Durante vários anos na jardinagem ornamental, tem havido uma demanda constante por coníferas pouco exigentes e diversas. Novos tipos de thuja com zonas aparecem regularmente em viveiros, capazes de crescer nas condições de frio e umidade da região de Moscou e suportar fortes geadas. Quando plantá-las, quão adequadas são para as temperaturas de congelamento no inverno, existem diferenças significativas no cuidado com essas mudas? Mais adiante neste artigo.
Melhor época para plantar
Como anos de experiência mostram, thuja ocidental é menos afetado pelo estresse climáticoportanto, é plantado na faixa intermediária da parte européia da Rússia, à qual a região de Moscou pertence. As dicas de pouso não especificam seus recursos para essa região, mas vale a pena lembrar.
À primeira vista, o sistema radicular fechado de uma muda de uma loja ou viveiro dá muito tempo para manipulação com ela, que é limitada apenas no final do outono e inverno, já que o solo congela a essa altura.
Você sabe O eucalipto tem a maior taxa de crescimento de coníferas: um crescimento anual de 4-5 m na primeira década de vida leva a uma altura de 100 metros em um século.
Na primavera, os viveiros oferecem uma grande quantidade de material de plantio. As mudas passam muito pouco tempo em recipientes, não há movimentos, as agulhas são mais elásticas e macias, o que indica saúde e força. Estufas e árvores importadas do exterior não são usadas para a área aberta, por isso levará mais tempo para se adaptar ao inverno normalmente.
Mas você precisa se concentrar no clima e não se esqueça do sombreamento obrigatório de uma planta frágil do sol brilhante, característico da área. Abril - início de maio é considerado o momento ideal para a transferência de thuja para o campo aberto. A planta criará raízes e terá tempo para crescer mais forte no inverno rigoroso.
Primavera
A primavera na região de Moscou costuma demorar, e o plantio de acordo com as recomendações gerais de março nem sempre é permitido. As geadas podem retornar e as mudas morrem. Aguarde até que o solo aqueça e a temperatura do ar não exceda + 15 ° C; só então fique à vontade para prosseguir com o plantio. O início da primavera também é adequado, se março não tiver geadas fortes e vento norte - ela permanece cerca de um mês antes do início do fluxo de seiva, a bola de aterrissagem congelará um pouco e manterá a integridade.
Nesse caso, o thuja passará a construir ativamente brotos e raízes, já estando no chão. A vegetação ativa da primavera a partir da segunda quinzena de abril aumenta as chances de sobrevivência das coníferas. Para enraizar e cultivar raízes fortes antes do inverno, a planta terá um bom suprimento de tempo.
Importante! Agulhas escurecidas indicam preparação para o inverno e uma reação protetora do thuja a temperaturas mais baixas.
Entre os jardineiros, há uma opinião de que o clima das regiões sul é mais propício ao plantio de outono, e regiões frias como a Sibéria, os Urais, a região de Leningrado e os subúrbios de Moscou - até a primavera, então não se apresse para o plantio precoce, é melhor esperar até meados ou final de abril para plantar um thuja. Mas não adie até o outono - para a faixa do meio isso pode ser inútil.
Outono
Moradores da região de Moscou, com apenas informações gerais sobre a taxa de sobrevivência da variedade e o momento de seu plantio, estão tentando arrancar estacas ou plantas com raízes nuas no outono. O enraizamento é pequeno, nesta região será de apenas 10%. Pequenos brotos só podem sobreviver se você fizer isso nas últimas semanas de agosto. As plantas mais antigas durante o plantio de setembro economizarão um volume volumoso de terra ao redor das raízes.
Uma característica que impede o plantio de thuja durante esse período é a falta de um sistema radicular poderoso na planta. O solo no círculo próximo ao tronco ainda está solto, leva tempo para o subsidência final. As raízes não têm nada a que se agarrar no inverno, a queda de neve e o vento forte são dobrados e quebram o tronco.
Para evitar esses problemas que surgem no outono nesta região, é necessário observar várias regras:
- Certifique-se de proteger o broto com o sistema raiz fechado, amarrando-o ao suporte.
- Imediatamente após a semeadura, despeje as raízes de um bioestimulador "Kornevin", "Heteroauxin" na proporção de 5 g por 5 l de água.
- Trate a coroa uma vez por dia durante a primeira semana, depois duas vezes por semana até a primeira geada com medicamentos que reduzem o estresse (Megafol, Fitosporin, Epin).
