Entre as plantas que são cultivadas recentemente em casa, Clusius está ganhando cada vez mais popularidade. Esta pequena árvore ou arbusto com folhas verdes brilhantes pode decorar qualquer interior. Como crescer corretamente é descrito neste artigo.
Descrição botânica da planta
Clusia (Clusia, a árvore dos autógrafos) é uma planta da família Clusian, ou Gummigutovye. Ele recebeu o nome do botânico francês do século XVII Charles Plumier, que o dedicou ao destacado cientista Carl Clusius. A planta é descrita da seguinte forma:
- Forma de vida - pode ser uma árvore ou arbusto, geralmente cresce em outras plantas. Clusia não se alimenta da planta à qual está ligada, mas pode estrangulá-la se crescer muito. Muitas vezes, os órgãos reprodutores masculinos e femininos estão localizados em diferentes plantas.
- Nas hastes existem muitos galhos e um grande número de folhas.
- As folhas são verdes, cobertas com uma pele grossa e sem fiapos, macia, crescendo uma à frente da outra em pecíolos curtos. Forma - na forma de uma elipse ou lanceta, as bordas são uniformes, a ponta é apontada. Dependendo do tipo de planta, o comprimento das folhas pode chegar a 20 cm e a largura é de 8 cm.Qualquer arranhões e outras marcas nas folhas ficam com cicatrizes e são armazenados por um longo tempo.
- O sistema radicular é altamente desenvolvido, ocupa muito espaço, as raízes antigas se tornam de madeira. Várias plantas podem crescer a partir de um sistema radicular.
- Floresce o ano todo à noite, durante o dia em que as pétalas se fecham. As flores consistem em várias peças (até 10) de pétalas densas de cor branca com uma placa manchada, o meio é rosa ou amarelo, o tamanho é de cerca de 5 cm e o aroma da floração é quase imperceptível.
- Frutas - uma caixa de até 8 cm de tamanho, de forma redonda, de cor esverdeada, com sementes e polpa no interior, em forma amadurecida - marrom escuro. Quando madura, a caixa se abre, formando fatias carnudas suculentas e se torna como um asterisco. A fruta Clusius não é adequada para consumo.
Você sabe O suco resinoso de Clusia foi usado na construção de navios - com ele, as peças foram presas juntas.
Espécies
O gênero Clusius inclui as seguintes espécies:
- Rosa Clusia (princesas de Rosea) - é cultivado com mais frequência. Uma característica característica são as flores com pétalas brancas nas bordas e rosa no meio. O meio é pintado em uma cor amarela brilhante.
- Lanceolato de Clusius - as folhas lembram lancetas em forma. As flores nas bordas são brancas e na base são pintadas de vermelho escuro.
- Clusia grande (maçã balsâmica) - cresce até 3 m de comprimento e 1,2 m de diâmetro. As pétalas das flores são rosa na base.
- Clusia de flores grandes (grandiflora) - uma trepadeira com flores de até 20 cm de tamanho, na forma de um funil de cor branca com um tom rosa pálido.
Microclima necessário
As condições na sala onde a clusia está contida desempenham um papel importante em seu cultivo. Como outras plantas, esta é principalmente a localização da flor, bem como a temperatura do ar e o nível de umidade.
Localização
Você precisa colocar a planta em um local claro, mas ao mesmo tempo limitar o acesso à luz solar direta. No inverno, para ilusão, é necessária iluminação adicional.
O ar ao redor da árvore deve ser fresco; portanto, a sala deve ser ventilada, protegendo a flor de correntes de ar.
Modo de temperatura
Para uma bela vista e vida normal, a planta precisa de uma temperatura de 25 ° C durante o dia e 20 ° C à noite, e o nível mínimo aceitável por um curto período de tempo é de + 13 ° C.
Humidade do ar
Para aproximar as condições da árvore da natureza, ela deve ser umedecida (pulverizada). Em tempo seco, este procedimento é realizado duas vezes por dia. Você também pode limpar as folhas com um pano úmido do pó ou banhar a planta no chuveiro (a panela com a mistura do solo deve ser envolvida com polietileno). A umidade da sala deve ser de pelo menos 75%.
Home Care
Em casa, a árvore do autógrafo precisa de rega adequada, cobertura e poda.
Rega
Regras para regar as pessoas:
- Regue a planta quando a mistura do solo secar um pouco.
- Se a água estiver acumulada na panela, ela deverá ser drenada.
- A quantidade de água para irrigação deve ser pequena - é melhor regar a flor com mais frequência.
- A água deve estar quente.
- No inverno, a rega é menos comum.
- O método de rega recomendado é polvilhar com um regador.
Importante! Para uma longa ausência, é melhor equipar a irrigação por gotejamento para clusia.
Aplicação de fertilizantes
Clusia deve ser alimentado da seguinte forma:
- Frequência de aplicação: no verão - 2 vezes por mês, no inverno - 1 vez por mês.
