A íris é uma erva perene com lindas flores exuberantes. Isto é especialmente verdade para um grupo das chamadas íris barbadas, numerando dezenas de milhares de variedades diferentes. A cor das pétalas varia de série para série, o que atrai a atenção dos jardineiros. Embora as íris sejam resistentes a doenças, a primavera é a estação de risco de podridão, infecções bacterianas e virais. Além disso, o doce aroma de uma flor atrai muitas pragas, o que pode afetar adversamente seu desenvolvimento. Aprenda a identificar as doenças mais comuns da íris e que medidas devem ser tomadas.
Íris e suas doenças
As doenças da íris barbada são relevantes para todas as condições climáticas, onde uma flor pode crescer naturalmente.
As doenças mais comuns que uma flor pode machucar podem ser divididas condicionalmente em:
- bacteriano;
- viral;
- fúngico.
Você sabe Vários historiadores levantaram a hipótese de que o famoso emblema heráldico da dinastia real francesa Bourbon não é um lírio, mas uma íris.
Um grande número de doenças é fúngico devido à prevalência de patógenos no ambiente. Isto é devido a uma ampla gama de temperaturas nas quais um fungo patogênico pode existir com sucesso.
Podridão bacteriana
A podridão úmida causada por bactérias infecta o rizoma da planta. A doença é causada por microrganismos invernando no chão. No início da primavera, com o desaparecimento da cobertura de neve, as bactérias podem infectar a íris. Organismos patogênicos criam raízes e se multiplicam rapidamente em solos saturados de nitrogênio e, durante o tempo chuvoso, aumenta o risco de podridão em uma flor.
Nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença, o uso de carvão ativado triturado pode ajudar. No entanto, isso apenas retardará o desenvolvimento da podridão bacteriana. Para se livrar completamente, você precisará cortar as áreas afetadas e tratar as seções com um antibiótico como a doxiciclina.
Fusarium
Esta doença é outro tipo de podridão causada por organismos fúngicos. Fusarium é perigoso porque pode ocorrer em qualquer estação relativamente quente: o fungo Fusarium oxysporum, que causa podridão, pode sobreviver a temperaturas de + 2 ° C a + 32 ° C. O maior risco desta doença aparecer na íris ocorre durante a umidade na faixa de temperatura +12 ... + 17 ° C.
O principal sinal do fusarium é o aparecimento de podridão inodora, cuja aparência é caracterizada por manchas marrom-acinzentadas na superfície do rizoma. Nos estágios posteriores, as áreas em decomposição crescem para manchas, cuja cor muda primeiro para marrom e depois para preto. Isso leva à secagem completa do sistema radicular.
Para evitar a infecção de outras plantas no jardim, é necessário remover a flor doente. Trate o local anterior de crescimento com cloreto de cobre. Para evitar o aparecimento do fusarium no jardim, use suplementos individuais para cada planta no futuro.
Heterosporose
Pcoagulação de folhas, ou heterosporose, pode ocorrer no final do verão em clima úmido. Isso ocorre porque o fungo que causa a doença se espalha rapidamente no calor e na umidade, especialmente em solos alcalinos com baixo teor de fosfato.
A heterosporiose afeta significativamente a aparência da íris: manchas oblongas aparecem em suas folhas, mudando a cor da flor de verde para marrom claro. Se a planta não for tratada a tempo, seus tecidos começarão a secar. Com uma alta probabilidade, isso não mata a íris, mas afeta muito suas qualidades decorativas.Importante! Compre nutrição vegetal especial apenas em lojas confiáveis para jardineiros. Misturas pobres pode não apenas para ser inútil, mas também para causar outras doenças nas flores.
Você pode se livrar da heterosporose tratando áreas doentes com preparações contendo cobre. Também vale a pena adicionar fertilizantes com fosfato e nitrato de cálcio ao solo.
Hastes de podridão cinza
A íris é especialmente vulnerável ao aparecimento de podridão cinzenta da parte do caule durante a floração. Em baixas temperaturas e umidade, Botrytis cinerea pode se multiplicar rapidamente e causar apodrecimento nas plantas. A doença se manifesta na forma de uma derrota do caule, uma mudança na sua cor para um tom marrom. Nos estágios posteriores do desenvolvimento da doença, uma íris aparece na íris, remanescente do mofo cinza.
