Muitas vezes, os residentes de verão precisam lidar com plantas perenes que crescem a partir de sementes. Para se livrar dos dentes de leão que aparecem a cada primavera, há um grande número de maneiras. Todos eles são bastante simples e não exigem muito esforço. Este artigo detalha esses métodos.
Métodos de controle mecânico de dente-de-leão
Se o jardineiro decidiu se livrar permanentemente dos dentes de leão que aparecem no gramado, você pode usar métodos diferentes para isso. A maneira mais comum é cortar a grama. Para isso, são usadas ferramentas simples que todo proprietário de uma cabana de verão possui.Você também pode desenterrar plantas perenes usando eliminadores de raiz e outras ferramentas. A desvantagem desse método é que leva muito tempo para erradicar o dente-de-leão. No entanto, você terá a garantia de um gramado limpo em todos os anos subseqüentes.
Roçada
Os dentes-de-leão geralmente aparecem em belos gramados verdes, que violam a estética do local. Portanto, os residentes de verão precisam usar métodos diferentes para controlar essas ervas daninhas. Se você determinar corretamente os métodos mais eficazes de eliminação, poderá eliminar permanentemente as ervas daninhas sem prejudicar o gramado.
Importante! Recomenda-se cortar dentes de leão antes da floração. Isso impedirá a propagação de sementes por todo o site.
Um dos métodos mais eficazes é cortar a grama.. Para fazer isso, é recomendável usar um aparador ou cortador de grama. Alguns jardineiros preferem aumentar a altura do cortador de cortador de grama em 5 a 7 cm, para que a altura do gramado impeça o desenvolvimento de ervas daninhas.
Cavar
A maioria dos jardineiros está convencida de que é difícil remover dentes-de-leão do gramado se o terreno estiver coberto de grama. Nesses momentos, recomenda-se escavar com dispositivos especiais, cujo objetivo principal é o extermínio pontual de ervas daninhas. A vantagem de tais ferramentas é que você não precisa se preocupar com a danificação do gramado.
Você sabe As raízes fritas dos dentes-de-leão têm um sabor um pouco semelhante ao café comum; portanto, os soldados alemães durante a Segunda Guerra Mundial os fabricaram e os consumiram como uma bebida revigorante.
Considerando que o eliminador de raízes tem uma borda pontiaguda, o morador do verão consegue penetrar nas camadas profundas do solo e cortar o sistema radicular. Depois disso, você pode excluí-lo junto com a parte do solo. Após a conclusão do trabalho, pequenos furos podem se formar no gramado, que rapidamente crescem demais. Para acelerar a restauração do local, os buracos são cobertos com solo e regados com uma quantidade suficiente de água.
Remédios populares
Muitos moradores do verão preferem usar remédios populares para combater o dente de leão no gramado. Eles não são menos eficazes em comparação com produtos químicos e não causam danos ao local. Se você decidir usar remédios populares, tente aderir à dosagem ideal dos ingredientes. Graças a isso, os dentes-de-leão serão exterminados e a quantidade de nutrientes no solo não diminuirá.
Com sal
Uma maneira suficientemente eficaz de destruir dentes de leão no gramado é usar sal.
A tecnologia de uso passo a passo é bastante simples e não requer esforços especiais:
- No local, procure arbustos de dente de leão e polvilhe cada um deles com 10 g de sal.
- Depois disso, deixe o site em paz.
- Literalmente dentro de uma semana, a colheita de plantas daninhas morrerá.
Água fervente
Para destruir dentes de leão no gramado, não é necessário o uso de produtos químicos caros. Você pode usar opções simples que são fáceis de encontrar em casa e não gastar dinheiro com isso.
Um dos métodos mais eficazes é usar água fervente:
- Despeje água suficiente no recipiente, dependendo do número de dentes de leão, e ferva-o.
- Depois disso, regue cada mato com 500 ml de líquido. O procedimento deve ser realizado diariamente, 3-4 dias seguidos.
- Literalmente dentro de uma semana, a planta começará a murchar e logo morrerá.
Vinagre
Você pode remover os dentes-de-leão do gramado com meios improvisados que estão em todas as casas. Existe uma maneira de controlar as ervas daninhas, envolvendo o uso da essência de vinagre. Não use vinagre em sua forma pura. Deve ser produzido em água, para não danificar o gramado. Para criar uma solução eficaz, você precisa misturar 200 ml de ácido acético e 5 litros de água. O líquido preparado é derramado em um recipiente equipado com um spray.
A tecnologia de processamento é a seguinte:
- Remova a parte externa do dente de leão.
- Pulverize o rizoma completamente com a solução preparada.
- Após um dia, remova o rizoma, que agora será facilmente removido do solo.
Farinha de Milho
Se você decidir combater ervas daninhas com farinha de milho, lembre-se de que essas são apenas ações preventivas. Até que os brotos de dente de leão apareçam, polvilhe-o com o solo. O procedimento é recomendado em intervalos de 30 a 40 dias.
