Em 2030, a produção global de chocolate enfrentará sérias dificuldades associadas a uma escassez aguda de matérias-primas, e até 2050 o fornecimento de matérias-primas de cacau poderá cessar por completo.
Confira
Essa previsão foi feita por especialistas do portal Business Insider (EUA). O fato é que 70% das matérias-primas vêm da África Ocidental, uma região onde o aquecimento global está estabelecendo um clima cada vez mais seco que afeta negativamente o desenvolvimento de árvores de chocolate.
Além disso, tempestades e inundações causadas por mudanças climáticas, doenças de árvores também causam danos consideráveis às plantações de cacau. Segundo a Organização Internacional do Cacau, pragas e doenças destroem quase 40% da safra global do produto.
Algumas palavras devem ser ditas sobre a produção direta de chocolate.
Como já observado, a principal matéria-prima é o cacau ralado e a manteiga de cacau, e vários aditivos são usados na forma de açúcar em pó, leite, emulsificantes, aromas, etc.
A produção de chocolate consiste em várias etapas: processamento primário de grãos de cacau, obtenção de produtos de cacau (cacau ralado ou manteiga de cacau), massa de chocolate, recheios (se o chocolate é feito com recheios), formação de chocolate e embalagem.
Grãos de cacau - o principal elemento do chocolate é extraído dos frutos dos cacaueiros. Cada árvore contém cerca de 30 frutas, contendo de 30 a 40 grãos de cacau cortados na polpa branca. O feijão é removido da fruta, fermentado e seco.
Posteriormente, eles são limpos e classificados por tamanho. Após o tratamento térmico, são resfriados e triturados até o estado dos cereais com a separação da casca e do embrião.
O rendimento de matérias-primas adequadas para a preparação de chocolate está na faixa de 81 a 83% do peso bruto inicial.