- Fertilizantes de tipo universal para plantas de interior são adequados.
- A concentração de fertilizantes comprados deve ser reduzida pela metade.
- A alimentação deve ser combinada com a rega.
É possível cortar
A poda é necessária para a formação de coágulos para formar uma linda coroa. Para isso, aperte as partes superiores, remova galhos e folhas secos. Apenas brotos jovens precisam ser cortados, porque após aparar a aparência antiga da planta, as bordas grossas das fatias podem estragar. O procedimento é melhor realizado em abril e repetido no final de junho ou no início de julho.
Como transplantar
Regras de transplante de coágulo:
- Transplante quando as raízes da planta não couberem mais no vaso antigo. A frequência aproximada é uma vez a cada 2 a 4 anos.
- A melhor hora para um transplante é imediatamente após o final da estação fria, no meio ou no final de março.
- Compre uma panela de cerâmica larga e rasa com orifícios de drenagem. O diâmetro do novo tanque é cerca de 4 cm maior que o antigo.
- A mistura para transplante deve consistir de turfa (1 parte), solo de folhas e gramados (2 partes cada), vermiculita (1 parte), areia (½ parte).
- É necessária uma camada de drenagem.
- Use o método de transbordo.
- No processo de transplante, coloque uma drenagem de 4 cm de espessura no fundo da panela, despeje um pouco de mistura de solo, regue a árvore e, juntamente com o solo antigo, transfira-o para uma nova panela, adicione a mistura de solo acima e ao redor. Molhe a planta transplantada.
Importante! Ao realizar transplantes ou outras manipulações com clusão, proteja suas mãos com luvas - o suco liberado pelas partes danificadas pode danificar seriamente a pele.
Propagação por estacas apicais
Métodos conhecidos de propagação de clusia:
- curvas mais baixas;
- por sementes;
- estacas apicais.
- Nas partes superiores dos brotos, prepare estacas de 10 a 20 cm de comprimento.
- Trate as estacas preparadas com estimulantes do crescimento radicular.
- Encha uma panela pequena com uma mistura de turfa e areia. Você pode simplesmente derramar água em um pequeno recipiente.
- Coloque a alça lá, faça uma tampa de vidro ou polietileno, coloque em um local quente e brilhante. Cultivadores profissionais usam estufas especiais para resistir a estacas.
- Ventilar e regar plantas jovens regularmente.
- Quando novas folhas aparecerem (após cerca de 1 mês), a tampa poderá ser removida.
Dificuldades crescentes
Em casa, o clusia pode ser exposto a vários patógenos:
- Podridão da raiz - ocorre se você exagerar na rega. Nesse caso, a árvore precisa ser transplantada, cortando as raízes danificadas e removendo a terra antiga. Para curar as fatias, elas precisam ser tratadas com cinzas de madeira. O tratamento com fungicida também é necessário.
- Fungo - revestimento branco na superfície do solo, que aparece se o excesso de água for combinado com a exposição ao ar frio. A parte afetada do solo deve ser removida, a mistura restante solta, tratada com fungicidas, após alguns dias adicionar novo solo.
- Curvatura - causada por falta de iluminação. É necessário fornecer à planta acesso à luz.
- Manchas escuras nas folhas - aparecer quando exposto à luz solar direta. As folhas danificadas precisam ser cortadas e a árvore deve ser protegida do sol.
- Folhas amareladas, caindo - falta de umidade. Regue e pulverize a planta com mais frequência.
- Ácaro aranha - uma fina teia branca aparece na parte de trás das folhas.
- Mealybug - pedaços de algodão na folhagem.
- Escudo - crescimentos escuros.
- Pulgões - insetos quase transparentes.
Valor da casa
As frutas e outras partes da clusia contêm substâncias tóxicas; portanto, tenha cuidado para que crianças e animais de estimação não se machuquem. A vantagem desta planta é que ela purifica o ar, enriquecendo-o com oxigênio. Também é usado na medicina popular, a fim de se livrar de calos e grãos.
Esta árvore é usada para decorar a sala, pode ser cultivada como bonsai (em uma versão anã usando vasos pequenos). Você pode dar originalidade à planta se arranhar as folhas com uma agulha fina - essas inscrições as mantêm por muito tempo.
Você sabe A doutrina taoísta dos fluxos de energia O feng shui afirma que a clusia promove a concentração de energia qi positiva, afastando os fluxos negativos. Essa energia é feminina; portanto, quem mora em casa será trabalhador, gentil, sábio, amante da paz e perspicaz.
Assim, podemos garantir que mesmo uma planta tão incomum em nossas casas como a clusia não exija esforços titânicos para cuidar dela. Se você puder fornecer a ele água e condições adequadas de temperatura e iluminação adequada, obterá uma decoração exótica. Só não se esqueça de limitar o acesso a crianças e animais de estimação para que não sejam convencidos de suas propriedades tóxicas pelo exemplo.