Epiphyllum é um cacto que, em condições modernas, muitos jardineiros crescem no parapeito da janela. Não é muito caprichoso para cuidar, e sua floração definitivamente agradará os olhos dos residentes e convidados. Antes de obtê-lo, você precisa saber que iluminação, temperatura e umidade devem ser mantidas na sala, como regar, fertilizar, aparar, transplantar e propagar a planta.
Descrição botânica da planta
Epiphyllum é um filocacto que é comum no México e ao longo da costa da América. Por pertencer à família Cactus, sua superfície é coberta de espinhos. Eles cultivam arbustos e sua base é lignificada (enquanto o caule é frondoso e carnudo). O cacto tem flores em forma oval com um longo tubo de flores. O período de floração cai em abril - junho.
Uma flor pode ser de quase qualquer cor (por exemplo, amarelo, vermelho, branco, rosa e outras - exceto azul). Seu tamanho é muito impressionante, e os botões consistem em pétalas pontiagudas dispostas em camadas. Uma corola é capaz de atingir 40 cm de comprimento e seu diâmetro atinge de 8 a 16 cm. Geralmente, as flores começam a emitir um cheiro agradável e a florescer à noite, mas algumas fazem isso durante o dia.
Importante! Não se apresse em pegar a fruta com as mãos, pois está coberta de espinhos verde-amarelos ou vermelhos. É bastante comestível e sua carne tem um sabor doce de abacaxi e morango.
Esta planta é capaz de dar frutos, no entanto, para isso é necessário garantir a polinização cruzada. Eles são bastante grandes em tamanho e visualmente se assemelham a uma ameixa. Sua pele fina e rosada esconde carne suculenta e várias sementes pretas de até 2 mm de comprimento.
As principais características do epifilo são coletadas na tabela:
Sistema raiz | Subdesenvolvido |
Caule | Longo, carnudo |
Forma de folha | Oval |
Cor da folha | Verde escuro |
Forma da flor | Arredondado |
Cor da flor | Branco, amarelo, vermelho, rosa, etc. |
Forma de frutas | Oval |
Cor da fruta | Rosa |
O sabor da fruta | Morango e abacaxi |
Tipos principais
O gênero Epiphyllum possui mais de 20 espécies. Aqui estão alguns deles:
- Ackerman. Tem flores vermelhas localizadas em pedúnculos finos. Geralmente é cultivado pendurado em um cache-pot.
- Guatemalteco. Existem 2 de suas variedades, que diferem uma da outra na forma das hastes. Folhas - 5 cm de comprimento.
- Apenas pru. Adapta-se facilmente ao ambiente e prefere uma temperatura de +18 ° C. Com flores cor de rosa. Propagado por estacas.
- Serrilhada. Esta espécie não tem agulhas. Possui vários híbridos que diferem em tons. Floresce à noite.
- Lau. Possui crescimento e desenvolvimento dinâmicos. Em toda a sua superfície existem agulhas marrom-amarelas.
- Oxypetalum. Tem a aparência de um arbusto e atinge um tamanho impressionante. O diâmetro de suas flores é de 18 cm.
- Apontado. Caso contrário, essa espécie é chamada "branca" devido à cor de suas flores. É preferível cultivá-lo em um cache-pot.
- Thomas. Suas hastes podem atingir 4 m de comprimento, mas em casa crescem apenas até 70 cm e, na sua forma, assemelha-se a um arbusto com flores brancas.
- Angular. A forma de suas hastes é em zigue-zague, o que justifica seu nome. As hastes primárias têm uma forma arredondada e são capazes de lignificação, enquanto as hastes secundárias são planas, podem atingir até 1 m de comprimento.
- Philanthus. Começa a florescer no meio do verão. Capaz de produzir botões rosa únicos.
- Hooker. Tem hastes rígidas e cresce para um tamanho impressionante. Com flores brancas com pétalas pontiagudas.
Quais condições você precisa criar em casa
Mesmo um jardineiro iniciante, este cacto não causará muita dificuldade durante o atendimento. Depois de se adaptar às novas condições de detenção, cuide da iluminação, ventilação, temperatura e umidade.
