Ramos jovens de endro são frequentemente usados para fazer saladas de legumes frescos. O aroma de ervas frescas ajuda a aumentar o apetite e melhora as características de sabor do prato, muitos agricultores querem cultivar endro exclusivamente para hortaliças, ou seja, variedades que não formam guarda-chuvas. Neste artigo, descobrimos se o endro existe sem guarda-chuvas, considere uma descrição das variedades de plantas mais famosas e as características de seu cultivo.
Existe endro sem guarda-chuvas
O endro jovem tem verduras muito tenras e suculentas. Porém, após a formação dos guarda-chuvas, o caule da planta fica rígido e não é mais adequado para o consumo fresco.
Você sabe Os óleos essenciais contidos no endro ajudam a limpar as vias aéreas do escarro durante resfriados.
Os guarda-chuvas formados contêm sementes, com a ajuda da qual a planta se reproduz; portanto, o endro não existe sem guarda-chuvas, essa parte é vital para a planta. Mas existem tipos especiais dessa grama apimentada, na qual os guarda-chuvas são formados bastante tarde.
Além disso, essas espécies vegetais também são caracterizadas por essas qualidades:
- alta produtividade;
- aroma persistente e agradável;
- forma de folha bonita;
- cor saturada da massa verde.
Tudo isso permite o uso de verduras perfumadas em sua forma fresca o maior tempo possível e evita o rápido envelhecimento das plantas.
Classificação
Ao escolher uma variedade de endro para cultivar em seu site, você precisa se familiarizar com suas características e características dos cuidados com as plantas. Dependendo do tamanho do mato, do período de maturação e do local de cultivo, todas as variedades podem ser divididas em vários grupos. Considere uma breve descrição das melhores variedades pertencentes a cada um desses grupos.
Por tamanho
Todas as variedades de endro, que são cultivadas para obter vegetação, podem ser divididas em dois grandes grupos, dependendo do tamanho de uma planta adulta. Existem plantas que crescem em um arbusto volumoso e extenso, que ocupam muito espaço no jardim, mas permitem obter o rendimento máximo. Os arbustos baixos parecem muito compactos e têm um rendimento mais baixo, mas podem ser cultivados não apenas em campo aberto, mas também em ambientes fechados.
Bush
As plantas pertencentes a esse grupo têm a forma de um arbusto que se espalha. Sob condições de cuidado adequado, eles podem produzir uma colheita abundante e são caracterizados pelo amadurecimento de sementes a longo prazo, o que permite um uso mais prolongado do endro como verduras aromáticas.
As melhores variedades deste grupo são:Importante! As variedades de arbusto de endro requerem uma quantidade suficiente de espaço livre e precisam de linhas de desbaste.
- Padrões. As plantas crescem muito lentamente e não excedem uma altura de 1 m, mas, com o devido cuidado, proporcionam um alto rendimento de 50 g de vegetação de um arbusto. As folhas são grandes em tamanho e aroma persistente, crescem a partir da própria raiz. Colhida 2 meses após o aparecimento de brotos verdes. Essa variedade é imune a doenças fúngicas e contém muita vitamina C.
- Foodie. Sua altura geralmente não excede 20 cm, o endro apresenta folhas verde-escuras e produz um alto rendimento, que amadurece em apenas 1,5 meses. As plantas têm um aroma persistente e não são exigentes em cuidados. A variedade é caracterizada pela resistência ao clima frio e praticamente não é afetada pela doença.
- Bushy. A planta requer muito espaço no jardim, e sua altura é de cerca de 1,5 m, caracterizada por folhas macias de cor verde escura, exalando um aroma agradável. O endro amadurece em 40 dias e não requer cuidados específicos. O rendimento de um arbusto é de cerca de 30 g de verduras picantes, que por um longo tempo mantém uma aparência atraente.
