O proprietário de terras de Cranbrook, Peter Swift, fez uma viagem de ida e volta de 700 quilômetros para entregar uma carta ao escritório do primeiro-ministro Mark McGowan solicitando uma reunião sobre a questão da terra, que Swift disse ter causado uma crise financeira e mental.
Swift, um ex-mecânico de diesel, realizou seu sonho comprando sua própria fazenda há 12 anos, mas desde então foi atraído para um pesadelo burocrático e legal.
Logo depois que ele comprou a terra, o governo do estado decidiu que 200 hectares de seus 485 hectares de propriedade são uma área ambientalmente sensível (ESA), enquanto que quando ele comprou terras, o Cranbrook Hiring Board declarou a terra como terra agrícola e não emitiu restrições. ESAA ESA significa que o gado não pode ser pastado neste lote de terra e, portanto, quase metade do lote é retirado do volume de negócios agrícola. Uma licença de pastoreio pode ser emitida, mas é válida por apenas dois a cinco anos e pode ser revogada a qualquer momento, o que gera muita incerteza para a compra de gado, disse Swift, além do problema. Ele foi acusado de limpar ilegalmente a propriedade do então Departamento de Regulação Ambiental.
Em 2013, ele foi considerado inocente após um julgamento de três anos, mas custou US $ 360.000 em custos legais para a defesa.A carta de Swift ao escritório do Primeiro Ministro da Austrália Ocidental, McGowan, afirma que o Ministro do Meio Ambiente Stephen Dawson o expulsou de sua terra, e o Secretário de Saúde Roger Cook "recomenda que ele acalme seu estado mental e não ajuda a resolver o problema".
O proprietário disse que entrou em contato com departamentos e agências governamentais por mais de uma década e que ninguém queria ouvir ou assumir a responsabilidade.Como resultado, as terras serão vendidas devido a dívidas hipotecárias ao banco, e Peter Swift perderá "centenas de milhares de dólares". do próprio bolso por causa da perda de propriedade, dos custos de se defender em tribunal e da incapacidade de trabalhar em outro lugar devido a danos à sua saúde mental.Swift disse que queria se reunir com o primeiro-ministro para conhecer o impacto das ações do governo sobre os eleitores e exigir a restituição para ter a esperança de recomeçar.O porta-voz do escritório de McGowan disse que o primeiro-ministro responderia à carta como o mais rápido possível.