Hydrangea Alpengluhen (Hydrangea macrophylla Alpengluhen) é um arbusto ornamental popular. Muitos jardineiros preferem cultivar uma variedade por causa de sua despretensão e graças a valiosas qualidades decorativas. A vegetação da planta tem uma cor verde saturada, as flores são geralmente vermelhas brilhantes, o que cria um contraste espetacular e dá uma aparência festiva ao campo.
Descrição e características da variedade
O arbusto cresce até 1,5 m de altura. Os ramos são retos, com inflorescências nas extremidades. As folhas são grandes (5 a 7 cm), verde saturado, na forma de ovais com pontas pontiagudas. A floração começa em meados de julho e dura até o final de setembro. As inflorescências são na forma de bolas de vermelho ou rosa saturado com diâmetro de 20 a 25 cm. A cor das flores depende da acidez do solo: quanto mais alcalina a composição do solo, mais brilhantes as flores.
A hortênsia macrophylla Alpengluhen é originária de latitudes tropicais, portanto é termofílica e necessita de rega abundante e freqüente.A variedade é despretensiosa, possui excelentes qualidades estéticas e também é muito popular devido ao longo período de floração. Com cuidados inadequados, a planta é freqüentemente afetada por micróbios patogênicos e insetos nocivos.
Você sabe Apesar de sua beleza, a hortênsia é uma planta venenosa que acumula componentes de alumínio e cianogênicos.
Aterragem
Antes de enraizar a hortênsia Alpengluchen, você deve se familiarizar com as preferências da planta e as sutilezas do plantio. Conhecendo e observando regras simples, você pode contar com uma boa taxa de sobrevivência de mudas.
O período de maior sucesso para a hortênsia de enraizamento Alpengluchen é considerado abril-maio, bem como o período de agosto a outubro. Dado que a cultura é termofílica, nas latitudes do norte, seu desembarque é possível apenas na primavera.
Seleção do local e preparação do solo
Hortênsia Alpengluhen desenvolve bem e cresce rapidamente em áreas ensolaradas, bem como na sombra parcial. Uma sombra completa é contra-indicada para a planta; sob tais condições, o arbusto murcha e floresce mal. Hortênsia é exigente na composição do solo.
Não tolera a composição calcária do solo. É mais adequado para solos de nutrientes ácidos com um pH de 5. Ao plantar uma planta em uma cova de plantio, é adicionada uma mistura especial de solo: húmus, turfa, areia na proporção de 2: 1: 1.
Apesar de a planta ser muito higrófila, ela não tolera inundações prolongadas do sistema radicular. Cuidados devem ser tomados com o sistema de drenagem. Com uma localização próxima das águas subterrâneas à superfície, é necessário plantar um arbusto em uma colina.
Algoritmo
Plantar uma planta jovem é a seguinte:
- Cavar um buraco de plantio de 30 × 30 × 30 cm.
- Coloque argila, pedra britada ou tijolo quebrado com uma camada de 5 cm como drenagem no fundo do buraco.
- Coloque as mudas em um buraco verticalmente no centro.
- Espalhe as raízes suavemente.
- Polvilhe o rizoma com uma mistura de solo pré-preparada e tampe levemente.
- Deixe o pescoço da raiz ao nível do solo.
- Depois que a terra é compactada, a hortênsia jovem deve ser derramada com 10 litros de água.
- Cobrir o círculo do tronco com húmus, turfa, agulhas ou serragem.
- Quando a água é absorvida, a terra deve ser afrouxada a uma profundidade não superior a 5 cm.
Cuidado
Para obter bons resultados no cultivo da hortênsia Alpengluchen e obter um belo arbusto com inflorescências luxuosas, você precisa cuidar disso. A cultura não exige esforços especiais; no entanto, como qualquer planta, ela responderá com gratidão ao cumprimento das regras da tecnologia agrícola.
Você sabe Se o arbusto da hortênsia for regado com alume de apenas um lado, será possível obter inflorescências de uma tonalidade diferente em uma planta (onde o solo é mais ácido, as flores serão mais brilhantes e suculentas).
