Os amantes de grandes plantas apreciam a palma da mão de chrysalidocarpus por sua aparência exótica e solene. Oferecemos a conhecê-la mais de perto e aprender a plantar e cultivar.
Descrição botânica da planta
Outros nomes - areca, borboleta palmeira, borboleta dourada. Cresce com um arbusto e possui uma coroa exuberante que pode decorar qualquer ambiente. Em um apartamento, atinge uma altura de 2 m, quando mantido em terreno aberto - até 10 m.
Características da planta:
Sistema raiz | Bem desenvolvido, vertical |
Os talos | Fino, contém 40-60 folhas |
Forma de folha | Cirro, finamente dissecado |
Cor da folha | Verde escuro e brilhante com hastes amarelas, bordas lisas e pontas pontiagudas |
Forma da flor | Inflorescências em forma de panículas |
Cor da flor | Amarelo brilhante, creme |
A planta floresce em maio e junho. No entanto, em um ambiente de apartamento, isso raramente é feito. Após a floração, aparecem frutos amarelos e roxos escuros com sementes.
Importante! As sementes de chrysalidocarpus são venenosas e, quando ingeridas, levam ao envenenamento. Se houver crianças em casa, quando os frutos aparecerem, é necessário garantir que eles não os comam.
- Os benefícios do chrysalidocarpus são:
- olhar exótico;
- despretensão;
- tolerância para rascunhos;
- facilidade na reprodução.
Tipos principais
Existem duas dezenas de variedades de areca. Em casa, dois são cultivados:
- Chrysalidocarpus amarelado, ou diptis amarelecimento. Possui 2 a 4 troncos nos quais são colocadas folhas de cirros com estacas de sulco amarelas de 60 cm de comprimento e raramente traz frutas em casa.
- Chrysalidocarpus Madagascar. Possui um tronco liso com um diâmetro de 20 a 30 cm, no qual os anéis são claramente distinguíveis. As folhas são pinadas, brilhantes, crescem em um monte. Na largura conseguem 2 cm, no comprimento - 40. Uma inflorescência forma-se 50 cm de comprimento.
Condições de cultivo da casa
Chrysalidocarpus é uma planta despretensiosa, um iniciante no ramo de flores também lidará com os cuidados. Depois de comprar uma palmeira, os cultivadores de flores não são aconselhados a transplantar imediatamente. É melhor esperar um pouco, dar tempo à planta para se adaptar às novas condições de cultivo.
Iluminação
Como a fábrica é grande, antes de comprar, pense em onde colocá-la. Esta flor tropical é usada para a luz do sol, então você precisa escolher um local bem iluminado - perto das janelas sul ou sudeste. Os raios diretos do sol são perigosos para as palmeiras. Portanto, é necessário cuidar deles quando caem diretamente sobre a flor.
Uma palmeira requer 12 horas de luz do dia, portanto, no inverno, é necessária iluminação adicional.
Importante! Para o crescimento uniforme da coroa da areca, é necessário duas vezes um mês para expandir o pote 180 °.
Temperatura
A temperatura para o crescimento das palmeiras é de +22 ... + 25 graus. No inverno - entre +16 ... + 23 graus.
É importante aderir às temperaturas recomendadas ao cultivar plantas jovens. As palmeiras maduras não reagem de maneira tão acentuada a quedas ou aumentos de curto prazo na coluna do termômetro.
Durante o período de aquecimento, a flor precisa ser afastada de aparelhos de aquecimento, baterias. Para o verão, pode ser levado para a varanda.
Humidade do ar
A umidade na sala onde a areca cresce é mantida em um nível de pelo menos 60%. No verão, você precisa de pulverização frequente, limpando as folhas com um pano úmido.
No inverno, a hidratação da flor por pulverização e fricção não é necessária. Dentro de casa, é aconselhável instalar um umidificador.
Home Care
A decorativa pode ser alcançada se você criar condições ideais para a flor e seguir as recomendações de cuidados: rega, cobertura, poda, transplante.
Rega
Chrysalidocarpus deve ser regado com água morna, em pé (pelo menos dois dias) ou com água filtrada. A rega é abundante, mas certifique-se de que a panela não fique estagnada. A rega é realizada quando a camada superior de um coma de terra seca - aproximadamente uma vez a cada 3 dias. No verão, a frequência e o volume de irrigação são aumentados, no inverno - reduzidos.
Importante! Ao regar, verifique se as gotas de água não caem nas hastes; se isso acontecer, é necessário molhá-las com um pano seco.
Top vestir
Areca precisa ser fertilizado o ano todo. Na temporada primavera-verão, você precisará alimentar uma vez a cada duas semanas. No outono-inverno - uma vez por mês.
Os fertilizantes são usados para fertilizar palmeiras e plantas decíduas ornamentais. Durante a estação de crescimento, é recomendável o uso de cobertura foliar mensal.
Poda
Como o chrysalidocarpus não possui brotos, não há necessidade de apará-lo. Folhas danificadas e enrugadas são frequentemente inspecionadas e limpas.
Transplante
Areca transplantado em abril. As palmeiras jovens são transplantadas a cada ano, maduras - uma vez a cada três anos.
Para isso, é adquirido o solo, que deve ter as seguintes características:
- pH ácido ou neutro;
- boa condutividade do ar e da umidade.
