Para o design do paisagismo, existem muitas maneiras e meios. Alguns deles são bastante demorados e caros, mas existem opções simples que permitem não apenas decorar o local, mas também trazem benefícios significativos para as plantas. Um deles é o uso de lascas de madeira. O material tem várias vantagens e oferece a oportunidade de dar ao jardim um sabor único, sem muito aborrecimento.
Variedades de cobertura morta
A cobertura do solo é uma das técnicas agrícolas importantes para manter a umidade necessária. Além disso, a cobertura morta impede o crescimento de ervas daninhas, melhora a composição do solo e costuma servir como decoração da paisagem. Existem diferentes tipos de cobertura morta, que são divididos em dois tipos principais: orgânico e inorgânico. Como cobertura orgânica, são selecionados materiais que podem fornecer nutrientes rapidamente, ajudar a desenvolver microorganismos benéficos no solo.
Importante! A cobertura orgânica deve ser empilhada para não tocar no tronco da planta. Pode apodrecer por contato com material úmido.
Estes incluem:
- Lascas de madeira e casca. Este não é apenas um excelente material de cobertura para árvores frutíferas e arbustos, mas também um excelente revestimento decorativo usado no projeto paisagístico. Cascas e lascas de madeira protegem o solo da compactação, estimulam a atividade dos organismos do solo, o que melhora a composição da terra.
- Agulhas de coníferas. As agulhas são frequentemente usadas pelos jardineiros como cobertura morta, pois possuem muitas propriedades: protege o solo da secagem, repele lesmas, caracóis e outras pragas, impede o crescimento de ervas daninhas, repele a luz solar.
- Turfa. Este mineral natural é um excelente material de cobertura morta, pois melhora a fertilidade e a composição química do solo. Se você colocá-lo sob árvores e arbustos durante o inverno, na primavera o chão derreterá mais rapidamente.
- Serragem. Usando serragem, você pode fazer um abrigo quente para o inverno, e no verão eles protegerão o solo da secagem. Este material parece esteticamente agradável no jardim, por isso é frequentemente usado para decorar a paisagem, bem como para desenhar caminhos.
- Adubo e húmus. Esses materiais contêm muitos nutrientes com os quais as plantas ficam saturadas por um longo período de tempo. A cobertura é introduzida na primavera, quando o crescimento ativo da vegetação começa. Obviamente, não se pode falar de nenhuma qualidade estética nesta versão, mas os benefícios deste material são enormes.
- Grama cortada. Antes de colocar a grama nas camas, ela deve ser seca ao sol, caso contrário, apodrecerá e criará um ambiente desfavorável.
A cobertura vegetal inorgânica é usada com menos frequência, embora também tenha suas vantagens.
Os principais materiais aqui são:
- Filme ruberoide ou preto. Esses materiais retêm bem a umidade e inibem o crescimento de ervas daninhas, mas não permitem que a umidade passe, por isso precisam ser limpos ou irrigados com uma correia para irrigar o solo. Para não superaquecer no verão, eles fazem um abrigo adicional a partir de palha.
- Materiais não tecidos. A agrofibra é mais adequada - embora não melhore a composição do solo, como toda a cobertura vegetal inorgânica, ela passa umidade e ar, e o solo sob ela não superaquece.
- Argila expandida. O material também retém bem a umidade e é frequentemente usado para fins decorativos. Além disso, pode ser misturado com solo pesado para torná-lo mais leve.
Quais chips são usados
O processo de produção de aparas de madeira de qualidade passa por estágios tecnológicos complexos. Primeiro, a matéria-prima é limpa e depois triturada até um tamanho de 3-5 mm. Depois disso, os chips são peneirados através de um dispositivo especial e tratados com agentes anti-sépticos contra fungos e insetos nocivos.
Na fase final, muitos fabricantes pintam as matérias-primas em diferentes tonalidades, o que oferece grande margem para a imaginação do design. Lascas de madeira são feitas de diferentes tipos de árvores.