Há casos em que os próprios jardineiros se tornam a causa de uma doença em uma flor: quando uma grande quantidade de fertilização contendo nitrogênio é aplicada ao solo, a taxa de desenvolvimento de um fungo prejudicial aumenta. O tratamento eficaz da planta será obtido com a ajuda de medicamentos como Profit e Kuproskat.
Íris de rizomas de podridão cinza
O sistema radicular é afetado pela podridão cinzenta no início da primavera, quando o tempo está úmido e a temperatura do ar permanece baixa. Sob tais condições, o patógeno é extremamente ativo: o fungo Botrytis convolute.A doença não aparece na íntegra imediatamente: o primeiro sinal sutil, mas significativo, pode ser observado na primavera, se a íris crescer em ritmo lento. Em meados do verão, o rizoma será destruído pela podridão seca e o leque de flores desaparecerá rapidamente, o que destruirá completamente a planta. Será possível salvar a íris usando meios como Maxim, Kuproskat e Oksikhom.
Ferrugem
Esta doença aparece devido ao fungo Puccinia iridis a uma temperatura média de +10 ... + 15 ° C. Uma característica distintiva da ferrugem da íris é o revestimento de folhas com esporos vermelhos do fungo. Externamente, eles se assemelham a poeira enferrujada. A planta em si começa a ficar coberta de listras marrons, começando pelas folhas.
As preparações fungicidas “Topázio” e “Ordan” são usadas para tratar a flor afetada, que também são eficazes contra muitos outros fungos.
Prevenção e Prevenção de Doenças
Uma das principais condições para a prevenção da maioria das doenças, tanto fúngicas quanto bacterianas, é manter um pH neutro, pH. Isso pode ser feito com uma isca especial, como fósforo. É importante não exagerar nos fertilizantes: o alto teor de nitrogênio no solo geralmente desempenha um papel fundamental na aparência e reprodução de fungos nocivos. Ao mesmo tempo, é impossível fertilizar o solo com composto não apodrecido, que inclui restos de plantas e adubo fresco.
Importante! É mais fácil para os organismos que causam doenças na íris entrar na flor se ela estiver danificada. Nesse sentido, é importante manter a integridade dos rizomas e das folhas, plante flores, evitando ferimentos.
As condições iniciais de plantio desempenham um papel importante: para evitar o fato de a íris ficar doente no futuro, o solo pré-preparado e drenado ajudará, assim como a destruição de resíduos de flores mortas e a remoção independente das partes envelhecidas da íris. Além disso, a remoção regular de ervas daninhas não apenas preservará a aparência atraente do jardim, mas também reduzirá o risco de transmitir doenças delas, como ferrugem, para suas plantas.
No outono, não esqueça de plantar as flores e, na primavera, evite a estagnação da água depois que a neve derreter. Se você for transplantar íris, é altamente recomendável não fazer isso durante a floração, e o local de plantio deve ser aquecido pelo sol, profundamente escavado e proporcionar um bom nível de circulação de ar. Como medida preventiva, o solo deve ser pulverizado com medicamentos antifúngicos com cobre, como o fluido de Bordeaux. Os fungicidas fornecem proteção contra fungos nocivos por até 20 dias.
Você sabe No cristianismo, a íris é um dos símbolos da Virgem Maria. Denota sua pureza e tristeza simultâneas.
Pragas das íris
As pragas de flores mais comuns são insetos. Na maioria das vezes, nas plantas, você pode ver pulgões, que se acumulam principalmente em íris jovens. Seu grande número se deve ao fato de a taxa de reprodução desses insetos ser extremamente alta. Será possível exterminar este inseto com a ajuda de uma solução de emulsão de malatião ou fosfamida. Se isso não ajudou a alcançar o efeito desejado, vale a pena usar refrigerante com cálcio e sabão.Os pulgões sugam sucos das folhas, o que leva à sua deformação e enfraquecimento da íris como um todo, além de secretar muco prejudicial às flores.
Extremamente pequeno, mas também muito perigoso para pragas de flores - tripes. Eles atingem um tamanho de apenas 1 mm. Um grande número deles não apenas absorve o suco, danificando as folhas, mas também pode destruir o rizoma em pouco tempo, o que levará à morte da planta. Na maioria das vezes, eles são observados durante a estação de crescimento a temperaturas de + 20 ° C a + 25 ° C.
