As flores de hortênsia originais Little Lyme podem decorar qualquer jardim e parque da cidade, porque este arbusto anão compacto não apenas floresce, mas também murcha muito bem no outono. É utilizada em plantações em grupo e individuais, decoradas com bordas e gazebos, e também devido ao seu baixo crescimento, é cultivada em vasos em varandas e galerias. Essa variedade é muito famosa e amada pelos jardineiros de todo o mundo, porque tem tudo de bonito: inflorescências e folhas arejadas mudando de cor no outono.
Descrição das hortênsias Little Lyme
Hortênsia de panícula Little Lime ou Hydrangea paniculata Little Lime é um arbusto atrofiado que cresce até um metro de altura e cerca de 120 cm de diâmetro na idade adulta. Os rebentos dessa variedade são eretos, muito fortes. As folhas são grandes, foscas, pintadas de verde e com bordas serrilhadas. Com a chegada do outono, a folhagem adquire uma cor púrpura, que é uma característica individual dessa variedade.
A pequena hortênsia de Lyme começa a florescer em julho, e o período de floração pode continuar até que as primeiras geadas apareçam. Suas inflorescências na forma de vassouras, semelhantes aos hemisférios, consistem em muitas flores pequenas. Além disso, são de dois tipos: infértil e fértil.
Você sabe Em homenagem à princesa do Império Romano, que tinha o nome Hortense e recebeu o nome eaquela linda flor.
As flores das quais as sementes são formadas estão escondidas no meio de panículas. Eles têm um aroma mais pronunciado para atrair insetos polinizadores, mas em tamanho são muito menores que estéreis, projetando-se para a frente.
A cor das inflorescências varia dependendo da fase da floração. No começo, eles são verde-claro, depois se tornam limão e creme, mais perto do final da floração ficam com uma cor branca como a neve e depois ficam rosados.
As inflorescências secas de Little Lyme também são muito bonitas, roxas ou framboesas. Ao toque, eles se assemelham a papel vegetal. Eles são freqüentemente usados na preparação de arranjos florais de flores secas. Vale a pena notar que a cor das flores, essa variedade de hortênsias, só mudará se for plantada em um local ensolarado.
Quais prêmios a hortênsia de Little Lyme recebeu?
Essa variedade foi criada na Holanda como um arbusto com brotos muito poderosos que podem suportar inflorescências pesadas e grandes sem suporte adicional. Por isso, ele foi amado por jardineiros amadores e paisagistas profissionais.
O belo Little Lime recebeu um merecido prêmio da Sociedade de Jardineiros da Pensilvânia em 2006., e dois anos depois no Reino Unido, ela foi notada por membros da Royal Society of Gardeners. E também o maior prêmio foi a composição das belas inflorescências arejadas desta planta em uma exposição na Filadélfia.
Quais são as diferenças entre Limelight e Little Lime
Hortênsia de panícula Little Lime é um híbrido de uma planta semelhante chamada Limelight (ou Lime Light). Esses dois arbustos diferem apenas em altura., porque a planta original pode crescer até 3 m e seu híbrido em miniatura, por regra, não atinge um metro.
O resto é essas variedades de hortênsias são quase idênticas e não apresentam outras diferenças significativas. Ambas as variedades são amplamente utilizadas no paisagismo, apenas Little Lime, como todos os litles, fica mais frequentemente em primeiro plano, devido ao seu crescimento em miniatura. Mas um Limelight de nível superior é plantado atrás dele. Eles podem ser combinados entre si, criando composições de vários estágios.
Plantação de hortênsias
Para que os arbustos jovens criem raízes em um novo local, eles precisam ser plantados corretamente. Primeiro, o local mais adequado é selecionado, a mistura do solo é preparada e, em seguida, o plantio é realizado diretamente.
Tempo de pouso
Você precisa plantar Little Lime no início da primavera antes do início do crescimento ativo. Mas em regiões onde o clima é relativamente quente, os arbustos jovens podem ser plantados no outono. É necessário escolher um dia seco e moderadamente ensolarado, e é aconselhável plantar os arbustos de manhã cedo ou à noite.
Seleção de Assento e Mudas
Um local para cultivar hortênsias Little Lyme deve estar localizado no lado sul, mas protegido da luz solar direta. A melhor opção é uma pequena penumbra, para que os galhos jovens não queimem e a árvore possa crescer e se desenvolver normalmente.
