O lago no jardim pode não apenas se tornar uma decoração, mas também obter lucro se for usado para criar peixes ou lagostins. Para criar um reservatório, você deve primeiro se familiarizar com algumas das nuances desse negócio, além de estudar as informações sobre as regras para sua manutenção. Isto é o que será discutido abaixo.
Tipos de peixes e lagoas de natação
Antes de iniciar a construção de um reservatório em sua área, você deve se familiarizar com os tipos dessas estruturas. Eles se distinguem pela complexidade do arranjo:
- Um volume.
- Dois volumes.
Cada um dos tipos combina várias variações diferentes. Um volume pode ser representado por reservatórios:
- sem zoneamento claro e dispositivos técnicos;
- com uma corrente de superfície;
- com a presença de uma zona de fluxo de recuperação.
Você sabe Uma das maravilhas do design da paisagem natural é o rosa Lake Hiller, localizado na Austrália Ocidental. A coisa mais incomum neste reservatório é que o líquido dele tem capacidade de colorir - se você puxar água para um recipiente branco, haverá uma fina camada rosada nas paredes.
A primeira variedade se encaixa bem na paisagem de um site grande. Para purificar a água em tal lago, são realizados organismos biológicos (plantas, zooplâncton, etc.). A maior parte desse design será ocupada por departamentos com filtros naturais. A bacia não é dividida em zonas e não envolve o uso de dispositivos tecnológicos complexos. Sua vantagem é a máxima naturalidade.
A lagoa de superfície atual também representa uma única seção, não dividida em zonas por partições. Neste modelo, um skimmer é usado para filtrar a água e uma bomba é usada para bombeá-la. O projeto é conveniente, pois a área de natação será significativamente maior do que na primeira modalidade, onde os microorganismos atuam como um filtro.
Lagoas com uma zona de restauração flutuante são caracterizadas pela área de banho mais extensa do que nos reservatórios já descritos. Para a filtragem, um sistema de vários níveis é usado aqui, sugerindo a presença de locais com plantas e microorganismos e uma escumadeira. A piscina é dividida em zonas por partições que não se elevam acima da coluna de água.O design de dois volumes implica uma separação clara da área de banho e do território com filtros. Seu dispositivo utiliza sistemas automatizados para bombear e purificar a água. Existem também dispositivos de controle de temperatura e biofiltros. Esse lago será o mais confortável para um passatempo ativo, mas ao mesmo tempo exige custos financeiros significativos.
Além disso, os lagos são diferenciados pelo tipo de abastecimento de água:
- chave - É preenchido a partir de uma chave natural localizada um nível acima de um poço cavado;
- riacho - assume a presença de um córrego na seção, que é bloqueada por uma barragem, o que permite criar um reservatório quente;
- cavar - É criado em um local onde não há fontes naturais e o enchimento com líquido ocorre devido às águas subterrâneas.
Layout e esboço da futura lagoa
Antes de começar o trabalho, você deve exibir sua ideia no papel. O diagrama deve mostrar o seguinte:
- vista da lagoa de cima e em seção;
- parâmetros de projeto - geralmente a área desse lago começa em 20 m² e a profundidade - em 2 m;
- paisagem de fundo;
- a localização de tubulações ou fontes de água;
- localização de filtro;
- área de praia;
- elementos decorativos
A maneira mais fácil é resolver esse problema com a ajuda de um especialista em planejamento. Isso será especialmente verdade para aqueles que não têm experiência em tais assuntos, já que pagar pelos serviços de um designer sairá muito mais barato do que corrigir erros.
Importante! Ao planejar um esquema de reservatório artificial, é muito importante saber onde estão localizados os sistemas de esgoto e gás. Tudo isso deve ser refletido no esboço.
Escolhendo um lugar para a lagoa
Ao criar um lago com suas próprias mãos, você deve escolher um local onde ele estará localizado. A orientação nesta questão deve ser em que habitantes viverão no reservatório. Terras baixas ou locais inundados são mais adequados para esses fins. Ao criar lagostins, pelo menos 50% da lagoa deve estar na sombra. A condição principal é uma boa iluminação difusa. Mas uma parte da lagoa deve ser sombreada, porque o peixe no calor está procurando lugares mais frescos. Caso contrário, o risco de morte de animais aumenta.
Ao escolher um local, você também deve levar em consideração a necessidade de instalar determinados equipamentos, portanto, você deve colocar o tanque o mais próximo possível de fontes elétricas. Também vale a pena considerar a topografia do site. Irregularidades podem ser usadas para criar um reservatório de vários níveis, e até áreas criarão um lago de qualquer forma. Além disso, o tipo de solo é importante. Se estes são arenitos e arenitos, você terá que considerar adicionalmente o fortalecimento das costas.
