O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento da Pecuária da Índia (MoALD) destinou US $ 150 milhões para estabelecer laboratórios de testes de pesticidas.
Dado o direito do consumidor a alimentos saudáveis, o ministério também está se preparando para montar três laboratórios para testar pesticidas. A criação de laboratórios de testes começará em breve, disse o Ministro da Agricultura Chakrapani Khanal.
“Como o governo é obrigado a fornecer alimentos saudáveis para a população, planejamos criar mais laboratórios de testes de pesticidas nas áreas de fronteira para verificar os resíduos de pesticidas em produtos alimentícios importados”, disse ele, acrescentando: “O trabalho para modernizar os laboratórios de testes existentes e criar novos laboratórios será realizado. ao mesmo tempo ".
Cerca de três meses atrás, o governo foi criticado por abolir políticas rígidas de teste de pesticidas e por permitir a entrada de alimentos não saudáveis no país.
O ministro disse que os comerciantes indianos perceberam que alimentos não saudáveis não seriam permitidos no mercado e retiraram seus contadores.
Segundo ele, o governo está se preparando para criar três laboratórios para testar pesticidas na primeira etapa. Embora a criação de um laboratório custe 100 milhões de rúpias, o Ministério alocou 150 milhões de rúpias para a primeira etapa do trabalho.
Atualmente, existem sete centros de tratamento de pesticidas em seis províncias.