Este tipo de hortênsia é muito tolerante com a composição do solo, o principal é que não é alcalino e não contém cal. As mudas podem ser compradas em uma loja especializada ou em um viveiro, bem como crescer independentemente de sementes, estacas ou camadas. O principal é que eles são saudáveis e fortes.
Preparação do solo
Antes de plantar hortênsias, é necessário cavar um terreno em que crescerá, para que o solo fique saturado com oxigênio e permita melhor a passagem da água.
Esta variedade cresce melhor em solos ácidos ou neutros.portanto, para encher o poço, é aconselhável preparar uma mistura de areia, turfa e terra de folha, com a adição de fertilizantes minerais. Você pode facilitar ainda mais - compre um substrato pronto, que contém tudo o que você precisa para o desenvolvimento de plantas jovens, em uma loja especializada.
Importante! Ao plantar hortênsias, o colo da raiz deve permanecer intacto com o solo, caso contrário a planta poderá morrer.
Algoritmo de pouso
Para plantar a hortênsia da panícula Little Lyme em campo aberto, você deve seguir este algoritmo:
- Cavar buracos com cerca de 30 cm de profundidade e diâmetro igual.
- Apare todas as raízes um pouco para fazê-las crescer melhor.
- Encurte os brotos, deixando não mais que 2-3 pares de brotos bons em cada um deles.
- Despeje metade da mistura de solo previamente preparada no poço.
- Coloque as mudas por cima, distribuindo cuidadosamente o rizoma.
- Adicione o restante da mistura fértil por cima, lave um pouco e regue bem.
- Cobrir o círculo próximo ao tronco com uma espessa camada de turfa, para reter melhor a umidade, e a planta enraíza-se mais rapidamente em um novo local.
A princípio, é necessário regar os arbustos o mais rápido possível, mas não permitir o alagamento para que seus sistemas radiculares comecem a crescer o mais rápido possível.
Cuidado
Hortênsia de panícula Little Lyme refere-se às plantas que não são difíceis de cuidar. Só é necessário regar a tempo, evitando que o solo seque, fertilize, corte e prepare-se para o inverno.
Rega e pulverização
Esta variedade de hortênsia precisa de rega semanal. É necessário levar dois baldes de água sedimentada ou de chuva e despejar sob cada arbusto. Se não estiver quente lá fora e chover, a quantidade de água para irrigação ou sua frequência pode ser reduzida.
Periodicamente, você precisa regar os arbustos com uma solução fraca de ácido cítrico para manter a acidez ideal do solo. Em dias muito quentes e com baixa umidade, é aconselhável pulverizar hortênsias com água para que não sofram falta de umidade.
Fertilizante
A aplicação de fertilização sob arbustos de hortênsia deve ser realizada para que a floração seja abundante e longa.
É realizado de acordo com esse esquema:
- no início da primavera, faça um complexo de minerais para plantas com flores de acordo com as instruções;
- no início da floração, são necessários fertilizantes nitrogenados;
- no final de agosto, são adicionados fertilizantes de fósforo e potássio.
Além disso, para um bom crescimento e floração, é necessária a fertilização orgânica, que é adicionada ao solo na forma de soluções a cada três anos.
Poda
Aparar hortênsia Little Lime para a formação de coroas é desejável em outubro-novembro, mas é possível na primavera de março a abril. Todos os brotos são encurtados, a cerca de 30 cm de cada, para que no próximo ano possam crescer ainda mais densos e florescer mais abundantemente. Para a mesma finalidade, os rebentos centrais são removidos.
Na primavera, após derreter a neve, é imperativo cortar todas as partes danificadas e congeladas da planta. E no outono, você pode realizar podas antienvelhecimento e remover todos os brotos muito antigos, bem como aqueles que são arbustos muito grossos.
Você também precisa cortar todos os pequenos rebentos de floração, para que os grandes adquiram mais substâncias úteis necessárias para a floração. Se você quiser que o arbusto se torne uma árvore, você pode cortar todos os brotos, deixando apenas um no centro. Nesse caso, os galhos serão formados apenas na parte superior.
Preparações de inverno
Os arbustos adultos não precisam ser cobertos, porque essa variedade de hortênsias é resistente à geada, mas mudas jovens com menos de três anos de idade são mais protegidas das condições climáticas do inverno. Os galhos precisam ser conectados para que não sejam danificados pelo vento ou pela neve e depois cobertos com um palmo.