Iluminação
Tanto no inverno quanto no verão, a flor precisa de iluminação difusa, no entanto, a luz direta do sol não deve ser permitida a entrada. Portanto, como local para isso, é melhor escolher um parapeito da janela localizado no lado leste ou oeste da sua casa.
Você sabe Como as agulhas de cacto ionizam bem o ar, é capaz de bloquear os efeitos da radiação eletromagnética proveniente de aparelhos elétricos, por isso é bom colocá-lo perto de um computador.
A parte norte da sala não é categoricamente adequada, porque provoca uma floração extremamente fraca. Durante a floração, é melhor não virar a planta na direção da luz brilhante, pois ela pode perder todos os seus brotos.
Airing
Como a ventilação pode não apenas diminuir a temperatura na sala, mas também preenchê-la com ar fresco, o que é muito necessário para o epífito. Este procedimento deve ser realizado pelo menos uma vez ao dia por 20 a 30 minutos. A planta pode ser movida da janela para outro local. Evite correntes de ar, porque sua aparência pode causar a propagação do mofo nas folhas.
Modo de temperatura
A planta é capaz de tolerar temperaturas de até +35 ° C, mas na primavera e no verão + 20 ... + 25 ° C são suficientes. No inverno, o modo ideal será + 12 ... + 15 ° C. O mais aceitável para a planta será + 24 ... + 25 ° C.
Humidade do ar
Embora a planta tolere bem o ar seco, ainda precisa de rega e pulverização, alta umidade na sala (mais de 50%). No inverno, você pode interromper essas manipulações e mantê-las em um ambiente calmo, que não inclua procedimentos de água.
Como cuidar em casa
Embora Epiphyllum não seja caprichoso para cuidar, com as regras de regar, fertilizar e replantar plantas, você precisa se familiarizar com antecedência. Isso também se aplica ao processo de corte da coroa.
Rega
Como a área desta planta está localizada nos trópicos, onde a umidade é aumentada devido às chuvas frequentes, cultivando-a em casa, ela deve receber água em abundância. Assim, no verão é necessário fazer isso 1-2 vezes por semana, e no inverno - 1 vez por mês.
Importante! Não é necessário pulverizar as flores, pois isso pode provocar deterioração. Na primavera, é melhor esse procedimento para não executar em geral.
Em calor extremo, os talos podem ser pulverizados. A água deve ser pré-estabelecida ou a chuva e sua temperatura deve estar à temperatura ambiente. Para o procedimento, use um método de irrigação em que a água não caia sobre as hastes (logo abaixo da raiz, o método de irrigação é por gotejamento). Você também pode organizar o fluxo de água na panela.
Aplicação de fertilizantes
Para que a planta cresça bem e dinamicamente, ela deve ser fertilizada. Este procedimento é melhor realizado na primavera e no verão, pois é durante esse período que floresce profusamente. Você precisará de fertilizantes líquidos (Planton Cat, Master), especialmente projetados para suculentas (plantas que possuem tecidos especiais para a água de reserva) e cactos.
Esses fertilizantes contêm potássio e fósforo necessários para a planta. A receita para diluí-los em água está na embalagem. Esta substância é epifillal regada 2 vezes por mês. Umedeça o solo antes de aplicar o fertilizante.
Como cobertura, você pode usar infusão de verbasco (1 parte de verbasco diluído em 16 partes de água). O melhor período para o procedimento é de maio a agosto. No outono, reduza gradualmente a quantidade de fertilizante aplicada e, no inverno, pare completamente.
Poda
Epiphyllum precisa de poda periódica das hastes. É necessário remover aqueles que possuem uma seção transversal circular ou faces, pois nunca florescem. Recomenda-se que os locais de cortes nas hastes sejam tratados com carvão ativado, previamente triturado.
Aparar hastes completamente planas e aquelas nas quais são formadas neoplasias de textura de cortiça. Também é melhor se livrar dos botões que já desapareceram. Você deve entender que é necessário deixar apenas brotos poderosos, aqueles cuja forma será triédrica ou plana.
Transplante
Como esta planta é propensa ao desenvolvimento dinâmico de hastes, precisa de um transplante anual. Para uma flor adulta, esse período é o seguinte: 1 vez em 3-4 anos. Esse procedimento geralmente é realizado na primavera após a floração.
