Para os moradores de uma metrópole moderna, uma casa de campo é talvez o último recurso onde você pode relaxar enquanto aprecia a beleza da natureza. Um belo jardim e uma área paisagística é o sonho de muitos, mas a criação de um local assim exige preparação preliminar, boa organização e custos de material. O artigo irá falar sobre a realização de paisagismo e melhoria do território ao redor da casa.
As vantagens e desvantagens do paisagismo
Muitas pessoas se esforçam para estar em um oásis verde, em união com a natureza, e não na "selva de pedra".
- Portanto, o paisagismo do território da casa deve receber atenção especial, pois esses eventos:
- aumentar o conforto e a estética do site;
- enfatizar os lados vantajosos do território e suavizar as desvantagens do alívio;
- crie um estilo individual, permitindo conectar diferentes zonas em um único espaço.
- As desvantagens do paisagismo são difíceis de encontrar, mas ao começar a criar um terreno aconchegante e confortável, o proprietário deve saber quais dificuldades ele terá que enfrentar:
- é necessário levar em consideração os requisitos para as condições de crescimento de muitas plantas;
- conhecer as características do solo e o grau de iluminação do local;
- o projeto da paisagem exigirá treinamento preliminar, custos de mão-de-obra e material;
- o paisagismo precisa de cuidados constantes para não se tornar parte da natureza.
Paisagismo e jardinagem faça você mesmo
O paisagismo permite criar lugares bonitos e funcionais e estabelecer uma conexão entre as pessoas e a natureza, entre os espaços interno e externo do pátio, entre o antigo e o novo.
Observando exemplos de belos jardins na foto, os proprietários de casas de campo podem se arrepender da falta de educação como paisagista, mas você pode fazer um monte de paisagismo e paisagismo, mesmo em um pequeno site com suas próprias mãos, se desejar, tempo, imaginação criativa, dinheiro e habilidades para cultivar plantas.
Você sabe O termo "arquitetura da paisagem" foi cunhado pelo escocês Gilbert Laing Meason em 1828.
Obviamente, você pode usar os serviços de profissionais e solicitar um projeto, mas é muito mais interessante e agradável equipar uma linda casa de verão por conta própria, usando a criatividade e suas próprias idéias para o design.
Design e desenhos
O projeto de jardins e paisagens refere-se ao processamento de terrenos não ocupados por edifícios, quando esses locais são considerados importantes para a criação de áreas visualmente atraentes. Um design bem pensado não apenas leva em consideração o que é visível à primeira vista, mas também se concentra nos detalhes que darão a toda a composição um caráter único e único.
As paisagens fáceis, rápidas e baratas de manter exigem um planejamento e implementação cuidadosos:
- Escolha estruturas, plantas, revestimentos de solo e sistemas que possam ajudar a reduzir a irrigação, a remoção de ervas daninhas, a poda, a pintura e a roçada (um quintal pavimentado ou plantas de cobertura do solo em vez de um gramado, uma cerca ou treliça coberta de videira em vez de cercas vivas, tijolo ou pedra em vez de superfícies de madeira). Agrupe arbustos, árvores e canteiros de forma compacta para reduzir o trabalho de manutenção.
- Considere o seu tempo livre, decida sobre o desejo de usar uma cabana de verão para um jardim, jardim ou jardim de flores, playgrounds ou churrascos, o que exigirá diferentes superfícies, estruturas ou plantações. Faça uma lista de objetos existentes (edifícios, cercas, árvores, arbustos).
- Avalie sua paisagem e relevo, nível das águas subterrâneas, rosa dos ventos. Preste atenção às áreas problemáticas onde as más condições de iluminação e as características do solo, estagnação da água, declives acentuados.
- Escolha apenas plantas que se encaixem no espaço disponível, considerando seu tamanho na idade adulta. Plante arbustos ou plantas perenes, em vez de plantas anuais que duram apenas uma estação. Escolha plantas que se adaptem ao solo do local, ao sol e ao clima da região.
Tudo começa com um plano e depende muito do tamanho da trama:
- Desenhe, sem se preocupar com a precisão, um mapa aproximado em um pedaço de papel, indicando o pátio, os edifícios, as bordas, as cercas e outros objetos permanentes. Marque o norte.