Nos verdes
O endro, pertencente a este grupo, tem uma pequena altura, mas é caracterizado por um aroma particularmente forte e uma aparência bonita. Suas folhas têm uma cor verde rica e um agradável sabor fresco.
As melhores variedades de endro em verduras são:
- Longe;
- Máx.
- Granadeiro
- Gribovsky;
- Jacaré
Uma descrição mais detalhada das espécies listadas será discutida mais adiante neste artigo.
No local de cultivo
Nem sempre é possível cultivar verduras em campo aberto. Às vezes, você quer se deliciar com ervas aromáticas no início da primavera ou mesmo no inverno, para que a planta seja plantada frequentemente em estufas e até em peitoris de janelas. Mas nem todas as variedades podem produzir colheitas igualmente boas sob diferentes condições de cultivo.
Abaixo, consideramos uma lista dos tipos mais populares de endro em verduras, que são mais adequados para plantar na rua, crescer em uma estufa ou em uma panela no peitoril da janela.Você sabe Se você pendurar cachos de endro nos cantos da sala, o aroma das especiarias assustará os insetos.
Para terreno aberto
Se possível, verduras picantes devem ser cultivadas em campo aberto.
As melhores variedades de plantas que podem ser cultivadas ao ar livre incluem:
- Longe. A maturidade da colheita pode chegar a 45 dias. A planta tem uma altura de cerca de 30 cm e consiste em várias hastes verdes, cada uma coberta com folhas verdes brilhantes. O rendimento pode chegar a 2,5 kg / 1 m², portanto esse endro é frequentemente cultivado para fins industriais. A vantagem dessa variedade é uma boa imunidade a doenças e resistência a ataques de pragas.
- Máx.. Os arbustos desta espécie no leito parecem muito compactos, sua altura não excede 15 cm As folhas da planta lembram um losango em forma e cobrem densamente os caules. A primeira colheita amadurece aproximadamente 1,5 meses após a semeadura das sementes. Graças à densa massa verde de um arbusto, você pode obter até 50 g de ervas aromáticas frescas.
- Kutuzovsky. O endro pode atingir uma altura de 1 M. Esta variedade combina alta produtividade, amadurecimento precoce e excelentes características de sabor. Suas folhas são redondas e formam um verde exuberante de plantas. Demora cerca de 1,5 meses para amadurecer a colheita. Nesse caso, de um arbusto você pode coletar até 30 g de verduras perfumadas, com um sabor agradável.
Para a estufa
Ao cultivar endro em uma estufa, a planta recebe luz solar insuficiente, o que pode afetar negativamente a quantidade e a qualidade da colheita; portanto, ao cultivar endro em verduras em uma estufa, apenas as variedades podem ser selecionadas que podem crescer nessas condições.
As melhores variedades de plantas para a estufa incluem:- Guarda-chuva. O endro pode crescer até 2 m de altura, então você precisa plantá-lo em uma estufa alta. As folhas da planta são muito perfumadas, têm uma cor verde brilhante e consistem em muitos segmentos semelhantes a fios. A colheita amadurece após 45 dias. De um arbusto você pode obter até 20 g de vegetação.
- Geadas. As plantas são altas - cerca de 1,5 m. A folhagem é grande e densa, tem uma cor verde azulado e sua superfície superior é coberta por uma fina camada de cera. A primeira colheita de verduras pode ser colhida 1,5 meses após a germinação das sementes. A produtividade pode atingir 2,7 kg com 1 m². As folhas têm um aroma muito forte.
- Kibray. O endro desta variedade é caracterizado por crescimento rápido e possui folhas particularmente suculentas e perfumadas. Antes da formação dos pedúnculos, a altura da planta pode atingir 40 cm e, no canteiro, requer muito espaço, pois cresce em um arbusto que se espalha. A primeira colheita pode ser colhida 3-4 semanas após a semeadura. Com bons cuidados a partir de 1 m², você pode obter até 5 kg de verduras picantes. A vantagem da variedade é imunidade persistente a infecções por fungos.