A água subterrânea é um fator que afeta diretamente a localização e o arranjo do elemento de design da paisagem em questão. Se eles estão a uma profundidade de 1 m, a tarefa é bastante simplificada. Você pode fazer um lago natural, que será muito barato para cuidar. Em áreas com um nível de água subterrânea de 2 a 3 m, será necessário prestar mais atenção ao fortalecimento de paredes e costas litorâneas.Importante! Ao escolher um local para um lago, lembre-se de que a localização sob luz solar direta fará com que a água floresça no verão. Se você colocar uma lagoa sob grandes árvores, a queda de folhas pode causar uma avaria na bomba.
Para áreas onde as correntes subterrâneas passam a uma profundidade de 5 m, será vantajoso colocar um lago com profundidade de 3 m. Nesse caso, você não precisa se preocupar com reforço adicional das paredes e margens, a menos que, é claro, haja solo arenoso no local.
Ferramentas e materiais necessários
Quando o site é selecionado e no papel há um diagrama detalhado, você pode prosseguir para a aquisição de materiais e a preparação das ferramentas necessárias. Mas antes disso, você deve decidir como exatamente a idéia será realizada. É claro que, para criar um reservatório, você terá que cavar uma cova em qualquer caso. Para fazer isso, você precisa de uma pá. No futuro, tudo depende de qual caminho o autor do projeto escolhe.
Existem 4 opções para traduzir idéias em realidade:
- Encha o poço preparado com água. A opção é muito simples, mas você precisará adicionar fluido constantemente, pois ele evapora no calor e absorve o fundo. Se essa tática for escolhida, então, em princípio, não serão necessários mais materiais e ferramentas, exceto uma pá e uma mangueira.
- Cubra o fundo do recesso com um filme especial. Portanto, a umidade não será absorvida. O material em si exigirá substituição a cada 5 a 7 anos, mas isso não será um problema, pois, em qualquer caso, será necessário limpá-lo periodicamente da lama e dos detritos. Nesse caso, você precisará adquirir a quantidade necessária de filme e materiais para sua fixação, além de uma mangueira e uma pá.
- Instale um recipiente de plástico especial no poço. Hoje no mercado existem muitos deles, de várias formas e tamanhos. Para implementar essa idéia, você precisará de uma mangueira, uma pá e o próprio contêiner.
- Depois de cavar o poço da fundação, faça o revestimento das paredes e coloque um tijolo no fundo. Esta opção é a mais difícil de executar. Para sua implementação, você precisará de uma mangueira, uma pá, pedra ou ladrilho, malha, gesso, lixa, cola, fixadores. Normalmente, você não pode fazer esse trabalho sozinho, então você precisa recorrer a especialistas para obter ajuda. Seus serviços, combinados com preços de material, são bastante caros.
Construção de lagoa
Para criar um lago artificial, comece com a preparação e o layout do site. Antes de tudo, o território deve ser limpo de lixo. Em seguida, defina as estacas ao redor do perímetro do aprofundamento proposto e puxe fios fortes através deles, remova 20 cm de solo. O solo fértil superior não deve ser desperdiçado. Pode ser usado na fazenda em seu site ou vendido.
Poço sob a lagoa
Aproximando-se cavando um poço segue com toda a seriedade. A força e a aparência da estrutura dependerão da qualidade do trabalho realizado no estágio inicial. As manipulações podem ser realizadas não apenas com uma pá, mas também com equipamentos especiais, se for uma estrutura volumosa. Você precisa começar a cavar a partir da parte central alocada sob a lagoa do território.
Tendo feito um buraco na profundidade necessária, eles começam a se mover para os lados. Ao mesmo tempo, ao cavar um poço, é necessário manter uma reserva de pelo menos 10 cm, por exemplo, se for necessária uma profundidade de 2 m, deve-se fazer 2,1 m. Este local será ocupado por drenagem. As margens são feitas em uma inclinação de 45 °, para que não colapsem.
Vale a pena considerar que, ao construir um poço grande, desenterrá-lo não se limitará ao trabalho. Você terá que garantir que a água da piscina não escorra. Caso contrário, existe um alto risco de inundação de todo o território adjacente. Para esse fim, será necessária uma preparação adicional do fundo. Para fazer isso, a superfície é suavizada com transições suaves de alturas. Empilhe 3 cm de areia, depois 4 cm de cascalho e novamente 3 cm de areia.Vídeo: Como cavar uma lagoa
Colocação de material de impermeabilização
Como impermeabilização, você pode usar um filme de PVC. Para corrigi-lo, será necessário fazer uma vala de 30 × 30 cm, afastando-se de 30 a 55 cm da borda de um buraco cavado.
