Desde os tempos antigos, os cedros libaneses valiam seu peso em ouro. Documentos históricos do período do Egito Antigo e da Hellas indicam que sua madeira era usada como moeda, embalsamaram os mortos com alcatrão e óleo e foram protegidos de insetos e micróbios patogênicos com serragem picada. Hoje, a popularidade dessas poderosas árvores sempre verdes não desapareceu. No entanto, a visão tornou-se relíquia. Na natureza, raramente é visto em áreas montanhosas remotas. O que é uma planta, onde é encontrada no ambiente natural, como propagá-la e cultivá-la em uma trama pessoal - isso será discutido mais adiante.
Definição e descrição botânica do cedro libanês
Esses majestosos representantes sempre-verdes da família Pine diferem de outras espécies de coníferas com uma ponta de coroa achatada. A descrição dos cedros libaneses é, em muitos aspectos, semelhante aos cedros do Atlas.
Mas é impossível confundi-los, pois os primeiros se caracterizam por:
- a localização dos galhos em um plano;
- estrutura clara de cones;
- uma cor marrom escura específica da borda superior das escamas da fruta e uma protrusão triédrica nela.
Você sabe Sob cedros, nunca há mosquitos ou carrapatos. Esses insetos não toleram os voláteis liberados pelas folhas da cultura.
A expectativa de vida dos cedros libaneses é medida por milênios. Em média, são cerca de 2000 a 3000 anos.
As árvores crescem lentamente, em um ambiente favorável, seus troncos fortes, sem ramificação uniforme, se estendem a uma altura de 40 a 50 m, com um diâmetro mínimo de 2,5 m. A coroa cônica é característica das mudas jovens e, com a idade, é amplamente estendida e adquire uma forma de guarda-chuva altamente achatada.
A casca de cedro libanesa se distingue por uma cor cinza escura e uma estrutura escamosa. Com 250 anos, a árvore se parece com um gigante forte, com uma estrutura de várias camadas de uma coroa dimensional, sem uma ponta afiada, com um diâmetro de até 28 m, uma circunferência do tronco de até 5,5 me uma altura de até 27 m.
A madeira é reconhecível por sua cor avermelhada específica, aroma de coníferas pronunciado, força e leveza extremas.. Ao mesmo tempo, foram feitos barcos solares para os antigos faraós egípcios, assim como para os navios fenícios.
As agulhas duras da cultura são atualizadas a cada 3-4 anos, tem propriedades anti-sépticas. Dependendo da diversidade de espécies, sua cor pode variar de verde saturado a esfumaçado e azulado. Agulhas de quatro lados, com até 3,5 cm de comprimento, formam feixes densos, reunindo 30 a 40 peças.
Você sabe Pinhões populares são realmente os frutos das pinhas. Mas as sementes deste cedro são inadequadas para consumo.
A fase de frutificação ocorre nas árvores após completar 30 anos. Em seguida, cones marrons claros de forma cilíndrica aparecem nos galhos. Seu comprimento chega a 12 cm e a largura é metade do comprimento. Na extensão do amadurecimento, pequenos grãos resinosos não comestíveis se formam em suas escamas, que amadurecem no terceiro ano após a polinização e se espalham com a ajuda do vento.
A cultura não é exigente nas condições do solo, tolera frio a curto prazo, pode suportar quedas de temperatura para -30 ° C. Mas geadas prolongadas são prejudiciais para o cedro que adora calor. As áreas ensolaradas e moderadamente úmidas a uma altitude de 1300 a 2050 m acima do nível do mar são ideais para o seu desenvolvimento.
É característico que essa cultura relíquia possui várias subespécies que, dependendo de várias diferenças biológicas, se adaptam a certas condições climáticas e do solo. Por exemplo, o cedro turco cresce exclusivamente nas montanhas Taurus e sul da Turquia, enquanto o cedro iraniano vive nas regiões noroeste do Irã.
Vídeo: cedros libaneses
Spread de cedro libanês
Na natureza, os cedros libaneses são encontrados em áreas montanhosas do norte da Ásia, Transcaucásia, Sul da Europa, Síria, Marrocos, Argélia, Turquia, bem como na costa do Mar Negro da Turquia, no Cáucaso e na Península da Criméia, inacessíveis aos seres humanos.
