A flor Ripsalis é um cacto tropical que há muito se enraíza em apartamentos comuns como planta de casa. Com bom cuidado, cresce rapidamente verde e se torna uma decoração de interiores.
Descrição botânica da planta
Esta é uma planta perene com um pequeno número de raízes superficiais. Na natureza, esse cacto cresce frequentemente em árvores, o que o evita da umidade excessiva. Um conjunto de lóbulos alongados de várias formas (cilíndricas, achatadas ou nervuradas) forma brotos cobertos de pele verde. Em algumas variedades aréola coberta com vilosidades.
Os brotos são combinados em espirais, que formam um ramo bastante abrangente, com um comprimento de 70 cm a um metro. A largura de um ramo é de até 4 mm. Quando uma planta ainda é jovem, sua forma é semelhante a um arbusto específico, que cresce ao longo do tempo e forma galhos ampelos, nos quais as raízes aéreas aparecem entre os segmentos.
A mistura de Ripsalis lança periodicamente inflorescências em forma de sino que se formam no topo de brotos e aréolas. As pétalas das flores estão dispostas em várias fileiras e têm uma forma oblonga, estreita, e no interior elas têm um monte de estames.
As flores podem ser brancas, amarelas e rosa. Os botões aparecem durante o calor, nos trópicos é o período de outubro a janeiro. Após a polinização, bagas de formato redondo aparecem no lugar das flores. Sua pele é felpuda e a baga é semelhante a groselha.
Você sabe A primeira menção à ripsalis foi registrada em 1788 pelo botânico alemão Joseph Gartner. Ele ficou impressionado com a resistência da planta e sua capacidade de sobreviver em condições difíceis.
Espécies
Na natureza, existem 60 espécies desta planta. A maioria deles consegue crescer apenas em condições naturais, mas alguns conseguiram se sentir confortáveis em apartamentos comuns:
- Ripsalis Barcela. Esta espécie é caracterizada por brotos estreitos, de forma cilíndrica, com 2 cm de diâmetro e 6 cm de comprimento, cuja cor é verde escuro com manchas brancas.
- Ripsalis peludo. O cacto consiste em galhos muito finos e exuberantes que tendem a se enrolar. Os brotos de Ripsalis estão pendurados em uma panela e, no final do outono, encantam os olhos com flores abundantes.
- Ripsalis cônico. Os rebentos desta espécie se assemelham a uma garrafa em forma. Quando a planta ainda é jovem, suas hastes são direcionadas para cima, mas à medida que crescem, elas abaixam e penduram. Um chicote pode crescer até um metro. A espessura da haste é de 3 mm e o comprimento de um segmento é de 5 cm.
- Ripsalis cassuta (vazio). Cacto de cor verde. Um galho pode ter 3 m de comprimento. As ações também são bastante grandes - de 10 a 50 cm, pequenas flores brancas aparecem nos pontos extremos dos brotos.
- Ripsalis pilocarp. Esta espécie é caracterizada por brotos maciços, um grande número de aréolas cobertas por longas vilosidades amarelas. O período de floração nele ocorre 2-3 vezes ao ano. As flores são amarelas, por dentro há estames longos, então a flor parece mais fofa.
- Ripsalis é elíptico. Tem hastes de 1 metro a dois, os segmentos são planos e cobertos com aréolas com uma pequena pilha. Durante a floração, este cacto libera botões nas laterais dos lobos. As flores são amarelas.
- Ripsalis prismático. Esta variedade produz vários troncos, que podem crescer até 15 cm e, no topo, segmentos prismáticos são formados com o número de faces de 3 a 5. As flores deste cacto são brancas.
- Ripsalis Cereusculus. Ele contém os ramos principais que se estendem do centro do arbusto e crescem até 10 cm, e segmentos curtos laterais partem deles - até 1 cm, formando galhos. Vários novos segmentos podem crescer das extremidades de um ramo.
Pré-requisitos e cuidados adequados
Cuidar desta flor não levará muito tempo. Basta apenas encontrar um local rentável para a ripsal e periodicamente se interessar por sua condição.
Iluminação
Essas plantas se sentem bem sob luz forte, mas ao mesmo tempo não podem ser colocadas sob luz solar direta. Você também pode colocar a ripsal na sombra parcial. No verão, é melhor manter o cacto ao ar livre, por exemplo, em uma varanda ou alpendre, mas à sombra.
