A carpa cruciana é um dos peixes mais encontrados em nossos reservatórios e, portanto, o troféu de pescador mais esperado. No entanto, nem tudo é tão simples: pegar esse peixe rápido e cuidadoso requer conhecimento e equipamento adequado. Um dos elementos principais é a trela, e será discutido no artigo.
Por que você precisa de uma trela
Uma trela é uma camada de um fio de pesca localizado entre a linha de pesca e o anzol. Quase sempre, essa parte do equipamento tem menos carga e um diâmetro menor.
Recursos da peça de encaixe:
- Protege a linha de pesca de cair durante pesadas capturas ou prender na água.
- Cria a ilusão da posição natural da isca, distrai a atenção da linha de pesca principal.
- Ao pescar predadores, peixes grandes protegem a base de lanches, atingindo a si mesmos.
- Ele permite que você troque rapidamente o gancho e o bico.
- Torna o equipamento mais sensível com uma mordida lenta.
Assim, a trela aumenta as chances de uma mordida. Um peixe cuidadoso vê a isca, mas não a associa ao perigo. Na água limpa, esse é um fato particularmente importante. Elemento não menos útil em um lago lamacento e mesmo com um fundo irregular e grosseiro. No caso de uma ruptura, é mais fácil trocar uma pequena parte da vara do que perdê-la: linha de pesca, alimentador, chumbada.
Você sabe A carpa feminina pode aparecer com espécies relacionadas, por exemplo, com dourada, carpa, barata. É verdade que, neste caso, o esperma apenas estimula o desenvolvimento dos óvulos, mas não o fertiliza.
Opções de trela
O comprimento e o volume da linha de pesca, mesmo a sua cor, depende da vara de pesca e das condições de pesca. Para uma bóia, o comprimento do elemento do galho é de 15 a 30 cm. O diâmetro da linha de pesca é de 1 a 1,2 mm menor que o cabo principal. O cruzado pode lançar uma trela muito curta, tendo sentido a resistência do tackle. Um elemento que é muito longo exigirá maior atenção à mordida, uma grande distância do chumbado à isca o lubrifica, e o pescador não tem tempo para capturar a captura.
Para um alimentador clássico, o comprimento da peça de ferramenta é em média de 70 cm. Ao mesmo tempo, em águas paradas, o tamanho ideal é de 30 a 50 cm, e em correntes fortes é de até 100 cm. A espessura da linha de pesca da carpa cruzada é de 0,16 mm. Para uma donka comum, dependendo da topografia do fundo, o comprimento da postura é de 30 a 100 cm, o diâmetro é de 0,12 a 0,14 cm. Outro parâmetro importante é a força. Se a linha suportar uma carga superior a 2 kg, é pesada e perceptível, a isca é alimentada de maneira não natural, o que assustará as capturas. O parâmetro ideal é 1,5-1,8 kg.
Importante! Em cada caso, é necessário tentar um comprimento diferente: o cruzado pode picar a ponta do gancho e atirar a isca, sentir a tensão ou puxar a isca e desaparecer. É por isso que pescadores experientes usam coleiras diversas, deixando a opção mais ideal.
Qual linha usar
A escolha da linha de pesca determina o local e a hora da pesca, bem como o design da vara de pescar. Normalmente, a carpa cruzada escolhe uma linha com um diâmetro de 0,15-0,18 mm. De acordo com pescadores experientes, o comprimento deve ser, em primeiro lugar, conveniente para o vazamento, fixação do bocal e capacidade de remover o peixe capturado. Idealmente, quando o comprimento da linha de pesca é de 9 partes do tamanho da vara.
Os principais critérios de seleção:
- durabilidade;
- furtividade;
- seção redonda;
- diâmetro igual em todo o comprimento;
- superfície lisa;
- cor uniforme sem bolhas, manchas escuras, transparência;
- o material não está sujeito a deterioração.
O fio de pesca, apesar da transparência, pode ser tingido em algum tom. Existe uma variante da cor pontilhada, em que as partes transparentes da linha alternam com a cor escura. Em princípio, essa linha de pesca é adequada em qualquer reservatório com quedas de fundo, com transições de superfícies rochosas para ilhotas de algas.
Qual o tom a escolher depende das condições de pesca:
- pesca diurna - transparente sem cor;
- noite - qualquer tom escuro, azul, marrom;
- reservatórios com fundo de turfa pantanoso - marrom;
- rio, lago com brotos gramados - verde.
Trela de bricolage
Então, você decidiu sobre a vara de pescar, o tamanho da linha de pesca e a postura, é hora de construí-la.
A sequência de ações:
- Um pedaço de linha de pesca com o comprimento adequado é medido.
- Um gancho será anexado de um lado (em detalhes abaixo).
- Do outro lado, dependendo do método de conexão ao cabo principal, é feita uma alça ou um giro (mini mosquetão).
