A hortênsia é versátil no design do jardim. É usado tanto em pousos únicos em gramados quanto em grupos mistos. Em composições com outras plantas, espécies anãs com até 1 m de altura são plantadas em primeiro plano e solo alto alterna com coníferas nas costas. Uma nova variedade de hortênsias de panículas é a Samara Lydia. Sua peculiaridade é o denso florescimento exuberante e a despretensão dos cuidados.Eles originalmente queriam chamá-la de Samara e torná-la um símbolo da Copa do Mundo de 2018 na cidade de mesmo nome. Mas o escritório de patentes da França não permitiu que o nome da variedade fosse assim chamado, porque, de acordo com as regras, os nomes geográficos não deveriam ser dados às plantas. Então a flor foi chamada Samara Lydia, em homenagem a Sergeyeva Lidia Viktorovna. Por muitos anos, ela foi a chefe do centro de jardinagem em Samara, onde a variedade foi cultivada.
Descrição botânica
A hortênsia Samarskaya Lidiya é um pequeno arbusto que atinge uma altura de 0,9 a 1 m, cresce em largura de 1 a 1,1 m e se distingue por uma coroa particularmente compacta, uma abundância de brotos de flores. As lâminas das folhas têm uma forma elíptica, cor verde escura, uma borda serrilhada e uma borda vermelha.
A Samara Lydia (Hydrangea paniculata Rensam) difere de outras variedades com folhagem verde escura e hastes avermelhadas. A flor branca aparece em julho. De julho a agosto, a cor muda gradualmente, a partir da base da inflorescência. No início de setembro, a cor das inflorescências é rosa escuro.
A variedade é subdimensionada, por isso é adequada para o cultivo em recipientes. Inflorescências têm a forma de um cone. Eles são pequenos, com até 15 cm de comprimento
Características da variedade
Entre a variedade de variedades de hortênsias de panícula, Samara Lydia tem floração precoce e um processo mais rápido de alterar a cor das inflorescências.
Hydrangea Samara Lydia tem os seguintes parâmetros:
- forma: compacta;
- tamanho da planta: altura até 1 m, largura 1,1 m;
- inflorescência: densa, cônica, 15 cm de comprimento;
- início da floração - julho;
- fim da floração - outubro;
- a cor das inflorescências é branca, depois rosa quente, vermelho;
- resistência ao gelo até -30 ° C;
- a variedade está crescendo lentamente.
Você sabe Nas composições florísticas de plantas secas, são usadas inflorescências de hortênsias. Para fazer isso, eles são secos com as hastes para cima.
Aterragem
É melhor plantar plantas na primavera no início de maio. Hortênsia requer muito espaço. Os arbustos devem ficar livres, então eles seguram bem o tronco e não caem. Você pode plantar em setembro. O solo deve estar quente. Isso contribui para o enraizamento de mudas.
Seleção de assento
A variedade prefere áreas ensolaradas, mas pode crescer em sombra parcial. Note-se que os arbustos que crescem sob o sol brilhante mudam rapidamente de cor e desaparecem. Portanto, o local de pouso deve ser escolhido com pouco sombreamento à tarde.
Preparação do solo
A variedade prefere solos ácidos e soltos com alta umidade. Isso pode ser alcançado se você cavar um local selecionado para o plantio com turfa. Sua quantidade no solo deve corresponder a uma proporção de 1: 1. A planta também adora solo fértil, portanto deve ser fertilizada regularmente.
Você sabe O dia da hortênsia é comemorado em 5 de janeiro.
Algoritmo de pouso
Na primavera, ao plantar, as brotações anuais devem ser encurtadas em 3-4 brotos. Se as raízes de uma muda secaram, você precisa aparar essas partes.
O plantio de hortênsias deve ser realizado em etapas:
- Cavar um buraco. Seu tamanho deve ser 2,5 vezes maior que as raízes das mudas. Profundidade não inferior a 30 cm.
- Coloque a drenagem no fundo. Você pode usar pequenas pedras, tijolos quebrados.
- Polvilhe a mistura sobre a camada de drenagem. Deve ser preparado com terra, areia e turfa em partes iguais.