Portanto, a ordem das ações é a seguinte:
- Capacidade de tomada. Para phyllocactus, uma panela grande de plástico ou cerâmica é mais adequada. É melhor não ter uma capacidade alta, porque nela as raízes fracas do cacto azedam.
- Depois de fazer sua escolha, faça uma drenagem no fundo da panela, que deve incluir argila expandida e poliestireno quebrado ou seixos em camadas. Isso ajudará a impedir a estagnação de fluidos.
- Despeje o solo e cave um cacto.
- Coloque a panela em um local fresco. O solo pode ser comprado na loja ou fabricado de forma independente (misture 4 partes do solo de folha ou relva, adicione 1 parte de areia, carvão ou lascas de tijolo, turfa fibrosa a cada uma delas).
- Murcha e decadência - em regra, provocada por rega excessiva e é repleta de fato de que a planta terá que ser jogada fora.
- Mosaico Viral - Cobre as hastes da planta com manchas de tons claros, fazendo com que os botões caiam e as pontas dos brotos secem. Cortar áreas problemáticas é inútil - as cicatrizes desfiguram a planta e novas manchas podem se formar novamente.
- Manchas de cortiça - formações em forma de anel nas hastes que requerem poda ou descarte de plantas.
- Mealybug - Cobre as plantas com caroços brancos que parecem restos de algodão sujo (eles são coletados manualmente com um cotonete embebido em uma solução fraca de álcool).
- Shields - deixe placas marrons na folhagem e brotos (o método de luta é o mesmo que em um caso)
- Pulgões - a presença deste parasita pode ser avaliada torcendo e secando as folhas (é necessário tratamento com pesticidas).
Você sabe O menor cacto é considerado uma florfeldia. O tamanho da planta não excede 1-3 cm.
A acidez do solo deve ser de 5-6 pH. Não deve haver cal no solo, caso contrário a flor murchará. Note-se que no período após o transplante, o cacto deve ser regado após 2-3 dias e mantido em local escuro.
Como propagar epifillum
Como a propagação vegetativa é inerente a uma planta, são usadas estacas ou sementes. A segunda maneira é mais complicada.
Estacas
Para propagar a planta com estacas, é necessário cortar uma parte plana para que o comprimento seja de 10 a 15 cm. Sua base deve ser pontiaguda e seca, após o que é colocada em um recipiente seco por 2-3 dias, para que já possa ser plantada onde crescerá constantemente.Em uma panela com drenagem e solo preparados, é necessário aprofundar as mudas a uma profundidade de 1 cm.A água somente no dia seguinte.
Vídeo: propagação do epifilo por estacas
Sementes
Este método de reprodução não é muito popular em casa, porque é um processo muito demorado e ineficiente. No entanto, o epifillum também pode ser cultivado a partir de sementes.
Quando a planta já foi plantada e regada, ela é coberta com filme plástico ou uma garrafa de plástico cortada. A temperatura na sala deve ser + 20 ... + 25 ° C. Não se esqueça de arejar as colheitas diariamente. O revestimento deve ser removido por meia hora ou uma hora.Importante! O material para semear espécies simples de epifillum pode ser obtido tanto por entusiastas de cactos quanto por jardins botânicos.
A primeira "colheita" pode ser obtida em 4-5 anos.
Dificuldades crescentes
Embora a imunidade forte seja inerente ao epifilo, existem vários problemas associados ao processo de cultivo.
Solução:
Além dessas doenças, a planta pode ser atacada por pragas.
Entre eles estão:
Presságios e superstição
Algumas pessoas que acreditam em sinais folclóricos estão convencidas de que o epífito é capaz de proteger contra convidados não convidados e de que a planta absorve a energia negativa de todos que vivem ao lado dela. Não é necessário apresentar um cacto como presente - os sinais populares dizem que é para a separação.
Se esse cacto florescer em casa, você poderá esperar um reabastecimento na família, e os solitários encontrarão um companheiro.
Você sabe O maior em tamanho é o cacto gigante cereus. Sua altura varia no nível de 15 a 25 m e seu peso chega a 10 toneladas.
O crescimento do epifilo não lhe trará muitos problemas se todas as regras para cuidar da planta, incluindo padrões de iluminação e temperatura, forem seguidas. Um cronograma de rega e transplante também contribuirá para o crescimento e desenvolvimento bem-sucedido da flor.