Os tipos de ripsalis que têm a forma de uma árvore são melhor posicionados sob o peitoril da janela, para que os galhos alcancem a luz, enquanto é necessário organizar suportes para os brotos.
Para que as plantas se sintam confortáveis em seu apartamento, basta instalar persianas nas janelas.Importante! Não é necessário mover o recipiente com o cacto com muita frequência. A partir disso, a planta sofre um estresse severo e perde sua força para se adaptar.
Modo de temperatura
É necessário conter um cacto em condições de temperatura que se assemelham ao regime térmico em suas latitudes nativas, e isso varia de 18 a 22 graus de calor. Em clima quente, é necessário ventilar a sala com mais frequência ou até mesmo retirar o cacto no ar para que ele possa se refrescar. Ele não tem medo de correntes de ar, mas um vento forte pode ferir brotos frágeis.
No inverno, a planta precisa ser transferida para uma sala onde a temperatura varia entre +10 ... + 15 graus de calor. Mas em nenhum caso você deve supercool ripsalis.
Humidade do ar
Ripsalis não requer manutenção de um certo nível de umidade no ar. Esta planta se adapta bem às condições do apartamento. Mas se o seu cacto estiver muito perto do radiador, você precisará pulverizar periodicamente a ripsal com água. Além disso, é útil lavar a planta de vez em quando no chuveiro com água morna.
Você também pode fornecer à ripsalis umidade suficiente, simplesmente colocando a panela em um recipiente com argila expandida úmida ou seixos.
Em casa, suculentas como:
Rega
Regue o cacto quando a terceira parte do solo já estiver seca. Isso pode ser verificado com uma vara de madeira comum, que você precisa perfurar o solo no fundo da panela e ver quanta terra grudou nela.
A água precisa ser derramada o suficiente para molhar toda a terra. Quando a planta não floresce, a frequência da rega é reduzida. A água deve estar levemente quente e limpa. Para isso, o líquido é depositado ou filtrado.
Top vestir
Durante o crescimento ativo, e neste período de março a outubro, é necessário alimentar a ripsal com fertilizantes para cactos a cada duas semanas. Metade da dosagem marcada na embalagem será suficiente para esta espécie.
Na ausência de fertilizantes especializados, você também pode usar o floral usual, que você precisa usar metade do indicado na embalagem.Importante! Para não provocar apodrecimento das raízes da planta suculenta, você deve prestar atenção à composição do fertilizante. Deve haver um mínimo de nitrogênio.
De março a outubro, a planta está em repouso, é durante esse período que é levada para um local fresco e a alimentação é interrompida.
Poda
A poda é opcional, mas se você deseja que sua suculenta pareça mais organizada, é melhor fazê-la em março. Vale a pena remover galhos secos e danificados, bem como afiná-los um pouco para que a planta possa lançar novos rebentos. Encurte as hastes antigas três vezes.
As ramificações não podem ser cortadas com objetos pontiagudos; basta desaparafusar o segmento. Durante a formação da planta, você pode dar-lhe qualquer forma.
Transplante
O transplante de Ripsalis é realizado após a compra. De resto, esta suculenta deve ser transplantada apenas em caso de necessidade urgente. O problema é que galhos e raízes frágeis são muito fáceis de quebrar.
O recipiente para o cultivo deste cacto deve ser espaçoso e raso. Para isso, um cache-pot e potes pendurados são adequados.
O solo deve ser nutritivo e conter muitos oligoelementos, e também não é aconselhável usar solo ácido.Você pode preparar o solo você mesmo, para isso precisa misturar os seguintes elementos:
- areia;
- húmus decíduo;
- terra de relva;
- turfa.
Recomenda-se que as suculentas jovens sejam transplantadas uma vez por ano e, já bastante crescidas, você não pode tocar em 3 anos. As plantas mais antigas exigem uma troca de vaso ainda menos frequente, ou seja, uma vez a cada 4-5 anos.
Para evitar o aparecimento de doenças na ripsal e a infecção do solo, você pode adicionar um pouco de carvão ao solo.