Você sabe A composição dos chips inclui matéria orgânica e compostos minerais, em particular 49% de carbono, 44% de oxigênio e 7% de hidrogênio.
Na jardinagem, o seguinte material é frequentemente usado:
O uso da casca em paisagismo
O uso de lascas de madeira no paisagismo tem vários propósitos, uma vez que o material é multifuncional. Com sua ajuda, você pode não apenas criar uma camada de cobertura de alta qualidade, mas também decorar adequadamente o jardim, bem como outros objetos da casa de verão.
Mulching e abrigo do solo
Lascas de madeira são muito úteis para o solo. Ele contém uma rica composição de elementos necessários para o desenvolvimento normal das plantas. Como material de cobertura morta pode ser usado durante todo o ano. Na primavera, ele não apenas protegerá o solo da secagem, mas também se tornará um bom fertilizante.
Importante! As lascas de madeira macia podem oxidar o solo, por isso é recomendável usá-lo para cobrir o círculo quase-tronco de plantas que preferem solo acidificado (coníferas, urzes, rododendros etc.).
O uso de lascas de madeira não permite que a grama das ervas daninhas cresça, mas apenas se a camada tiver pelo menos 5 cm. É difícil para as ervas daninhas romper essa espessura. No outono, a cobertura morta protege o solo da erosão por chuvas torrenciais e de correntes de ar. No inverno, serve como um abrigo quente, sob o qual as raízes das plantas são bem preservadas até a primavera.
Decoração de canteiros e canteiros de flores
Com a ajuda de lascas decorativas, você pode decorar canteiros e canteiros, criando uma única composição. A casca marrom é considerada clássica, com vários tons básicos: castanha, terracota e chocolate. É mais frequentemente usado para fazer troncos de árvores e para o preenchimento do fundo.
Uma tira multicolorida oferece uma oportunidade para o jardineiro realizar todas as suas fantasias em relação à brilhante transformação do local.
Um fundo monocromático de casca triturada é frequentemente criado em canteiros de flores para enfatizar a beleza das plantas e evitar a "aderência" desnecessária. As lascas de madeira verde podem imitar o gramado naqueles lugares onde as plantas vivas não podem se enraizar (em áreas escuras e cheias de água) ou encher o solo vazio depois de cavar o jardim.
Confira
Com a ajuda da cobertura colorida, você pode diversificar o canteiro com arbustos decorativos verdes, dando um foco estilístico. Este design parece bonito em canteiros de flores com culturas de coníferas.
As cores variadas da cobertura do solo, neste caso, enfatizam adequadamente o espaço aberto da vegetação. Além disso, com lascas de cores diferentes, você pode colocar palha nos troncos das árvores, e o jardim parecerá muito incomum e atraente.
A casca colorida é especialmente boa no inverno, quando os gramados permanecem quase nus.
A exceção são as culturas sempre-verdes, mas muitas têm baixa resistência ao gelo, e é por isso que estão escondidas sob abrigo. Durante esse período, a decoração de lascas de madeira multicoloridas transformará significativamente o local.
Piso para parque infantil
A principal vantagem do material de madeira pequeno para o design de playgrounds é a sua suavidade. Ao brincar em tal superfície, há menos probabilidade de a criança se machucar. Além disso, não é apenas agradável, mas também útil andar descalço no chão - com essa caminhada, são ativados pontos importantes nos pés responsáveis pelo trabalho de vários órgãos.
Importante! Os lugares mais visitados no lote da casa são aqueles que estão nos cantos sombrios do jardim, porque na estação quente é aqui que você deseja relaxar. Seu design deve receber atenção especial.
Além dos benefícios e segurança, é necessário observar a função decorativa que o material desempenha. Ao comprar chips de várias cores brilhantes, você pode transformar um playground em uma obra-prima que certamente agradará seu filho. Após a chuva, as poças não ficam estagnadas nesse local, o que também é importante para as crianças que não querem ficar em uma casa de campo.
