As características do crescimento da lavanda com odor contribuem para o fato de que, com o tempo, ela se transforma em um arbusto desleixado, extenso e solto. Em essência, esse processo não pode ser evitado, mas há uma maneira de dar uma forma regular ao arbusto, para que ele seja uma decoração de um canteiro de flores.
O líder na produção de óleo de lavanda é a Bulgária. Anualmente 120 mil toneladas são produzidas aqui, enquanto na França - apenas 30 mil toneladas.
A poda de lavanda na primavera é feita para rejuvenescer a flor, dar a forma desejada e impedir a exposição do rizoma. O fato é que a flor rapidamente ganha altura e começa a se espalhar, enquanto o meio é revelado, o que não se encaixa muito bem no design geral do jardim. Sujeito a recomendações e regras de remoção, esse processo pode ser controlado.
Regras de poda de primavera
Depois que o tempo estiver quente, sem ventos, chuvas e outras precipitações, você deverá realizar uma inspeção de lavanda. Após o inverno, você pode encontrar galhos finos e alongados que precisam ser removidos. Eles podem quebrar e prejudicar a planta. Esses requisitos devem ser cumpridos, mas tudo depende do resultado desejado.
Corte de formação
Se o arbusto de lavanda é forte e cresce no local por mais de um ano, toda primavera deve ser ocupada com sua forma. Para fazer isso, recomenda-se reduzir o comprimento dos galhos em um terço ou até a metade, mantendo o mesmo nível. Você também pode cortar em peças lignificadas, se a altura da bucha permitir. Uma flor saudável tem força suficiente para restaurar o crescimento e até dar novos rebentos. No entanto, não corte muito. No mínimo, a lavanda não floresce ou dá uma cor muito mais tarde, mas, no máximo, o arbusto morre.
Corte de densidade
Se o objetivo da poda de primavera é obter uma coroa grossa e volumosa, é necessário:
- Para limpar a parte superior da lavanda dos pedúnculos secos.
- Remova galhos finos e secos.
- Realize o corte seletivo de galhos que se destacam da massa total.
Este procedimento estimula o surgimento de novos rebentos. Com esta poda, a flor é ativada para restaurar a vida normal, esticando o solo e oligoelementos úteis. Depois disso, no local do corte, novos brotos são formados e novos brotos aparecem no topo, que não são recomendados para serem cortados. Crohn se torna visivelmente mais espesso e mais magnífico.
Moradores da França, Itália e Espanha adicionam lavanda seca a saladas, molhos, carne ao fritar e até sopas. Mas nos EUA, o pó da flor é usado em vez da pimenta preta.
Se você precisar aparar um arbusto de lavanda muito maduro, é importante não exagerar. Nas plantas grandes, o risco de morte após um encurtamento muito drástico aumenta. Recomenda-se cortar metade dos galhos das flores, deixando cerca de 10 cm da raiz e, após o surgimento de novos rebentos, a segunda metade é cortada. Um método tão estranho contribui para uma distribuição uniforme do poder da lavanda para restaurar a vida. É importante não realizar este evento em clima quente.
Se você ignorar a poda de primavera, os caules de lavanda ficam sólidos e o apelo visual é perdido.Não tenha medo e negligencie a poda. Realizar essas atividades regularmente promove a formação de arbustos compactos e floração abundante.