Para que as peônias e as íris o agradem todos os anos com flores abundantes e pareçam saudáveis, você precisa conhecer as regras básicas para podá-las e se preparar para o inverno. Sobre isso - em nosso material.
É possível podar peônias e íris após a floração
Os talos de íris das flores devem ser cortados imediatamente após a floração, para que não estraguem a aparência do canteiro e não enfraquecem as plantas. Além disso, algumas variedades de íris podem florescer duas vezes por temporada, mas se os pedúnculos forem deixados, as sementes se formarão e não haverá nova floração. A poda também é necessária para que as flores não sejam plantadas incontrolavelmente.
Mas as peônias, pelo contrário, são proibidas de cortar imediatamente após a floração, porque isso pode enfraquecê-las e atrapalhar o processo de fotossíntese. A poda oportuna dessas flores é muito importante para sua preparação adequada para o inverno.
Importante! Você precisa aparar as flores com uma tesoura de jardim especial para não danificar os caules.
Quando e como aparar
Para cuidar das plantas após a floração trouxe o máximo de benefícios possível, você precisa seguir as regras que os jardineiros conhecem há muito tempo. Esta é a única maneira de ajudar as íris e as peônias a sobreviver com segurança no inverno e no próximo ano para agradar a todos com flores saudáveis e bonitas.
Vídeo: Íris e peônias de poda
Peônias
Imediatamente após a floração, as peônias recebem o maior número de substâncias úteis e formam novos brotos, por isso é melhor não incomodá-las durante esse período de desenvolvimento. Isso pode levar à morte da planta ou falta de floração no próximo ano.
Mas na segunda metade do outono, depois que as primeiras geadas aparecerem, é recomendável apará-las. Todas as hastes devem ser removidas, deixando cerca de 10 cm dos brotos.
Íris
Nas íris, os caules das flores são cortados imediatamente após a floração. Em algumas variedades, isso ocorre duas vezes por temporada. Você precisa remover apenas os botões desbotados, deixando-os fechados e florescendo. Eles são cortados, capturando pequenos pedaços de caules, com cerca de 2 cm cada. Quando as flores estão completamente florescidas, elas precisam ser cortadas completamente, deixando apenas 2 cm da base.
É melhor não tocar em folhas saudáveis no verão, removendo apenas os doentes e amarelados, porque muitos nutrientes necessários para as plantas se acumulam neste momento. Eles são cortados apenas no outono, preferencialmente não antes de duas semanas antes da geada, para que o crescimento não comece.Você sabe Na constelação de Cepheus há uma nebulosa chamada Iris, que em sua aparência se assemelha a esta flor.
A melhor época é meados de outubro. Eles são cortados na forma de um cone para que a água não se acumule na superfície e as larvas de insetos não se depositem, deixando cerca de 15 cm da base. É aconselhável remover a folha cortada do canteiro e queimar.
Cuidados adicionais
Depois de cortar a parte superior das folhas da íris, você precisa preparar as plantas para o inverno. Para fazer isso, você precisa realizar esses eventos:
- antes do tempo frio, cubra-os com galhos de pinheiro ou folhas caídas;
- solte a camada superior da terra (1-2 cm);
- faça fertilizantes minerais (potassa e fósforo na proporção de 1: 1).
Quando as peônias são aparadas, para uma preparação adequada para o inverno, elas precisam:
- polvilhe com cinza nos locais de cortes e na superfície do solo para saturar com potássio e desinfetar o solo;
- cubra com turfa e húmus para proteger do frio e manter a umidade por mais tempo;
- solte o chão e aplique 10 g de potássio e 20 g de fertilizantes fosfatados.
Se houver muita chuva no outono, é melhor alimentar as peônias com fertilizantes secos, para não umedecer o solo. Além disso, é necessário garantir que os fertilizantes nunca caiam nas folhas e na raiz do pescoço para evitar o aparecimento de queimaduras.
Prevenção de doenças
As peônias são freqüentemente afetadas por doenças virais, que ocorrem na maioria dos casos devido ao material de plantio de baixa qualidade. Às vezes, portadores de vírus podem ser insetos. Diferentes variedades de peônias respondem diferentemente à infecção. As mais resistentes são as antigas variedades de flores. Mas os novos híbridos americanos adoecem com muita frequência e podem até morrer de doenças causadas por fungos.
As íris, como as peônias, sofrem de doenças virais que podem levar a um atraso no seu desenvolvimento ou a uma completa secura. É impossível curar uma planta contra vírus; é aconselhável escavá-la e queimá-la ao primeiro sinal. Para prevenção, é recomendável plantar variedades diferentes separadamente umas das outras, para que, em caso de infecção, o vírus não se espalhe mais.Você sabe É costume dar um buquê de peônias no décimo segundo aniversário de casamento.
Além disso, não se esqueça de remover as ervas daninhas das ervas daninhas, regá-las a tempo e impedir que as pragas sugadoras apareçam nelas. É aconselhável plantar flores longe de batatas, tomates, pepinos, morangos e framboesas.
Muitas vezes, os jardineiros durante o cultivo de peônias e íris enfrentam um problema como um fungo. As doenças fúngicas mais comuns das peônias: ferrugem, podridão cinzenta, oídio e vários tipos de manchas. As íris também sofrem de podridão de várias naturezas, ferrugem, bem como heterosporiose, ascocitose e rizoctonia.
Para o tratamento de cada uma dessas doenças, os medicamentos são selecionados individualmente, mas, para sua prevenção, vários princípios gerais podem ser distinguidos. Para que as doenças fúngicas não estraguem as flores e não levem à sua morte, é necessário realizar essas medidas preventivas:
- Sempre regue com moderação, evitando a estagnação da umidade.
- Compre variedades com alta resistência a doenças.
- Use apenas material de plantio de alta qualidade.
- Afine as flores periodicamente, bem como remova as partes danificadas e doentes.
- Cobertura morta para proteger contra ervas daninhas e para evitar a secagem do solo.
- Fertilize apenas com húmus velho e podre, mas em nenhum caso com esterco fresco ou grama.
- Remova ervas daninhas a tempo e lute contra insetos que espalham doenças.
- Colete e queime resíduos de plantas.
- Desenterrar o solo periodicamente.
- Pulverize com fungicidas nas fases de germinação e brotação, bem como após a floração.
- Mantenha o equipamento de jardim limpo.
Para pulverização preventiva, você pode usar uma solução de mistura de Bordeaux a 1%, solução de topázio a 0,1%, solução de Fundozol a 0,2% ou solução de cloreto de cobre a 0,5% a 0,7%, pulverizando 2-3 litros de líquido para cada a planta.
Peônias e íris são flores perenes que a cada ano podem deliciá-lo com flores abundantes, se bem cuidadas. A medida mais importante para sua recuperação é a poda oportuna, que garante um bom inverno, bem como a prevenção de doenças.Importante! Depois de trabalhar com flores doentes, desinfecte o equipamento e lave as mãos.