De particular importância é a árvore para o Líbano, sendo seu símbolo nacional. Sua imagem está no estado kleinoda e na moeda. O maior prêmio do país é considerado a Ordem Nacional do Cedro. Além disso, os libaneses criaram a Floresta de Cedro Divino, que entrou no Patrimônio Mundial da UNESCO.
Onde cresce na Crimeia
Para preservar a população, as árvores relictas são cultivadas em jardins botânicos e viveiros. Em particular, na Criméia, eles podem ser vistos no território que se estende de Sebastopol a Kerch. Nas regiões sul da República, a cultura é amplamente usada para projetar áreas de parques populares entre os turistas.
Importante! As variedades ornamentais de coníferas, por via de regra, não são propensas a florescer e formar sementes. Tais espécimes são propagados exclusivamente por estacas e, em caso de ineficiência, recebem enxerto no broto-mãe.
Especialmente atraente para os viajantes é um bosque de cedros libaneses no Jardim Botânico Nikitsky, que começou a crescer desde 1824. Seu marcador foi precedido por um trabalho titânico, pois os iniciadores da idéia precisavam nivelar uma ravina profunda que atravessava o local planejado para o pouso. Devido à falta de uma boa estrada de Alushta, os trabalhadores foram forçados a transportar solo de lá por via marítima. Toneladas de sacos de pelúcia foram levantadas nas montanhas em burros e seus próprios ombros, de modo que hoje e por muitos séculos, belas árvores coníferas ostentavam neste lugar.
Propriedades do cedro libanês
No passado distante, os bosques de cedros cobriam vastos territórios, mas devido ao valor da madeira, a cultura começou a ser destruída. O desmatamento em massa logo levou a uma redução significativa na população de espécies.. Como resultado, o cedro libanês em extinção caiu no Livro Vermelho Internacional.
Desde os tempos antigos, a planta foi apreciada devido às suas propriedades medicinais.. Portanto, nossos ancestrais, usando matérias-primas coníferas de todas as doenças, consideravam a cultura um símbolo de boa saúde e longevidade. Os cientistas descobriram vitaminas, oligoelementos e cerca de 20 aminoácidos únicos nas fibras das plantas.
Importante! Para se livrar permanentemente das mariposas, basta colocar um pequeno pedaço de madeira de cedro libanês na casa.
A composição química dos cedros desta espécie explica completamente seu efeito curativo. Ao inalar o aroma de uma planta, uma pessoa limpa seu corpo contra bactérias patogênicas.
- Com a ingestão interna do extrato e do óleo de cedro libanês, um resultado terapêutico ainda maior é sentido:
- o trabalho dos órgãos da visão melhora;
- a atividade do sistema nervoso é normalizada;
- a fórmula do sangue está sendo melhorada;
- pele rejuvenescida;
- o sistema reprodutivo é restaurado;
- o sangue é limpo de colesterol e substâncias tóxicas;
- as paredes dos vasos sanguíneos são reforçadas;
- no nível do DNA, o corpo é restaurado.
Aplicação de produtos vegetais
As características acima causaram amplo uso de plantas pela população antiga. Por exemplo:
- os egípcios embalsamaram seus faraós mortos com sua resina, avisando-os de decadência;
- em muitos países, era costume construir templos exclusivamente a partir desse tipo de madeira de cedro (um exemplo desses edifícios é o Templo de Jerusalém, o Templo de Diana em Éfeso, o Templo de Apolo na Grécia, com mais de 2000 anos);
- Os fenícios usavam matérias-primas para construção naval;
- gregos antigos, egípcios, fenícios, judeus, árabes, indianos e romanos eram tratados com agulhas de cedro, considerando-o o mais poderoso anti-séptico;
- Os sírios pagavam madeira de cedro por todos os bens importados;
- de acordo com Plínio, seus compatriotas extraíam o óleo dos troncos de cedro para higienizá-los com rolos de livros e papiros, assim como para continuar sua longevidade;
- romanos antigos dos mais altos círculos da sociedade usavam cosméticos à base de óleo de cedro libanês, e cidadãos com meios de saúde mais modestos usavam aparas de pó e serragem fina para fins de saúde;
- contemporâneos fazem preparações médicas, cosméticos e também desinfetantes com base em matérias-primas de cedro libanês;
- a madeira de cedro ainda é valorizada na carpintaria.
