Thuja é uma planta conífera que pertence à família Cypress e agrada aos olhos com uma cor esmeralda durante todo o ano. Diferentes variedades de thuja têm tons individuais, do amarelo ao azul. Aureospicata ocidental de Thuja difere de seus parentes próximos em fragmentos amarelos nas extremidades das agulhas. Parece ótimo no centro do jardim e na forma de uma cerca viva.
Descrição da árvore botânica
Breve descrição de Thuja ocidental Aureospicata ou Thuja occidentalis Aureospicata:
- aparência - sob a forma de um cone;
- o formulário - a coroa é densa, as agulhas são verde-escuras com brotos amarelados ou dourados nas extremidades dos ramos de abeto;
- tamanho - altura da planta de 2,8 a 3 m, diâmetro atingindo 0,8-1,3 m;
- o grupo - árvore conífera;
- aumento anual - até 0,2 m;
- agulhas - possui uma estrutura escamosa, macia, de cor - verde ou verde escuro, curtos, os brotos são densos;
- sistema radicular - superficial;
- solavancos - crescer em forma de ovo, sombra - marrom, tamanho - até 1 cm;
- insolação - sombra parcial será ideal para thuja;
- o solo - a umidade deve ser moderada, drenada no solo, levemente alcalina ou levemente ácida; também pode estar presente cal.
Origem do nome
Não há informações autênticas na Internet de onde veio o nome Aureospicate. Mas na tradução do latim Aureospicate significa Reinhold. Talvez este seja o nome da pessoa que criou essa variedade.
Você sabe Na América do Norte, antes de sua descoberta por Columbus, o thuja era usado pelos moradores como remédio para o escorbuto e a dor de cabeça, já que seus ramos contêm vitamina C.
Aterragem
Durante o desembarque de Thuja occidentalis Aureospicata, várias etapas devem ser executadas em etapas, seguindo regras simples:
- Seleção de sites. Deve ser plantada em um local ensolarado, embora seja melhor cultivar um thuja adulto em uma pequena sombra, mas uma árvore jovem ao sol se desenvolve melhor. Além disso, o local deve ser protegido contra ventos fortes.
- Poço de aterrissagem. A profundidade deve ser de 0,6 a 0,8 m, largura proporcional ao sistema radicular. Se o solo não for “leve” (turfa ou barro arenoso), mas pesado (barro), é necessária uma drenagem, cerca de 12 a 15 cm.
- Aterre com a mistura do solo. Pode ser preparado com antecedência, a composição deve incluir areia, turfa e terra (relação de componentes 1: 1: 2, respectivamente).
- Fertilização durante o plantio. Os jardineiros recomendam o uso de nitroammosfosku (50-100 g).
- A distância entre as mudas. Ao plantar uma muda subsequente, meça de 0,6 a 1 m para que as plantas não interfiram entre si.
Cuidados com Thuja
Thuja - uma planta em tratamento despretensioso. Se o inverno promete ser especialmente frio e com pouca neve, é melhor amarrar a coroa da planta com algum tipo de material de cobertura (lutrasil, spandbond ou agrotherm) e cobrir a zona das raízes com uma camada baixa de uma mistura de turfa e palha.
Não vale a pena divulgar o degelo aos primeiros raios do sol da primavera, para que Thuja occidentalis Aureospicata não receba queimaduras solares. A "liberação" da planta de agrofibra deve ser realizada após o descongelamento do solo - em meados ou no final de abril.
Rega e alimentação
A cobertura deve ser realizada uma vez por ano - na primavera. Para isso, qualquer fertilizante complexo para coníferas, por exemplo, “Universal” ou “Kemira”, 60 a 80 g por 1 m², é adequado.
A rega da árvore deve ser realizada imediatamente após o plantio - 1 balde por semana, por 1-2 meses. Se o tempo estiver quente lá fora, a quantidade de líquido deve ser aumentada para 2 baldes.
Afrouxamento e cobertura do solo
O cultivo de Thuja deve ser feito quando a estação de crescimento ativo. Isso deve ser feito superficialmente, de 10 a 15 cm Antes do afrouxamento, as ervas daninhas e a grama devem ser removidas com ervas daninhas e regadas.O mulching é realizado com uma camada de 6 a 8 cm, usando turfa, composto ou casca.
Importante! Thuja occidentalis Aureospicata adora umidade, portanto, quanto mais o jardineiro a irriga, mais rápido e magnífico ele se desenvolve.
Poda
A poda de uma planta pode ocorrer por vários motivos:
- parar o crescimento da árvore e dar-lhe a forma necessária;
- limpe a coroa do thuja de galhos secos e doentes.