- Meça as características, posição e tamanho dos edifícios e os limites do site e coloque os dados em um mapa aproximado. Marque a localização das janelas e portas da casa.
- Transfira as medidas para papel milimetrado de acordo com a escala selecionada. Copie o cartão no papel vegetal e faça várias cópias nas quais você poderá aplicar informações adicionais, detalhes e posicionamento dos objetos de design. Meça o espaço disponível para escolher as plantas corretas de acordo com seu tamanho na maturidade total.
- Depois que o enredo estiver totalmente planejado. e o arranjo dos elementos básicos do projeto (canteiros, caminhos, áreas adicionais, piscina) foi concluído, você pode comprar plantas, de preferência com uma lista pronta.
Cobertura no território
As sebes vegetais são uma linha de arbustos ou árvores estreitamente espaçadas, a fim de criar uma barreira e delimitar locais individuais. As sebes, tanto cortadas como sem cortes, são frequentemente usadas como decoração no planejamento de jardins. As plantas típicas que são plantadas para aparar sebes são: alfeneiro, anis, espinheiro, teixo, ligistrum, cipreste, cicuta, thuja, bérberis, azevinho, oleandro, rododendro e buxo. Uma cerca de buganvílias, gardênia ou hibisco em harmonia com o estilo tropical de paisagismo.
Ao criar sebes de "tapeçaria", você pode usar uma mistura de árvores anãs coníferas douradas, verdes e cinza-azuladas ou madeiras de lei multicoloridas. Ao cortar e aparar, as sebes são uma forma simples de topiaria e podem diversificar a paisagem com suas formas.. Cercas abaixo do joelho são geralmente consideradas bordas e servem para delimitação geométrica de canteiros, territórios de zona e caminhos de estrutura. Se a poda é feita ao nível dos olhos, uma cerca viva pode substituir uma cerca do jardim, proporcionando privacidade ou ocultar as paredes dos edifícios.
Você sabe Uma cerca viva de faia, plantada em 1745 na propriedade escocesa de Meyklur, atinge 30 m de altura e 530 m de comprimento e está listada no Guinness Book of Records como a mais alta e mais longa da Terra.
A parte mais importante do plantio de sebes com plantas é escolher os tamanhos certos de arbustos e árvores que são perfeitamente adequados ao espaço alocado. Plantas de tamanho grande exigirão poda frequente, o que faz com que as plantas se esforcem desnecessariamente, retardem o crescimento ou outros danos. As sebes não cortadas ocupam mais espaço nos jardins modernos, mas compensam essa falha ao florescer, por exemplo, rosas, hibiscos e hortênsias.
Vídeo: hedge
Canteiros e canteiros de flores
Elementos necessariamente presentes no projeto paisagístico são flores lindamente plantadas. Eles não devem ser canteiros simples, mesmo que as plantas sejam selecionadas para o cultivo, levando em consideração a floração contínua uma após a outra. Se você organizar bem plantas de médio e grande porte, obterá excelentes acentos brilhantes em vários níveis. Esse jardim de flores será atraente durante toda a temporada.
Como exemplo, gerânios escarlates plantados em vasos grandes, hortênsia azul exuberante, sálvia e outros. No fundo, flores altas devem ser colocadas - golfinho, tremoço, echinacea, rudbeckia, malva. Então srednerosly - íris, lírios, peônias, flox, yardows, cornflowers. Para o nível mais baixo nas barracas, os canteiros de plantas plantam amores-perfeitos, pervinca, cravo-da-índia, limpador, saxifragem e linho.
Se, ao colocar todas as plantas com flores no canteiro, houver lugares vazios, elas serão fechadas por culturas de cobertura do solo (veronica filamentosa, tomilho, pervinca, sedum e vida livre). Por vários anos, eles formam um denso tapete de plantas, mas é necessário observar as distâncias corretas entre as flores adjacentes para que as plantas não concorram pelo espaço. O design de canteiros de flores com ervas como erva-cidreira, hortelã, orégano, alecrim, sálvia, lavanda, erva daninha criará um jardim de aromas no local.