- Coloque as mudas com um pedaço de terra no buraco sem aprofundar demais o colo da raiz.
- Encha o buraco com uma mistura de solo e turfa em quantidades iguais.
- Tampe o solo e a água abundantemente.
- Cobrir a área parietal com turfa ou húmus.
O plantio em grupo da variedade Samarskaya Lidiya deve ser realizado a uma distância não inferior a 2 m
Recursos de Cuidados
Um fator chave nos cuidados com a hortênsia é a umidade regular do solo. A planta não tolera a seca, mas também não gosta de estagnação de umidade. Além disso, a decoratividade do arbusto é afetada por sua poda correta. Deve ser realizado regularmente - pelo menos 1 vez por ano. Plantas de fertilização é um fator importante no cuidado. Não apenas o crescimento e a formação de inflorescências, mas também a cor das flores depende disso.
Você sabe Os cientistas chamam hortênsia hortênsia, que em grego significa «vaso com água».
Rega
Hortênsia é hidrofílica. Na estação quente, você deve regá-lo regularmente. O pedaço de terra não deve secar, caso contrário, o arbusto decorativo diminuirá. Recomenda-se regar a hortênsia pelo menos uma vez por semana, na quantidade de 1-2 baldes, dependendo do volume do arbusto. É melhor regar com água da chuva, pois tem menos cal.
Fertilizante
A hortênsia é uma planta despretensiosa, por isso não precisa de alimentação frequente. Vale lembrar que se você for longe demais com os fertilizantes nitrogenados, isso levará a um rápido aumento de brotações.. Eles não têm tempo para adquirir uma forma rígida e, sob a influência da chuva, as inflorescências podem afundar no chão. Portanto, é melhor fertilizar o arbusto com orgânicos na primavera. Acidificadores do solo - sulfato de amônio e sulfato de potássio também podem ser usados.
No outono, a planta pode ser alimentada com fertilizantes de fósforo-potássio. Eles devem ser diluídos em um balde de água, de acordo com as instruções, e irrigados. Se a fertilização mineral foi usada durante o plantio, a planta não fertiliza por até 2 anos. Para escolher o complexo certo de elementos necessários para a planta, vale a pena comprar um fertilizante líquido concentrado especial para hortênsias.
Importante! Para fortalecer a hortênsia, você pode regá-la com uma solução fraca de permanganato de potássio. Este procedimento deve ser realizado não mais que 1 vez por mês.
Afrouxamento e cobertura do solo
A planta tem raízes fibrosas, localizadas perto da superfície da terra. Esse fato deve ser levado em consideração ao soltar o solo ao redor do arbusto e remover as ervas daninhas. Para não ferir as raízes, a área ao redor do arbusto deve ser quente.. Para esse efeito, você pode usar turfa, casca de madeira ou lascas de madeira. Uma bola de cobertura morta não permitirá que as ervas daninhas cresçam, retenha a umidade e proteja as raízes da hortênsia do superaquecimento.
Aparar e modelar
A poda de hortênsias é realizada duas vezes por ano. No outono, é de natureza sanitária. Remova flores e galhos secos. Na primavera eles formam um arbusto. Brotos finos e fracos são cortados completamente, e brotos grossos e fortes encurtam até 3 pares de brotos. Não deixe um grande número de brotos, caso contrário a planta não terá força suficiente e o tamanho das inflorescências diminuirá. A poda antienvelhecimento pode ser feita gradualmente ou simultaneamente.
Resistência do inverno e abrigo para o inverno
A planta suporta geadas de até -30 ° C. Portanto, não há necessidade de cobrir arbustos adultos no inverno. Se a planta é fraca, então, para que os brotos não congelem, vale a pena dobrar os galhos no chão e cobrir. Mudas jovens com até 3 anos de idade devem ser polvilhadas com turfa ou folhas secas sem falhas.
Métodos de criação
Para cultivar um belo arbusto, é claro que é mais fácil comprar em uma loja. Mas você pode tentar propagar você mesmo. Isso pode ser feito de várias maneiras, cada uma com suas próprias características. Vamos considerá-los com mais detalhes.