Para peitoril da janela
Se não for possível plantar endro em estufa ou em campo aberto, você poderá escolher variedades adequadas para cultivo em ambiente interno. Se você criar o microclima certo para as plantas, elas também poderão fornecer uma colheita generosa de ervas aromáticas e perfumadas.
Importante! Para plantar endro no parapeito da janela, escolha um vaso longo e profundo, no fundo do qual uma camada espessa de drenagem é necessariamente colocada.
As melhores variedades deste grupo incluem:
- Gribovsky. As plantas estão bem adaptadas para o cultivo em ambientes fechados e são despretensiosas nos cuidados. A altura do arbusto não excede 25 cm e os primeiros verduras já podem ser coletados 38 dias após o plantio. O rendimento de uma planta é de cerca de 30 g. O endro dessa variedade precisa de solo nutritivo e solto; portanto, você precisa usar solo fértil para o plantio, sem esquecer de alimentar periodicamente as plantas com fertilizantes durante o processo de crescimento.
- Granadeiro. A planta atinge uma altura não superior a 30 cm, cujas folhas são de cor esmeralda rica e aroma forte. A colheita amadurece 30 dias após o plantio e pode atingir 2-3 kg de verduras perfumadas com 1 m², sujeitas a rega abundante e oportuna.
- Fogos de artifício. O endro atinge uma altura de cerca de 55 cm e as folhas da planta são colhidas em rosetas volumosas e com pecíolos longos. Uma característica da variedade é que as folhas nunca ficam amarelas, mantendo uma aparência atraente e fresca. A primeira colheita de verduras perfumadas pode ser cortada após 2 meses após a semeadura. O rendimento de um arbusto é de cerca de 95 g de vegetação. Essas plantas quase não formam pedúnculos, então você pode coletar ervas frescas delas várias vezes por temporada.
Por vencimento
Variedades de endro nos verdes diferem entre si em termos de amadurecimento. Dependendo do período de tempo planejado para a colheita de verduras picantes, as variedades de plantas maduras ou mais recentes são escolhidas. No primeiro caso, a colheita amadurece no início do verão e no segundo - de julho a setembro. Considere a classificação do endro por maturidade em mais detalhes.
Maduro precoce
Tais variedades podem ser cultivadas para obter ervas aromáticas no final da primavera. Mas essas plantas formam rapidamente guarda-chuvas e não têm tempo para cultivar uma massa verde exuberante; portanto, o rendimento das primeiras variedades maduras dessa cultura não é muito alto e, ao cultivar endro para verduras, elas são selecionadas muito raramente.
Você sabe Sob o microscópio, o talo fino de endro parece uma estrutura sólida, composta de fibras finas que se fortalecem e células perfeitamente localizadas.
Considere a lista das melhores variedades de amadurecimento precoce:
- Guarda-chuva. As plantas não excedem 1 m de altura e dão a primeira colheita de verduras perfumadas 35 dias após a semeadura. As folhas são pintadas na cor verde brilhante e coletadas em pequenas cavidades, têm bom gosto e aroma agradável. A partir de 1 m², você pode coletar até 5 kg de ervas aromáticas. Para maximizar a produtividade, ele deve ser cultivado em alta umidade e aplicar regularmente fertilizantes contendo nitrogênio.
- Reduto. A planta é baixa, mas possui um sistema radicular bem desenvolvido. Essa variedade demonstra altos rendimentos - até 50 g de verduras de uma planta. As folhas são estreitas e pintadas de verde, coletadas em uma saída levemente elevada. O amadurecimento ocorre 40 dias após a semeadura. Devido ao seu aroma rico, essa variedade é frequentemente usada para a preparação de conservas para o inverno.