Combatê-los é bem simples: desenterrar o solo e livrar-se de ervas daninhas - esses insetos se reproduzem precisamente neles. Os pulgões sugam sucos das folhas, o que leva à sua deformação e enfraquecimento da íris como um todo, além de secretar muco prejudicial às flores.
Os pulgões sugam sucos das folhas, o que leva à sua deformação e enfraquecimento da íris como um todo, além de secretar muco prejudicial às flores.
As borboletas noturnas da íris marrom são um motivo para realizar a profilaxia com a ajuda da preparação do Trichogramma. As tesouras geralmente depositam ovos nas folhas das flores, das quais as lagartas eclodem, após as quais a atividade vital leva ao amarelecimento da folhagem e à fragilidade do tronco da planta. Isso ocorre porque as larvas das borboletas se alimentam da parte interna do caule e as enchem de excrementos, o que causa o enfraquecimento da íris e sua decomposição.
As maiores pragas são o urso. Esses insetos são capazes de cavar o chão e roer as raízes das flores com mandíbulas poderosas. Se você não se livrar deles a tempo, o rizoma e o tronco da íris ficarão tão danificados que a planta morrerá. Para combater efetivamente os ursos, você precisa cavar o solo e adicionar amônia. O uso de iscas também é possível: faça uma mistura de grãos cozidos com óleo vegetal e a preparação “Karbofos”.
A maior parte dos danos causados à planta ocorre na atividade de besouros e larvas. Eles comem as raízes da íris e os adultos danificam a aparência da íris.
Entre besouros de pragas são especialmente perigosos:
- rabo de cavalo de mármore europeu;
- veado peludo;
- bronze dourado.
Todos eles se alimentam de pétalas e folhagens de flores. O bronze é frequentemente confundido com o bug de maio: os dois representantes pertencem à mesma família. No entanto, a praga tem uma cor mais brilhante com um efeito reflexivo, bem como a capacidade de voar.
Muitos besouros não se alimentam apenas de flores. Assim, o rabo de cavalo de mármore europeu devora agulhas e folhas de álamo, e as folhas de bronze preferem comer flores de bagas. Por esse motivo, não plante íris perto dessas plantas para evitar danos. Você pode combater os insetos desta maneira: encontre o habitat das larvas e desenterre-o. Muitas vezes, a alvenaria está localizada na madeira podre de toras velhas, tábuas etc., das quais você precisa se livrar.Armadilhas de luz que atraem insetos com luz também são altamente eficazes.
Na primavera e no outono, quando o clima é úmido e a temperatura não excede + 20 ° C, as lesmas podem criar problemas para o crescimento das flores. É digno de nota que muitas vezes danificam a planta à noite, mas de manhã o jardineiro pode ter certeza de sua presença observando muco seco. Para destruir lesmas, você precisa drenar o solo e cavá-lo. É importante livrar-se de ervas daninhas e restos de plantas mortas. Sulfato de ferro deve ser adicionado ao solo para a completa destruição de lesmas.
Como se proteger de pragas
Para não ter que combater e exterminar pragas, não permita que apareçam com a ajuda de medidas preventivas.
A prevenção básica inclui as seguintes etapas:
- cavando o solo;
- fertilizante adequado e enriquecimento do solo;
- rega oportuna;
- secagem do solo da neve descongelada;
- eliminação de ervas daninhas.
Vídeo: Iris Care
Como no caso de doenças, a manutenção de um pH neutro no local de crescimento da íris também ajuda contra pragas. Como esta flor não é adequada para alimentação, pode ser tratada com segurança com produtos químicos tóxicos especiais no início da estação de crescimento e no verão.
Embora a íris seja uma planta resistente a doenças, com cuidados inadequados, ela também pode ficar doente. É suficiente para o jardineiro manter quantidades normais de minerais no solo, bem como remover ervas daninhas do solo nas proximidades. Ao executar essas etapas simples, a planta irá deliciar-se com um visual decorativo e um aroma de íris especial por um longo tempo. Preste atenção aos danos mecânicos e à descoloração do caule e da folhagem - esses podem ser sinais de doenças incipientes das quais a flor pode ser curada, desde que os procedimentos sejam oportunos.