Métodos de criação de cedro libanês
Hoje, a unidade que cresce uma espécie em extinção é uma das maneiras mais eficazes de salvá-la. A cultura tende a se propagar. Mas restaurar sua antiga população requer grandes bosques de desembarques parentais e um longo período. De fato, em condições adversas, as sementes podem esperar décadas para germinar o calor e a umidade.
No campo interno, uma planta pode se propagar apenas por métodos vegetativos e de sementes.
Você sabe Desde o surgimento da civilização, a humanidade perdeu 16 espécies de cedros, restando apenas 4.
Cultivo de sementes
Para obter sementes de uma muda jovem, é preciso esperar 30 a 40 anos.. As árvores cultivadas começam a dar frutos um pouco antes. Além disso, não há garantia de que as sementes germinem com segurança. Portanto, o método é usado extremamente raramente.
Frutos de cedro amadurecem no outono. A aterrissagem deve ser planejada para o final de abril - início de maio, quando a Terra se aquecer bem e a temperatura diurna atingir estável + 15 ° C
Vídeo: Cultivo de cedro a partir de nozes
O processo de propagação de sementes é realizado de acordo com o algoritmo abaixo:
- Para o plantio, é preferível escolher grãos de alta qualidade. Em casa, a germinação é verificada colocando todo o material de plantio em água à temperatura ambiente. O procedimento deve ser realizado 3 meses antes do pouso planejado. Após 3 dias, as amostras adequadas para germinação incharão e assentarão no fundo, e as amostras vazias subirão. Lembre-se de que as sementes compradas são caracterizadas por baixa germinação. Portanto, verifique com os vendedores a disponibilidade dos certificados necessários para as mercadorias. Será uma garantia da qualidade e adequação da sua compra.
- Os grãos selecionados estão sujeitos à desinfecção e estratificação obrigatórias.. Para isso, são tratados com uma solução fraca de permanganato de potássio, secos e colocados em um saco de tecido com solo fértil úmido ou uma mistura de areia e serragem (na proporção de 1: 3). Depois disso, eles enviam por 90 dias para a geladeira ou um porão escuro. Em tais condições, as nozes devem atirar. Isso pode levar de 2 a 3 anos. Sementes não preparadas serão vulneráveis a condições de solo aberto e podem não germinar.
- Em seguida, o material de plantio germinado é semeado da maneira tradicional em caixas de madeira. É importante que as porcas estejam suficientemente submersas no chão. Durante este período, os cedros requerem umidade, luz e calor abundantes. Portanto, recomenda-se amarrar o recipiente com polietileno e regar seu conteúdo regularmente. As mudas estarão neste estado pelos próximos 2-3 anos.
- Após o tempo especificado, quando os brotos aumentam levemente e ficam mais fortes, eles precisam ser temperados. Para fazer isso, remova o abrigo e coloque as plantas na rua nas horas seguintes à maior atividade solar. O tempo de permanência da cultura cultivada in vivo é aumentado diariamente.
- Somente agora as plantas podem ser transplantadas para um local permanente. Para isso, prepare antecipadamente os furos de aterrissagem, cuja profundidade deve corresponder ao tamanho do sistema radicular das brotações. Seu fundo é drenado e coberto com uma camada superficial de um terço, e depois coberto com um filme preto para formar o microclima necessário para o crescimento. Depois de algumas semanas, o abrigo é removido do poço, é abundantemente regado e as mudas preparadas são enraizadas da maneira tradicional. No primeiro mês, as mudas jovens precisarão de muita umidade, por isso não se esqueça de regá-las.
