Nem todo mundo que tem um lote pessoal adora dedicar muito tempo a um jardim ou a plantas que crescem nele. No entanto, todos procuram criar seu próprio espaço aconchegante. Para sua organização, a versão mais comum de organizar um jardim com o mínimo de tempo gasto em cuidados com as plantas é adequada - jardim ornamental. Esta é uma estrutura específica de pedras. Mas, para organizá-lo e equipá-lo, você precisará entender os meandros desse tipo de projeto paisagístico.
O que é um jardim ornamental
O jardim ornamental é uma composição decorativa de jardim, na qual pedras e plantas anãs são colocadas em uma determinada sequência. É equipado em terra livre. Pode ser um terraço ou um canto desocupado do jardim.
Para a rocariya, são selecionadas plantas que não precisam de cuidados e supervisão constantes. É esse recurso que o distingue do estilo mais semelhante - jardim de rochas. Mesmo aqueles que realmente não entendem o que o design de paisagem pode criar e equipar. Só é necessário escolher um projeto e dar vida a ele. Portanto, o jardim ornamental é muito popular entre profissionais e amadores.
Tipos de jardins ornamentais e características de seu design
Tais estruturas de pedra costumam ser vistas perto de reservatórios artificiais. Para o registro, o leito de um rio seco também é adequado. Nesse caso, o jardim ornamental se tornará uma espécie de continuação da área.
Você sabe A arte de planejar jardins, parques e becos surgiu há muito tempo - os gregos antigos começaram a se envolver no primeiro projeto paisagístico.
Existem duas variedades principais dessas áreas no paisagismo:
- Vertical. Quando o design se assemelha a uma cascata.
- Horizontal. Nesse caso, parece uma dispersão de pedras.
Japonês
Essa opção de paisagismo envolve a ênfase nas pedras, e não nas plantas, pois o local escolhido será posteriormente usado para descanso, meditação e relaxamento. Um excelente complemento para essa composição será a instalação de esculturas. Permita o uso de flores plantadas em vasos.
Você sabe O pico da popularidade dos jardins ornamentais ocorre no final do século passado. Embora em muitas casas do século XIX. eles foram criados com bastante frequência.
Escandinavo
Para incorporar esse estilo, a vegetação baixa é escolhida. Podem ser espécies anãs individuais de arbustos de coníferas ou qualquer espécie de planta de cobertura do solo. Eles são colocados em regiões onde o clima severo prevalece. Portanto, eles prestam mínima atenção às cores. Na maior parte, pedras, esculturas, várias estatuetas e figuras, caminhos pavimentados de jardins predominam nesse tipo de jardim.
Europeu
Esse design tem variedades. Seu arranjo depende da escolha de um estilo particular. Para entender seus recursos e diferenças comuns, vários estilos são descritos em mais detalhes abaixo.
Italiano
Além de pedras e plantas, é costume decorar o local escolhido com esculturas e móveis. O principal é criar tantas linhas suaves quanto possível. É dada preferência a formas semicirculares e redondas. Isso significa que paralelepípedos comuns podem ser dispostos em círculo. Seu meio será preenchido com plantas.
Inglês
A criação de um jardim ornamental implica originalidade e design incomum. Ele deve se mesclar com a paisagem ou criar uma nova no contexto da paisagem existente. Portanto, ao selecionar plantas, é dada atenção especial não apenas às flores, mas também aos cereais, coníferas de arbustos e árvores, plantações decíduas decorativas. Normalmente, entende-se a organização de um jardim ornamental horizontal, que se funde com a área circundante.
Alemão
Esse design deve ter uma aparência estrita. A pedra natural pode ser substituída por esculturas ou produtos decorativos. O estilo praticamente minimiza a naturalidade do jardim ornamental, pois implica a organização de linhas estritas. Pedras planas usadas com mais frequência. Se houver acesso a um reservatório, não é permitido criar uma cascata. Nesse caso, é recomendável aderir a um nível.
Você também precisará de cuidados especiais com a vegetação. Você sempre precisa destruir as ervas daninhas, cuidar das flores plantadas. Portanto, os designers preferem usar aquelas plantas que não requerem atenção e são despretensiosas às condições ambientais.
Americano
Esse jardim de flores é frequentemente criado perto da entrada de um edifício residencial ou mirante. Considera-se sua peculiaridade que esse tipo de jardim não seja um acréscimo ao jardim, mas aos próprios edifícios. Geralmente eles criam pequenas composições para não chamar a atenção, mas não se perdem entre outras decisões de design. Como no estilo europeu, existem várias subespécies.
Mexicana
Jardim ornamental equipado em zonas climáticas quentes ou temperadas. De fato, neste caso, a atenção é focada na vegetação, que pode ser encontrada apenas em locais quentes e, por vezes, áridos.
Importante! Na Rússia, recriar esse projeto paisagístico é problemático, pois as condições climáticas não são adequadas para plantas exóticas.
