Se você tiver um lago artificial com habitantes no local, no outono precisará executar procedimentos para prepará-lo para o inverno. Um dos pontos importantes é o aquecimento do reservatório, pois algumas espécies de peixes e plantas não conseguem viver em água fria. Isso se aplica aos ciprinídeos: por exemplo, cometas, cuja terra natal é o Sudeste Asiático, onde prevalece um clima quente e tropical. Neste artigo, você aprenderá como se aquecer em uma lagoa durante o inverno.
Temperatura ideal para a lagoa
O maior problema para os peixes em clima frio é o gelo, que cobre a superfície do reservatório - reduz a quantidade de oxigênio. A fermentação de elementos orgânicos na água continua e, sob a massa de gelo, a concentração de toxinas se torna alta. Como mencionado anteriormente, os peixes do sudeste da Ásia precisam de uma temperatura de pelo menos + 5 ° C.
Em uma região onde pode atingir -30 ° C no inverno, é impossível obter tais condições sem aquecedores adicionais. O aquecedor inclui um tanque para transferência de calor, é equipado com uma bomba elétrica com um filtro. Esse dispositivo é bastante caro, mas se você quiser salvar os habitantes da lagoa - isso é necessário.
Importante! Para instalar o sistema de aquecimento, a lagoa deve ter pelo menos 1,5 m de profundidade, caso contrário, não é recomendável deixar o peixe na lagoa. — é melhor transferi-los para recipientes separados.
Tipos de aquecedores
Basicamente, todos os aquecedores flutuam na superfície, sua principal tarefa é evitar o congelamento da água. Também deve ser lembrado que o dispositivo não é capaz de aquecer toda a lagoa, apenas mantém o calor em um orifício separado, garantindo assim a entrada de ar e a possibilidade de alimentação. Também é necessário levar em consideração que não vale a pena aquecer a água até o fundo - isso pode levar à interrupção dos processos biológicos.
Existem 2 tipos de aparelhos:
- flutuante;
- fluindo.
Flutuante
O nome do dispositivo fala por si. O aquecedor está na superfície e não permite que ele fique coberto de gelo. Na água, o dispositivo repousa no princípio de uma bóia. Um termostato está embutido nele, que controla a temperatura, e também há uma cobertura especial - é necessária para que o peixe não seja queimado.
Graças à operação do aquecedor, um buraco é formado, com sua ajuda de criaturas subaquáticas a obter acesso a alimentos e oxigênio. Os dispositivos flutuantes operam a partir da rede, conecte-se a ela graças a um cabo isolado. A desvantagem é que você deve definir independentemente a temperatura com base no tamanho do reservatório e no clima da rua.
Importante! Antes de instalar o aquecedor, livre-se das algas na lagoa, porque no outono elas começam a se decompor e criar um ambiente desfavorável para os habitantes do reservatório.
Fluir
O descongelador de fluxo é um equipamento mais avançado. Além de flutuante, é feito de aquecimento de elementos subaquáticos e de superfície. Suas vantagens estão no termostato, que responde ao frio, e no compressor - ele circula água e destrói os cristais de gelo. O furo é criado usando uma bomba especial.Se a temperatura cair, o sistema é ativado e o aquecimento é ligado. Isso permite economizar energia significativamente; além disso, você não precisa monitorar a temperatura, e a circulação melhora as trocas gasosas.
As empresas populares para a fabricação de aquecedores são:
- Aquael.
- OASE.
- Pontec.
Você sabe Para descobrir o quão bem um peixe dourado ornamental, preste atenção à sua cauda. Quanto menor, menor a probabilidade de um resultado bem-sucedido.
Preparação de peixes e plantas
Antes de instalar o aquecedor, a lagoa deve estar preparada. Todas as folhas caídas devem ser removidas em tempo hábil para evitar a podridão. E todas as árvores que estão perto da água devem ser podadas. É claro que as folhas coloridas na superfície de uma lagoa são muito bonitas, mas em alguns dias elas podem começar a envenenar peixes. Como há muito pouco ar na lagoa no inverno, isso pode levar à morte de todas as criaturas.
Além disso, não se esqueça das plantas subaquáticas. Antes do início do tempo frio, eles formam botões, que na primavera degeneram em novos brotos. Se você decidir deixá-los no inverno na lagoa, deverá transplantar para um local mais profundo - cerca de 0,5 m. As plantas de superfície podem ser transferidas para o solo e isoladas com turfa ou folhagem.
Você sabe A carpa prateada colorida não se dá bem no mesmo reservatório que a carpa.
Se o reservatório for profundo, os rins sobreviverão perfeitamente ao frio. Mas se for pequeno, é melhor mudar a flora para lugares mais quentes. Os peixes também precisam ser cuidadosamente preparados - eles precisam fornecer nutrição protéica. No outono, você precisa reduzir a alimentação e, no inverno, isso não é necessário. Você pode deixar o gado para passar o inverno em uma lagoa apenas se a profundidade for superior a 1,5 m.
Vídeo: peixes de inverno em uma lagoa
Instalação de aquecedor DIY
É melhor instalar aquecedores antes do início do tempo frio - para que o dispositivo funcione de acordo com as condições climáticas. A operação é bastante simples: é colocada na água e conectada à rede elétrica. A parte superior mantém o dispositivo à tona e o inferior aquece. Também é aconselhável instalar um aerador - um dispositivo para saturar a lagoa com oxigênio.
Se você cuidar bem do inverno com antecedência, todos os seres vivos sobreviverão perfeitamente ao frio. Graças ao dispositivo de aquecimento, você não precisará gastar seu tempo e energia constantemente transferindo peixes para outros recipientes, principalmente porque esse processo é um grande estresse para ela. Portanto, se você decidir equipar um reservatório artificial, precisará criar todas as condições ideais para cuidar dele e passar o inverno.