Reprodução
Propagação de hortênsias Little Lyme pode ser feita de três maneiras, que têm suas próprias vantagens e desvantagens. Você pode escolher qualquer um deles que seja mais adequado em cada situação específica. Como regra, essa variedade é propagada por sementes, camadas ou estacas.
Importante! Todas as partes da hortênsia são venenosas devido aos elementos cianogênicos contidas nelas, portanto não podem ser comidas.
Sementes
A propagação de sementes é praticada muito raramente, porque esse método é bastante demorado e demorado. Aguarde plantas com flores por pelo menos 4 anos. Além disso, quando cultivada dessa maneira, a hortênsia não mantém suas características varietais, portanto pode ser muito diferente da variedade Little Lyme.
A semeadura no solo pode ser na primavera e no outono. Durante a semeadura na primavera, elas devem ser estratificadas por um mês a uma temperatura de +3 ... + 4 ° C. Semear em fileiras, entre as quais deve haver uma distância de cerca de 10 cm.
Estacas
As estacas podem ser cortadas de brotos verdes e de lignificados. Se você decidir retirar o material de plantio de galhos antigos, isso poderá ser feito durante a poda da primavera, quando os botões começarem a inchar. Cada identificador deve ter pelo menos dois nós. De baixo, é necessário fazer um corte imediatamente abaixo do rim em ângulo agudo e de cima - logo acima do rim superior.
As estacas são plantadas no solo, que consiste em turfa e areia em quantidades iguais ou em um substrato comprado em uma loja. Eles precisam ser enterrados no solo não mais que 3 cme verifique se o rim inferior deve estar no subsolo. De cima, você precisa cobrir as estacas plantadas com filme, vidro ou pode fazer pequenas estufas usando grandes garrafas de plástico.
O principal requisito é manter constantemente a umidade do solo. Se for respeitado, as primeiras folhas aparecerão em um mês. Nesse momento, será possível remover a cobertura e, em um ano, as mudas jovens estarão prontas para o plantio em local permanente. Para irrigação de mudas, é permitido o uso de água morna e sedimentada. Para acelerar a formação das raízes, é possível dissolver o pó de Kornevin na quantidade especificada nas instruções.
Camadas
Para fazer camadas, você precisa dobrar brotos fortes e saudáveis no chão, cortá-los levemente, fixar e polvilhar com terra. Cerca de um ano depois, essas partes da planta ficam bem enraizadas e podem ser separadas dos arbustos e transplantadas usando a mesma técnica usada no plantio de mudas adquiridas.
Doenças e pragas das hortênsias
Hortênsia de panícula Little Lime é muito raramente afetada pela doença. Eles surgem apenas se a planta não receber os cuidados necessários.
Se os arbustos não forem suficientes para o desenvolvimento normal, os seguintes problemas podem aparecer:
- folhas marrons - o resultado do excesso de umidade;
- secagem de folhas - falta de umidade;
- manchas marrons - queimaduras da luz solar muito brilhante.
Você sabe O nome Hydrangea se traduz literalmente como água em um vaso, que descreve com muita precisão o amor da hortênsia por rega regular.
Esses problemas são eliminados de maneira muito simples, ajustando o cronograma de rega e protegendo os arbustos para protegê-los da luz solar direta.
Mas as pragas de insetos geralmente se instalam em inflorescências e folhas e, se não forem notadas a tempo e a propagação for impedida, podem danificar partes da planta e, nas situações mais difíceis, até levar à sua morte.
Na maioria das vezes, essa variedade sofre ataques de pulgões, gorgulhos, caracóis e insetos.. Se as folhas e as flores começarem a enrolar e a cair, isso pode indicar sua aparência. Para combater essas pragas, você pode pulverizar as plantas com uma solução a 10% de sabão em pó ou preparações inseticidas compradas em uma loja para jardineiros.
Se você deseja que o seu jardim seja florido e vibrante até o outono mais profundo, observe melhor a hortênsia Little Lyme. Uma característica dessa variedade não é apenas uma mudança na cor das inflorescências, mas também uma bela aparência das folhas e um murcha incomum, que parece muito atraente. Além disso, esta hortênsia é despretensiosa em seus cuidados, tolera uma diminuição da temperatura e seus rebentos são muito fortes e duráveis.