Além da floração bonita, eles vão encher o ar com cheiros maravilhosos, e o chá medicinal pode ser preparado a partir de plantas rasgadas. Note-se que as matérias-primas são cultivadas em condições ecológicas. Estes canteiros de flores são melhor executados ao lado da cabana ou em frente ao terraço, onde você pode relaxar em uma espreguiçadeira ou sofá e apreciar a flor e o aroma coloridos. Mas não são apenas os canteiros de flores que florescem. Culturas decorativas e decíduas - samambaias, geyhera, anfitriões também não serão menos bonitas.
Importante! Ao planejar os canteiros de flores, é necessário levar em consideração a proximidade das plantas e sua tolerância entre si, porque as flores despretensiosas são frequentemente agressivas - elas são ativamente semeadas e espalhadas pelas raízes.
Mesmo um designer amador novato é capaz de escolher plantas decíduas por uma combinação de cores, formas e texturas e, assim, enfatizar a decoratividade de cada folhagem. Deve-se prestar atenção à borda delimitadora dos canteiros, porque com o tempo a vegetação circundante pode invadir o canteiro e estragar a composição concebida. Como limitação, são instaladas fitas de borda, cuja faixa está amplamente disponível para venda. É desejável organizar a orla em linhas suaves, separando o jardim de flores do gramado.
Vídeo: quais são os principais erros cometidos ao projetar canteiros de flores
Culturas de escalada
Videiras, trepadeiras e outras plantas trepadeiras são adequadas para jardinagem vertical. Eles podem esconder construções agrícolas feias, cercas, postes, paredes da casa. Geralmente eles são colocados em grades, grades de aço ou madeira da cerca para o design de arcos, pérgulas, mandris e separação de zonas funcionais.
Flores de jasmim, trepadeiras, colinict actinidia, clematis, hera em tais projetos são lindas, criando lugares aconchegantes e sombrios para a privacidade. As trepadeiras decorativas são capazes de assumir as formas mais incomuns e dar a estruturas arquitetônicas e composições de jardins uma aparência de vida selvagem.
Slides alpinos
Jardim de rochas é a solução ideal para a inclinação paisagística - as pedras previnem a erosão, fornecem apoio às plantas e criam jardins ao estilo japonês. Grandes pedregulhos geralmente cercam a paisagem, e pedras com uma parte superior plana podem ser usadas como um local adicional para uma estadia confortável.
Para que os escorregadores alpinos pareçam naturais e esteticamente agradáveis, é necessário interromper a seleção de culturas que se encaixam nesse estilo, que preferem montanhas, rochas, colinas de areia e encostas. Essas plantas rapidamente se enraízam em jardins ornamentais, criando uma única composição colorida.
Vídeo: como fazer uma colina alpina
Gramados verdes
Belos gramados verdes criam lugares confortáveis para relaxar, e a vegetação brilhante acalma. A grama baixa enfatiza plasticamente o relevo e fornece um pano de fundo para os canteiros de flores e outros elementos de design. Antes de semear a grama, é necessário preparar o solo, desenterrar os locais selecionados e selecionar todos os rizomas de plantas daninhas. Além da semeadura, você pode formar um gramado instalando um gramado, o que permite que os jardineiros obtenham um revestimento verde rápido.
Ao planejar um gramado verde, lembre-se de que, embora a grama pareça despretensiosa, esse revestimento deve ser tratado regularmente - cortar, renovar e regar em dias quentes. Ao mesmo tempo, o consumo de água é muito grande para manter a grama verde e evitar o ressecamento.Os cultivos perenes de cobertura do solo em termos de jardinagem (tomilho, ayuga, carapaça, mondo), Jenny rasteira, hortelã corsa, pervinca) podem ser uma boa alternativa ao gramado.Plantas resistentes e subdimensionadas são capazes de cobrir áreas livres no quintal e suprimir o crescimento de ervas daninhas.. Por exemplo, semear tomilho selvagem permitirá que você esqueça o cortador de grama. Em regiões com invernos rigorosos, leve em consideração a aparência de um gramado alternativo durante a dormência - as plantas darão alguma cor ou as hastes ficarão nuas e vazias. Algumas opções de gramado são sempre verdes e mantêm a cor nos meses de inverno; outras perenes despertam com o início da primavera.
