Aeschinanthus é uma planta que raramente pode ser encontrada tanto em casas de floristas quanto em lojas especializadas. Entre as muitas espécies desta planta, eskhinantus Mona Lisa é considerada a mais despretensiosa e pouco exigente nos cuidados. Leia mais sobre esta planta exótica no artigo abaixo.
Descrição botânica da planta
A pátria da flor é considerada o sudeste da Ásia, a saber: florestas tropicais do Vietnã, Indonésia, Malásia, Tailândia. No habitat natural, ele prefere crescer em árvores ou pedras, envolvendo-as. A planta é considerada uma planta perene com uma aparência exótica.
Você sabe Do grego eskhinantus é traduzido como uma "flor distorcida", e tudo porque as flores de eskhinantus parecem como se estivessem viradas de cabeça para baixo.
As flores são tubos curvos de cor vermelha brilhante com estames espreitando brancos, estão localizados no final dos brotos, florescendo de maio a setembro. As hastes são longas, encaracoladas, voltadas para cima, às quais as folhas brilhantes de cor verde-oliva escura estão densamente grudadas.
Condições de cultivo
O Eshinantus entre os cultivadores de flores é considerado uma planta exigente, mas se você cuidar adequadamente, seguindo todas as dicas, não causará muitos problemas.
Colocação e iluminação
Eskhinantus Mona Lisa prefere lugares bem iluminados, protegidos da luz direta do sol, com luz difusa, pois podem aparecer queimaduras nas folhas do sol. É melhor colocado em peitoris da janela no lado oeste ou leste da casa. Também é necessário fornecer à planta uma longa luz do dia, se necessário, ela deve ser destacada adicionalmente.
Modo de temperatura
Como qualquer outra planta tropical, esta flor é muito termofílica e não tolera quedas acentuadas de temperatura e correntes de ar. Na estação quente, é aconselhável mantê-lo a uma temperatura de +23 ... + 26 ° С, no inverno, a temperatura pode ser ligeiramente reduzida para +16 ... + 18 ° С.
Importante! Para formar os brotos, a flor deve ser colocada em um local fresco, proporcionando-lhe paz.
Quando a temperatura cai abaixo de + 15 ° C, a planta pode ficar doente.
Humidade do ar
No verão, em clima quente, o eschinanthus Mona Lisa deve ser constantemente pulverizado do frasco de spray (1-2 vezes por dia) sem cair nas flores, ou um recipiente com água deve ser colocado próximo ao vaso de flores. No inverno, não há necessidade de tanta umidade, apenas se a sala estiver muito quente. A água para pulverização deve estar em temperatura ambiente, regular e macia.
Home Care
Para que a flor tenha uma aparência bonita e saudável, ele precisa garantir cuidados adequados, que consistem em rega regular, fertilização, arbustos de poda e transplante oportuno.
Você sabe Aeschinanthus também é chamado de "flor de batom" por causa de brácteas roxas que se assemelham a batom.
Rega
Eschinanthus deve ser regado moderadamente quando o solo superficial está seco. Faça isso 1-2 vezes por semana com água em temperatura ambiente, que deve permanecer em pé por 1-2 dias. É importante não permitir que a terra fique encharcada e não se esqueça de drenar a água restante na panela, evitando sua estagnação.
Aplicação de fertilizantes
Recomenda-se alimentar o eschinanthus durante a floração 1-2 vezes por mês, e é melhor aplicar fertilizantes diretamente no solo, evitando queimaduras nas raízes. É melhor usar fertilizantes minerais como Zelenita (100 ml por 10 litros de água) ou Rose (2 colheres por 10 litros de água).
Poda
Para fazer a flor parecer bonita e esteticamente agradável, ela deve ser cortada periodicamente. Após o desbotamento da planta, brotos longos e obsoletos são removidos, o que permite que galhos jovens cresçam melhor e forme mais flores.
Transplante
É aconselhável transplantar uma flor a cada primavera em uma estação quente; é melhor fazer isso após a poda. Eskhinantus Mona Lisa prefere recipientes apertados, portanto o próximo vaso deve ser apenas 2-3 cm mais largo que o anterior. O solo pode ser comprado em uma loja de flores e também pode ser preparado em casa.Para fazer isso, misture húmus, areia, turfa e solo frondoso na proporção de 1: 1: 1: 2. Você também pode adicionar um pouco de carvão ou casca de pinheiro para obter melhor permeabilidade ao ar. No fundo da panela, como drenagem, você precisa colocar pedras ou argila expandida.
Importante! É necessário transplantar a flor por transbordo, evitando danos às raízes.
Propagação em casa
Escinanthus Mona Lisa pode propagar-se independentemente por estacas ou sementes. Os especialistas recomendam o primeiro método, pois é muito mais fácil de implementar.
Para fazer isso, você deve aderir ao seguinte algoritmo de ações:
- Corte brotos com 2-3 nós e 5-6 cm de comprimento em um recipiente com substrato (uma mistura de turfa, areia, musgo na proporção de 1: 1: 1), pré-tratamento de estacas de estacas com o estimulador de crescimento Kornevin, Epin, etc.
- Cubra com filme plástico ou um frasco de vidro.
- Manter a + 26 ° C.
- Molhar através de uma panela.
- Ventilar as mudas periodicamente.
- Retirar um filme depois da emergência de raízes em mudas.
O segundo método é usado muito raramente e é o seguinte:
- Plante as sementes no substrato preparado e cubra com um filme.
- Manter em local bem iluminado a uma temperatura de +23 ... + 25 ° C.
- Despeje na panela.
- Após a germinação das sementes, as mudas precisam ser ventiladas periodicamente.
- Após 2-3 semanas, o filme deve ser removido.
- Transplante mudas em vasos separados.
Controle de Pragas e Doenças
As principais pragas e doenças que afetam a flor incluem:
- Ácaro aranha - forma manchas marrom-acinzentadas nas folhas, que são bem lavadas com água morna.
- Escudo - destruído com uma solução de sabão ou Actellik (2 ml por 2 l de água).
- Mealybug - está nas axilas das folhas e impede que elas cresçam normalmente. É eliminado por meio de Fitoverm (2 ml por 200 ml de água) ou Aktara (1 g por 1,3 l de água).
- Podridão cinzenta e oídio - manifestada pelo aparecimento de mofo na superfície inferior das folhas devido ao aumento da umidade. Você pode combatê-los com uma solução da droga "Fundazol" (10 g por 10 litros de água).
O Eskhinantus Mona Lisa é considerado um cuidado exigente para as flores, por isso raramente pode ser encontrado em coleções domésticas de plantas de interior. No entanto, devido à sua aparência exótica e floração luxuosa, está gradualmente ganhando popularidade entre os cultivadores de flores e cada vez mais aparecendo em suas casas.