Dracaena (coloquialmente dragoeiro) é uma planta da família Agave que cresce na natureza nas florestas tropicais quentes e úmidas da Ásia, África e Canárias. O conteúdo da sala dessa palmeira falsa deve corresponder às condições de seu habitat natural - somente então essa planta se sentirá bem. O principal requisito para o cultivo é uma rega adequada; é nele que depende o estado do dragoeiro.
Você sabe Existem muitos tipos de dracaena - de pequenos gigantes internos a verdadeiros, cujo crescimento excede 20 m, e a largura do tronco na circunferência pode chegar a 4 m.
Regras básicas para cultivar e cuidar de dracaena
Dracaena, embora seja uma planta tropical, no entanto, é bastante despretensiosa para manutenção interna. Ele gosta de calor, umidade moderada e rega regular, mas não muito abundante.
Tais condições são bastante simples de organizar no apartamento, pois o cultivo em casa, independentemente da época do ano, permite criar a temperatura do ar necessária para a palma da mão.
Dracaena ficará saudável e bonita se você seguir as seguintes regras para cuidar dele:
- O ar deve estar quente. A temperatura no verão é de +20 a +25 ° C; por um curto período de tempo, o dragoeiro pode tolerar temperaturas mais altas. No inverno, o regime de temperatura não deve cair abaixo da marca de +15 ° C.
- Uma palmeira falsa precisa de muita luz, mas tem medo da luz solar direta e morre à sombra. É melhor colocar um pote de dracaena em uma janela voltada para o leste ou oeste, e você também pode colocá-lo perto da janela sul. A luz ama abundante, mas difusa. No inverno, ele precisa de iluminação adicional, pois o sol do inverno não é suficiente para ela.
- Para o solo, a planta é despretensiosa e capaz de crescer em qualquer solo. No entanto, ele se sentirá melhor em solos soltos e permeáveis com drenagem.
- O dragoeiro precisa ser alimentado apenas durante a estação de crescimento, que dura de abril a agosto. Nesse momento, ele deve ser alimentado com fertilizantes líquidos minerais complexos a cada 2 semanas.
- Precisa de transplante em média 1 vez a cada 3 anos. Os indivíduos jovens podem ser transplantados uma vez por ano e os adultos - uma vez a cada 5 anos.
- Quase todos os tipos de dracaena precisam de alta umidade, então você precisa borrifá-lo o mais rápido possível.
- Dracaena prefere rega regular e solo úmido. No entanto, um excesso de umidade e seu acúmulo nas raízes é perigoso para a planta - o sistema radicular apodrece, as pragas se multiplicam e a palmeira falsa morre. É por isso que é melhor encher a água de maneira insuficiente do que permitir sua superabundância.
Você sabe A seiva de dragoeiro foi apelidada de "Sangue de Dragão", uma vez que o líquido inicialmente claro no ar assume uma cor vermelho-sangue e lembra muito o sangue.
Quantas vezes e quantas vezes você precisa regar a dracaena
Dracaena adora água, mas o excesso de umidade é perigoso para ela.
A frequência da rega depende principalmente da estação e da temperatura do ar. Portanto, se o ar na sala estiver quente (acima de +20 ° C), a rega deve ser mais frequente - 1-2 vezes durante a semana. Quanto mais rápido o solo secar, maior será a rega, portanto, em climas quentes, pode ser necessário regar a flor e mais frequentemente duas vezes por semana.
O principal critério que chegou a hora de regar é a secura do solo superficial. Deve secar 2-3 cm de profundidade, mas não mais. Se a camada superior da terra secar, ficar friável e não grudar nos dedos, é hora de molhar a dracaena com água.
Ao construir um esquema de irrigação e determinar a frequência e o volume de líquido, as seguintes condições devem ser levadas em consideração:
- se o solo superficial secar mais frequentemente do que uma vez por semana ou mais do que 3-5 cm, a rega deve ser feita com mais frequência;
- se o solo superficial não secar dentro de uma semana, é necessário aumentar os intervalos entre a irrigação e, possivelmente, reduzir a quantidade de água;
- se a água se acumular em um vaso acima da superfície do solo, significa que é necessário reduzir o volume de líquido.