Divisão de um site em zonas
Ao projetar e melhorar o local, é necessário dividi-lo em zonas que executam várias funções e atendem aos desejos do proprietário - residencial, serviços públicos, jardim, horta, um local de entretenimento e recreação. Dependendo dos desejos e preferências da família, o tamanho das zonas pode ser aumentado ou diminuído.
Importante! Se você pretende usar a zona livre de grama para andar descalço, lembre-se de que as plantas com cobertura de solo atrairão insetos picantes e é aconselhável não usar essas ervas em piscinas ou parques infantis.
Por exemplo, se você cultivar legumes ou frutas, a zona do jardim aumentará, serão necessários edifícios adicionais para a criação de animais e, se você planeja playgrounds ou piscina, é um local de descanso.
A divisão aproximada deve ser projetada nas seguintes proporções:
- área residencial - 10%;
- edifícios utilitários e domésticos - até 10-15%;
- locais de recreação e entretenimento - até 10-25%;
- parcela do jardim - até 65%.
No esboço, é necessário identificar todas as áreas - a localização dos edifícios, locais sob o gramado, canteiros de flores, árvores frutíferas e uma horta. Primeiro, são notados objetos que não mudam no futuro (mandris, piscina, lagoas). Depois, é necessário projetar a localização de caminhos e passagens, delinear as áreas de contorno para colocar bordas e sebes. O zoneamento deve levar em conta a natureza e a topografia do site. Deve incluir um sistema de iluminação, a localização de lâmpadas, luminárias e a colocação de cabos de comunicações e elétricos.No chão, ao dividir o local em zonas de acordo com o plano traçado, use estacas com uma corda esticada para indicar as dimensões do limite. Áreas de diferentes funcionalidades são separadas entre si por partições, treliças ou bordas condicionais, usando sebes ou trepadeiras. Composições de flores, arcos e caminhos também são capazes de decorar suavemente as transições nas zonas.
Vídeo: O princípio do zoneamento no jardim
Concretização de objetos
A sala de estar inclui a casa de campo, cozinha de verão, pátio, terraços, garagem, jardim da frente. No site não pode prescindir de dependências. Esta pode ser uma estufa, adega, casa de banho, chuveiro ao ar livre, celeiro, vaso sanitário. É aconselhável colocar esses objetos fora da vista e longe de áreas de lazer e passarelas centrais. Se isso for difícil devido à pequena área, as passagens para os anexos podem ser mascaradas por trepadeiras, arbustos altos ou sebes.
Se a família tiver filhos, para as crianças, organize uma caixa de areia, balance ou deslize. Para adolescentes - uma plataforma para jogos ativos, onde os adultos podem se envolver. Se não houver espaço suficiente, as zonas de jogos ativos podem ser combinadas com uma área de recreação, se necessário, com móveis de plástico ou espreguiçadeiras, proporcionando um equilíbrio entre aparência, qualidade e funcionalidade ideais.Na ausência de sombra da vegetação nessas áreas, são instalados toldos ou guarda-chuvas que lidam perfeitamente com esse problema.
Na área de recreação, você pode projetar uma piscina, córrego ou fonte, gazebos, fogão, lareira ou uma lareira decorativa com lenha em chamas. A presença do forno permitirá cozinhar e organizar festas ao ar livre. A área do jardim é usada para colocar camas, arbustos, árvores de fruto. Pode ser combinada com uma área de relaxamento pendurando uma rede entre os troncos, um balanço para crianças ou colocando mesas no verão em locais sombreados.
Passarelas e pavimentação
Criar um caminho de jardim original é outra maneira fácil de trazer beleza ao seu site. Hoje existem vários tipos de equipamentos - lajes de pedra, cascalho, pedras do mar, lajes de pavimentação, cortes de serras de madeira. O caminho na frente da casa cria uma certa direção, que causa interesse visual e se concentra na rota para a entrada da casa.Os trilhos também evitam que os caminhos pisoteados apareçam no pátio, impedem a entrada de sujeira na sala e mantêm os sapatos limpos em tempo chuvoso. O caminho pode ser uma estrada direta da porta da frente para a entrada da garagem ou um caminho sinuoso que se curva em torno de plantas e outros edifícios existentes.