Período de floração e dormência
De novembro a meados de março, a ripsalis geralmente brota e agrada os olhos com sua floração. Para alguns, esse período ocorre apenas na idade adulta, enquanto outros florescem a cada ano. Mas há quem não floresça em nenhum apartamento.
Durante a floração, este cacto não deve ser reorganizado ou girado, pois pode perder botões. Além disso, é necessário fornecer a ele iluminação suficiente, caso contrário, os segmentos extremos também serão descartados pela planta suculenta.
De outubro a dezembro, a planta está em período inativo; portanto, é necessário fornecer rega moderada e temperatura ideal - de 15 a 20 graus.
Como propagar em casa
A ripsalis pode ser propagada de três maneiras, nomeadamente por estacas, dividindo o mato e plantando sementes. Vamos considerá-los com mais detalhes:
- Estacas. Para este método de reprodução, você precisará de um segmento que não seja jovem, mas que não seja o antigo. Será melhor interrompê-lo do que cortá-lo. As estacas devem ser colocadas na água para que elas se enraízem. Você também pode colocá-los em solo úmido e solto, composto de turfa e areia. Esta "incubadora" é coberta com um filme e colocada em uma sala com uma temperatura de +23 a +25 graus. Mas não esqueça de ventilar as estacas todos os dias, pois ocorre condensação no filme.
- Divisão. Isso pode ser feito durante o transplante. Mas você precisa dividir o arbusto o mais cuidadosamente possível, para não quebrar as raízes. Partes do mato são plantadas em recipientes previamente preparados, com drenagem no fundo e uma mistura de solo. Após o transplante, é necessário regar os cactos e afastá-lo do sol.
- Plantando sementes. Antes do plantio, as sementes devem ser semeadas em solo especial previamente preparado e mantidas em estado úmido. As fotos aparecem de forma bastante amigável. Depois que os brotos são suficientemente fortes, eles geralmente são plantados em recipientes separados e colocados a uma temperatura de +23 a +25 graus Celsius.
Possíveis dificuldades crescentes
Ripsalis é bastante resistente e despretensioso e também pouco suscetível a várias doenças.
Mas, às vezes, com cuidados inadequados ou solo de baixa qualidade, pode ser propenso a doenças:
- Clorose Esta doença manifesta-se pelo amarelecimento e uma diminuição das folhas, que caem rapidamente. Ao mesmo tempo, as veias retêm a cor verde, enquanto as flores e brotos mudam de forma. As raízes podem morrer.Para impedir o desenvolvimento desta doença, é necessário manter o regime de luz da planta e regá-la com um substrato com uma acidez de pH de 5 a 5,5. Às vezes, a clorose ocorre devido à água da torneira; nesse caso, é necessário regar periodicamente o solo com uma solução fraca de ácido cítrico. Também é necessário adicionar ferro na forma quelatada ao solo. Com esta ferramenta, você precisa processar as folhas de uma planta suculenta.
Você sabe Graças à forma incomum desta planta, os britânicos deram à flor um nome bastante estranho - um cacto de ossos dançantes.
Shield. Se esta praga for enrolada em um cacto, primeiro você deve umedecer um cotonete em solução de álcool ou sabão e remover os insetos adultos. Depois disso, a planta deve ser lavada no chuveiro e deixada secar. O próximo passo pode ser o tratamento com um inseticida, como Fitoverm ou Actellik. Se houver muitos insetos, esse algoritmo de ações precisará ser repetido várias vezes.
Ácaro. Esta praga ataca um cacto se a umidade do ar não for alta o suficiente; portanto, ao combater um inseto, você primeiro precisa aumentar a umidade. Para fazer isso, é melhor lavar a ripsal com água morna e pulverizar o ar todos os dias - este é um meio mortal para carrapatos, e as pragas desaparecem rapidamente. Mas, às vezes, se os carrapatos são muito prolíficos, isso não ajuda. Neste caso, é necessário tratar o suculento com meios especiais - acaricidas (Aktara, Kleschevit, Apollo).
Este cacto não-padrão poderá agradar sua beleza por um longo tempo, tanto durante a dormência quanto durante o período de floração abundante. Uma flor interna despretensiosa e razoavelmente bem adaptável requer apenas um pouco de atenção e localização adequada de seu proprietário.