Estacas
Muitos jardineiros preferem propagar a cultura relict usando estacas, já que o método pode acelerar significativamente o desenvolvimento de mudas. Além disso, as chances de enxerto de material de plantio são muito maiores do que no método anterior.
Você sabe Em um prato de madeira feito de madeira de cedro, o leite não fica azedo por muito tempo.
Para cultivar uma árvore jovem, você deve:
- No pico da vegetação da planta mãe, escolha os brotos mais fortes com agulhas e cascas saudáveis.
- Com uma ferramenta afiada, com um movimento afiado, separe suas partes apicais. O comprimento ideal do material de plantio deve ser de pelo menos 12 cm.
- Limpe o fundo das estacas das agulhas.
- Coloque as amostras preparadas por 24 horas em água diluída com qualquer estimulante de crescimento. Freqüentemente, Ecosil, Emistim e Kornevin são usados para tais fins.
- Enquanto isso, é importante preparar o vaso, desinfetá-lo com uma solução fraca de permanganato de potássio e enchê-lo com areia úmida do rio.
- As estacas preparadas são aprofundadas em um substrato úmido em um ângulo de 45 ° e deixadas em um local quente e bem iluminado para germinação. Para o desenvolvimento adequado do sistema radicular da futura árvore, é importante monitorar diariamente o nível de umidade do solo.
Vídeo: Propagação de coníferas por estacas
Como plantar uma muda
Ao comprar uma muda já cultivada, as instâncias com um sistema de raiz fechado são preferidas. Eles são menos danificados quando enraizados em um local permanente. Se você precisar lidar com uma planta escavada, examine cuidadosamente as condições dos processos radiculares e verifique sua frescura. Segundo especialistas, cedros com idades entre 6 e 8 anos são caracterizados por uma melhor sobrevivência.
Importante! Para mudas de cedro libanês adquiridas com uma altura de 1,5–2 me um diâmetro de copa de pelo menos 40 cm, é importante que o rizoma cubra um pedaço de terra. Para o transporte, é aconselhável embalá-lo em uma estopa úmida e colocá-lo em um saco plástico.
Antes do plantio, é importante determinar o local, bem como prepará-lo e uma muda. Sobre tudo isso em ordem.
Seleção de assento
Todos os pinheiros são fotófilos e reagem mal ao excesso de umidade. As plantas jovens toleram bem a sombra, porém, depois de completar 16 anos, precisam de mais luz. Portanto, é preferível plantar mudas de cedro libanês em uma área bem iluminada com um substrato argiloso e fértil. O terreno arenoso também é aceitável, mas em tais condições a árvore precisará de irrigação frequente, e no inverno os riscos de congelar as raízes são grandes.
É importante que no local selecionado as correntes subterrâneas fiquem profundas (a menos de 2,5 m da superfície do solo). Esse fator protegerá o sistema radicular da superfície de cáries e infecções por fungos. Também é desejável que a árvore não seja afetada por ventos do norte, correntes de ar, ar frio (geralmente coletado nas planícies) e pelo acúmulo de água derretida e da chuva.
Preparação do solo
O rebento cria raízes mais rapidamente em solos soltos e ricos em nutrientes. Portanto, pelo menos quatro semanas antes do plantio planejado, é aconselhável cavar um local até a profundidade da baioneta e fazer fertilizantes orgânicos (húmus, composto).
Após as manipulações, cavar um buraco de aterrissagem, cuja profundidade deve corresponder ao tamanho do sistema radicular. Ela não deve restringi-los e ser excessivamente espaçosa. Jardineiros experientes na preparação do recesso aconselham torná-lo 30% maior que um nódulo de terra no rizoma de uma muda.
Encha o fundo do poço com uma camada:
- argila expandida (para drenagem do solo);
- solo fértil (até 15 cm de espessura);
- húmus ou composto (3 baldes);
- terras florestais coníferas (2-3 punhados);
- cinza de madeira (1 punhado);
- fertilizantes complexos para coníferas, por exemplo, Plantafol, Yara Vila (de acordo com as recomendações do fabricante).