Com um fluxo de fluido adequado, a planta fica ótima - com um chapéu de folhagem exuberante e cores brilhantes.
Que água é melhor usar
Usar água da torneira que não foi submetida a nenhum tratamento é indesejável. A água do abastecimento de água é muito clorada e dura e, portanto, não é adequada para plantas de interior. Além disso, contém sais e metais que contribuem para a propagação de bactérias patogênicas no vaso.
Para dracaena, a água neutra e macia é mais adequada:
- descongelado;
- fervido;
- defendido;
- chuva;
- descascado.
No entanto, o risco de usar a água da chuva é que ela pode conter várias pragas, o que tornará a planta doente.
A opção mais simples e econômica é o uso de água parada.
No entanto, o uso de água que custa muito tempo e já conseguiu florescer é inaceitável, pois nela aparecem fungos patogênicos.Importante! Antes da irrigação, a água deve durar de várias horas a dois dias.
A temperatura da água para irrigação deve ser ambiente ou mais quente - a partir de +21 ° C e acima. A pulverização também deve ser realizada apenas com água morna.
Como regar adequadamente a dracaena em casa
Existem várias maneiras de regar a dracaena, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens. No entanto, o dragoeiro é bem tolerado por cada um deles. Para regar, você pode usar qualquer método, dependendo das preferências e necessidades da planta.
No topo
Essa rega envolve o uso de um regador e a entrada de umidade no solo superficial.
É realizado da seguinte forma:
- Coloque a panela com dracaena no palete.
- Pegue um regador com água parada à temperatura ambiente ou mais quente.
- Mantenha o bico do regador próximo à superfície do solo e despeje lentamente o líquido com um fluxo não muito forte. O solo não deve ser corroído. A água deve fluir uniformemente.
- Pare de regar imediatamente após o líquido começar a acumular-se na panela abaixo.
- Deixe a planta na panela por cerca de um quarto de hora. Durante esse período, a dracaena retirará as raízes do líquido necessário da panela.
- Após o tempo, retire a panela e despeje o excesso de líquido.
Este método de irrigação é simples de implementar e é amplamente utilizado. No entanto, ele tem uma desvantagem: com esse método de ingestão de água, os minerais são lavados do solo muito rapidamente, de modo que o dragoeiro precisará de fertilização constante com fertilizantes minerais.
A frequência de rega com um regador pela parte superior é regular. Este pode ser o principal método de rega.
Debaixo do chuveiro
Banhar um dragoeiro no chuveiro é ideal para refrescar a planta no verão. Desta forma, é possível umedecer esta flor de interior apenas à temperatura do ar quente (a partir de +25 ° C e acima). No inverno, é melhor não usar chuveiros, pois a dracaena pode congelar.
Não tome dracaena jovem ou transplantado recentemente no chuveiro. Mas para plantas cujo rizoma já encheu completamente o vaso de flores, essa opção é adequada.
Tomar banho no chuveiro é o seguinte:
- Mergulhe o pote de dracaena em uma banheira cheia de água. Deve cobrir a panela para não transbordar para dentro das bordas.
- Deixe a panela em água por meia hora. Durante esse período, as raízes puxam a umidade que falta. Se o pedaço de terra estiver muito seco antes, esse método ajudará a umedecer a terra.
- Após meia hora, banhe a planta no chuveiro. A água deve estar quente e os jatos não devem estar muito apertados para que não corroam o solo. Esse banho não apenas atualiza a planta, mas também ajuda a limpar as folhas do pó e da sujeira.
- Depois de nadar, deixe a dracaena repousar em um banho vazio até o excesso de água escorrer. Sacuda o excesso de líquido das folhas para que as gotículas não se acumulem nos seios da folha - isso impedirá que apodreçam.