Vestir caminhos e varandas
Recentemente, lascas de madeira decorativas foram aplicadas no design de caminhos de jardins, varandas, uma variedade de caminhos entre canteiros de flores. Note-se que esta é uma opção bastante econômica, que custará várias vezes mais barato do que colocar ladrilhos ou uma base de concreto.
Qualquer jardineiro pode lidar facilmente com esse trabalho. Como no parque infantil, o design das pistas com lascas de madeira tem a vantagem de não permitir que as poças estagnem durante a estação chuvosa. Além disso, o revestimento possui propriedades de amortecimento.
Se as faixas executam uma função estética, desempenhando o papel de separadores de diferentes zonas, elas podem ser decoradas com vários padrões de cobertura morta. Primeiro, um esboço é desenhado no chão e, em seguida, várias cores do material são derramadas sobre ele. Com a ajuda de lascas de madeira, você pode fazer uma bela entrada para a casa. Esse revestimento não apenas manterá a limpeza, mas também facilitará o movimento do carro.
As vantagens de lascas de madeira decorativas
- Além da suavidade, benefícios para o solo e a decoratividade, a casca de madeira é um material ecológico natural e possui uma série de outras vantagens:
- decompõe e não agride uma pessoa ou o meio ambiente;
- preserva perfeitamente a umidade do solo e protege contra superaquecimento;
- inibe o crescimento de plantas daninhas;
- decora a paisagem, incluindo plantações individuais e arranjos florais;
- serve por muito tempo (até 5 anos) e não tem medo de fungos;
- pode ser usado como uma cobertura para motivos infantis e esportivos;
- permite criar desenhos no chão em diferentes estilos e paletas;
- causa associações com os matagais da floresta devido a um aroma agradável;
- barato.
Fazendo lascas de madeira decorativas com suas próprias mãos
A maneira mais fácil de obter chips decorativos é comprá-los em sacolas. Você também pode ir à serraria mais próxima ou à produção de produtos de madeira. Além disso, matérias-primas prontas podem ser pintadas. Se desejar, você mesmo pode fazer lascas de madeira, mas para isso precisará de uma máquina especial projetada para o processamento de madeira.
O material resultante é pintado em pequenas porções: despeje as lascas em uma tigela e despeje uma mistura de corante diluída com solvente para obter uma consistência líquida. O conteúdo da tigela deve ser constantemente mexido para que o material adquira uma cor uniforme. Após o processamento, ele deve ser decomposto para secar.
Como você pode pintar lascas de madeira
Existem muitas opções para pintar cascas de madeira. Todos eles podem ser divididos em duas categorias principais: corantes naturais e não naturais. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Você sabe Lascas de madeira são um material de construção durável — concreto de madeira, usado para formar alvenaria volumosa.
Os ingredientes naturais são bons para manchar a cobertura morta usada nas culturas de frutas.. Não polui o local e não interfere no processo de conversão de fertilizantes em húmus. A desvantagem é que a cor não será brilhante e a tinta não durará mais que três temporadas. Os corantes naturais incluem: limão, verduras, permanganato de potássio, suco de beterraba, caldo de casca de cebola, além de aquarela e guache.
Corantes artificiais são usados para fazer com que os chips coloridos pareçam expressivos e retenham a cor por um longo tempo.mantendo o tom até 20 anos. Mas você precisa considerar que essas ferramentas podem tornar a cobertura morta perigosa para o jardim. Corantes não naturais incluem tintas acrílicas e à base de água.
Lascas de madeira decorativas para um jardineiro podem ser uma decisão lucrativa para decorar o local, combinando custo barato e aparência atraente. Essa serragem, que também pode ser fabricada de forma independente, protegerá as plantas dos efeitos negativos do meio ambiente e servirá como um material bonito para o design do território da casa.