As espécies mais comuns são uma pequena semelhança do deserto, que é emoldurado por pedras. No interior, vários tipos de cactos são plantados.
Tropical
Outra opção que os designers raramente usam em nossas latitudes, devido ao cultivo problemático de certas culturas. Uma característica de um jardim ornamental será uma vegetação densa e exuberante. Portanto, as pedras quase não serão visíveis. As plantas são apanhadas com grandes inflorescências e folhas. Essa visão é um exemplo ideal de uma estrutura vertical. Na parte inferior, são colocadas flores e ervas de baixo crescimento e, na parte superior, arbustos grandes e exuberantes e até árvores.
As espécies tropicais de jardins ornamentais também podem ser atribuídas ao estilo australiano. Também é dominado por plantas exóticas que são plantadas dentro de grandes pedras combinadas em cascata.
Quais pedras escolher
Com base na descrição do jardim ornamental, são as pedras que se tornarão sua parte principal. Em conexão com esse recurso, é necessário escolher o material de construção correto. Você precisará e o colocará corretamente no site selecionado. Sem uma combinação dessas duas regras, a criação de uma bela composição de designer falhará. Afinal, mesmo com as flores mais bonitas, ela se transformará em um canteiro comum.
A pedra natural selecionada deve ter aproximadamente a mesma forma e tamanho. Pedregulhos grandes são perfeitamente complementados com pequenos placers. A principal condição para a sua colocação será a naturalidade, ou seja, a fusão com a paisagem circundante. Consequentemente, o material é selecionado com base na localização e tamanho do futuro jardim ornamental. Se estiver perto de um reservatório, escolha pedras lisas e naturalmente polidas. Caso contrário, se o jardim estiver longe da água, eles escolherão um material de construção pontudo, pois se parecerá com uma montanha peculiar ou uma vista plana.
Uma das condições mais importantes é a falta de grande diversidade. Minerais diferentes não devem ser usados em um design. Na maioria dos casos, 2-3 pedras são suficientes para criar uma aparência de uma paisagem natural. Além disso, eles não permitem o despejo usual de paralelepípedos, como em uma pedreira. A estrita observância de formas e linhas suaves é a chave para um jardim ornamental bonito e natural.
Um dos fatores importantes na escolha de pedras é sua estrutura. Afinal, ele pode mudar sob a influência de várias condições climáticas. Calcário e arenito, absorvendo a umidade, geralmente mudam de cor. Granito e mármore são adequados para criar um fundo constante. Os especialistas aconselham a escolha de não mais que três cores diferentes.
Ao mesmo tempo, recomenda-se abandonar os tons de cinza, pois eles se perderão entre a vegetação e as cores brilhantes das plantas com flores.
Plantas adequadas
A regra principal na organização de um jardim ornamental é considerada a escolha dessa vegetação, cuja altura não excederá 50 cm. Durante a estação, as culturas devem se substituir durante o período de floração. Na maioria das vezes, eles escolhem plantas que não precisam de transplantes frequentes e podem permanecer verdes durante o inverno.
Para pequenos jardins ornamentais, recomenda-se um máximo de 15 espécies de vegetação. Inicialmente, você pode soltar menos e adicioná-los gradualmente conforme necessário. As opções mais adequadas serão: coníferas e arbustos atrofiados e decorativos, várias culturas de folha caduca, cobertura do solo e flores e ervas perenes.
Cerca de 2/3 do espaço é alocado para espécies de baixo rastejamento. O restante do território será decorado com madeiras de lei. As mais populares entre as plantas foram raulia, thuja, nibs, abeto, cipreste. Dos frondosos, bérberis, azáleas e spirea são os preferidos.
Pequenas formas arquitetônicas para jardins ornamentais
Forma arquitetônica pequena (MAF) - projetos especiais que têm uma forma e tamanho diferentes. Eles são instalados com o objetivo de diversidade e decoração do jardim. Além da função estética, esse elemento pode se tornar prático. Com ele, você pode proteger o espaço.
Importante! Eles não recomendam a criação de um jardim ornamental muito perto de grandes edifícios. Sua composição pode ser perturbada pelos fluxos de neve derretida.
Esses elementos costumam se tornar:
- balanço infantil;
- mini-piscinas;
- bancos;
- barras horizontais;
- escadas
- arcos;
- pérgulas;
- pontes;
- estatuetas ou estátuas de animais;
- esculturas;
- cercas e cercas;
- vasos e banheiras;
- móveis;
- gazebo;
- Belvedere, que é criado com uma quantidade suficiente de espaço livre.
Além deles, você pode adicionar jardins ornamentais e iluminação artificial. Pequena lâmpada de chão servirá como luz de fundo no escuro. E grandes lâmpadas altas em postes iluminarão não apenas a estrutura em si, mas também a área circundante.
Como fazer você mesmo
Acredita-se que, para equipar um jardim ornamental em um terreno ou casa de campo, apenas 10 m². Se houver espaço livre, ele deverá ser preenchido corretamente. Isso evitará uma mudança acentuada na paisagem.