Se você estiver plantando uma árvore, verifique se o solo é desenterrado e fertilizado em um raio de 2 m do poço de aterrissagem
Todas as camadas no poço devem ser compactadas manualmente a cada 15 cm.. Caso contrário, ao plantar, o pescoço da raiz do cedro pode ser exposto. Quando as substâncias necessárias forem usadas, misture cuidadosamente o conteúdo do buraco com uma pá, cubra-o com polietileno preto e deixe por 3-4 semanas para formar uma microflora favorável.
Após o tempo especificado, o abrigo pode ser removido e prosseguir para o enraizamento direto das mudas.
Importante! Ao plantar cedros libaneses, observe uma distância entre árvores adjacentes de 8 m. Variedades de anões podem ser colocadas a uma distância de 3 m.
Algoritmo de pouso
Na fase preparatória, um poço cavado para aterrissagem pode. Nesse caso, é necessário retomar sua forma e tamanho, se necessário, encher o substrato fértil. 20 cm devem permanecer no topo do recesso.
Ações adicionais são realizadas de acordo com este algoritmo:
- Coloque uma cavilha de madeira no centro do buraco para fixar um tronco jovem. Para evitar o apodrecimento das raízes, é aconselhável pré-queimar a borda da madeira estrangeira e tratá-la com uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Se a raiz raiz estiver danificada, precisará ser truncada e desinfetada. É aconselhável repousar a muda por várias horas na solução estimuladora do crescimento antes do plantio. Então seu rizoma é saturado com umidade e substâncias necessárias para o desenvolvimento.
- Com cuidado, para não danificar a parte inferior da muda, coloque-a ao lado do pino, espalhando a parte aérea. O ponto de transição do rizoma para o tronco deve estar no nível do solo. Se estiver enterrado no buraco, adicione o solo ao nível desejado.
- Prenda o tronco da árvore ao suporte com uma corda.
- Preencher os vazios próximos às raízes com uma mistura fértil do solo e condensar.
- Despeje cedro abundantemente plantado. Pelo menos 6 l de água sedimentada à temperatura ambiente devem ser usados por planta.
- Cobrir o círculo do tronco com agulhas caídas, serragem ou casca.
Cuidado
A escolha escrupulosa de uma muda e seu plantio competente não garantem o correto desenvolvimento de uma árvore. Se você não criar condições favoráveis para ele, há poucas chances de um broto fino se transformar em um gigante sempre-verde forte. Cuidados regulares são importantes para isso.
Você sabe O cedro libanês foi salvo do desaparecimento completo pelos patriarcas maronitas Bsharre, que assumiram a custódia de um pequeno bosque localizado no alto das montanhas. Hoje, no Líbano, este é o plantio de cedro mais antigo e mais bonito.
Rega e alimentação
Os cedros não gostam de inundar excessivamente o solo e toleram bem a seca na idade adulta. As plantas jovens precisam receber atenção especial, principalmente nas primeiras 2 semanas após o plantio. Durante esse período, desde que não chova, é recomendável regar as mudas a cada 2-3 dias, despejando 5-6 litros de água sob cada tronco.
Ao cultivar variedades ornamentais, não permita que o solo seque em círculos nos troncos das árvores. Deve ser moderadamente úmido. Para impedir a umidade de intemperizar e facilitar o cuidado das árvores, faça uma cobertura da área de plantio.. Não se esqueça de soltá-lo periodicamente. Isso melhorará a aeração das raízes e contribuirá para o seu crescimento.
Afeta favoravelmente a cultura de irrigação periódica da coroa. O procedimento é relevante apenas durante um período de seca prolongada. Realizado de manhã ou à noite.
Aparar e modelar
Se desejado, uma cultura sempre verde pode ser transformada em qualquer figura. No entanto, os cedros não gostam de interferências grosseiras em sua estrutura. A poda analfabeta apenas os prejudicará.
Importante! É estritamente proibido cavar sob cedro libanês. Devido à natureza de seu sistema radicular, somente o afrouxamento superficial da luz é permitido.
Para impedir que isso aconteça, siga as seguintes regras:
- Você não pode cortar mudas jovens. Nos estágios iniciais de desenvolvimento, eles têm uma forma decorativa piramidal, que não requer formação adicional.