O substrato pode ser preparado com suas próprias mãos, misturando:Você sabe Os frutos venenosos da areca são usados por alguns povos na medicina popular. Meios baseados neles são usados para se livrar de vermes e como um agente de ligação. Filipinos fazem chiclete com frutas.
- solo argiloso (2 partes);
- solo de folhas de húmus (2 partes);
- turfa (1 parte);
- areia grossa (1 parte);
- carvão vegetal (1 parte).
O pote é selecionado grande, com uma base ampla. Uma camada de drenagem, por exemplo, argila expandida ou fragmentos de tijolo vermelho, é necessariamente colocada no fundo.
Durante o transplante, o nódulo de terra não é destruído, é transbordado. Permitido apenas cortar raízes muito longas.
Se a areca cresceu demais e é impossível transbordá-la, apenas o solo superficial deve ser substituído.
Reprodução
O Areca é propagado de duas maneiras:
- Semente.
- Processos basais.
Sementes
É raro recorrer ao método de sementes em casa, pois é problemático. As sementes para inchar são colocadas por três dias em água morna. Em seguida, mergulhe em solo úmido e leve e coloque em condições com uma temperatura de +25 ... + 30 ° C e boa iluminação. Depois que a primeira folha aparece, os brotos mergulham em vasos separados. Os brotos que podem ser plantados em um local permanente aparecerão após 3-4 meses.
Vídeo: criação de palmeiras Areca em casa
Processos basais
O método é usado em qualquer época do ano. Uma faca afiada interrompeu o processo na base do caule. É desejável que ele já tenha raízes. Se não houver raízes, ele estará enraizado em um tanque com água ou solo úmido. Os processos enraizados são plantados em solo úmido e regados periodicamente. Eles são plantados em um local permanente na primavera ou no verão.
Você sabe Chrysalidocarpus refere-se a plantas que limpam a sala onde crescem. Acredita-se que seja capaz de remover elementos do ar como benzeno, formaldeído e monóxido de carbono.
Dificuldades crescentes
Condições inadequadas de detenção e erros nos cuidados levam ao fato de que a planta é afetada por doenças e parasitas. Alguns deles podem ser combatidos com métodos alternativos e medicamentos especiais, e outros não podem ser tratados.
Doença
Na maioria das vezes, o chrysalidocarpus é infectado por infecções fúngicas. O principal sintoma são manchas escuras com uma borda amarela nas folhas, cujo meio morre posteriormente. Tais doenças ocorrem com alta umidade e rega excessiva. Para evitar doenças, é necessário aderir à frequência recomendada de irrigação, não exagerar na pulverização. O tratamento deve ser realizado com fungicidas permitidos para plantas decíduas e decorativas, por exemplo: “Topázio”, “Khom”, “Skor”, “Tiovit”.
Pragas
- Tripes. O fato de se instalarem na planta é indicado por pequenos orifícios nas folhas, manchas marrons, deformação das hastes. Sua reprodução é facilitada pelo ar seco e pela ausência de pulverização. Eles tratam uma palmeira pulverizando com inseticidas Actellik, Inta-Vir, Fitoverm, Aktara.
- Ácaro. Aparece quando o ar na sala está muito seco. Os sintomas de uma lesão são uma teia no tronco e folhas. A luta é realizada aumentando a umidade e pulverizando com os inseticidas Aparolo, Bornéu, Flumayt, Fitoverm, Actellik e outros medicamentos.
- Nematóides. Eles podem afetar folhas, caules e raízes. Quando infectada com um nemátodo, uma planta de casa deve ser descartada junto com a panela.
- Mealybug. Essas pragas provocam um enfraquecimento da flor e um atraso no seu crescimento. Para evitar danos, um nível normal de umidade deve ser mantido e os regimes de rega devem ser observados, e as folhas secas devem ser removidas em tempo hábil. A luta consiste em limpar com uma solução de sabão, pulverizar com uma solução de sabão verde, infusões de alho, tabaco, "Aktara", "Biotlin", "Calypso", "Confidor", "Fitoverm".
- Shield. O principal sintoma são manchas marrons nas folhas. Para o tratamento, é usada a fricção com uma solução de sabão-álcool (15 g de sabão líquido + 10 ml de álcool desnaturado + 1 l de água), pulverizando com as preparações “Actellik”, “Fosbetsid”, “Aktara”.
Além das doenças, ao cultivar uma palmeira, existem outras dificuldades:Importante! Ao usar inseticidas e fungicidas, é necessário seguir rigorosamente as instruções anexadas ao medicamento e observar as medidas de segurança pessoal - proteger os olhos, mãos, nariz e boca, não comer, beber ou fumar durante o procedimento.
- As folhas ficam amarelas e enrolam. Isso indica que a flor está quente ou com muita luz. É necessário alterar a natureza da iluminação para difundir ou reorganizar o vaso em outro local.
- Escurecimento e secagem das folhas - Um sinal de ar seco, deficiência de umidade, exposição ao frio. É necessário determinar a causa exata e eliminá-la.
- Manchas marrons nas folhas encontrado quando a flor é derramada, regada com água dura, quando experimenta mudanças bruscas de temperatura. Para corrigir a situação, a rega é normalizada e a temperatura é controlada.
- Folhas escurecem ou escurecem com excesso de umidade e deterioração do rizoma. Transplantar e normalizar o regime de irrigação ajudará.