- Retire a planta seca do banheiro e leve-a para o peitoril da janela.
Não é necessário banhar o dragoeiro dessa maneira com muita frequência. Use esse método nos dias mais quentes e secos do verão.Importante! A maior quantidade de umidade é necessária para as espécies de dracaena que possuem folhas largas. Eles são muito higrófilos. Tomar banho no chuveiro é a maneira perfeita de regá-los.
No palete
Essa rega é muito eficaz se a terra na panela estiver muito seca e se desprender das paredes, encolhendo-se em uma massa densa.
A rega na panela é realizada da seguinte maneira:
- Água quente de um regador deve ser derramada diretamente na panela da panela. Se a panela for muito pequena, o pote deve ser colocado em um recipiente mais fundo e cheio de água, para que o líquido cubra o fundo do pote por menos de 1 cm.
- Deixe a planta repousar. Através da drenagem, as raízes absorvem a umidade e a bola de barro suaviza.
- Depois que o solo se molhar, retire a dracaena da água ou drene o excesso de líquido.
- Despeje de cima do regador até que a água escorra da panela para a panela.
- Drene o líquido vazando.
Desta forma, não é recomendado regar flores internas com muita frequência. Só é necessário quando o solo da panela está seco.
Características da rega em diferentes épocas do ano
Molhar dracaena difere dependendo da época do ano.
Assim, no verão, o dragoeiro inicia um período de crescimento ativo. Neste momento, a planta precisa de rega abundante e frequente, extrai bem a água e cresce rapidamente.
A frequência da rega depende da temperatura do ar e da sua umidade. O principal é se concentrar nas condições do solo. Às vezes, a rega pode ser necessária a cada 2-3 dias, se a camada superior do solo durante esse período conseguir secar.
Uma vez por mês, a dracaena pode ser banhada no chuveiro ou despejada em uma bandeja. É necessário borrifá-lo o mais rápido possível, evitando o acúmulo de gotas nas axilas das folhas. Também é recomendável limpar as folhas com um pano macio e úmido. A temperatura da água nos meses de verão pode ser a temperatura ambiente.
Mas no inverno, a rega é diferente. Nesta época do ano, a dracaena está em repouso, os processos vegetativos são suspensos, o crescimento diminui, não absorve a umidade muito ativamente. Além disso, a temperatura do ar diminui no inverno, devido à qual a umidade é retida por mais tempo na panela. É por isso que a rega no inverno é mais rara - pode ocorrer uma vez a cada uma vez e meia ou duas semanas.
No entanto, acontece que no inverno faz calor no apartamento quando os radiadores estão funcionando. Baterias e radiadores secam muito o ar. Por esses motivos, a umidade na panela evapora mais rapidamente e a dracaena começa a sofrer com o ar muito seco.Importante! No inverno, apenas água morna é permitida! Com essa água, a dracaena é regada e pulverizada. Caso contrário, ao usar água fria, a planta poderá pegar um resfriado.
Se essa for a situação, você precisará regar a planta com mais frequência - conforme necessário, no entanto, a quantidade de água deve ser menor que no verão para evitar excesso de líquido e apodrecimento das raízes.
Nas condições de ar seco no inverno, o dragoeiro precisa de pulverização adicional.
A combinação de fertilizante e rega
Como esta planta é limitada a uma pequena quantidade de terra, com o tempo, extrai completamente todas as substâncias minerais úteis do solo, o que a torna esgotada. Além disso, a rega também contribui para a lavagem dos elementos; portanto, a dracaena precisa de alimentação adicional e regular.
Na maioria das vezes, a planta é alimentada durante a irrigação com fertilizantes líquidos minerais complexos. Eles são adequados para dracaena, embora para amostras com folhas variegadas seja melhor usar fertilizantes “para plantas variegadas”.
Tal cobertura é simplesmente adicionada à água para irrigação na dosagem indicada na embalagem e o dragoeiro é regado com um regador através da parte superior.
