O espinheiro é amplamente utilizado na culinária, paisagismo, medicina e cosmetologia. O óleo de espinheiro marítimo é usado para tratar e prevenir muitos problemas de saúde. Este produto pode ser comprado na farmácia ou preparado em casa. Para obter dicas sobre como fazer isso, consulte o artigo.
Propriedades úteis do óleo de espinheiro marítimo
O extrato de óleo de espinheiro marítimo é um componente de alguns medicamentos, faz parte de loções, pomadas e também é amplamente utilizado na medicina popular. É um líquido espesso vermelho-alaranjado com cheiro e sabor específicos.
Os benefícios deste produto são devido à sua rica composição química. Contém carotenóides, tocoferóis, esteróis, fosfolipídios, vitamina K, ácidos orgânicos.
- Está provado que o óleo de espinheiro marítimo tem os seguintes efeitos benéficos no corpo humano:
- anti-inflamatório;
- antibacteriano;
- analgésico;
- cicatrização de feridas;
- emoliente;
- restaurador.
É capaz de restaurar células de tecidos moles, aumentar o conteúdo de proteínas no fígado e regular o metabolismo.
Você sabe O nome latino para hipopótamo vem de duas palavras gregas traduzidas como "cavalo" e "brilho". Na Grécia antiga, a planta era usada ativamente para tratamento não apenas pessoas, mas também cavalos, alimentando-os com folhas, para que o pêlo dos cavalos fosse brilhante e saudável.
Para que é utilizado
As propriedades únicas do extrato de óleo de espinheiro marítimo são usadas na medicina, na medicina tradicional e folclórica e na cosmetologia. Eles são aconselhados a tratar doenças de pele: eczema, úlceras de pressão, queimaduras. Este remédio ajuda bem com úlceras estomacais, gastrite, duodenite. Eles lubrificam as gengivas com inflamação. A ferramenta é instilada no nariz e na boca com sinusite e amigdalite. Os ginecologistas o aconselham a curar a erosão cervical, lesões na mucosa vaginal e fissuras nos mamilos.
Para fins preventivos, o produto é utilizado para prevenir o desenvolvimento de deficiência de vitaminas, aterosclerose, doenças virais sazonais, queda de cabelo
O óleo faz parte de produtos cosméticos como cremes para o rosto, mãos e corpo, bálsamos, máscaras capilares. Ajuda a clarear e apertar a pele, lidar com a acne, suavizar pequenas rugas.
Importante! O óleo de espinheiro marítimo é um produto alergênico. Antes de aplicá-lo, é necessário realizar um teste aplicando uma pequena quantidade na curva do cotovelo e seguindo cuidadosamente a reação.
Coleta e preparação de matérias-primas
As bagas são colhidas no momento da maturidade total. O amadurecimento dos frutos do espinheiro marítimo ocorre em agosto - outubro. Você pode descobrir se as bagas amadureceram com a intensidade da cor da pele. Frutos maduros devem ser densos e facilmente separados dos pecíolos. Para obter o produto da mais alta qualidade com o número máximo de elementos úteis, é necessário que eles ainda caiam nos galhos por 1,5 a 2 semanas.
A colheita de frutas deve ser feita em tempo nublado.. Eles precisam ser cuidadosamente separados dos galhos ou cortados. Um dos métodos mais rápidos é coletar usando um pente especial. Você precisa limpar as bagas em um avental e luvas.
Após a colheita, os frutos devem ser bem separados, removendo-os estragados e apodrecidos e depois lavados em várias águas. Um produto é considerado adequado para cozinhar se a água que é drenada for clara. O estágio final da preparação é a secagem. As frutas devem ser jogadas em uma peneira, permitindo que o líquido escorra completamente, depois espalhe em uma peneira ou bandeja e coloque em uma sala bem ventilada ou sob um dossel.
Você sabe O espinheiro marítimo, juntamente com a raiz do cinquefoil branco, foi usado para tratar as vítimas do desastre de Chernobyl.
Métodos de cozimento
O processo de produção de petróleo é bastante simples. Existem quatro maneiras de preparar este produto em casa. Cada um deles utiliza diferentes matérias-primas. O produto pode ser prensado a partir de bagas. Também é isolado do bolo de óleo, suco de baga e sementes.