Sementes
Esta é a maneira mais demorada. Ao usá-lo, a probabilidade de germinação é pequena. Além disso, a obtenção de brotos com sinais de uma planta mãe é ainda mais baixa.
Para a semeadura, use uma mistura de solo e turfa em quantidades iguais ou uma mistura de solo para hortênsias. O processo é realizado em etapas:
- Encha pequenos recipientes com a mistura do solo e umedeça o substrato.
- Semeie o material de plantio a uma profundidade rasa de 1 cm.
- Cubra a superfície do solo com um filme.
As sessões podem aparecer em 1-2 meses. Ao mesmo tempo, a temperatura do ar é mantida a cerca de + 20 ° C. Pulverize o solo todos os dias e ventile. Após a germinação, o filme é removido durante o dia. Quando as plantas crescem, elas são plantadas. Após 2-3 anos, eles podem ser plantados em campo aberto.
Camadas
A reprodução por camadas é a maneira mais fácil. Passe em etapas:
- Uma foto grande é selecionada na planta-mãe.
- Eles o dobram no chão, fixam e cavam, deixando o topo na posição vertical.
- O local de pouso é regado regularmente.
Após um ano, a planta pode ser separada da mãe e transplantada. Note-se que não vale a pena alimentar o local de desembarque.
Importante! Para obter a cor das inflorescências da hortênsia em azul ou azul, use fertilizantes especiais Pokon ou Bona Forte. No outono, a solução é aplicada sob a raiz após a rega.
Estacas
Este método envolve a preparação de estacas. Corte-os na primavera antes que as folhas apareçam. Eles devem consistir em três pares de rins. A fatia inferior é oblíqua e a reta superior.
O corte é realizado em etapas:
- Prepare recipientes com uma mistura de turfa e terra para fazer o enraizamento.
- O plantio de mudas é realizado a uma profundidade de cerca de 4 cm.
- Hidratar o solo.
- Cubra a superfície do solo com um filme.
Durante esse período, o solo deve ser constantemente umedecido e ventilado. Em 1-2 meses após o enraizamento, as mudas estão prontas para o plantio em campo aberto. Abrigo de mudas jovens para o inverno.
Doenças e Pragas
A hortênsia é uma planta persistente, raramente é afetada por doenças e pragas. Pelo contrário, é possível uma perda de efeito decorativo devido a cuidados inadequados.
O amarelecimento ou a secagem das folhas podem provocar clorose. Esta doença ocorre quando uma planta não possui ferro ou há excesso de cal no solo. A deficiência do elemento é compensada com vitríolo de ferro (2 g por 1 litro de água) ou fertilizantes especiais para hortênsias.
A baixa acidez do solo pode ser avaliada pela cor das inflorescências.. Se a coloração for opaca, o solo deverá ser acidificado. Para isso, 4 g de ácido cítrico são dissolvidos em água para irrigação.
Manchas translúcidas nas lâminas das folhas da hortênsia indicam queimaduras solares. Se tais sintomas surgirem, a planta deverá estar sombreada.
Muito raramente, a hortênsia é afetada por doenças fúngicas. Eles geralmente surgem da estagnação de umidade e ervas daninhas. A doença é caracterizada pelo escurecimento dos brotos e eles apodrecem.. Às vezes, placas brancas ou cinza podem aparecer nas lâminas das folhas. Nesses casos, as partes afetadas são melhor removidas e as seções desinfetadas com uma solução de permanganato de potássio. O arbusto deve ser pulverizado com fungicida, de acordo com as instruções.
Plantas jovens e frágeis de hortênsia podem ser afetadas por pragas. Entre eles pulgão, ácaro, nematóide, lesma de jardim. Um sinal característico de dano é o torcer das lâminas das folhas, uma abundância de pragas em brotos jovens, uma teia de aranha nas folhas, uma violação da integridade da folhagem. Para destruir os parasitas, use spray com inseticidas, de acordo com as instruções.
Os fãs da hortênsia em panículas definitivamente vão querer reabastecer sua coleção com uma nova variedade de Samara Lydia. Tem uma floração exuberante, despretensiosa, fácil de cuidar, cresce bem. Samara Lydia vai decorar seu jardim de julho a outubro com inflorescências encantadoras.