Todo o processo de instalação é reduzido para três estágios principais:
- Seleção e preparação do site.
- Pedras de montagem.
- Plantando vegetação.
Seleção e preparação do local
O jardim ornamental pode ser criado em praticamente qualquer local gratuito no site.
No entanto, existem várias regras que devem ser seguidas na escolha, a saber:
- Vista bonita e bonita. Este design é criado para fins de decoração. Portanto, todo mundo que entra no jardim deve vê-lo de longe.
- Proximidade com o local de descanso. Um jardim ornamental é criado próximo ao local visitado, onde convidados e família passarão seu tempo livre. Em outras palavras, ele deve estar localizado perto de bancos, mirante ou reservatório.
- É permitido escolher um território que pareça feio. Por exemplo, poderia ser um antigo aterro para resíduos de construção. Com um processamento mínimo, ele se transformará em uma composição elegante.
Você sabe Nos Estados Unidos, na fronteira dos estados da Califórnia e Nevada, há o lago Raistrake Playa, seco. No fundo, existem blocos de pedra pesando cerca de 350 kg, que se movem sozinhos, deixando vestígios no chão.
Para preparar a superfície selecionada, é necessário remover a camada superior da terra. Juntamente com ela, as ervas daninhas são removidas com raízes e, provavelmente, sementes caídas. Depois disso, você pode começar a marcar o espaço alocado para a instalação de pedras. Deve-se lembrar que as pedras devem ser enterradas no chão pelo menos um terço da sua altura.
Uma camada de cobertura é criada dentro do patch. Plantas serão plantadas nele. Se necessário, é necessário equipar e drenar. Podem ser pedrinhas ou migalhas que, com sua aparência, complementam apenas o jardim ornamental.
Plantando plantas
O plantio de vegetação desempenha um papel importante na organização de qualquer estilo de paisagismo.
Nesse caso, é importante não apenas selecioná-lo corretamente, mas também observar a seguinte sequência de ações:
- Planta arbustos de tamanho menor. Um sulco e um buraco são criados no solo ou no filme usado para a cobertura. Ao mesmo tempo, é recomendável cortar o círculo, não a cruz.
- Arbustos de madeira anã são plantados. Na maioria dos casos, eles são usados como um complemento para plantações de coníferas. Se o estilo europeu for escolhido, pode ser spirea, bérberis ou cinquefoil. Para diversificar o esquema de cores, as variedades de rododendros de baixo crescimento ajudarão. Lilás chinês também é adequado. Sua altura raramente excede 1 m.
- Em seguida, são plantadas flores perenes. Você deve escolher entre as variedades adequadas não apenas para a zona climática, mas também para a localização do próprio jardim ornamental. E como essa estrutura é erguida à sombra, é melhor escolher plantas que preferem não crescer ao sol.
- As últimas plantas plantadas de cobertura do solo. Eles ajudarão a diversificar e equilibrar a composição criada.
Preenchimento
Muitas vezes, depois que o arranjo do jardim acaba, há espaço livre entre plantas e pedras. Solo fértil é raramente usado para preenchê-los, uma vez que as ervas daninhas crescerão rapidamente nele. Os designers recomendam o uso de uma mistura de terra comum retirada, por exemplo, de um jardim, com areia.
Rockarium Care
Embora o jardim ornamental não precise de cuidados, será necessário monitorar as plantas. Se entre elas houver variedades que adoram a umidade, no verão quente elas precisarão ser regadas adicionalmente. Para não lavar pequenas pedras, use uma mangueira com um spray.
Você sabe Os moradores das áreas de várzea costumam escolher como pedregulho um pedaço de sua vida selvagem favorita. Pode ser o Cáucaso ou as montanhas da Crimeia.
Além disso, você precisará remover inflorescências e sementes secas. Recomenda-se que o material de plantio não seja deixado na planta, pois pode germinar nos locais mais inadequados, prejudicando toda a beleza do jardim ornamental.
Se a vegetação se desenvolver muito rapidamente, ela deve ser aparada de tempos em tempos. E se houver flores com medo do frio, crie para elas um abrigo artificial para o inverno. A fertilização para espaços verdes é necessária apenas ocasionalmente. Para isso, é usado um fertilizante mineral ou orgânico adequado para uma determinada variedade. Um pré-requisito é a adição de terra uma vez a cada 3-4 anos, pois pode ser lavada pela neve derretida ou pela chuva.
A partir das recomendações descritas acima, fica claro que não é difícil criar um jardim ornamental em sua casa de campo ou no território de uma casa particular. Mesmo com um cuidado mínimo, ele não deixará de agradar aos olhos com a forma incomum. Além disso, a vegetação pode ser renovada anualmente adicionando ou substituindo plantas. Você pode escolher um projeto adequado entre inúmeras fotos na Internet e nos catálogos de paisagistas.