- Aurora. Essa variedade é subdimensionada, mas o arbusto na cama parece enorme. Você pode colher a primeira colheita do mato 30 dias após o plantio. As folhas têm uma cor verde brilhante e formam uma roseta densa e exuberante. Dill tem um sabor delicado e aroma único. De uma planta, você pode coletar cerca de 15 g de ervas deliciosas. A planta é imune a quase todas as doenças comuns e é levemente suscetível ao ataque de pragas.
Época média
A vantagem de cultivar variedades de maturação média é que elas amadurecem rapidamente, mas ainda 2 a 2,5 semanas depois das variedades maduras iniciais da planta. Como resultado, os arbustos têm uma massa verde exuberante, o que leva a um aumento na produtividade das culturas.
As melhores variedades de endro com datas de maturação médias incluem:
- Amazônia. A altura do arbusto é de cerca de 1,6 cm, as folhas são grandes, pintadas em uma cor verde azulada e formam uma coroa exuberante no arbusto. Essa variedade pertence a uma das mais produtivas, sem a necessidade de cuidados especiais. Antes da colheita, os verduras passam no máximo 50 dias e as folhas diferem em suculência e aroma de dar água na boca. Em boas condições de cultivo, de um arbusto você pode coletar até 65 g de endro verde.
- Richelieu. Os arbustos podem atingir 1,2 m de altura e ter uma massa verde muito exuberante. A largura de um arbusto pode atingir 30 cm, e folhas grandes são coletadas em rosetas volumosas. A estrutura da folha é aberta, consiste em segmentos filamentosos de cor verde azulado. A massa verde do mato tem um aroma agradável, com cuidados normais a partir de 1 m², você pode coletar 1,2 kg de vegetação. A primeira colheita pode ser realizada após 40 dias. Os guarda-chuvas são formados apenas na segunda metade do verão.
- Folha pesada. A altura das plantas é de cerca de 1,3 m, mas na cama elas parecem muito compactas. Verduras frescas podem ser cortadas após 1,5 meses após a emergência. As folhas são cobertas com uma pequena camada de cera, têm uma cor verde rica e bom gosto. A produtividade é de cerca de 3 kg / 1 m².
Amadurecimento tardio
Ao cultivar endro em verduras, você pode escolher variedades de plantas com maturação tardia que amadurecem apenas em setembro. Isso permitirá obter ervas frescas durante todo o verão até o outono e usá-las não apenas para fazer saladas frescas, mas também para preservação.
Importante! Nas regiões do norte, as variedades de endro com maturação tardia não têm tempo para formar guarda-chuvas antes do início do tempo frio, por isso é recomendável podá-las imediatamente.
As melhores variedades de endro com amadurecimento tardio incluem:
- Jacaré. A planta atinge uma altura de apenas 30 cm, mas possui folhas grandes e muito perfumadas. O amadurecimento do primeiro verde ocorre 1,5 meses após a emergência. A produtividade pode atingir 65 g de um arbusto, e o guarda-chuva começa a se formar somente no final do verão.
- Travesso. Esta variedade pertence a altos arbustos de endro que podem atingir 1,3 m de altura. As folhas da planta se assemelham a pequenos losangos e sua superfície é coberta com um revestimento ceroso. Sujeita às condições de cultivo, a variedade produz um alto rendimento, mas não requer cuidados específicos. A partir de 1 m², você pode coletar até 3 kg de ervas aromáticas. Um guarda-chuva não se forma por muito tempo, para que você possa cortar verduras frescas durante o verão.
- Dill. A variedade é de origem holandesa e é caracterizada por um rápido crescimento. A planta pode atingir uma altura de até 1,5 m, e suas folhas verdes têm um sabor discreto e aroma duradouro. O diâmetro do arbusto é de cerca de 18 cm e leva cerca de 35 dias para amadurecer uma colheita de vegetação. Esta variedade pode ser cultivada em qualquer tipo de solo. A produtividade é de pelo menos 2,5 kg / 1 m², enquanto a massa verde permanece macia e suculenta por um longo tempo.
