. Em algumas regiões, o cogumelo também é chamado de orelha de prata, pois seu chapéu tem um tom mais acinzentado. A perna é grossa, às vezes atinge 4 cm de diâmetro, tem formato cilíndrico, mesmo ou levemente inchado. Altura das pernas de 4 a 10 cm Nos cogumelos jovens, é carnuda, mas torna-se oca com a idade. Ao toque - aveludado, suave. A cor das pernas costuma ser semelhante a um chapéu, mas um pouco mais clara.
A polpa é densa, mas quando danificada quebra rapidamente, tem um sabor adocicado. Outro nome para a vegetação rasteira é a placa de leite (euphorbia, molokanka). É assim que eles chamam devido ao fato de que, quando cortado, libera suco leitoso - um líquido pegajoso branco que, quando exposto ao ar, muda de cor para marrom. A parte interna do chapéu é coberta com placas amareladas ou branco-rosa que escurecem com o toque ou danos.
Onde está crescendo
O fungo recebeu esse nome do principal local de crescimento - na maioria das vezes pode ser encontrado em florestas com matagais de nogueira e carvalho. Prefere lugares úmidos e cobertos de musgo, tocos podres, onde pode crescer tanto em grupos quanto individualmente.
Na Rússia, é encontrado na faixa do meio e sul. O fungo forma micorriza com coníferas e representantes decíduos de espécies arbóreas, como nozes, avelãs, carvalhos e, menos frequentemente, abetos. A vegetação rasteira gravita mais em direção aos territórios do sul, onde a frutificação começa já no início de julho e continua até o final de outubro.
Não colete vegetação rasteira perto de rodovias, empresas industriais e em locais onde o lixo é despejado, uma vez que os cogumelos são capazes de absorver toxinas.
Comestível ou não
Podmolochnik (vegetação rasteira) refere-se a cogumelos comestíveis. Pode muito bem ser consumido, mas somente após o cozimento por 15 minutos. Utilizado como prato independente ou como ingrediente para a preparação de receitas mais complexas. Uma das virtudes do adolescente é que nunca é bicho.
Variedades e duplas
Ppraticamente todos os fungos da natureza têm gêmeos. A vegetação rasteira não é exceção. Além do fato de possuir variedades, cogumelos semelhantes podem ser encontrados na floresta. Alguns deles também são comestíveis e outros podem prejudicar o corpo, causar intoxicação severa.
Assim, o sub-leiteiro pode ser confundido com cogumelos como:
À distância, os catadores de cogumelos às vezes confundem a vegetação rasteira com o habitual cogumelo açafrão, mas após uma inspeção mais detalhada, já é perceptível que o cogumelo tem um chapéu vermelho brilhante com círculos centralizados de cor escura. Você não deve ter medo, pois o cogumelo açafrão pertence a cogumelos comestíveis, tem um sabor e aroma agradáveis.
Crescendo
Hoje, cultivar cogumelos em suas próprias camas é muito popular entre os jardineiros. Além dos cogumelos famosos e cogumelos ostra, as pessoas aprenderam com sucesso a plantar outras espécies, como porcini, mel, etc. A vegetação rasteira também pode ser cultivada em casa. É verdade que vale a pena notar que, pela primeira vez, um resultado positivo pode não ser tão eficaz, uma vez que o rendimento e a qualidade dos cogumelos dependem amplamente das condições naturais, do plantio e dos cuidados corretos.
Mas, se você "pegar a mão" com o tempo, poderá coletar uma colheita decente sem subir na floresta. Para crescer uma vegetação rasteira no site, você precisará comprar micélio em pó. Geralmente é vendido em embalagens de 1 m².
Você sabe O corpo do fungo é considerado micélio, que se estende na terra a uma grande distância, e o fungo — é apenas o fruto dele.