Importante! Independentemente do material usado, a altura final da esteira deve ser levemente elevada acima do nível do quintal ao redor, para que a água não se acumule na passagem.
Passagens retas são mais tradicionais do que aquelas de formas indefinidas, mas as linhas sinuosas das faixas trazem criatividade e são mais tentadoras. Mas evite linhas quebradas em seu layout, especialmente com cantos retos e cantos afiados. Desenhe uma vista superior do site e descreva as passagens propostas no plano. Isso tornará possível reconfigurar a pista de acordo com um design aceitável e anexá-la à paisagem existente.
Os materiais da esteira variam em custo, durabilidade e facilidade de instalação:
- Pedras e lajes naturais pode ser caro, mas fácil de instalar.
- Betão - material mais barato para passes constantes. A solução pode ser preenchida com seções estritamente geometricamente corretas, na forma de pedras naturais, ou cobrir toda a área próxima à casa. Bordas florais decorativas plantadas ao longo dos corredores suavizarão as linhas ásperas de concreto. E plantar um gramado ou flores de baixo crescimento nos intervalos dos elementos da superfície da estrada a partir de pedras individuais se tornará uma decoração adicional.
- Cascalho - material decorativo natural solto, ótimo para decorar caminhos de jardins. A desvantagem é o seu peso relativamente baixo, pelo qual é facilmente lavado pela chuva e desintegra-se com o vento, ou seja, requer atualização constante. Para facilitar esse procedimento, use pedras grossas. Em vez de cascalho, areia, tijolo quebrado ou cascalho pode ser usado.
- Mulching de caminho de madeira Outra maneira barata e fácil de organizar passagens no local, mas a cobertura deve ser substituída ou corrigida regularmente. Este material não é adequado para a passagem principal, mas é útil para caminhos internos. Ao usar a cobertura, você precisará de material de orla (tijolo quebrado, cascalho, pedra britada) para determinar as bordas da passagem.
- Pavimentos pode diversificar esquemas de cores que pavimentam caminhos de jardim. Você mesmo pode fazer esse ladrilho ou comprar um acabado. Os blocos estão disponíveis em vários tamanhos, formas, cores, estilos e materiais (tijolo, pedra e concreto) para uma variedade de soluções e funções de paisagem.
Sob os caminhos de pedestres, é benéfico colocar um tecido de paisagem que impeça o crescimento de ervas daninhas. Mas alguns estilos de pista, como lajes e formas individuais de pedra, ficam bem com a grama crescendo entre os elementos. O caminho, que serve como a principal passagem para a casa, requer um planejamento e estruturação mais cuidadosos.
Escolha materiais que correspondam ou complementem a aparência da sua casa. Por exemplo, a pavimentação de tijolos é adequada se a casa for feita do mesmo material e a passarela de estilo rústico corresponder mais a uma casa de campo. Use pedras contrastantes ao longo da borda externa do corredor para dar interesse e destacar as curvas do caminho.
Vídeo: caminho do faça você mesmo no quintal
Iluminação
Ao projetar, você deve considerar opções para a iluminação externa do território, que não é apenas necessária nos caminhos no escuro, mas também capaz de criar pinturas fabulosas ao destacar a vegetação no jardim para enfatizar o design da paisagem. Eles colocam dispositivos de iluminação para que todo o território do site seja claramente visível. Você pode considerar que, quando o tempo está bom à noite, haverá luar natural suficiente para ajudar na iluminação.Não menos importante é a segurança da iluminação; portanto, o encaminhamento do cabo no tubo de proteção deve ser projetado antes de iniciar outro trabalho, para não violar objetos já criados. O sistema deve ter um desligamento automático para facilitar o uso e evitar emergências. Os elementos de iluminação devem ser projetados para uso externo, protegidos contra poeira, umidade e economizar energia, se houver troca diária.
Paisagismo, paisagismo, floricultura e jardinagem ornamental - esta é uma arte real que você pode aprender toda a sua vida. Mas o amor à natureza e o desejo de criar seu próprio canto aconchegante, único e original, ajudarão você a tornar seu sonho realidade, e dicas úteis ajudarão a evitar erros de design.