Thuja occidentalis Aureospicata, sem interferência de fora, forma uma forma cônica regular, e não há necessidade especial de intervir especificamente no processo natural. Se apenas o dono da trama não puder ficar satisfeito com a densidade muito alta da coroa ou pensar em algum movimento de design associado a uma certa forma de thuja.
O processamento sanitário de uma árvore, pelo contrário, é necessário e obrigatório, pois afeta diretamente a aparência saudável da planta. Além disso, processos quebrados ou doentes da árvore danificam apenas.
Importante! Se a planta for cortada no início da primavera, antes do início do período vegetativo ativo, você poderá interromper o crescimento ou ajustar o tamanho da coroa. Se você deseja um ritmo mais rápido de desenvolvimento do Aureospicates, ele deve ser reduzido depois que desaparecer.
Recursos de crescimento
Este tipo de arborvitae é muito caprichoso com fatores externos e cresce em áreas com várias características, mas para o desenvolvimento bem-sucedido da árvore, algumas regras simples devem ser observadas:
- Ao cultivar um grande número de mudas em um local, você não deve exceder a densidade de plantio - 300 árvores por 1.000 m².
- A acidez do solo não deve ser superior a 6-7 pH.
- A precipitação ideal para o desenvolvimento bem-sucedido da planta é de 1000 a 1.300 mm por ano.
- O solo é calcário ou nitrogenado.
- Sais de potássio e fósforo devem estar presentes no solo, o que garante a fertilidade do solo.
Transplante
Ao planejar um transplante de Thuja occidentalis Aureospicata, é necessário, antes de tudo, cuidar de um novo local de crescimento das plantas. Eles cavam um buraco algumas semanas antes do processo. A área para a qual a árvore será transferida deve estar em total conformidade com as preferências de thuja indicadas acima.
Desenterrar uma instância do solo deve ser feito com muito cuidado para não danificar as raízes. As feridas causadas por uma pá curam por muito tempo e podem afetar o desenvolvimento geral da planta. Além disso, jardineiros experientes não aconselham carregar uma árvore jovem. É melhor expor a esse processo amostras adultas e totalmente maduras. Naturalmente, thuja doente não pode ser tocado até sua recuperação completa.
O próprio processo de transplante pode ser dividido em várias etapas simples:
- Cavar um buraco.
- Extraia a planta, para evitar danos, meça de 60 a 70 cm do tronco.
- Para transportar uma árvore com parte do solo, é melhor usar um carrinho de jardim.
- Plante em um novo local no centro do poço, para não quebrar os processos radiculares.
- Despeje a mistura de nutrientes, compacte manualmente e despeje com bastante água.
Possíveis doenças e pragas
Doenças Aureospicates estão associados à disseminação de fungos prejudiciais ou danos mecânicos ao tronco de uma árvore.
O mais comum deles:
- Fusarium
- necrose (secagem de galhos);
- murcha de pestalocium;
- podridão do caule;
- shute.
Vídeo: 5 doenças thuj
A partir dessas doenças, a planta é tratada com sulfato de cobre ou ferro, solução de Bordeaux a 1% ou fungicidas sistêmicos. As áreas afetadas do thuja são removidas.
Você sabe Na China, caules jovens de thuja são usados para problemas com os nervos. Decocções baseadas nesta planta tratam insônia, função cardíaca rápida e depressão.
Alguns insetos também gostam de parasitar o tronco e a coroa de Aureospicata. O mais comum:
- escudo falso;
- pulgões coníferos;
- insetos (capim e bagas);
- besouro quebra-nozes;
- lesmas e caracóis;
- besouro de camarão.
A partir desses parasitas, pulverizar a árvore com inseticidas ou medicamentos contendo imidaclopride ajuda (Prestige, Antichrush, Aktara, Enzhio).
O uso da madeira no paisagismo
No projeto paisagístico, as coníferas se destacam. Graças a seus galhos sempre verdes, eles ficam ótimos em qualquer época do ano. Thuja occidentalis Aureospicata é normalmente usado na formação de sebes. Alguns designers gostam de criar várias formas a partir do thuja ou designar os contornos dos becos com eles. Devido à coroa bastante densa, os thuja absorvem perfeitamente o ruído da rua e evitam correntes de ar no jardim.
Thuja Aureospicata ocidental é uma planta despretensiosa, é fácil de cultivar e de manter em um estado atraente e saudável por muitos anos. A árvore decorará a paisagem com seu cone sempre-verde.