Analistas independentes tchecos do Instituto Nacional de Saúde Mental e da Universidade Charles decidiram realizar uma pesquisa entre a população de seu país e descobrir quais animais, insetos e outras criaturas fazem com que as pessoas tenham medo, pânico e nojo máximo.
Sabe-se que animais como cobras (em particular a víbora), aranhas, baratas, larvas de vários insetos, formigas, lagartas, além de cães, roedores e até vacas com touros foram incluídos na classificação.
Felizmente, os animais estavam no final da lista de animais que inspiram horror e nojo. Descobriu-se que eles foram incluídos na classificação devido ao fato de muitas pessoas durante a vida terem sofrido o ataque de uma vaca vigorosa ou de um touro agressivo.
Entre dois mil entrevistados, o aparecimento de aranhas (primeiro lugar), cobras venenosas, piolhos, tênias e outros parasitas, que também estão incluídos na lista, causam nojo e medo máximos.
Juntamente com vacas e touros, o menor medo na audiência pesquisada é causado por cães, gatos, caracóis e sapos. Mas os pandas vermelhos, que por algum motivo também estão incluídos na lista de animais potencialmente repugnantes, inspiram muito mais horror do que peixes e até lagartos.