Antes da semeadura é misturado com 0,5 kg de solo seco ou areia.. Para o plantio, você precisa selecionar um local perto de qualquer árvore, cavar o chão a uma profundidade de cerca de 10 cm, formando uma pequena depressão na superfície. Agora você precisa polvilhar uniformemente o micélio. O plantio no topo deve ser polvilhado com uma camada de solo comum do jardim misturada com húmus em proporções iguais. A cama é regada à taxa de 10 litros de água por 1 m².
O plantio deve ser regado em períodos secos, fornecendo 15 a 20 l de água assentada por 1 m². Os primeiros cogumelos aparecem 2,5 meses após o plantio. A colheita será relativamente pobre - cerca de 500 g por 1 m². No futuro, o jardim renderá 4 vezes por ano - 2 vezes no outono e 2 vezes na primavera, encantando seus proprietários com 3-4 kg de cogumelos frescos e saborosos.
Nos intervalos entre o crescimento dos cogumelos, a terra precisa ser fertilizada com húmus, polvilhando sobre 15 kg por 1 m². O apanhador de cogumelos dará frutos enquanto a árvore viver, perto da qual está localizada, ou seja, o período pode ser calculado em anos.
Benefícios do cogumelo
A vegetação rasteira não é apenas saborosa, mas também um cogumelo saudável. Para avaliar suas propriedades curativas, basta considerar as características da composição química. A polpa contém muitas substâncias biologicamente ativas que têm um efeito positivo no corpo humano.
Importante! Mothwort não tem efeito sobre o açúcar no sangue, por isso pode ser usado por pessoas com diabetes.
- Em particular, contém elementos como:
- vitaminas dos grupos A, B, C, PP, D - melhorar a imunidade, desempenhar um papel importante no metabolismo, reduzir a sensação de fadiga, retardar o processo de envelhecimento;
- esteróis - interferir na absorção de colesterol no sangue;
- cortisol - estabiliza a pressão sanguínea, é responsável por manter os níveis normais de glicose, causa um estado adaptativo durante o estresse;
- aminoácidos livres - estimular a atividade secreta das glândulas gástricas;
- triptofano - o hormônio "bom humor" elimina a depressão, fadiga, sonolência e melhora as funções do sistema digestivo;
- arginina - fornece transporte de oxigênio para o coração, melhora a função celular vascular, evita a aterosclerose;
- quitina - afeta favoravelmente o processo de digestão;
- tirosina - um antidepressivo natural, aumenta a resistência, normaliza o metabolismo, alivia dores de cabeça;
- fósforo - participa do processo de preservação da informação genética, é um material de construção para dentes e ossos, uma fonte de energia;
- cálcio - melhora a estrutura dos núcleos e membranas celulares, afeta a coagulação sanguínea;
- potássio - apoia o trabalho do coração e dos vasos sanguíneos, acelera o crescimento do tecido muscular, ajuda a remover toxinas do corpo;
- sódio - normaliza o funcionamento dos rins, mantém um equilíbrio água-sal;
- ferro - participa do transporte de oxigênio para tecidos, órgãos e sistemas.
O cogumelo é de baixa caloria (100 g contém apenas cerca de 20 kcal), é capaz de acelerar processos metabólicos no corpo e, em seu valor nutricional, serve como um substituto completo da carne, por isso é frequentemente incluído na dieta de atletas, defensores da nutrição adequada e vegetarianos. O uso do sublingual é recomendado para resfriados e como prevenção, pois o produto fortalece o sistema imunológico do corpo.
Você sabe O desperdício de cogumelos é um bom estimulante para o crescimento das plantas. A água em que os cogumelos foram lavados pode ser usada para regar as camas.
Aplicação de Culinária
Aspen, como observado anteriormente, é um fungo comestível que pode ser consumido após o cozimento preliminar. Imediatamente após a colheita, as frutas devem ser limpas das áreas danificadas e bem lavadas. Você pode mergulhar na água por 30 minutos para limpar completamente a superfície da sujeira e areia. Cogumelos são deliciosos de qualquer forma. Deles, você pode cozinhar assados deliciosos, julienne e até simplesmente fritar com cebola - esse prato também será muito saboroso.