- Plante em setembro exclusivamente de manhã ou à noite, antes das geadas que ocorrem nesta área já em outubro. O plantio tardio matará uma muda não enraizada.
- Se o tempo estiver quente, sombreie a planta com um material não tecido que permita a livre circulação de ar e evite o aquecimento. Evite revestimentos sintéticos - a planta queimará. Retire o abrigo após o aparecimento de agulhas jovens. Se os galhos estiverem amarelados, não se preocupe - o período de outono e o estresse do plantio podem causar um fenômeno semelhante nas coníferas.
- Para proteger o sistema radicular do frio, cubra o espaço próximo ao tronco com agulhas, folhas com folhagem ou composto - os processos de podridão criarão uma temperatura acima de 0 ° C, reterão a umidade e enriquecerão o solo. Uma casca de pinhões e casca como cobertura morta livrará o tronco de insetos e esconderá raízes rasas no calor. Limpe regularmente os frágeis ramos das mudas da neve. Despeje-o sob o tronco - as raízes não congelarão e serão protegidas contra a secagem por uma grande camada de cobertura de neve.
Vídeo: Aterragem de Thuja
Prepare uma planta fraca durante o outono para plantar mais detalhadamente no inverno, mas para garantir um resultado bem-sucedido, vale a pena mover esse procedimento para a primavera. Thuja é capaz de passar o inverno em um recipiente na varanda ou na estufa.
Verão
No verão, o plantio de coníferas é permitido, mas devido ao aumento do risco de secar as raízes, é realizado rapidamente. Os moradores da região de Moscou devem cumprir recomendações especiais para cuidados delicados, para que esse procedimento seja bem-sucedido e as mudas se alegrem no futuro:
- Escolha uma planta com sistema radicular fechado e caroço volumétrico em um recipiente, vaso, sacola.
- Deixe as mudas compradas por 2-3 dias na sombra, não se apresse em transferir imediatamente para o chão.
- Thuja planta no início de junho ou final de agosto, manhã ou noite, a temperatura do ar não deve exceder + 20 ° С. Evite calor e calor.
- A alta umidade fornecerá uma alta porcentagem de sobrevivência. Escolha um dia nublado e chuvoso para plantar.
- Regue bem o arbusto jovem imediatamente. Em seguida, assegure a rega abundante regular acima da norma normal - até 30 litros de água em uma planta com 0,5-1 m de altura até setembro, inclusive.
- Após o plantio por 14 dias, aplique diariamente regando uma solução de "Kornevin".
- A pulverização de thuja pela manhã ou à noite ajudará a aliviar o estresse com estimulantes "Zircão", "HB-101", "Epin-Extra".
- Nas primeiras 2-3 semanas, você precisará de uma tela de papel ou compensado para proteger o arbusto.
- A umidade evapora mais rapidamente no verão, o que ameaça a morte imediata das mudas com sua falta. A camada de cobertura do tronco deve ter pelo menos 7 a 10 cm. Serragem, fibra de coco, grama cortada ou palha protegem as raízes contra superaquecimento e evaporação.
Que tipo e nota é melhor escolher
Uma grande variedade de lojas e viveiros é sedutora e atrai o comprador com uma forma incomum da coroa, cores de agulhas, promessas sem problemas em cuidar da árvore. No entanto, as agulhas coloridas se desfazem rapidamente e o mato morre, apesar do comprador receber dicas de cultivo. Isso significa que a variedade não foi adaptada às condições da faixa do meio.
Importante! Ao comprar uma muda com um sistema radicular fechado, puxe cuidadosamente o tronco. Um espécime cultivado em uma panela fica firme e não é inserido por um vendedor sem escrúpulos antes da venda!
Para aumentar a viabilidade do thuja em suas condições climáticas, seja orientado na escolha das seguintes regras:
- As mudas só podem ser compradas de um produtor local; elas são divididas em zonas, ou seja, adaptadas para o inverno em condições adversas. Não persiga a barata de mercadorias nos mercados naturais, verifique sua origem;
- escolha mudas fortes com uma cor de coroa característica da variedade, agulhas elásticas e vivas que não se desfazem;
- dê preferência a clássicos despretensiosos - apenas as arborvitas dobradas, em forma de urze e ocidentais resistentes ao gelo sobreviverão de toda a variedade. Suportarão calmamente a característica de temperatura negativa prolongada da banda do meio. Secas e sombras de curto prazo no verão não têm medo delas;
- escolher entre centenas de espécies é difícil, determinar com antecedência a forma, altura e taxa de crescimento preferidas, e o círculo de buscas se estreitará.
