No início desta semana, os analistas do projeto EastFruit registraram uma queda nos preços da cebola na Ucrânia, que ocorreu após duas semanas de estabilidade de preços. Atualmente, os agricultores da região de Kherson enviam cebolas a preços de 5,5 a 6,5 UAH / kg (0,22 a 0,25 dólares / kg), enquanto nos últimos dias da semana passada os preços estavam no nível de 6-7 UAH / kg (0,23-0,27 dólares / kg).
Os especialistas em projetos vêem três razões para baixar os preços da cebola. Primeiro, este ano a área cultivada com cebola nas fazendas do país aumentou significativamente. Isso levou a um aumento notável no suprimento de cebola no mercado.
Em segundo lugar, as condições climáticas favoráveis às cebolas contribuíram para a redução dos preços da cebola. O desenvolvimento de plantas nas principais regiões produtoras é estável. Todos os dias, a colheita de cebola está aumentando cada vez mais, o que leva a preços mais altos.
A terceira razão para a queda nos preços é a suspensão dos suprimentos de exportação para a Polônia. Durante muito tempo, os produtos ucranianos mantiveram uma demanda estável entre os importadores poloneses, devido à excelente relação qualidade-preço.
No início desta semana, os agricultores poloneses aumentaram sua oferta de cebolas cultivadas localmente a preços baixos. Os compradores voltaram sua atenção para produtos poloneses mais baratos, em detrimento do vegetal Urkain.
Especialistas prevêem uma nova queda nos preços das cebolas, que podem cair até abaixo do nível do ano passado.