- A primeira poda é relevante para plantas nas quais começaram a aparecer galhos secos, velhos e danificados. Para amostras maduras, essa limpeza sanitária é necessária todos os anos.
- Ao formar uma peça de coroa, nunca remova galhos grandes e grossos. Isso pode atrapalhar o crescimento da árvore. Além disso, essas feridas cicatrizam longa e mal.
- Para limitar o crescimento de brotos desnecessários, aperte cuidadosamente as partes superiores.
- Se o crescimento de certos ramos lhe parecer errado, não se apresse em se livrar deles. Primeiro, tente dobrar a foto e fixá-la nessa posição, dando a direção desejada.
Vídeo: Regras básicas para podar coníferas
Invernada adequada
A espécie libanesa é caracterizada por alta resistência ao inverno. No entanto, baixas temperaturas são consideradas desfavoráveis para seu pleno desenvolvimento.
Árvores velhas podem suportar não apenas o frio, mas também fortes geadas de curto prazo, sem perdas. E aqui árvores jovens requerem preparação adicional para o inverno. Consiste em abrigo com estopa, elastano ou agrofibra. O procedimento é relevante apenas em regiões onde a coluna do termômetro geralmente cai abaixo de -10 ° C. Em áreas com invernos quentes, você pode fazer isso sem envolver a coroa.
Lembre-se de que uma coroa solta de cedro geralmente perde sua forma no inverno devido à aderência da neve a um galho. Isso pode ser evitado amarrando plantas jovens com barbante. Para espécimes mais maduros, essas ações perdem o significado devido ao diâmetro gigante da coroa e à altura do tronco.
Doenças e pragas do cedro libanês
Devido aos fitoncidas intensamente liberados e às substâncias oleosas, o aroma específico do cedro libanês afugenta a maioria dos insetos. No entanto, na natureza, existem criaturas parasitas que gostam de comer o suco de agulhas jovens.
Aprenda também sobre as doenças e pragas de coníferas, como abeto, abeto e pinheiro.
Portanto, as árvores podem ser atacadas:
- carrapatos;
- pulgões;
- enfeitar escudos falsos;
- Hermes de pinheiro;
- lagartas
- lágrimas;
- colher de pinheiro;
- traças.
É característico que sinais óbvios de danos ao tecido de madeira são evidentes apenas em colônias maciças de parasitas. Então as árvores podem perder prematuramente agulhas, são inanimadas e subdesenvolvidas.
Você pode salvar a situação com a ajuda de inseticidas sistêmicos. Por exemplo:
- Arrivo
- "Creocide Pro";
- Inta-Vir;
- "Actellicus";
- "Aktara";
- "Fufanon";
- Novaktion;
- Vermitex.
Nos estágios iniciais da lesão, você pode recorrer ao processamento da coroa com substâncias biológicas (Lepidobactocida, Bitoxibacilina, Lepidocida, Fitoverm), bem como coletar manualmente pragas.
Entre doenças da família Pine ameaça cedro podridão radicular, ferrugem.
O jardineiro deve estar alerta:
- queda precoce de agulhas;
- perda inexplicável de sua cor;
- a aparência de um revestimento específico nas agulhas;
- murcha e falta de vida.
É importante não começar a doença. Em caso de detecção de sintomas alarmantes, os fungicidas serão resgatados (Fundazol, Topsin-M, mistura Bordeaux, Abiga-Peak). É necessário usá-los, observando estritamente as recomendações dos fabricantes.
Lembre-se de que é mais fácil prevenir uma doença do que curá-la. Portanto, inspecione periodicamente sua aterrissagem em busca de sinais de atividade vital de pragas e doenças coníferas. Acompanhe a umidade do solo e siga as práticas agrícolas básicas para cuidar da colheita
O cedro libanês se distingue por sua durabilidade, decoração e qualidades úteis. Sem dúvida, a cultura relíquia irá decorar qualquer canto do jardim ou parque. No entanto, obter um cenário de luxo sempre-verde levará tempo e muito esforço. Esteja preparado para isso.