Variedades populares de formas piramidais e cônicas que funcionaram bem na Rússia central incluem:
- Smaragd cônico médio;
- Brabante de crescimento rápido;
- coluna colunar alta;
- Ellwanger subdimensionada em forma de urze, dourada;
- esférico com a transição para o Reinhold piramidal;
- ovóide baixo ericoide com transição para um cone;
- kan-kan em miniatura;
- Sunkist cônico grande;
- Zebrina heterogêneo.
A experiência de cultivar thuja esférico nos subúrbios reabasteceu muitas coleções de jardinagem decorativa com espécimes interessantes e persistentes.
Entre eles estão:
- Anã Danica;
- pelúcia atrofiada;
- baixa globose;
- Europa crescendo lentamente;
- mangueira em miniatura.
Aterragem de Thuja
O objetivo do plantio e a pertença de um thuja a uma determinada espécie nos obriga a variar a distância entre as mudas e os objetos próximos. Classes altas como Brabant exigirão uma distância de 3-5 m. Ao plantar ao longo das vielas do parque, é adotado um padrão de 4 m. No grupo de thuja subdimensionado e ao plantar uma sebe, as mudas devem ser removidas a 1 m uma da outra. É necessário desviar a mesma quantidade do limite do local.
Ao criar uma barreira verde, é melhor seguir o padrão de plantio em uma linha se sua função for decorativa ou se o número de mudas não for suficiente para um plantio mais denso. É necessário plantar essa linha, observando 1,5 a 2 m entre os troncos, caso contrário, o sol não cairá nas árvores e elas murcharão. Para aumentar a densidade da barreira, adicione a função de proteção contra olhares indiscretos, permitindo aterrar em um padrão quadriculado em 2-3 linhas.
O espaçamento entre fileiras deve ser de pelo menos 0,5-0,6 m, entre arbustos - 1,5 m.Espécies altas exigirão o dobro da distância.Se o objetivo do plantio de árvores for o zoneamento, a árvore é plantada na borda da zona alocada com uma margem de 0,3 m diâmetro. O uso do thuja em uma única aterrissagem como tênia envolve o desembarque no centro do local.Você sabe Os painéis são feitos de rara madeira marroquina thuja marrom-avermelhada na Rolls-Royces, Mercedes e BMW.
Seleção de assento
A durabilidade do thuja não é tão alta que o plante em qualquer canto do jardim perto de Moscou.
Importante! Quanto mais uniformemente os raios do sol entrarem no thuja, mais simetricamente sua coroa se formará.
Ao escolher um lugar para ela, lembre-se de que:
- solos argilosos são pesados demais para arborvitae, evite usá-los ou faça solo de armazenamento pronto para coníferas no local de plantio;
- nas planícies, o solo está constantemente encharcado, a planta pode apodrecer;
- as características decorativas se deteriorarão quando estiver constantemente à sombra total. A partir disso, a coroa diminui, o esplendor e a sombra das agulhas em algumas variedades se perdem;
- luz do sol aberta deve ser evitada. A falta constante de água durante o tempo quente prolongado secará as raízes, a árvore queimará e morrerá. Para uma muda jovem, é preferível um sombreamento leve com proteção contra vento e correntes de ar;
- as águas subterrâneas (menos de 2 m) próximas ao solo facilitarão a manutenção, reduzindo a necessidade de rega frequente. Se a distância for menor, inundações e morte da usina são inevitáveis;
- ao aterrar, é necessário manter a distância entre os troncos. O sistema radicular das plantas plantadas de perto está em contato, de modo que uma árvore mais poderosa começará a inibir os fracos, retirando os alimentos. Remova o local de pouso dos troncos adultos a 3 m;
- Mantenha-se afastado de edifícios iguais à altura máxima de uma árvore adulta. Se cair devido a furacões que não ultrapassam esta região, mesmo a coroa poderá causar sérios danos aos edifícios;
- Não plante perto da cerca. A distância mínima deve ser de 1 m até os limites do local. Calcule o intervalo necessário durante o pouso com base no tamanho futuro de um tipo específico de thuja adulto;
- é mais fácil cuidar das mudas, onde há acesso gratuito ao local de plantio.