Para aqueles que não experimentaram o zumbido, recomendamos o uso das seguintes receitas simples de culinária:
- Vegetais em conserva. Mergulhe o mato fresco descascado em água fervente e cozinhe por 5 minutos, retire do fogo e escorra a água. Coloque-os novamente na panela e cozinhe por mais 10 minutos, escorra a água novamente e coloque os cogumelos em potes. Prepare a salmoura: adicione sal (2,5 colheres de sopa). Na água (2,5 l), 8-10 dentes de alho, 1 colher de chá. ervilhas de pimenta preta, 7 colheres de sopa. vinagre, misture, deixe ferver por 5 minutos. Despeje os cogumelos com a salmoura resultante e enrole.
- Sopa de cogumelos. Coloque as plantas pré-cozidas em uma panela com óleo vegetal e frite levemente. Adicione as cebolas picadas e as cenouras raladas aqui, continue cozinhando até dourar. Despeje a massa resultante em uma panela com água (você pode usar caldo de galinha), adicione batatas em cubos, sal e cozinhe por 30 minutos. No final do cozimento, tempere com verduras picadas.
- Espaguete com cogumelos. Frite as cebolas picadas em uma panela até ficarem transparentes. Anexe-o picado, vegetação pré-cozida, sal, pimenta. Cozinhe por 15 minutos, junte os tomates em cubos e mantenha em fogo por mais 5 a 7 minutos. Separadamente, ferva o espaguete em água e sal e adicione à panela com molho, misture e aqueça por 2-3 minutos. Se desejar, o prato pode ser polvilhado com queijo, ervas.
Uso médico
Devido ao grande acúmulo de substâncias úteis, o sub-leiteiro encontrou aplicação na medicina. Em particular, é usado para fabricar medicamentos que impedem o desenvolvimento de reumatismo e inflamação. Para pessoas que sofrem de câncer, os médicos tradicionais recomendam esfregar o local do tumor com cogumelos frescos.
A tintura mais comumente usada no aretmo. É uma ferramenta eficaz no tratamento de doenças associadas a varizes, varizes, hemorróidas. Também é útil beber para resfriados, amigdalite, otite média. Para fazer um remédio, os cogumelos frescos são lavados, cortados em pedaços pequenos, colocados em uma jarra de litro e derramados de vodka até a borda. Capacidade colocada em local fresco e escuro por 15 dias. Em seguida, o produto é filtrado e armazenado na geladeira. Tome tintura duas vezes ao dia por 1 colher de chá.
O suco juvenil é usado no tratamento de úlceras e gastrite aguda. Não é difícil cozinhá-lo: você precisa torcer as ervas recém-colhidas (descascadas e lavadas) em um moedor de carne e acender uma pequena fogueira para cozer em seu próprio suco, que se destacará ao moer (se for pequeno, você pode adicionar um pouco de água). Após 20 minutos, desligue o fogo, deixe o produto esfriar e depois coe, espremendo bem os cogumelos. O suco deve ser tomado três vezes ao dia por 1 colher de chá.
Perigo de cogumelo
A vegetação rasteira, como todos os cogumelos, é considerada um produto bastante pesado e difícil de digerir pelo organismo. Para pessoas absolutamente saudáveis, é seguro, pelo contrário, com ingestão moderada, não mais que 3 vezes por semana, a vegetação rasteira ajuda a limpar o corpo de colesterol e toxinas. As contra-indicações se aplicam a pessoas que sofrem de distúrbios do trato gastrointestinal - elas não são estritamente recomendadas para o uso dessas plantas.
Você também não deve dar cogumelos para crianças de nenhuma forma - o sistema digestivo ainda é muito fraco para lidar com esses produtos. Interromper o uso de cogumelos precisa de mulheres grávidas, bem como nutrizes.
Em resumo, podemos concluir que a vegetação rasteira é um cogumelo saboroso e saudável, do qual é possível cozinhar uma variedade de pratos e remédios. Lembre-se de que tudo é bom com moderação e não abuse dos cogumelos, mesmo que sejam tão saborosos que seja difícil parar.