De bagas cruas
O óleo feito de frutas frescas é da mais alta qualidade.. Para obtê-lo, você precisa de 1 kg de frutas. Primeiro você precisa espremer o suco usando uma prensa. Em seguida, é necessário defendê-lo em uma sala com temperatura baixa ou filtrar. O óleo deve flutuar para a superfície. Deve ser removido com uma colher e colocado em um recipiente de vidro escuro.
O suco que resta pode ser submetido a um processo de preservação. É misturado com açúcar na proporção de 1 para 1,5.
Do bolo
O produto obtido dessas matérias-primas é inferior em qualidade e número de propriedades ao óleo produzido a partir de bagas. Você pode distinguir por uma cor mais clara.
Prepare o produto da seguinte maneira:
- Bagaço de óleo obtido após espremer o suco em uma quantidade de 100 g é misturado com 0,5 l de óleo de girassol não refinado.
- A mistura é insistida por uma semana, agitando ou mexendo periodicamente.
- Para filtrar e girar.
- Despeje em um recipiente de vidro escuro.
O armazenamento desse produto deve ser realizado na geladeira.
Vídeo: Cozinhar óleo de espinheiro marítimo a partir de bagaço
O óleo também pode ser preparado a partir de farinha seca. Para fazer isso, esprema o suco de 200 g de frutas. A polpa deve ser seca e picada, por exemplo, usando um moedor de café. Em seguida, a matéria-prima deve ser combinada com 400 ml de azeite ou óleo de milho, aquecidos a uma temperatura de + 40 ° C. Infundir o produto por duas a três semanas. Periodicamente, vale a pena agitar. Após o período especificado, o líquido deve passar pelo filtro e despejar em um recipiente escuro.
De suco
Fazer manteiga com suco não é difícil. As bagas devem ser espremidas com um espremedor. Em seguida, o suco deve ser colocado para sedimentação. Alguns dias depois, um filme de óleo se forma em sua superfície. Deve ser cuidadosamente removido e colocado em um recipiente de vidro escuro.
Para obter um produto mais enriquecido, o processo deve ser complicado. A tecnologia para produzir um produto de petróleo é a seguinte:
- Após a remoção do óleo da superfície do suco, o líquido, que não se separa da polpa, deve ser colocado no forno, aquecido a uma temperatura de + 60 ° C, para desidratação.
- Em seguida, o produto é passado através de um moedor de carne.
- Depois disso, parte da polpa é colocada em um prato coberto com esmalte e derramado com óleo de girassol. Para 5 kg de bolo, é necessário 1 litro.
- A mistura é mantida no forno a uma temperatura de + 60 ° C por 1-1,5 horas.
- Passe por um espremedor.
- A polpa obtida após a prensagem é colocada em uma tigela esmaltada, vertida com óleo de girassol e levada ao forno por 1-1,5 horas.
- Em seguida, despeje o extrato de óleo obtido no parágrafo 5.
Semente de baga
Para obter o extrato de óleo das sementes, elas devem ser moídas em um moedor de café até o estado de pó. A farinha resultante deve ser derramada com azeite. Os líquidos são tomados para cobrir ligeiramente o pó. Esse produto deve permanecer em um local escuro por duas semanas. Antes de usar, deve passar pela gaze.
O produto assim obtido tem menos benefício do que o produzido a partir de frutas frescas. Como não há pigmento laranja nos ossos, o suco será transparente.
Como fazer na indústria
Em condições industriais, o produto descrito é obtido do suco com polpa por três vezes a extração de vitaminas lipossolúveis com óleo de girassol, a separação do líquido por prensagem e a secagem da matéria-prima a uma temperatura de + 60 ° C. Essa tecnologia de produção é preservada desde o século XVII.
Importante! O óleo de espinheiro marítimo, preparado de qualquer forma, deve ser armazenado a uma temperatura que não exceda + 10 ° C em um recipiente fechado de vidro escuro.
Portanto, o óleo natural de espinheiro marítimo é um produto útil recomendado para eliminar vários problemas de saúde. Pode ser comprado na rede de farmácias ou feito de acordo com as receitas em casa, com frutas, bagaço de oliva, sementes de baga. Antes de usar produtos com óleo de espinheiro, certifique-se de que não há contra-indicações.