Molhar e mulching
Hortênsia precisa de rega abundante. Para começar, um arbusto jovem deve ser plantado em solo bem úmido e ainda regado após o enraizamento. Além disso, durante a estação quente, cada arbusto deve ser regado regularmente. Em épocas secas, a rega é realizada 2 vezes por semana, se houver chuva, a hortênsia deve ser regada após 7 dias. Para cada arbusto adulto, você precisa de 30 a 50 litros de água.
Depois de plantar uma planta jovem, o círculo do tronco deve ser coberto com húmus, serragem, agulhas de pinheiro ou turfa com uma camada de 3 cm, o que ajudará a evitar a evaporação excessiva da umidade.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Jardineiros experientes recomendam afrouxar o solo no círculo próximo ao tronco do mato 3 vezes por temporada após a irrigação. A remoção de ervas daninhas é realizada superficialmente (5 cm), em conexão com a ocorrência superficial do sistema radicular.
Neste momento, as ervas daninhas que podem abafar o crescimento da hortênsia devem ser removidas. No outono, por volta de novembro, o mato é uma batata. A altura do aterro ao redor do tronco não deve ser superior a 30 cm.
Top vestir
Para que a hortênsia agrade os proprietários com a aparência de grandes inflorescências suculentas, e também não seja suscetível a doenças e congelamento no inverno, ela deve ser alimentada de maneira adequada e oportuna.
Importante! Como fertilizante para hortênsia, você não pode usar uma solução de cinzas. Isso leva à lixiviação do solo e à morte das plantas.
Para cobertura, fertilizantes minerais e orgânicos são usados de acordo com este esquema:
- Imediatamente após o enraizamento, a planta jovem deve ser regada com uma solução rosa claro de permanganato de potássio. Isso ajudará a matar bactérias patogênicas e evitará apodrecimento de raízes jovens.
- Uma planta adulta na primavera, no início do período vegetativo, é alimentada com uma mistura de uréia (25 g por 1 m²), superfosfato (35 g por 1 m²) e enxofre de potássio (30 g por 1 m²). Isso permitirá que a planta ganhe rapidamente massa verde.
- Durante o aparecimento dos botões de flores, superfosfato (70 g por 1 m²) e sulfato de potássio (40 g por 1 m²) são introduzidos no solo. Este procedimento contribui para uma longa floração colorida.
- No final de agosto - início de setembro, 15 kg de húmus são adicionados sob cada arbusto. Esse curativo fortalece a imunidade da planta e permite estocar as substâncias necessárias antes de um poro frio.
- Antes do abrigo para o inverno, o arbusto é tratado com uma solução a 2% de líquido Bordeaux. Este procedimento evita o desenvolvimento de doenças fúngicas sob o material de cobertura.
Poda
A poda sanitária é realizada no início da primavera, antes do movimento dos sucos. Neste momento, brotos quebrados, congelados e danificados são removidos. Os arbustos jovens não precisam de poda de moldagem.O Alpenglyuchen adulto é aparado com cuidado para que os rins formados no outono não sejam danificados. É indesejável encurtar brotações lignificadas.
Se você precisar fazer isso, precisará reduzi-los ao mínimo. Brotos verdes podem ser removidos, se necessário, durante toda a temporada. Durante a floração, 1/3 dos galhos nos quais não há inflorescências são cortados a uma distância de 20 cm do solo. No próximo ano, esses galhos podados irão florescer.Abrigo para o inverno
Hydrangea macrophylla Alpengluhen suporta geadas até –18 ° C. Para o inverno, recomenda-se abrigar a planta. Nas regiões do norte, essa espécie não é cultivada.
Importante! Para uma hortênsia de inverno bem-sucedida, antes do abrigo deve ser abundantemente umedecido. Isso permitirá que ela mantenha imunidade e resistência ao gelo.
A preparação do mato para o inverno é a seguinte:
- no final do outono, a planta é polvilhada ou polvilhada com turfa a uma altura de 30 cm;
- remova a vegetação dos galhos e dobre-os no chão (você pode fixá-lo com um suporte de ferro ou esmagá-lo com um tijolo);
- embrulhar brotos com material não tecido (fiado);
- jogue folhagem seca e feno por cima;
- cubra tudo com um filme fixo com cargas (tijolo, toras).
Reprodução
A propagação da hortênsia é bastante problemática. Nem todo iniciante concorda em fazer tanto esforço para obter resultados. No entanto, esse é um assunto interessante e, posteriormente, há uma oportunidade de demonstrar com orgulho os frutos de seu trabalho.
