Para evitar a subsidência do solo, a queda da margem do reservatório, a perda de sua forma e forma originais, é aconselhável realizar medidas de fortalecimento da costa em tempo hábil. Se o território do local tiver acesso ao rio, sua inclinação poderá cair sob a influência da corrente, ondas e fluxos torrenciais. Sobre como o trabalho preventivo é realizado para proteger um reservatório artificial ou natural da destruição - adiante neste artigo.
A escolha do material para fortalecer
Estacas de madeira feitas de lariço, carvalho, pinheiro e acácia têm sido usadas no design de uma costa íngreme desde os tempos antigos. Essas rochas são caracterizadas por alta resistência. O tempo de vida de uma estrutura feita dessa árvore é quase meio século. Especialistas preferem usar larício da Sibéria Oriental.
Você sabe Estruturas de pilha de Veneza, cidades na água, feitas de larício. Este fato está documentado na obra do historiador italiano Tentori em Século XVII.
A madeira desta raça é capaz de servir por mais tempo devido à sua maior resistência aos processos de imersão e deterioração - com o tempo, ela fica mais forte. A estrutura dos troncos de lariço é elástica, sólida, duas vezes mais densa que o pinheiro e contém um grande número de resinas. São essas propriedades naturais que fornecem proteção contra ambientes agressivos. O material é mais caro comparado aos tipos comuns de madeira, mas os custos são bastante justificados devido às suas vantagens.
O fortalecimento da costa evita que o lago fique repleto de juncos. As toras de lariço, estando na água, toleram até as geadas mais severas e não requerem cuidados adicionais durante o período operacional. O ecossistema do reservatório permanece holístico.
Tecnologia de reforço
Enquadrar uma costa íngreme com a ajuda de troncos usinados selecionados em diâmetro tem uma aparência decorativa espetacular, especialmente se houver prédios de madeira nas proximidades. Tal decisão não viola a composição da paisagem existente, confere à lagoa um charme natural. Este método é usado desde que o solo ao redor do reservatório não seja caracterizado por friabilidade e mobilidade. A instalação de pilhas de material ambiental é realizada por equipamento especial ou manualmente. Para a proteção em terra de um pequeno reservatório, dragas portáteis leves de tamanho compacto são suficientes. Eles são movidos manualmente pelo país.
Você sabe O larício é uma árvore de vida longa. Pode atingir uma altura de 50 m com um diâmetro de tronco de até 1 m.até novecentos anos são conhecidos.
Toras pesadas. A tecnologia para fortalecer a inclinação da lagoa prevê a imersão de troncos no solo a uma profundidade de 0,5 a 2,5 m (este indicador é afetado pelo método de instalação, tipo de solo e tamanho do reservatório).
Para esse fim, em objetos grandes:
- lave argila e areia com jato de água;
- A perfuração de fossa é usada para martelar toras;
- barras imersas em martelo vibratório.
A instalação manual dos troncos é diferente: os especialistas alteram a posição dos toros, encaixam-nos perfeitamente para formar uma linha. Em seguida, as barras são fixas, como resultado da formação de uma parede forte. Quando a proteção da costa não é danificada, a composição da paisagem, mas esse trabalho exige muito tempo e esforço. A auto-instalação das vigas levará cerca de um mês para o proprietário de um pequeno lago e seus assistentes. Mestres com experiência realizam trabalhos semelhantes muito mais rapidamente - dentro de 5-7 dias.
A tecnologia de reforço de costa com estacas de carvalho ou pinheiro não difere do uso de lariço, com exceção da durabilidade da estrutura. O processamento adicional de madeira com impregnação repelente à água é ineficaz: com o tempo, o material é danificado como resultado do contato com a água e da invasão de pragas.
Você pode usar escudos de lariço para fortalecer as encostas da lagoa. Eles são feitos batendo as tábuas em uma única estrutura e montando-as em pilhas. O custo de tais escudos é 25% mais barato do que usar vigas. O trabalho deve ser baseado em cálculos precisos da pressão do solo, levando em consideração as características do reservatório. É realizado o fortalecimento independente da margem da lagoa com a ajuda de escudos, observando estritamente a tecnologia; caso contrário, a estrutura pode se inclinar, a terra apertará o revestimento e terá que fazer tudo de novo.
Etapas do trabalho
As medidas de proteção da costa estão sendo realizadas simultaneamente com o arranjo do poço de fundação do futuro reservatório artificial. O trabalho preventivo oportuno evitará a destruição do solo, a turvação da água, o acúmulo de lodo no fundo, bem como a abertura de paredes não estéticas do reservatório, cobertas por um filme.
Recusar-se a realizar trabalhos de construção no inverno devido a restrições devido a condições de baixa temperatura. O degelo da primavera no solo também afeta negativamente as toras pesadas fixas: elas podem mudar e precisarão ser reforçadas novamente. Portanto, os especialistas preferem se envolver no fortalecimento das lagoas, começando em maio e terminando em setembro. A proteção das margens do rio é realizada quando o nível da água cai ao máximo - nos meses de outono.
Importante! Se houver sinais de destruição da costa, você deve iniciar o trabalho preventivo imediatamente. O adiamento aumenta significativamente as despesas futuras: o solo solto pode sofrer ainda mais com as fortes chuvas próximas.
Antes de iniciar um trabalho preventivo, é necessário avaliar uma série de fatores que afetam diretamente os procedimentos de proteção em terra:
- tamanho do reservatório, características de seu uso;
- características do solo: prevalência de argila ou areia;
- a altura e a inclinação da inclinação;
- derramamento de terra acima da água ou no fundo;
- O período de operação da instalação;
- duração da destruição costeira;
- condições climáticas da área, por exemplo, presença de mudanças bruscas de temperatura e intensidade de precipitação, profundidade de congelamento do solo;
- a disponibilidade de fundos.
Os dados obtidos permitirão prever a taxa de danos e calcular o tempo necessário para o trabalho preparatório para a implementação imediata da proteção bancária. Em alguns casos, você terá que agir o mais rápido possível para evitar possíveis consequências negativas.
Pelo tipo de solo e pelos parâmetros do reservatório, é possível determinar o tamanho dos toros, a profundidade necessária. Para chegar à tarefa, primeiro bombeie completamente a água da lagoa e trabalhe na área problemática da costa. Montes de larício são montados ao longo da linha de água. Esta é uma raça cara, mas para proteção em terra, você pode usar pedaços de toras mais baratos. O solo da costa é coberto de geopolítica e, em seguida, são instalados suportes de madeira.
Importante! Na ausência de oportunidades financeiras para a restauração completa, use pedras disponíveis ou pneus velhos para fortalecer temporariamente a área danificada.
Os geotêxteis impedem o preenchimento de lacunas entre as toras com uma mistura de areia e areia. As estacas são montadas firmemente na forma de um escudo confiável que impedirá os processos de erosão e derramamento do solo. A instalação é realizada por bombas de alta pressão. Este equipamento não destrói a costa, portanto, essas obras não danificam o território já higienizado. A aparência da costa, fortificada por esse método, é caracterizada pela precisão e atratividade.
Para preservar um litoral limpo e bonito, proteja os edifícios, garanta a segurança na saída para a água, reforce as encostas da lagoa com um tronco. Você pode criar fronteiras fortes, usando meios improvisados, com um mínimo de despesas, ou usar os serviços de uma empresa especializada. O preço do trabalho de instalação de madeira de lariço: a partir de 9 mil rublos. por metro linear ao longo da costa. O custo inclui a entrega de material na região.