Instruções passo a passo para colocar o filme:
- Alinhe o poço preparado com o material. Devem ser deixados aproximadamente 40 cm de cada lado.
- No fundo, já coberto com um filme, distribua 50 cm de areia e depois 80 cm - seixos ou cascalho.
No final do trabalho acima, você pode começar a encher o poço com água. Se o solo do local incluir uma grande quantidade de areia, será necessário abordar a impermeabilização de uma maneira diferente. Nesses casos, é melhor usar uma forma rígida, ou seja, comprar um recipiente de plástico pronto ou derramar concreto no fundo e depois fazer alvenaria. A segunda opção é mais cara e consome muita energia, mas vai durar mais tempo.
Instalação da bomba
Na última etapa, são montadas bombas para destilação de água. Eles são de dois tipos:
- submersível - colocado diretamente no fundo do lago;
- centrífugo - localizado próximo ao reservatório, mas abaixo da coluna d'água.
O equipamento está conectado à fonte e ao dispositivo de filtragem. Assim, a água será purificada e depois devolvida à piscina.
Regras de criação de peixes
A criação de peixes em um lago no país também tem suas próprias nuances. O primeiro passo é cuidar da presença de oxigênio na água. Caso contrário, a reprodução de criaturas vivas ocorrerá muito lentamente, e o risco de extinção de alguns representantes também aumentará. A função de fornecer líquido ao ar nesses reservatórios é desempenhada pela vegetação.
Adquira decoração florística para a lagoa em lojas especializadas. A vegetação é selecionada de acordo com a profundidade da lagoa. Para águas rasas, o galo silvestre, o chastuha e os caçadores de cabeças são adequados, e para piscinas profundas - uma basílica, colmeia siberiana e vida livre.
O plantio é realizado na primavera, no final de maio. Eles devem ser colocados em recipientes separados. Essa abordagem permitirá criar uma zona com um design floral e não tirar o espaço reservado para a natação. A mistura de solo para plantas aquáticas é comprada pronta ou argila e turfa são misturadas independentemente na proporção de 2: 1. Anteriormente, o fundo do tanque é revestido com estopa. As plantas são colocadas a uma profundidade não superior a 2/3 do recipiente.
Os peixes não são lançados imediatamente após a criação do reservatório. Anteriormente, uma camada de silte deveria ser formada nela. Demorará cerca de um mês a partir do momento de derramar o líquido. Após esse período, a água precisará ser drenada completamente e a camada de lodo não deve ser tocada. Em seguida, preencha um novo fluido e plante a vegetação.Quando perceber que os elementos florais se enraizaram, verifique o nível de acidez. Para isso, são utilizados dispositivos especiais ou papéis de tornassol. O indicador deve ser neutro. Caso contrário, o peixe não pode se enraizar na lagoa.
O próximo passo será a seleção de ração de acordo com a variedade de habitantes aquáticos. Quando a água aquece até + 24 ° C, você pode tentar fazer o primeiro lançamento do gado. Inicialmente, independentemente do tamanho da lagoa, cerca de 5 peixes se depositam. Por vários meses, eles monitoram sua condição, desenvolvimento.Você sabe As lagoas artificiais se tornaram um elemento moderno do design da paisagem durante o Renascimento.
Caso contrário, as regras de criação de peixes variam de acordo com a espécie. É recomendável estudar todas as informações necessárias sobre representantes específicos do reino da água.
Pond Care
O local da lagoa exigirá algum trabalho de manutenção. Não será difícil se as bombas e os dispositivos de filtragem estiverem conectados corretamente. A única coisa que precisa ser feita é limpar periodicamente o equipamento da contaminação.
Em temperaturas extremas, a água de lagoas desse tipo evapora, então você deve adicioná-la manualmente. Para que o peixe não sofra, é necessário adicionar não mais que 10% do líquido do volume total. No outono, quando a queda das folhas começa, é melhor puxar uma rede sobre a piscina para que a folhagem não caia nela.Um lago decorativo, também adequado para a piscicultura, pode ser construído com a própria mão. É necessário organizá-lo de acordo com todas as regras e tecnologias, levando em consideração o local das comunicações, que deverão ser conectadas para garantir o bom funcionamento do reservatório.