Processamento de escavação e escavação
Nos subúrbios, os solos turfosos úmidos prevalecem, são permeáveis e, portanto, são adequados para o crescimento dessa árvore. O transbordo sem danificar as raízes com a preparação adequada do poço de plantio melhorará a taxa de sobrevivência das coníferas.
Importante! O pedaço de terra não deve ser aberto por mais de 15 minutos, para que as raízes não sequem, apresse-se em plantar o thuja após removê-lo do recipiente!
Para fazer isso:
- Cavar um buraco com diâmetro e profundidade de 15 a 20 cm maior que o tamanho de um coma de terra. Para mudas com mais de 1 m de altura, aumente o tamanho do poço para 0,8 * 0,8 * 1. Quanto maior o nódulo do contêiner de mudas com o sistema radicular fechado, mais será necessária a cova - as raízes com o nódulo devem estar localizadas livremente nele.
- Drenagem obrigatória de seixos, granito, ardósia quebrada, argila expandida ou lascas de tijolo, cuja camada mínima será de 15 a 20 cm. Quanto mais alto o nível da água subterrânea, mais espessa deve ser a manta de drenagem. Se a água estiver próxima, levante o local de desembarque.
- Misture metade do solo desenterrado com o jardim ou use uma mistura especial para coníferas, ½ mistura de volta ao poço, adicione 2 baldes de composto. Mexa novamente e bata firmemente.
- Na parte restante da terra, adicione fertilizante orgânico (0,25 g de cinza de madeira ou 1 colher de sopa. L. Superfosfato por cada m³). Você pode usar um complexo mineral de fertilizantes, por exemplo, Osmokot, de acordo com as instruções.
Plantando uma muda
A qualidade do material de plantio deve ser alta, porque a sobrevivência depende disso. Um sistema de raiz fechada é preferível devido à conveniência do plantio subsequente; essas mudas podem ser compradas em centros de jardinagem, pontos de venda especializados e viveiros. Escolha thuja em vasos onde o sistema radicular da planta está completamente escondido pela terra, o tronco é simétrico, a coroa é exuberante e elástica. Após a compra, dê tempo para ela se adaptar, deixe-a ficar na sombra por um dia ou dois.
Importante! Ao comprar, especifique a idade das mudas: as crianças de três a quatro anos se enraizarão melhor e crescerão mais rapidamente.
Escolha uma manhã ensolarada sem calor e planta, levando em consideração as seguintes recomendações:
- Antes de plantar, mergulhe o broto de thuja com um sistema radicular aberto no colo da raiz por 5 horas em uma solução da preparação de Kornevin (5 g por 5 l de água) ou humato de sódio (1 colher de sopa. Por 10 l de água). Se a planta estiver em uma panela, derrame a solução abundantemente 1 hora antes do plantio.
- Coloque o recipiente na horizontal. Batendo suavemente nas laterais do recipiente com a planta, remova-o com cuidado para manter a integridade do coma. Coloque a árvore descongelada verticalmente no poço, espalhando as raízes salientes. Nesse caso, o pescoço da raiz deve estar nivelado com o solo.
- Encha a planta com solo fertilizado, tampe bem e despeje água (pelo menos 20 litros), mesmo em caso de chuva, para eliminar os vazios do solo entre as raízes.
- Cercar o local do plantio com uma fita de plástico, para proteger as mudas de danos acidentais.
- Bata no chão novamente no círculo do tronco e encha-o com cobertura morta. Feno, casca, grama cortada, agulhas chamuscadas e folhagem são adequados.
Cuidados com as plantas
A tecnologia agrícola da arborvita despretensiosa não causa dificuldades, mesmo para iniciantes em jardinagem. Mas a primeira vez após o plantio na primavera ou no verão, a planta precisa de cuidados e atenção.
Importante! Não use material opaco para abrigar mudas, para não atrapalhar o processo de fotossíntese que ocorre em sempre-vivas durante todo o ano.
Para que a conífera sempre viva retenha sua beleza, siga regras simples:
- Nos primeiros dois meses, regue a planta abundantemente e regularmente, pelo menos uma vez por semana e 3 baldes de água sob o arbusto. No calor e na seca, dobre o volume e a frequência da rega.