Como cultivar endro no jardim
O endro pertence a culturas despretensiosas, e suas sementes são caracterizadas por boa germinação, de modo que mesmo um jardineiro iniciante pode cultivá-lo no jardim. Mas, para obter uma colheita rica e de alta qualidade de ervas frescas, você precisa seguir algumas recomendações para plantar uma planta e realizar um pouco de cuidado com brotos verdes.
Aterragem
Para melhorar a germinação das sementes, recomenda-se colocá-las em um pano úmido por dois dias antes do plantio e depois secá-las levemente ao sol.
O momento do plantio do endro depende de onde será cultivado:Você sabe Na Roma antiga, os vencedores da competição usavam não apenas folhas de louro, mas também caules cheirosos de endro como material para grinaldas.
- ao plantar em campo aberto nas regiões sul com início da primavera, as sementes podem ser semeadas no solo já em meados de abril, mas apenas se a temperatura do ar noturno não cair abaixo de 0 ° C;
- nas regiões norte, as sementes são plantadas em campo aberto na segunda quinzena de maio, pois até esse momento existe uma alta probabilidade de geadas noturnas que destruirão as sementes;
- durante o plantio do outono, as sementes são colocadas no solo na segunda quinzena de outubro ou início de novembro; as mudas aparecem no início da primavera;
- na estufa e no peitoril da janela, o endro pode ser plantado em verduras o ano todo, desde que a temperatura do ar na sala não caia abaixo de + 10 ° C.
Ao escolher um local para o plantio de endro, você deve seguir essas recomendações:
- a cultura pode ser cultivada ao lado de pepinos, batatas, alho e cebola, qualquer outro vegetal que não seja o aipo é considerado um bom antecessor;
- a planta não tolera a estagnação da água no solo; portanto, as águas subterrâneas na área selecionada não devem estar muito próximas da superfície do solo;
- o local deve estar bem iluminado pelo sol;
- o solo deve estar bastante solto com um nível neutro de acidez.
- Cavar pequenos sulcos no chão a uma distância de pelo menos 20 a 30 cm um do outro.
- Cada sulco precisa ser ligeiramente derramado com água morna e fertilizantes orgânicos devem ser colocados no fundo.
- Coloque as sementes no sulco, colocando-as a uma distância de cerca de 2 cm uma da outra.
- Polvilhe um sulco sobre o chão e compacte-o levemente.
- Cubra a cama com as sementes semeadas com um filme até aparecer brotos verdes.
Cuidado
Depois que as sementes plantadas brotam, a planta precisa de alguns cuidados. O volume da colheita dependerá de sua correção, por isso é importante saber como cuidar do endro.
As principais recomendações de crescimento estão listadas abaixo:Importante! Não aplique muito fertilizante contendo nitrogênio. Como resultado, os endro acumulam muitos nitratos e podem ser prejudiciais ao organismo.
- é recomendável cobrir as mudas jovens no início da primavera à noite com uma camada de filme para protegê-las de possíveis geadas;
- regar os canteiros com grama perfumada deve ser feito com água morna pelo menos 2 vezes por semana, para que a terra ao redor dos arbustos não seque;
- após o aparecimento de mudas verdes, as ervas daninhas devem ser cuidadosamente removidas entre as fileiras, para que não absorvam a umidade e os nutrientes do solo;
- o solo superficial após cada rega precisa ser afrouxado para melhorar o acesso de água e ar às raízes da planta;
- o desbaste das fileiras é realizado depois que os brotos de endro crescem até uma altura de 10 cm, deixando uma distância de pelo menos 20 cm entre eles e, ao mesmo tempo, brotos laterais de plantas são removidos para que os arbustos não se ocultem durante o crescimento;
- se o solo foi bem fertilizado antes do plantio, não é necessária fertilização adicional dessa cultura. Você pode fabricar fertilizantes a partir de verbasco e uréia várias vezes durante a temporada, adicionando-os à água e usando uma solução para molhar os canteiros.