Conexão por gancho
Primeiro, você precisa determinar o tamanho do gancho: para as carpas, use os números 4-6. Um elemento de tackle de alta qualidade é durável e ao mesmo tempo um pouco elástico ao tentar dobrá-lo ou dobrá-lo. É melhor pegar um único gancho com um olho, é adequado para varas diferentes.
Você sabe Crucian — um dos poucos peixes que podem hibernar no inverno durante o congelamento de um lago. No entanto, ele sobrevive mesmo com gelo completo, até o fundo.
Você pode tricotar um nó chamado "Palamar":
- Faça um laço no final da linha de pesca.
- Passe-o pelo anel do gancho.
- Enrole três vezes ao redor da seção de loop abaixo. Não aperte o conjunto.
- Jogue o laço na ferramenta para que ambas as bordas da linha de pesca fiquem nos dois lados da peça.
- Puxe o fundo da trela delicadamente e com firmeza.
Segunda opção de montagem:
- Rosqueie o final da linha no anel.
- Gire em torno de seu eixo 5 vezes para que uma orelha da linha de pesca seja formada no anel do gancho.
- Em seguida, puxe a ponta da linha para este orifício e aperte o nó.
- Corte a linha de fora da linha de pesca.
Montar trelas prontas em uma caixa com equipamento. Você precisa prender na linha de pesca principal que já está na praia.
Métodos de fixação à linha de pesca principal
Você pode fixar a base da camada com um nó simples, mas se precisar substituí-la, precisará cortá-la.
É muito mais fácil amarrar um loop em um loop:
- Para fazer isso, tricotar duas alças: no final da linha de pesca e em camadas.
- Enrosque uma trela no olho da base e a base no anel do elemento leigo.
- Aperte suavemente os dois lados, formando um nó.
O método é o mais popular porque permite desatar rapidamente o nó e substituir as peças, se necessário.
Importante! Você também pode se conectar usando articulações, mas um grande número de nós reduz a capacidade de carga da engrenagem.
Técnica e tática de pesca
A carpa cruciana evita a água grande com uma corrente forte, portanto pode ser encontrada em pequenos rios ou lagos, em lagoas. Peixes médios e pequenos mantêm-se mais próximos da costa, espécimes grandes preferem profundidade.
Lugares favoritos:
- diferenças de profundidade;
- vegetação subaquática;
- árvores caindo na água, galhos.
A carpa é capturada com vários equipamentos, mas a mais popular é a vara de pescar com bóia.
- No entanto, cada método tem suas vantagens:
- O alimentador permite pescar longe da costa.
- Donka é bom em ventos fortes, não sopra a corrente.
- O flutuador é ideal em clima calmo, ondulações leves. Faz você se sentir bem.
Pescadores experientes dizem que a pesca noturna é a mais eficaz.. Neste momento, o peixe não é tão cuidadoso, além disso, ela está procurando ativamente por comida. O pico da pesca é o relógio da manhã: 4–5 da manhã. Uma das principais dicas: escolha diferentes opções de isca. Antes de pescar, você definitivamente precisa alimentar o peixe.
Confira
Para uso crucian:
- alimento composto;
- farelo;
- milho;
- bolo;
- oleoso
- ervilhas
- sêmola;
- farinha de milho.
Na primavera e no verão, são necessários ingredientes animais, como larvas, minhocas e vermes. Ao realizar a pesca com mosca, a isca é jogada em pequenas porções, jogando um pouco de vez em quando. Essa abordagem manterá o peixe no lugar da pesca.
Pescar com longas moldes de varas de pesca envolve isca com bolas grandes. A mistura deve ser bem moldada para não ficar azeda por muito tempo. A taxa de alimentação a seguir é abandonada após a mordida, caso contrário, o peixe pode ficar com medo.
Depois de morder e fisgar, o peixe luta para se libertar. Você não deve arrastar drasticamente a presa imediatamente para você: o anzol pode quebrar o corpo do peixe e sair. É melhor apertar quando o indivíduo estiver exausto e se acalmar, especialmente esta regra se aplica a espécimes grandes.
Algumas recomendações para a captura de pescadores experientes:
- O anzol é feito com um movimento forte e afiado, depois se encaixa firmemente no corpo do peixe. Se a vara de pescar estiver leve, corte com um aceno curto da mão.
- O balanço amplo exige equipamento pesado ou linha de pesca flácida.
- A pesca em alta velocidade requer um engate imediato assim que o flutuador sacode.
- Em grandes profundidades, você precisa esperar até que o peixe engula a isca.
Assim, a trela é parte integrante da haste, que executa várias tarefas importantes ao mesmo tempo. A autoprodução não requer habilidades especiais, mas apenas conhecimento dos parâmetros e métodos de instalação com o restante dos componentes.