Estacas
As estacas são colhidas no início da temporada de verão (maio-junho). Brotos lignificados raramente produzem raízes, então você deve pegar os verdes. Os ramos basais têm maior taxa de sobrevivência e são menos propensos a adoecer do que os laterais. As hastes retiradas do lado sombrio criam raízes mais facilmente do que aquelas que estavam ao sol.O material de plantio pode ser colocado em um promotor de crescimento e depois enraizado em uma panela. Então você obtém hortênsias internas, que podem ser transplantadas para o campo aberto para a próxima temporada.
Para a colheita das estacas, é melhor levar galhos onde as placas das folhas são pequenas. O material pode ser retirado exclusivamente de uma planta saudável até 12 anos. As estacas são cortadas em um comprimento de 15 a 20 cm e sua espessura não é superior a 7 mm. Cada amostra deve ter pelo menos 4 botões de crescimento desenvolvidos.
Camadas
As hortênsias são propagadas por camadas no início da primavera, até que os botões se abram. Ao redor da planta mãe, o solo é afrouxado. Dos brotos laterais, arranque a folhagem. No solo, faça recortes de 2 cm e dobre-o e fixe os brotos destinados ao enraizamento. As camadas de rega são realizadas todos os dias. O solo deve estar úmido. No final do período de verão, as camadas criarão raízes e formarão novos rebentos.
Polvilhe camadas com terra para que o topo permaneça. Você pode corrigi-los usando suportes de arame.
Quando os brotos da camada crescerem 25 cm, realize o corte. Em outubro, usinas de meio metro são desenterradas e divididas. Esse material de plantio é escavado no chão. No inverno, eles jogam mais neve em cima para manter o calor.
Importante! Com a chegada do calor da primavera, as mudas criam raízes em terreno aberto para crescimento temporário. Em um local permanente demitir com a idade de 1 ano.
Dividindo o mato
O procedimento é realizado no início da primavera, antes do início da estação de crescimento. O solo ao redor da planta é abundantemente regado. Depois que a terra amolece, o arbusto é cuidadosamente removido junto com o rizoma. É dividido em várias plantas separadas, garantindo que as raízes permaneçam intactas. Cada parte está enraizada em campo aberto como uma muda jovem.
Doenças e Pragas
Alpenglyuchen não costuma sofrer de doenças. Violando as regras da tecnologia agrícola e a composição do solo insuficientemente ácida, o arbusto pode ser afetado pela clorose. A doença se manifesta no fato de que a massa verde da hortênsia adquire uma tonalidade visivelmente mais clara em comparação com a original.
A clorose pode ser eliminada usando uma solução de nitrato de potássio (comprado em uma loja, usada de acordo com as instruções), que trata as áreas afetadas.
Às vezes, oídio aparece nas folhas, o que leva ao aparecimento de manchas de cor escura. Na luta contra o oídio, é usada uma solução de sabão e cobre. Para fazer isso, 100 g de sabão em pó são dissolvidos em 9 l de água quente e 10 g de sulfato de cobre diluído em 1 l de água são derramados lá.
Pragas praticamente não tocam hortênsia. Ocasionalmente, existem invasões de caracóis que danificam a massa verde da planta. Eles estão lutando com eles manualmente.
Aplicação em paisagismo
Macrophylla Alpengluhen é procurada por simples jardineiros amadores e designers profissionais, e é frequentemente usada em composições de paisagens. Uma de suas vantagens é o tempo de floração tardia. Ela é capaz de agradá-los em um momento em que a maioria das outras culturas já desapareceu.
A hortênsia pode ser plantada sozinha no fundo de um gramado verde ou em companhia de coníferas sempre verdes, cujas agulhas têm um efeito benéfico na composição do solo ao cair. Talvez uma combinação com culturas de folha caduca ou outros tipos de arbustos floridos.
Variedades de hortênsias de folhas grandes Alpenglyuchen é considerada uma das mais bonitas. A hortênsia pode ser cultivada de forma independente, mas é mais fácil comprar mudas em viveiros comprovados. O algoritmo de plantio e cuidados com as plantas não é complicado e é acessível até para um jardineiro amador. Seus esforços serão recompensados com magnífico esplendor de arbustos floridos, que encantarão os outros.