É necessário alimentar a dracaena somente durante a estação de crescimento, que começa em março e dura até o final do verão. Neste momento, a frequência de alimentação é de 1 vez em 2 semanas. No inverno, você não precisa alimentar a planta.
Para fertilizar, é melhor escolher o horário da noite, pois é inaceitável usar fertilizantes durante o dia, porque os raios do sol podem queimar a planta. Em dias nublados, a cobertura pode ser feita de manhã cedo.
Sinais de rega inadequada
Dracaena é muito sensível à rega e é sensível a erros.
Sinais de falta de umidade:
- as folhas estão caídas, caídas;
- as pontas das folhas ficam secas, amareladas;
- as folhas começam a enrolar;
- folhas individuais caem;
- o brilho da cor diminui.
Sinais de excesso de umidade:
- o tronco amolece;
- pontos suaves escuros aparecem;
- processos de podridão são perceptíveis;
- perda de cor pelas folhas;
- as folhas ficam excessivamente macias;
- rizoma apodrece.
Geralmente, com a falta de umidade, a planta ainda pode ser salva se a frequência e o volume da rega aumentarem gradualmente. Mas, com excesso de água e deterioração das raízes e do tronco, o dracaena geralmente morre. Nesse caso, a coisa mais razoável é cortar o topo saudável para reprodução e jogar fora o dragoeiro doente.
Você sabe A dracaena mais antiga do mundo cresceu na cidade de La Orotava, nas Ilhas Canárias, com idade superior a 6 mil anos. No entanto, em 1868, foi destruído por um furacão.
Dicas de cuidados úteis
Para contribuir com a beleza e a saúde da dracaena, bem como para evitar erros no atendimento, siga as seguintes recomendações:
- Dracaena não gosta de sombra e sombra parcial, mas também não tolera luz solar direta. Ela precisa de muita luz, mas deve ser difusa.
- A água para o dragoeiro pode ser retirada do suprimento de água. Depois de ferver, você precisa acidificá-lo levemente com vinagre de maçã.
- Amaciar a água para irrigação a adição de ácido oxálico ajudará.
- Solo ideal para dracaena consiste em relva, turfa, areia e terra de folha.
- A planta não tolera baixas temperaturas e correntes de ar. Pode ficar doente - suas folhas enrolam e depois caem completamente.
- Em ordem limitar o crescimento do dragoeiro e expandir a copa, você só precisa cortar a parte superior com um ponto de crescimento.
- A deterioração começa quando alagamento, hipotermia, excesso de sais no solo, multiplicação de bactérias patogênicas.
- Embora a dracaena não seja uma palmeira, Assimila perfeitamente não apenas fertilizantes minerais complexos, mas também fertilização especializada para palmeiras.
- As pontas das folhas amareladas não são restauradas. Eles devem ser removidos cortando com tesoura estéril.
- Amarelecimento e queda periódicos folhas inferiores - um fenômeno normal para dracaena. As folhas secas e em queda devem ser removidas a tempo.
- Se no verão para trazer uma flor para a varanda, onde ele receberá iluminação abrangente e acesso a ar fresco, o crescimento será acelerado, a coroa se desenvolverá densa, larga e uniforme e a cor ficará mais brilhante.
Cuidar da dracaena não é muito oneroso, embora a planta não se deixe esquecer. Ele deve ser regado e pulverizado a tempo, monitorar a temperatura e a umidade; caso contrário, se você não seguir as regras de atendimento, ele simplesmente ficará doente, perderá seu apelo estético ou poderá até morrer. A rega desempenha um papel importante no bem-estar do dragoeiro e deve ser oportuna e moderada.Você sabe Dracaena nos tempos antigos era considerada meio crescimento, meio animal, já que seu suco é muito semelhante ao sangue. Quando o suco endurece, torna-se um copo. O vidro quebrado do "sangue de dragão" atribuía propriedades curativas.