Se você notar que as ervas daninhas brotam no gramado, será necessário um processamento mais frequente. Graças à farinha de milho, a germinação das sementes é bloqueada e o número de dentes-de-leão é reduzido. Como substituto, você pode usar forragem ou glúten em pó.
Com um queimador
Alguns jardineiros usam um queimador de gás para remover ervas daninhas.
O procedimento é realizado somente após os dentes-de-leão desaparecerem:
- Dirija o acessório para o local onde a erva está localizada e despeje sobre ela com fogo.
- Quando a parte do solo está completamente carbonizada, é necessário remover as raízes.
Tente usar roupas apertadas que não pegem fogo durante o trabalho. Não se esqueça de usar óculos de segurança, luvas e uma máscara para que o fogo não afete a pele.
Herbicidas
A remoção manual das ervas daninhas não é fácil, pois levará muito tempo. Para salvá-lo, você pode usar herbicidas fortes.
O mercado moderno é rico em produtos químicos que afetam os dentes-de-leão de diferentes maneiras:
- toda a grama verde é destruída, à qual o líquido pulverizado chega;
- apenas cereais e o rizoma da erva daninha perecem.
Ação seletiva
Há um grande número de herbicidas seletivos. A vantagem deles é que eles não atingem o gramado verde. Um meio bastante eficaz é o Lontrel-300. Sua substância ativa é a clopiraralida. O objetivo é limitar o crescimento de ervas daninhas e destruí-las. O uso do herbicida é relevante após o corte da grama. É melhor usado no início da manhã ou à noite após o pôr do sol.
O processo passo a passo:
- Primeiro, prepare uma solução (6 ml por 5 l de água).
- Aplique apenas no chão. Para 100 m², são consumidos 5 litros de fluido de trabalho.
Os primeiros resultados serão visíveis após 14 dias. Você pode se livrar dos dentes de leão no gramado Deimosom. A substância ativa deste medicamento é o sal de dimetilamina. Prepare o fluido de trabalho misturando 5 ml do herbicida com 5 l de água. Despeje cada mato com uma preparação, gastando 10 litros de solução por 100 m².
Importante! O medicamento "Deimos" é perigoso não apenas para as plantas, mas também para os seres humanos, por isso não se esqueça de usar roupas de proteção para que a solução não caia na pele.
Exposição contínua
Existem fortes herbicidas contínuos que podem destruir toda a vegetação do local. É por isso que eles são recomendados apenas para uso durante a preparação do solo para a semeadura do gramado. Um dos medicamentos mais eficazes é o Tornado. Está disponível na forma de ampolas. Você pode escolher o volume necessário - de 5 ml a 1 litro. Para preparar a solução de trabalho, você precisará misturar 5 ml do herbicida e 5 litros de água. Todo o volume é gasto em 50 m².Após o processamento, toda a vegetação será destruída dentro de 14 dias. Você precisa plantar um gramado 2-3 meses após o uso do medicamento, pois ele é armazenado no solo por tanto tempo. O herbicida contínuo "Diquat" é utilizado apenas a temperaturas de + 15 ° C a + 25 ° C. A solução preparada (10 mg por 5 l de água) é pulverizada em toda a área usando 10 l de fluido de trabalho em uma área de 20 m². Os primeiros resultados serão visíveis em uma semana.
Remoção de animais de estimação
Se você tem animais de estimação (patos, galinhas, gansos etc.), será muito fácil trazer dentes de leão localizados no gramado. Eles devem ser levados para o local onde as ervas daninhas estão localizadas. Eles comerão plantas daninhas limpando o gramado delas.
Você sabe Os dentes de leão facilitam a verificação do relógio. Seus brotos abrem exatamente às 6h e fecham às 15h.
- As vantagens deste método incluem:
- velocidade
- eficácia;
- nenhum dano ao gramado.
Melhoria do solo
Muitos jardineiros estão convencidos de que, se a composição do solo for melhorada, o combate aos dentes-de-leão não será necessário. Eles não crescerão nesse site. Para melhorar a composição, fertilizantes devem ser aplicados. Você também pode cobrir o solo com uma camada de cobertura morta usando turfa ou ramos de abeto. Este método permitirá que a umidade persista por um longo tempo no solo. A cobertura morta também contribui para o lento crescimento dos dentes-de-leão.
Prevenção
Para impedir o desenvolvimento de dentes-de-leão, você precisará tomar medidas preventivas. A opção mais ideal é monitorar as condições do site e cuidar adequadamente dele.
As medidas preventivas são as seguintes:
- Não remova as ervas daninhas, mas as corte. Isso contribui para o fato de que eles não têm espaço suficiente para o desenvolvimento.
- Não permita que espaços vazios se formem no site.
Não é difícil se livrar dos dentes de leão no gramado, se você conhece os métodos de lidar com eles. Tente escolher a melhor maneira, dependendo da situação específica. Cada opção para destruir essas ervas daninhas é eficaz à sua maneira, portanto, considere onde você pretende usá-las. Por exemplo, herbicidas não devem ser usados perto do jardim, pois podem destruir a maioria das culturas.