- O solo pode assentar após o plantio e precisa ser adicionado para restaurar o nível anterior.
- No clima quente, sombreie as mudas com um toldo, rede, estopa, lutrasil ou outro material não tecido. Certifique-se de que o abrigo não entre em contato com as agulhas.
- Durante o enraizamento, forneça água e nutrição à coroa, pois as raízes não conseguirão lidar com isso pela primeira vez. A pulverização regular da coroa com um estimulador de crescimento e a aspersão noturna duas vezes por semana beneficiarão os jovens thuja.
- Mantenha uma altura de 7 a 10 cm da camada de cobertura morta, para que as raízes não superaqueçam e a terra não perca umidade. Após regar ou chover pouco, até 5 cm, solte a terra ao redor da árvore.
- Não permita que as ervas daninhas brotem; a remoção de ervas daninhas deve ser realizada regularmente.
- A fertilização abundante durante o plantio fornecerá à árvore alimentos por 2-3 anos, após os quais na primavera é necessário cuidar de uma nova porção de fertilizante para as coníferas. Calcule a dosagem de acordo com as instruções, não exceda. Ao plantar na primavera, o curativo de outono é proibido - a superalimentação causa crescimento violento, perda de forma e morte do crescimento jovem no frio.
- Antes do primeiro inverno, cubra uma muda de tamanho pequeno com uma garrafa plástica de 5 litros, esconda as mais velhas sob agrofibra para proteger do clima e do frio.
Quão rápido o thuja está crescendo
Ao vender estacas, a arborvitae certamente garante que a variedade adquirida é notável por sua taxa de crescimento e em alguns anos alcançará uma altura tremenda. Contudo, nas condições climáticas da Rússia central, mesmo as espécies de arborvita ocidental que crescem mais rapidamente não conseguem superar a taxa de crescimento de 20 cm por ano, para decepção do novo proprietário.
Você sabe Nos sanatórios infantis e hospitais de tuberculose para melhorar a saúde da Suíça, a presença de thuja é um pré-requisito!
O Brabante adulto, por exemplo, em condições naturais e regiões com clima mais quente que Moscou, realmente cresce para 20 m, mas nos subúrbios sua altura geralmente não excede 4-6 m. Apesar disso, é muito popular e continua sendo a melhor vista para a criação relativamente rápida de coberturas nesse clima.
Esta espécie é capaz de crescer em diferentes solos, resistentes ao gelo, raramente afetados por pragas. Para avaliar corretamente a variabilidade varietal, que depende das características do solo e das condições de temperatura, para se ter uma idéia da validade das dimensões de uma árvore adulta, é melhor reservar um tempo para uma visita pessoal aos viveiros regionais.
Você sabe Thuja adulto — excelente silenciador e coletor de pó.
Você pode usar o retardo de crescimento para beneficiar o site: Para criar composições interessantes, cultivar variedades de baixo crescimento, elas preservam melhor a forma natural ou a transformação do design e não interferem com o restante dos habitantes do jardim.
Considere fatores adversos adicionais que podem afetar a altura da árvore, transformando-a em um arbusto:
- solos pesados desaceleram muito o crescimento de thuja, soltos, bem drenados, férteis - eles o aceleram;
- nas coníferas, o crescimento da coroa é inibido ou interrompido quando o sistema radicular é ativado, buscando recuperar o hábito já desenvolvido;
- rega abundante do tronco e irrigação de agulhas com uma pistola de pulverização ou a aspersão de um regador é capaz de acelerar o desenvolvimento da coroa;
- a secagem do solo levará a uma interrupção no crescimento, não permita isso mesmo no outono;
- gastar poda formativa frequente, isso estimula a aparência de um novo crescimento;
- preste atenção a uma quantidade suficiente de luz, acelerando o crescimento na primavera e no verão;
- o resultado do excesso de sol no inverno e na primavera será a queima de galhos e a falta de crescimento de galhos machucados, use coberturas especiais para proteger as arborvitas.
Thuja continua sendo a solução paisagística mais bonita, com qualidades ideais para o cultivo em áreas da região de Moscou. Beco bem cuidado, maciço verde, figura de fantasia - para qualquer encarnação, é fácil escolher entre toda a diversidade de espécies que podem suportar o clima da região sem perder a atratividade. Depois de passar um bom tempo saindo, em alguns anos você receberá uma imponente árvore que adorna o jardim o ano todo.